Questões de Concurso Sobre fertilidade do solo em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 614 questões

Ano: 2025 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2025 - USP - Auxiliar de Laboratório |
Q3298968 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O manejo das pastagens deve ser feito de forma a evitar a contaminação ambiental por dejetos aplicados no solo. Assinale a alternativa que NÃO está relacionada com um plano de manejo de dejetos.
Alternativas
Q3286190 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considerando a otimização dos recursos e a diversificação das atividades na propriedade, assinale o sistema que integra, numa única área, diferentes finalidades (lavoura, pecuária, floresta), objetivando maximizar a utilização dos meios de produção.
Alternativas
Q3273905 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Uma vez coletadas, as amostras de solo são submetidas a uma série de análises por meio de diferentes métodos de obtenção dos parâmetros de interesse. Em relação aos métodos e recomendações para calagem e adubação com NPK, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A CTC a pH7,0 é obtida pela mistura na proporção de 1:4 entre água e solo, sendo que o pH em água do solo é elevado até 6,0. ( ) A acidez potencial do solo pode ser estimada pelo índice SMP.
( ) A CTC efetiva do solo é calculada pelo somatório do Al trocável e a soma dos cátions trocáveis (ou valor S), desconsiderando o sódio.
( ) A determinação do teor de boro se dá por meio da extração com água quente e da leitura da quantidade por colorimetria.
( ) Os teores de argila podem ser determinados pelo método da pipeta ou pelo método do densímetro, sendo o método do densímetro o mais preciso.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3273902 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A fertilidade de solos agrícolas precisa ser construída, uma vez que os teores naturais não são suficientes para suportar os elevados rendimentos das culturas. Referente à fertilidade do solo, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A interpretação da necessidade de corretivo de solo é um parâmetro qualitativo.
( ) Quanto menor o valor V ou menor o índice SMP de um solo, maior será a quantidade de corretivo a ser aplicado nele. ( ) O uso de fosfato natural é indicado e tem efeito positivo na elevação dos teores de P no solo, especialmente nas condições de solos que tem o pH corrigido com calcário.
( ) Quanto maior os níveis de fertilidade de um solo, menor é a resposta das culturas ao aporte de nutrientes.
( ) Em solos com teor de argila superior a 55%, o parcelamento do cloreto de potássio é o procedimento mais correto a se fazer a fim de reduzir as perdas por lixiviação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3273889 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Quando há deficiências minerais no solo, há perturbação do metabolismo e do funcionamento em nível celular nas plantas. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de nutrientes envolvidos às suas respectivas deficiências minerais.

Coluna 1

1. Nutrientes minerais que integram compostos de carbono.
2. Nutrientes minerais importantes na armazenagem de energia ou na integridade estrutural.
3. Nutrientes minerais que permanecem na forma iônica.
4. Nutrientes minerais que estão envolvidos em reações redox.

Coluna 2

( ) Zinco, cobre, ferro e molibdênio.
( ) Cloro, magnésio e potássio.
( ) Fósforo e silício.
( ) Nitrogênio e enxofre.
( ) Boro.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3266643 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os corretivos são produtos aplicados para melhorar as condições químicas do solo, corrigindo problemas de acidez, salinidade ou deficiência de nutrientes básicos. A acidez do solo, pode limitar a disponibilidade de nutrientes e prejudicar o crescimento das plantas, e o uso de corretivos ajuda a alterar o pH e a aumentar a disponibilidade de nutrientes.

Sobre o uso de corretivos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3266640 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre as corretas práticas de manejo e conservação de solos agrícolas, fundamentais para manter o potencial produtivo das culturas no longo prazo, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3266639 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A matéria orgânica é fundamental para a conservação dos solos agrícolas tropicais, desempenhando diversas funções.

Com relação às funções da matéria orgânica, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A matéria orgânica interfere minimamente na agregação das partículas do solo, diminuindo a estabilidade estrutural e não interferindo na porosidade. Isso é especialmente importante em solos tropicais, em que a estrutura não é facilmente degradada devido às baixas taxas de intemperismo e às chuvas intensas.
( ) Nos solos agrícolas tropicais, muitas vezes pobres em minerais devido à intensa lixiviação, a matéria orgânica atua como uma importante fonte de nutrientes. Ela retém nutrientes na forma de cátions e ânions, oferecendo uma "reserva" de nutrientes essenciais para as plantas.
( ) A matéria orgânica serve de alimento para uma grande diversidade de microrganismos, que desempenham papéis essenciais na ciclagem de nutrientes e na decomposição de resíduos orgânicos. Em solos tropicais, a atividade microbiana é intensa e a matéria orgânica contribui para sustentar essa biota do solo.

As afirmativas são, respectivamente: 
Alternativas
Q3241870 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a prática comumente utilizada para corrigir a acidez e melhorar a fertilidade dos solos brasileiros, especialmente em áreas de Latossolos e Argissolos.
Alternativas
Q3241364 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A adubação é uma prática fundamental para garantir o bom desenvolvimento das plantas, fornecendo os nutrientes necessários para seu crescimento, floração e frutificação. Existem diversos tipos de adubos, cada um com características e finalidades específicas. O jardineiro deve conhecer as necessidades nutricionais de cada espécie vegetal e escolher o adubo mais adequado para cada situação.
Um jardineiro precisa escolher um adubo para aplicar em um canteiro de flores que apresenta folhas amareladas e pouco desenvolvimento. Assinale a alternativa que indica o tipo de adubo mais indicado para solucionar este problema, considerando que a falta de nutrientes é a causa mais provável.
Alternativas
Q3241361 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Ao realizar o plantio de mudas de árvores, um jardineiro deve seguir alguns procedimentos para garantir o sucesso do desenvolvimento da planta. A respeito desses procedimentos, analise as afirmativas a seguir.

I. A cova para o plantio deve ter o dobro do tamanho do torrão da muda.
II. É importante adicionar fertilizante químico à cova no momento do plantio para fornecer nutrientes à muda.
III. Após o plantio, a muda deve ser regada abundantemente, cuidando para não encharcar o solo.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3239713 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Após uma análise de solo, foi feita a recomendação de adubação de 30, 150 e 80kg ha−1 de N, P2O5 e K2O, respectivamente. O agricultor pretende utilizar os seguintes fertilizantes: sulfato de amônio (20% de N), superfosfato triplo (41% de P2O5) e cloreto de potássio (58% de K2O). Quais são as quantidades, em kg, de cada fertilizante que deverão ser aplicadas por hectare, respectivamente?
Alternativas
Q3230668 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca da utilização de águas residuárias na agricultura, julgue o item que se segue. 


O cádmio e o alumínio são exemplos de elementos altamente prejudiciais à saúde humana e das plantas. 

Alternativas
Q3230667 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca da utilização de águas residuárias na agricultura, julgue o item que se segue. 


Uma concentração alta de sódio no solo acarreta um aumento do potencial osmótico na solução do solo, o que interfere positivamente na extração de água pelas plantas. 

Alternativas
Q3226263 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente, relativo ao manejo do solo.


Realizar apenas o plantio direto não classifica uma agricultura como conservacionista, já que esta depende de várias práticas simultâneas.

Alternativas
Q3226262 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente, relativo ao manejo do solo.


O plantio direto isolado exerce impacto ilimitado na qualidade do solo e na produção de culturas, especialmente em climas quentes.

Alternativas
Q3226261 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente, relativo ao manejo do solo.


Rotação de culturas, plantas de cobertura e terraceamento são essenciais para aumentar a produtividade das culturas e a sustentabilidade ambiental.

Alternativas
Q3226241 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca dos biomas encontrados no semiárido brasileiro, julgue o item subsequente.


O uso de matéria orgânica, como esterco e restos vegetais, tem a capacidade de melhorar a retenção de água no solo, importante para práticas agrícolas.

Alternativas
Q3226231 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca dos sistemas agroflorestais, julgue o item seguinte.


Em sistemas convencionais de cultivo, apenas dois terços de nitrogênio e fósforo aplicados via solo são, de fato, absorvidos pelas plantas. Nesse contexto, a implantação de sistemas agroflorestais com espécies dotadas de radiculares profundos pode absorver o excesso de nutrientes lixiviados em campos de culturas agrícolas convencionais.

Alternativas
Q3223884 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Uma análise de solo acusou que o solo tem 23,7 mg dm-3 de fósforo e teor de argila de 52%. Analisar as tabelas abaixo, do Manual de adubação e calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina:

Q39.png (336×453)

Com base nos dados fornecidos, qual é a recomendação de quilogramas de P2O5 necessários por hectare para uma produção de 7 toneladas de milho grão por hectare? 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: B
5: B
6: B
7: E
8: B
9: D
10: B
11: D
12: D
13: E
14: E
15: C
16: E
17: C
18: C
19: E
20: B