Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) - Fertilidade do Solo para Concurso

Foram encontradas 498 questões

Q3063376 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Com base na fertilidade dos solos, pode-se definir as quantidades de fertilizantes e corretivos, bem como o tipo de manejo, necessários para a manutenção ou a recuperação da produtividade. Dessa forma,
Alternativas
Q3053523 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A avaliação da fertilidade química dos solos é de utilidade para a definição das quantidades e tipos de fertilizantes, corretivos e manejo geral que devem ser aplicados ao solo, visando à manutenção ou à recuperação de sua produtividade.
Com base no conhecimento de fertilidade e manejo adequado do solo, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A acidez superficial dos solos, caracterizada pelo excesso de íons H+ e Al3+ na sua composição, concomitante pelos baixos teores de Ca2+, afeta o desenvolvimento radicular, a absorção dos nutrientes e o crescimento das plantas, refletindo diretamente em uma menor produtividade.
( ) Se a maior parte da capacidade de troca de cátions (CTC) do solo estiver ocupada por cátions como Ca2+, Mg2+ e K+ , podese dizer que esse é um solo bom para a nutrição das plantas.
( ) No geral, comparativamente aos solos cultivados sob condições tropicais, os solos cultivados em condições temperadas são mais profundos, com elevada CTC (Ca, Mg, K, Na), com grande capacidade de imobilizar P, maior capacidade de trocar ânions SO42- , PO42- , NO3- e CI- , bem como menos ácido.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3039504 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O potássio (K) tem inúmeras funções na planta, é um nutriente que ativa vários sistemas enzimáticos, muitos deles participantes dos processos de fotossíntese e respiração, atua na regulação osmótica, no controle da abertura e fechamento dos estômatos, na síntese de proteínas, de carboidratos e da adenosina trifosfato (ATP). Sobre esse macronutriente, analise as afirmativas a seguir.


I- Cloreto de potássio, Sulfato de potássio e Nitrato de potássio são fontes de adubo mineral que fornecem o nutriente potássio (K) as plantas.


II- A deficiência de K normalmente reduz o tamanho dos internódios, a dominância apical, o crescimento das plantas, retarda a frutificação e origina frutos de menor tamanho e com menor intensidade de cor.


III- O K do solo provém do intemperismo de minerais primários e secundários que contêm este elemento, principalmente daqueles do grupo das micas, dos feldspatos e dos feldspatóides.


IV- O nitrato de potássio (KNO3) é um fertilizante misto que possui em sua composição 44% de K2O e 13% N.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q3035471 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um agricultor percebeu que suas plantas apresentavam folhas amareladas, o que pode indicar uma deficiência nutricional. Qual nutriente, quando em deficiência, geralmente causa esse sintoma?
Alternativas
Q3035469 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A infraestrutura de uma lavoura deve garantir boas condições para o cultivo e escoamento da produção. Qual das seguintes infraestruturas é essencial para evitar a erosão em áreas de plantio inclinadas?
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: B
5: A