Questões de Concurso Sobre fisiologia vegetal em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 607 questões

Q3095585 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente aos fatores que afetam a absorção dos herbicidas pelas plantas, analise as assertivas a seguir:

I. A presença de orvalho sobre as plantas no momento de aplicação tem efeito positivo e negativo na ação do herbicida.
II. O uso de surfactante tem efeito positivo pelo aumento da tensão superficial da gota, melhorando a absorção pela planta.
III. O vento tem efeito negativo sobre a planta por aumentar a espessura da membrana cuticular.
IV. A umidade relativa do ar atua no movimento estomático e na hidratação da membrana cuticular.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3095578 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente à translocação de herbicidas na planta, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os atuais herbicidas de contato têm mobilidade elevada quando comparados aos sistêmicos.
( ) Herbicidas sistêmicos podem ser transcolados através do apoplasto ou do apossimplasto.
( ) A translocação apoplástica acontece para herbicidas sistêmicos aplicados ao solo.
( ) A transpiração das plantas é o fenômeno mais importante na translocação de herbicidas aplicados ao solo.
( ) A translocação de herbicidas pelo simplasto está relacionada com a quantidade de herbicida que consegue alcançar o xilema das plantas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3095574 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em relação à absorção e à translocação de herbicidas em plantas, analise as assertivas abaixo:

I. Herbicidas inibidores do fotossistema II, aplicados em pré-emergência, primeiro interagem com o solo, para depois serem absorvidos pelas raízes, translocados para a parte aérea e atuarem sobre a fotossíntese.
II. Fatores relacionados à planta, ao herbicida, à tecnologia de aplicação e ao ambiente têm efeito sobre a eficiência do herbicida no controle de plantas daninhas.
III. A absorção de herbicidas aplicados em pós-emergência acontece pela interação do herbicida com a membrana cuticular das folhas.
IV. Os estômatos são a principal porta de entrada de moléculas de herbicidas na planta.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3071196 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No contexto da fisiologia de sementes, o termo "dormência fisiológica" refere-se a:
Alternativas
Q3039507 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Pode-se definir fotossíntese como um processo realizado por organismos autotróficos fotossintetizantes, que captam a luz solar, convertendo em energia química, que será utilizada para a produção de compostos orgânicos. Um dos produtos finais desse processo é o oxigênio que é disponibilizado para o meio ambiente. O metabolismo das plantas, de acordo com o processo de fixação do Carbono, pode ser classificado em C3, C4 e CAM (Metabolismo Ácido das Crassuláceas). De acordo com essas informações, analise as afirmações abaixo.


I- Plantas C3 são mais eficientes em condições de clima tropical, consumindo menos ATP por molécula de carbono fixada, já que as perdas de carbono via fotorrespiração são menores com temperaturas amenas.


II- As plantas CAM abrem seus estômatos predominantemente à noite e os fecham durante o dia, exatamente o oposto do padrão observado em folhas de plantas C3 e C4.


III- As culturas do Milho (Zea mays), Feijão (Phaseolus vulgares) e Babosa (Aloe vera) são exemplos de plantas C3, C4 e CAM, respectivamente.


IV- As plantas C4 são altamente produtivas em termos de matéria seca, já as plantas CAM são altamente eficientes no uso de água.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q3039504 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O potássio (K) tem inúmeras funções na planta, é um nutriente que ativa vários sistemas enzimáticos, muitos deles participantes dos processos de fotossíntese e respiração, atua na regulação osmótica, no controle da abertura e fechamento dos estômatos, na síntese de proteínas, de carboidratos e da adenosina trifosfato (ATP). Sobre esse macronutriente, analise as afirmativas a seguir.


I- Cloreto de potássio, Sulfato de potássio e Nitrato de potássio são fontes de adubo mineral que fornecem o nutriente potássio (K) as plantas.


II- A deficiência de K normalmente reduz o tamanho dos internódios, a dominância apical, o crescimento das plantas, retarda a frutificação e origina frutos de menor tamanho e com menor intensidade de cor.


III- O K do solo provém do intemperismo de minerais primários e secundários que contêm este elemento, principalmente daqueles do grupo das micas, dos feldspatos e dos feldspatóides.


IV- O nitrato de potássio (KNO3) é um fertilizante misto que possui em sua composição 44% de K2O e 13% N.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q3035471 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um agricultor percebeu que suas plantas apresentavam folhas amareladas, o que pode indicar uma deficiência nutricional. Qual nutriente, quando em deficiência, geralmente causa esse sintoma?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Engenheiro Agrônomo |
Q3022723 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O tomateiro é uma das principais hortaliças produzidas no Brasil, sendo cultivado em todos os estados. Com ciclo biológico variando de 4 a 7 meses, seus frutos são bagas carnosas produzidas em cachos com uma diversidade de tamanhos e formatos, a depender da cultivar utilizada. As cultivares apresentam crescimento determinado ou indeterminado, sendo o primeiro voltado principalmente para a produção industrial, e o segundo, para o segmento mesa. No manejo do tomateiro, são realizadas podas diversas. Sobre a capação, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3019303 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A ocorrência de estresse hídrico causa muitos danos à cultura do milho, como a redução da produtividade, altura das plantas e diâmetro dos colmos, entre outros problemas. Em relação às principais consequências do déficit hídrico em plantas de milho durante o florescimento, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3019302 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em relação aos estádios vegetativos do milho (Zea mays), assinale a alternativa que descreve de forma CORRETA o principal estádio vegetativo do desenvolvimento dessa planta:
Alternativas
Q3019271 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A água desempenha um papel fundamental na vida das plantas. A fotossíntese exige que as plantas retirem dióxido de carbono da atmosfera e, ao mesmo tempo, as expõe à perda de água e à ameaça de desidratação. Para impedir a dessecação das folhas, a água deve ser absorvida do solo pelas raízes, ser transportada ao longo do corpo da planta até alcançar as partes aéreas. É importante destacar que, mesmo pequenos desequilíbrios entre a absorção, o transporte de água e a perda desta para a atmosfera podem causar déficits hídricos e o funcionamento ineficiente de inúmeros processos celulares. Portanto, equilibrar a absorção, o transporte e a perda de água, representa um importante desafio para as plantas terrestres. Sobre a água na planta, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3019270 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Hormônios vegetais são mensageiros químicos, produzidos em uma célula, que modulam processos celulares em outra célula, atuando na regulação do crescimento e do desenvolvimento vegetal. Um dos principais hormônios vegetais, que desempenha diversos papéis durante o ciclo de vida da planta, pode, por exemplo, promover a transição para o florescimento, o desenvolvimento do pólen, o crescimento do tubo polínico e o desenvolvimento do fruto. Assinale a alternativa CORRETA correspondente ao hormônio que apresenta todos os papéis citados:
Alternativas
Q3011000 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Ciclo do Nitrogênio é dos mais importantes ciclos de elementos químicos em toda a natureza, uma vez que é o responsável pela sustentação da vida na Terra. Como é um elemento estável, ele não reage com a maioria dos outros elementos, não sendo metabolizado naturalmente.

A respeito das etapas do Ciclo do Nitrogênio, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:  
Alternativas
Q2926524 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O desenvolvimento sustentável prevê, entre outras coisas, a racionalização no uso dos recursos naturais e a adoção de práticas que reduzam os efeitos negativos causados pela supressão das florestas. O uso de leguminosas arbóreas fixadoras de nitrogênio atmosférico, como a Gliricidia sepium, tem se mostrado bastante promissor para a construção de cercas com moirões vivos. Com relação às cercas de moirão vivo construídas a partir do plantio de G. sepium é possível afirmar que

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNCAB Órgão: IDARON Prova: FUNCAB - 2009 - IDARON - Engenheiro Agrônomo |
Q2912262 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Doença é resultante da interação entre hospedeiro, agente causal e ambiente. Diversos critérios, baseados no hospedeiro ou no agente causal, têm sido usados para classificar doenças de plantas. No processo de uma doença, estão envolvidas alterações na fisiologia do hospedeiro. Com base neste aspecto, foi proposta uma classificação para as doenças de plantas baseada nos processos fisiológicos vitais da planta interferidos pelos patógenos. Os processos fisiológicos vitais de uma planta estão descritos nas alternativas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNCAB Órgão: IDARON Prova: FUNCAB - 2009 - IDARON - Engenheiro Agrônomo |
Q2912209 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Os hormônios vegetais possuem a capacidade de promover, inibir e modificar diferentes respostas fisiológicas. Entre estes hormônios, encontra-se a citocinina, que representa um importante papel no metabolismo vegetal. Entre os efeitos fisiológicos in vitro nos vegetais estão:


I. indução à divisão celular associada a auxina;

II. estimulação à abscisão de folhas e frutos, quando em altas concentrações;

III. formação de gemas adventícias;

IV. estimulação do enraizamento;

V. estimulação à embriogênese somática.


Estão corretos somente os efeitos:

Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Engenheiro Agrônomo |
Q2894840 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Fanerógamas é um termo utilizado para designar:

Alternativas
Q2866401 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é o processo por meio do qual o nitrogênio (N2) presente na atmosfera é convertido em formas que podem ser utilizadas pelas plantas, sendo um dos processos naturais mais importantes do planeta, ao lado da fotossíntese. Sobre a FBN, analise as afirmativas abaixo.


I. As leguminosas (família Fabaceae) são as plantas que conseguem fixar mais eficientemente o nitrogênio atmosférico, de modo que algumas culturas, como a soja, se desenvolvem sem a aplicação suplementar de nitrogênio mineral.

II. As micorrizas, que são associações simbióticas entre fungos e raízes de determinadas plantas, proporcionam diversos benefícios às plantas, como a absorção de água e nutrientes pouco moveis no solo, como o fósforo, mas também conseguem fixar N atmosférico e disponibilizar quantidades significativas ao simbionte.

III. A FBN também pode ocorrer em gramíneas (família Poaceae), a exemplo do milho, pela associação com bactérias diazotróficas fixadoras de nitrogênio classificadas como endofíticas ou associativas, embora não haja a formação de nódulos como nas leguminosas.

IV. O cobalto é um micronutriente necessário para a FBN em leguminosas, pois é requerido para síntese da leghemoglobina, proteína importante para o funcionamento enzima nitrogenase. Todavia, o cobalto não é considerado essencial às plantas, sendo considerado apenas um elemento benéfico ao crescimento.


Marque a alternativa CORRETA:


Alternativas
Q2866377 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O desenvolvimento de novas variedades de frutíferas tende a ser demorado, o que exige aprofundar os conhecimentos ecofisiológicos das plantas para seu manejo. As plantas de clima temperado são caducifólias e exigentes em frio para superação da dormência. A quantidade de frio requerida é resultado da seleção natural dos materiais em diferentes condições edafoclimáticas, na qual sobreviveram os mais adaptados. Tendo por base os conhecimentos de fisiologia vegetal e agroclimatologia, observe as afirmações a seguir:


I. A dormência de plantas é classificada em paradormência, ecodormência e endodormência. Um exemplo da primeira é a dominância apical, que inibe a brotação de gemas axilares. A ecodormência refere-se à não brotação das gemas por interferência de fatores ambientais, mas com brotação uniforme ao retomar as condições ambientais favoráveis. Já a endodormência exige superação de fatores internos à gema, ocorrendo brotação errática quando tais fatores não são atendidos.

II. Os diferentes métodos para quantificar as unidades de frio destinam-se a aprimorar as medidas de horas de frio sobre as plantas. Ao considerar os efeitos sobre as plantas de temperaturas superiores a 7,2°C, as unidades de frio quantificadas pelos métodos Utah e Carolina do Norte sempre serão maiores que a quantidade de horas de frio.

III. Os estudos sobre a superação da dormência primária em plantas mostram que diferentes espécies e variedades respondem fisiologicamente diferente a uma mesma temperatura. Contudo, é regra que quanto menor a temperatura maior será seus efeitos fisiológicos acumulados (unidades de frio) para superação desse tipo de dormência.

IV. Em termos hormonais, os teores de giberelina e citocininas oscilam entre o início e fim da dormência primária. No processo de entrada nesse tipo de dormência há queda nos teores de giberelinas e citocininas, as quais voltam a elevar seus teores com o processo de superação da dormência.


Avalie as afirmações acima, marcando a alternativa abaixo que indica as afirmações CORRETAS:


Alternativas
Q2863557 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Analise as afirmativas a seguir sobre como a água se apresenta nos tecidos vegetais.

I. Nas paredes celulares, os grupos hidroxílicos das moléculas de celulose são fortemente hidrofóbicos, conferindo grande capacidade de absorção de água.

II. No protoplasma, o conteúdo de água pode alcançar 95% do seu volume.

III. No sistema vascular, o xilema contém água mais sais minerais e o floema contém água mais produtos dos fotoassimilados.

IV. No vacúolo, o conteúdo de água é sempre muito baixo.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: D
5: B
6: A
7: B
8: B
9: D
10: D
11: C
12: D
13: B
14: D
15: A
16: D
17: B
18: B
19: E
20: B