Questões de Concurso Sobre fisiologia vegetal em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 608 questões

Q3226271 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Em relação aos índices de vegetação empregados na agricultura de precisão, julgue o item subsequente.


O índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) é um dos melhores indicadores para se estimar o teor de clorofila nas plantas, pois depende exclusivamente da absorção de luz pelo pigmento clorofiliano. 

Alternativas
Q3226239 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A respeito de nutrição e fisiologia de plantas, julgue o próximo item.


O fato de o fruto continuar respirando após a colheita faz que a maioria das frutas seja colhida pouco antes do ponto ideal, para que continue maturando no período de transporte e armazenamento. Algumas vezes, é necessária a eliminação de auxina, que é o hormônio responsável pelo amadurecimento, produzido naturalmente por fruteiras.

Alternativas
Q3226238 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A respeito de nutrição e fisiologia de plantas, julgue o próximo item.


Durante o processo de germinação da semente, paralelamente ao crescimento do embrião, ocorre a digestão de reservas armazenadas e a translocação de produtos para locais de crescimento. A digestão de reservas é o processo de transformar compostos insolúveis em solúveis, os quais serão assimilados pelo embrião, dando início à formação das primeiras estruturas da planta.

Alternativas
Q3226237 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A respeito de nutrição e fisiologia de plantas, julgue o próximo item.


Aplicações do hormônio giberelina induzem o adiantamento da maturação de frutos — o que permite escalonar a produção — e proporcionam a brotação e o florescimento de determinadas espécies, mesmo em condições ambientais menos favoráveis.

Alternativas
Q3226236 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A respeito de nutrição e fisiologia de plantas, julgue o próximo item.


O mecanismo de senescência dos frutos, especialmente dos menores, deve-se à reação da planta ao equilibrar a demanda de novos frutos com a capacidade produtiva existente, a qual é induzida por baixa luminosidade e temperatura, pouca disponibilidade de nutrientes, solos salinos e com disponibilidade de elementos tóxicos, déficit hídrico e ataques de pragas e doenças.

Alternativas
Q3225499 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Em relação a matérias-primas de origem animal e vegetal e assuntos correlatos, julgue o item subsecutivo. 


Após a colheita, cessa-se o processo de respiração nas células, o qual foi importante nos processos de maturação e amadurecimento, enquanto o fruto esteve ligado à planta-mãe. 

Alternativas
Q3223885 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O fotoperíodo é o fator mais importante para se determinar a proporção relativa entre os períodos vegetativo e reprodutivo em plantas de soja. A respeito do fotoperíodo na cultura da soja, analisar os itens. 

I. A soja é uma planta de dia curto, sendo que o fotoperíodo afeta a maturação, a altura de plantas, peso de sementes, número de ramificações e vagens por planta.
II. Fotoperíodo crítico é o número de horas de luz menor ou máximo capaz de induzir uma planta ao florescimento, desde que esta esteja apta a perceber a variação no comprimento do dia.
III. A percepção fotoperiódica nas cultivares com período juvenil longo ocorre quando surge a 1ª folha trifoliolada, já nas cultivares com período juvenil curto, ocorre a partir da 5º e a 7º folha trifoliolada.
IV. O pigmento responsável por desencadear o processo de indução é o fitocromo, que absorve radiação dentro da faixa do vermelho (600 a 700nm de comprimento de onda) e vermelho distante (500 a 600nm de comprimento de onda).

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3223883 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sintomas de deficiência nutricional em plantas são a expressão de distúrbios metabólicos resultantes do suprimento insuficiente de um elemento essencial. Quando os sintomas de deficiência aguda são relacionados a um elemento essencial em particular, um indício importante é a extensão em que um elemento pode ser reciclado de folhas mais velhas para as folhas mais jovens. Como os elementos minerais são classificados com base em sua mobilidade dentro da planta e suas tendências de translocação durante as deficiências, em móveis e imóveis, assinalar a alternativa que apresenta um elemento mineral imóvel.
Alternativas
Q3210622 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O conhecimento dos mecanismos envolvidos no sistema solo-água-luz-planta são fundamentais para prevermos o desenvolvimento das espécies vegetais.
Assinale a alternativa correta em relação ao fator que causa impacto significativo na taxa de fotossíntese, durante um período prolongado de seca, em plantas C3. 
Alternativas
Q3196720 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Plantas em ambientes poluídos, nos quais ocorre competição por absorção de CO2, apresentam via metabólica:
Alternativas
Q3095585 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente aos fatores que afetam a absorção dos herbicidas pelas plantas, analise as assertivas a seguir:

I. A presença de orvalho sobre as plantas no momento de aplicação tem efeito positivo e negativo na ação do herbicida.
II. O uso de surfactante tem efeito positivo pelo aumento da tensão superficial da gota, melhorando a absorção pela planta.
III. O vento tem efeito negativo sobre a planta por aumentar a espessura da membrana cuticular.
IV. A umidade relativa do ar atua no movimento estomático e na hidratação da membrana cuticular.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3095578 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente à translocação de herbicidas na planta, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os atuais herbicidas de contato têm mobilidade elevada quando comparados aos sistêmicos.
( ) Herbicidas sistêmicos podem ser transcolados através do apoplasto ou do apossimplasto.
( ) A translocação apoplástica acontece para herbicidas sistêmicos aplicados ao solo.
( ) A transpiração das plantas é o fenômeno mais importante na translocação de herbicidas aplicados ao solo.
( ) A translocação de herbicidas pelo simplasto está relacionada com a quantidade de herbicida que consegue alcançar o xilema das plantas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3095574 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em relação à absorção e à translocação de herbicidas em plantas, analise as assertivas abaixo:

I. Herbicidas inibidores do fotossistema II, aplicados em pré-emergência, primeiro interagem com o solo, para depois serem absorvidos pelas raízes, translocados para a parte aérea e atuarem sobre a fotossíntese.
II. Fatores relacionados à planta, ao herbicida, à tecnologia de aplicação e ao ambiente têm efeito sobre a eficiência do herbicida no controle de plantas daninhas.
III. A absorção de herbicidas aplicados em pós-emergência acontece pela interação do herbicida com a membrana cuticular das folhas.
IV. Os estômatos são a principal porta de entrada de moléculas de herbicidas na planta.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3071196 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No contexto da fisiologia de sementes, o termo "dormência fisiológica" refere-se a:
Alternativas
Q3039507 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Pode-se definir fotossíntese como um processo realizado por organismos autotróficos fotossintetizantes, que captam a luz solar, convertendo em energia química, que será utilizada para a produção de compostos orgânicos. Um dos produtos finais desse processo é o oxigênio que é disponibilizado para o meio ambiente. O metabolismo das plantas, de acordo com o processo de fixação do Carbono, pode ser classificado em C3, C4 e CAM (Metabolismo Ácido das Crassuláceas). De acordo com essas informações, analise as afirmações abaixo.


I- Plantas C3 são mais eficientes em condições de clima tropical, consumindo menos ATP por molécula de carbono fixada, já que as perdas de carbono via fotorrespiração são menores com temperaturas amenas.


II- As plantas CAM abrem seus estômatos predominantemente à noite e os fecham durante o dia, exatamente o oposto do padrão observado em folhas de plantas C3 e C4.


III- As culturas do Milho (Zea mays), Feijão (Phaseolus vulgares) e Babosa (Aloe vera) são exemplos de plantas C3, C4 e CAM, respectivamente.


IV- As plantas C4 são altamente produtivas em termos de matéria seca, já as plantas CAM são altamente eficientes no uso de água.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q3039504 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O potássio (K) tem inúmeras funções na planta, é um nutriente que ativa vários sistemas enzimáticos, muitos deles participantes dos processos de fotossíntese e respiração, atua na regulação osmótica, no controle da abertura e fechamento dos estômatos, na síntese de proteínas, de carboidratos e da adenosina trifosfato (ATP). Sobre esse macronutriente, analise as afirmativas a seguir.


I- Cloreto de potássio, Sulfato de potássio e Nitrato de potássio são fontes de adubo mineral que fornecem o nutriente potássio (K) as plantas.


II- A deficiência de K normalmente reduz o tamanho dos internódios, a dominância apical, o crescimento das plantas, retarda a frutificação e origina frutos de menor tamanho e com menor intensidade de cor.


III- O K do solo provém do intemperismo de minerais primários e secundários que contêm este elemento, principalmente daqueles do grupo das micas, dos feldspatos e dos feldspatóides.


IV- O nitrato de potássio (KNO3) é um fertilizante misto que possui em sua composição 44% de K2O e 13% N.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q3035471 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um agricultor percebeu que suas plantas apresentavam folhas amareladas, o que pode indicar uma deficiência nutricional. Qual nutriente, quando em deficiência, geralmente causa esse sintoma?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Engenheiro Agrônomo |
Q3022747 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No manejo de capineiras de Capim-elefante (Cenchrus purpureus), especialmente em regiões com alta precipitação ou irrigação, qual é o principal objetivo de se definir a altura de corte para maximizar a produção e a qualidade da forragem?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Engenheiro Agrônomo |
Q3022725 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O fotoperíodo é decisivo na bulbificação da cebola. Essa espécie bianual produz sementes no estado de Pernambuco graças à vernalização artificial dos bulbos mães para induzir a diferenciação das gemas florais. Sobre a vernalização, é correto afirmar que os bulbos:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Engenheiro Agrônomo |
Q3022723 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O tomateiro é uma das principais hortaliças produzidas no Brasil, sendo cultivado em todos os estados. Com ciclo biológico variando de 4 a 7 meses, seus frutos são bagas carnosas produzidas em cachos com uma diversidade de tamanhos e formatos, a depender da cultivar utilizada. As cultivares apresentam crescimento determinado ou indeterminado, sendo o primeiro voltado principalmente para a produção industrial, e o segundo, para o segmento mesa. No manejo do tomateiro, são realizadas podas diversas. Sobre a capação, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: E
5: C
6: E
7: A
8: A
9: C
10: A
11: D
12: A
13: D
14: D
15: B
16: A
17: B
18: B
19: A
20: B