Questões de Concurso Sobre fisiologia vegetal em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 615 questões

Q3300956 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As grandes culturas ocupam a maior área de terras cultivadas do país, sendo algumas anuais e outras perenes.

Sobre as grandes culturas, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3273897 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente à cultura da soja, analise as assertivas a seguir:

I. A escala fenológica pode ser dividida em duas fases: a vegetativa e a reprodutiva.
II. A mudança entre o estágio vegetativo e reprodutivo se dá quando pelo menos 10% dos nós apresentam flores abertas.
III. O potencial produtivo de uma lavoura pode ser estimado com base na população estabelecida em campo, no número de legumes/planta, no número de grãos por legume e no peso de mil sementes.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3263247 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A frutificação da Psidium guajava L., família Myrtaceae, é influenciada por fatores como a poda, o desbaste e o clima. A poda regula a relação entre o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo dessa planta e favorece a ramificação lateral dos ramos produtivos. Com base nos conhecimentos da fisiologia dessa planta, há uma sequência para ser cumprida durante a poda de frutificação, evitando-se a eliminação de ramos produtivos essenciais para obtenção de maior produtividade e qualidade de frutos. Essa sequência se dá a partir de:

 Remoção de ramos danificados e doentes.  Remoção de ramos ladrões.  Remoção de ramos que estejam danificando os outros e os frutos, por atrito.  Remoção de ramos com crescimento direcionado para o centro da copa ou que se cruzam.  Remoção de ramos com crescimento direcionado para o solo.  Poda de frutificação propriamente dita, com base nas informações sobre os princípios fisiológicos da planta.

As características acima definem a frutífera:
Alternativas
Q3263239 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Esta conhecida frutífera de clima temperado, originária da China, tem como seus principais países produtores Itália, China, Nova Zelândia e Chile. O Rio Grande do Sul é o seu maior produtor no Brasil. É uma planta da família Actinidiaceae, de porte ereto e caule flexível. Quando a planta é jovem, o sistema aéreo é muito ramificado, com emissão de vários sarmentos. Por ser uma planta de clima temperado, necessita de um número mínimo de horas de frio (abaixo de 7,2 °C) para a superação da dormência, não tolera locais com alta umidade relativa e necessita de 1.400 a 1.800 mm de chuva por ano. A definição refere-se ao(à):
Alternativas
Q3263237 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise a sentença abaixo:

A pereira pertence à família Anacardiaceae, gênero Mangifera, que compreende menos de dez espécies, todas provenientes da América do Norte (1ª parte). É uma fruteira de clima temperado que entra em dormência durante o inverno, fase em que as plantas limitam ou cessam seu crescimento de forma a permitir a sobrevivência em períodos de escassez de água ou de baixas temperaturas (2ª parte). A pereira tem necessidade de frio equivalente ao mamoeiro, requerendo de 200 a 800 horas de frio para superar a fase de rebrota contínua (3ª parte).

Quais partes estão corretas? 
Alternativas
Q3241881 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa que descreve, corretamente, um dos principais produtos da fotossíntese e seu papel no ciclo de vida das plantas.
Alternativas
Q3241880 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o nutriente essencial para a formação da clorofila nas plantas.
Alternativas
Q3226271 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Em relação aos índices de vegetação empregados na agricultura de precisão, julgue o item subsequente.


O índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) é um dos melhores indicadores para se estimar o teor de clorofila nas plantas, pois depende exclusivamente da absorção de luz pelo pigmento clorofiliano. 

Alternativas
Q3226239 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A respeito de nutrição e fisiologia de plantas, julgue o próximo item.


O fato de o fruto continuar respirando após a colheita faz que a maioria das frutas seja colhida pouco antes do ponto ideal, para que continue maturando no período de transporte e armazenamento. Algumas vezes, é necessária a eliminação de auxina, que é o hormônio responsável pelo amadurecimento, produzido naturalmente por fruteiras.

Alternativas
Q3226238 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A respeito de nutrição e fisiologia de plantas, julgue o próximo item.


Durante o processo de germinação da semente, paralelamente ao crescimento do embrião, ocorre a digestão de reservas armazenadas e a translocação de produtos para locais de crescimento. A digestão de reservas é o processo de transformar compostos insolúveis em solúveis, os quais serão assimilados pelo embrião, dando início à formação das primeiras estruturas da planta.

Alternativas
Q3226237 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A respeito de nutrição e fisiologia de plantas, julgue o próximo item.


Aplicações do hormônio giberelina induzem o adiantamento da maturação de frutos — o que permite escalonar a produção — e proporcionam a brotação e o florescimento de determinadas espécies, mesmo em condições ambientais menos favoráveis.

Alternativas
Q3226236 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A respeito de nutrição e fisiologia de plantas, julgue o próximo item.


O mecanismo de senescência dos frutos, especialmente dos menores, deve-se à reação da planta ao equilibrar a demanda de novos frutos com a capacidade produtiva existente, a qual é induzida por baixa luminosidade e temperatura, pouca disponibilidade de nutrientes, solos salinos e com disponibilidade de elementos tóxicos, déficit hídrico e ataques de pragas e doenças.

Alternativas
Q3225499 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Em relação a matérias-primas de origem animal e vegetal e assuntos correlatos, julgue o item subsecutivo. 


Após a colheita, cessa-se o processo de respiração nas células, o qual foi importante nos processos de maturação e amadurecimento, enquanto o fruto esteve ligado à planta-mãe. 

Alternativas
Q3223885 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O fotoperíodo é o fator mais importante para se determinar a proporção relativa entre os períodos vegetativo e reprodutivo em plantas de soja. A respeito do fotoperíodo na cultura da soja, analisar os itens. 

I. A soja é uma planta de dia curto, sendo que o fotoperíodo afeta a maturação, a altura de plantas, peso de sementes, número de ramificações e vagens por planta.
II. Fotoperíodo crítico é o número de horas de luz menor ou máximo capaz de induzir uma planta ao florescimento, desde que esta esteja apta a perceber a variação no comprimento do dia.
III. A percepção fotoperiódica nas cultivares com período juvenil longo ocorre quando surge a 1ª folha trifoliolada, já nas cultivares com período juvenil curto, ocorre a partir da 5º e a 7º folha trifoliolada.
IV. O pigmento responsável por desencadear o processo de indução é o fitocromo, que absorve radiação dentro da faixa do vermelho (600 a 700nm de comprimento de onda) e vermelho distante (500 a 600nm de comprimento de onda).

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3223883 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sintomas de deficiência nutricional em plantas são a expressão de distúrbios metabólicos resultantes do suprimento insuficiente de um elemento essencial. Quando os sintomas de deficiência aguda são relacionados a um elemento essencial em particular, um indício importante é a extensão em que um elemento pode ser reciclado de folhas mais velhas para as folhas mais jovens. Como os elementos minerais são classificados com base em sua mobilidade dentro da planta e suas tendências de translocação durante as deficiências, em móveis e imóveis, assinalar a alternativa que apresenta um elemento mineral imóvel.
Alternativas
Q3210622 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O conhecimento dos mecanismos envolvidos no sistema solo-água-luz-planta são fundamentais para prevermos o desenvolvimento das espécies vegetais.
Assinale a alternativa correta em relação ao fator que causa impacto significativo na taxa de fotossíntese, durante um período prolongado de seca, em plantas C3. 
Alternativas
Q3196720 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Plantas em ambientes poluídos, nos quais ocorre competição por absorção de CO2, apresentam via metabólica:
Alternativas
Q3095585 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente aos fatores que afetam a absorção dos herbicidas pelas plantas, analise as assertivas a seguir:

I. A presença de orvalho sobre as plantas no momento de aplicação tem efeito positivo e negativo na ação do herbicida.
II. O uso de surfactante tem efeito positivo pelo aumento da tensão superficial da gota, melhorando a absorção pela planta.
III. O vento tem efeito negativo sobre a planta por aumentar a espessura da membrana cuticular.
IV. A umidade relativa do ar atua no movimento estomático e na hidratação da membrana cuticular.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3095578 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente à translocação de herbicidas na planta, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os atuais herbicidas de contato têm mobilidade elevada quando comparados aos sistêmicos.
( ) Herbicidas sistêmicos podem ser transcolados através do apoplasto ou do apossimplasto.
( ) A translocação apoplástica acontece para herbicidas sistêmicos aplicados ao solo.
( ) A transpiração das plantas é o fenômeno mais importante na translocação de herbicidas aplicados ao solo.
( ) A translocação de herbicidas pelo simplasto está relacionada com a quantidade de herbicida que consegue alcançar o xilema das plantas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3095574 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em relação à absorção e à translocação de herbicidas em plantas, analise as assertivas abaixo:

I. Herbicidas inibidores do fotossistema II, aplicados em pré-emergência, primeiro interagem com o solo, para depois serem absorvidos pelas raízes, translocados para a parte aérea e atuarem sobre a fotossíntese.
II. Fatores relacionados à planta, ao herbicida, à tecnologia de aplicação e ao ambiente têm efeito sobre a eficiência do herbicida no controle de plantas daninhas.
III. A absorção de herbicidas aplicados em pós-emergência acontece pela interação do herbicida com a membrana cuticular das folhas.
IV. Os estômatos são a principal porta de entrada de moléculas de herbicidas na planta.

Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: A
5: B
6: A
7: C
8: E
9: E
10: C
11: E
12: C
13: E
14: A
15: A
16: C
17: A
18: D
19: A
20: D