Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) - Fitopatologia para Concurso

Foram encontradas 547 questões

Q3052215 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A ferrugem asiática da soja é considerada a doença mais severa da cultura, podendo causar perdas de até 80% da produção da lavoura. A infecção da ferrugem ocorre quando há disponibilidade de água livre, sendo necessário um período de molhamento foliar mínimo de 6 horas e temperaturas entre 15 e 25°C, favorecendo o desenvolvimento da doença, que é causada por um fungo. Qual o nome científico do fungo que causa a ferrugem asiática da soja?
Alternativas
Q3039514 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Poda é o conjunto de cortes executados em uma planta, com a finalidade de regularizar a produção, retirar ramos improdutivos, secos e doentes, conduzir a planta a uma forma desejada, estimular o vegetal a produzir mais frutos, e sobretudo manter o completo equilíbrio entre frutificação e massa vegetativa. Sobre a realização de PODA nas plantas, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q3039503 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A Mangueira ( Mangifera indica L.), pertencente à família Anacardiaceae, é uma fruteira originária da Ásia que encontrou no Brasil condições edafoclimáticas favoráveis ao seu desenvolvimento e a produção. Sobre as doenças da mangueira, analise as a afirmativas seguir.


I- A doença conhecida como mancha-angular é causada pela bactéria Xanthomonas campestres. 


II- Antracnose, Seca-da-mangueira e Oídio são doenças causadas por bactérias. 


III- A Verrugose afeta principalmente os tecidos jovens em crescimento, causando danos nas folhas e nos frutos novos, é causada pelo fungo Elsinoe mangiferae.  


IV- Nas folhas, os sintomas da Antracnose ( Colletotrichum gloesporioides Penz.) são o aparecimento de manchas marrons, arredondadas ou irregulares e de tamanho variável (1-10 mm de diâmetro), as lesões podem surgir no ápice e margens das folhas, como no centro do limbo foliar.


É CORRETO o que se afirma em:


Alternativas
Q3035470 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A seleção de cultivares adaptadas ao clima e às condições locais é uma estratégia importante para a agricultura familiar. Qual é a principal vantagem de cultivar variedades adaptadas às condições regionais?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Engenheiro Agrônomo |
Q3022723 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O tomateiro é uma das principais hortaliças produzidas no Brasil, sendo cultivado em todos os estados. Com ciclo biológico variando de 4 a 7 meses, seus frutos são bagas carnosas produzidas em cachos com uma diversidade de tamanhos e formatos, a depender da cultivar utilizada. As cultivares apresentam crescimento determinado ou indeterminado, sendo o primeiro voltado principalmente para a produção industrial, e o segundo, para o segmento mesa. No manejo do tomateiro, são realizadas podas diversas. Sobre a capação, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3019286 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na cultura do mamoeiro, entre os principais problemas de ordem fitossanitária estão pragas e doenças fúngicas e viróticas que atacam a planta, reduzindo a quantidade e a qualidade dos frutos produzidos, prejudicando a produtividade. Nesse contexto, a principal praga e a principal doença do mamoeiro, são, RESPECTIVAMENTE:
Alternativas
Q3019278 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Diversos agentes patogênicos podem prejudicar o rendimento da cultura da alface. Entre as doenças que podem acometer a cultura, destaca-se a Queima-da-saia, que é favorecida por temperaturas amenas ou baixas, e alta umidade do ar e do solo. Granulações escuras nas partes afetadas são o sintoma característico. Assinale a alternativa CORRETA correspondente ao seu agente causal:
Alternativas
Q3019277 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A batata inglesa (Solanum tuberosum ssp. tuberosum), originária da região andina, foi levada para a Europa em 1570, disseminada pela maioria das regiões do mundo ao longo dos anos, tornando-se base da alimentação de muitos povos. A Requeima da batata, devido sua agressividade, foi uma doença que marcou historicamente a humanidade, entre os anos de 1845 e 1850, quando a doença dizimou plantações resultando na morte de 1 milhão de pessoas na Irlanda, devido à fome, fato conhecido como Fome Irlandesa. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA correspondente ao seu agente causal:
Alternativas
Q2952506 Engenharia Agronômica (Agronomia)

É importante conscientizar os citricultores sobre a tecnologia adequada, como mecanismo para produção de mudas de qualidade, levando-se em consideração a fitossanidade para protegê-la de pragas e doenças. Dadas as afirmativas seguintes,


I. O Pulgão preto – inseto devorador é encontrado nas folhas mais velhas da planta.

II. O ácaro responsável por causar danos elevados na folha da planta.

III. A Mosca dos frutos não causa nenhum dano para a planta.

IV. A Cochonilha constitui-se em uma das principais pragas dos citros por causar enfraquecimento às plantas.

V. Diaphororina-citri é atraída por brotações novas comuns nos pomares.


qual(is) representa(m) aquela(s) que o agente provoca a tristeza dos citros?

Alternativas
Q2949673 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A análise de epidemias através de curvas de progressão de doenças é uma boa representação da progressão de uma epidemia. Através dela, as interações entre patógeno, hospedeiro e ambiente podem ser caracterizadas e estratégias de controle podem ser propostas e avaliadas. Em relação às curvas de progressão de doenças podemos afirmar que:

Alternativas
Q2931347 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O Estado do Pará figura entre os maiores produtores de banana. Acerca do cultivo dessa fruta em nosso Estado, é correto afirmar que

Alternativas
Q2922931 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Longos, complexos, diversos e confundíveis são os conceitos de controle e manejo, integrado ou não, tanto de pragas como de doenças. Porém, considerando-se os conceitos básicos tanto de um quanto de outro, identifique abaixo a opção que não corresponde aos princípios gerais de manejo ou manejo integrado de pragas e doenças.

Alternativas
Q2922927 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Como a maioria das fruteiras cultivadas no Brasil, o mamoeiro (Carica papaya L.) também enfrenta sérios problemas de ordem fitossanitária. Assim, identifique abaixo a seqüência correta das três principais doenças do mamoeiro.

Alternativas
Q2922926 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Das doenças abaixo relacionadas, identifique aquela que não ataca o coqueiro.

Alternativas
Q2922924 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A larva da Broca-do-olho-do-coqueiro (Rhyncophorus palmarum) é uma das mais importantes pragas desta cultura, uma vez que ela destrói os tecidos da planta, e o besouro da referida broca é o principal agente transmissor de uma doença que mata o coqueiro e se dissemina por toda a plantação. Identifique a seguir, o nome comum da referida doença.

Alternativas
Q2922923 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Marque a seqüência correta de três pragas e/ou doenças do algodoeiro.

Alternativas
Q2922920 Engenharia Agronômica (Agronomia)

No Brasil, em especial na Região Nordeste e principalmente nos Estados de Alagoas e Pernambuco, existem grandes plantações de muitas variedades de flores e folhagem tropicais que estão sendo exportadas para outros estados brasileiros e para o exterior: Estados Unidos e Europa. Por tratar-se de uma atividade recente em nosso país, poucas são as informações existentes sobre o ataque de pragas e doenças nessas plantas. No entanto, verificou-se que a maioria delas, principalmente as que produzem flores, são atacadas quase que invariavelmente por fungos, bactérias, nematóides, ácaros, cochonilhas, formigas e pulgões. Observou-se, ainda, que além dessas flores, existe uma folhagem de corte que além de apresentar basicamente os mesmos problemas, ainda enfrenta aqueles de ordem fisiológica, como a toxicidade por fluoreto, o que compromete ainda mais a sua comercialização. Assim, identifique abaixo a referida folhagem.

Alternativas
Q2922914 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Sabe-se que a cultura da bananeira é de fundamental importância na fruticultura brasileira, uma vez que esta é cultivada em todo território nacional. Porém, sabe-se também que a bananeira é atacada por uma série de doenças que causam graves prejuízos. Assim, das enfermidades abaixo relacionadas, identifique aquela que é considerada uma das mais importantes no cultivo da bananeira.

Alternativas
Q2922906 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As normas para defesa vegetal no Estado de Alagoas compreendem as ações e atividades necessárias para previnir e evitar a introdução e a disseminação de pragas de vegetais, ou objetivo de assegurar e preservar a qualidade e sanidade das populações vegetais. Assim como o Ministério da Agricultura tem seu órgão, o Departamento de Defesa Vegetal – DSV, os Estados também possuem suas organizações estaduais de proteção fitossanitárias que, no caso de Alagoas, trata-se da

Alternativas
Q2922904 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O comércio e o trânsito interestadual de vegetais são normatizados por meio da Defesa Sanitária e Vegetal (RDSV) e de suas legislações complementares estabelecendo restrições sempre que haja possibilidade de risco. Considerando a classificação dos vegetais estabelecida pela legislação fitossanitária brasileira,


I. Vegetais de trânsito proibido.

II. Vegetais cujo trânsito só é permitido quando acompanhado de permissão de trânsito ou certificado de origem.

III. Vegetais cujo trânsito só é permitido quando submetido à quarentena ou algum tipo de tratamento.

IV. Vegetais cujo trânsito proibido deve ser fiscalizado pela Secretaria de Saúde, devido ao grau de risco que o mesmo representa para a população.

V. Vegetais de trânsito proibido são apreendidos pelo órgão fiscalizador e submetido à quarentena.


assinale a opção que representa a resposta correta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: B
5: B
6: D
7: E
8: D
9: D
10: C
11: D
12: A
13: A
14: C
15: B
16: C
17: D
18: E
19: C
20: B