Questões de Concurso
Comentadas sobre fitopatologia em engenharia agronômica (agronomia)
Foram encontradas 102 questões
Marque a seqüência correta de três pragas e/ou doenças do algodoeiro.
As normas para defesa vegetal no Estado de Alagoas compreendem as ações e atividades necessárias para previnir e evitar a introdução e a disseminação de pragas de vegetais, ou objetivo de assegurar e preservar a qualidade e sanidade das populações vegetais. Assim como o Ministério da Agricultura tem seu órgão, o Departamento de Defesa Vegetal – DSV, os Estados também possuem suas organizações estaduais de proteção fitossanitárias que, no caso de Alagoas, trata-se da
O comércio e o trânsito interestadual de vegetais são normatizados por meio da Defesa Sanitária e Vegetal (RDSV) e de suas legislações complementares estabelecendo restrições sempre que haja possibilidade de risco. Considerando a classificação dos vegetais estabelecida pela legislação fitossanitária brasileira,
I. Vegetais de trânsito proibido.
II. Vegetais cujo trânsito só é permitido quando acompanhado de permissão de trânsito ou certificado de origem.
III. Vegetais cujo trânsito só é permitido quando submetido à quarentena ou algum tipo de tratamento.
IV. Vegetais cujo trânsito proibido deve ser fiscalizado pela Secretaria de Saúde, devido ao grau de risco que o mesmo representa para a população.
V. Vegetais de trânsito proibido são apreendidos pelo órgão fiscalizador e submetido à quarentena.
assinale a opção que representa a resposta correta.
O Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) é emitido como condição para qualificar sanitariamente a origem do material vegetal transportado. Este Certificado é utilizado
Doença é resultante da interação entre hospedeiro, agente causal e ambiente. Diversos critérios, baseados no hospedeiro ou no agente causal, têm sido usados para classificar doenças de plantas. No processo de uma doença, estão envolvidas alterações na fisiologia do hospedeiro. Com base neste aspecto, foi proposta uma classificação para as doenças de plantas baseada nos processos fisiológicos vitais da planta interferidos pelos patógenos. Os processos fisiológicos vitais de uma planta estão descritos nas alternativas abaixo, EXCETO:
A requeima é uma doença de grande importância para a cultura da batata, causada por um fungo, sendo responsável por uma das mais famosas crises de fome e morte de milhares de pessoas na Irlanda. O patógeno causador da doença é:
A habilidade humana em produzir alimento e fibra, em parte, é limitada pela sua dificuldade em manejar as doenças de plantas. Qual a denominação atribuída ao estudo das propriedades de patógenos, hospedeiros e do ambiente que resultaram no aumento das doenças em uma população?
É considerado uma das principais pragas agrícolas do algodoeiro desde a sua detecção em 1983. Essa praga tem o hábito de se alimentar dos botões florais, flores e maçãs do algodoeiro.
A praga descrita acima é:
________________ é um método de controle físico das plantas invasoras, que apesar de caro, pode ser viável em pequenas áreas.
Marque a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima.
As plantas cítricas são sujeitas ao ataque de diversas doenças nas suas diferentes fases de formação e desenvolvimento: sementeira, viveiro e pomar (Embrapa, 2022). Assinale a alternativa CORRETA em que as sementes apodrecem e não germinam. As plantinhas ficam amarelecidas, com o colo apodrecido na linha do solo; tombam e morrem.
A citricultura brasileira é afetada por doenças importantes que reduzem significativamente a produção, a longevidade e a qualidade dos frutos. Em um pomar de citros, a manutenção e o estado fitossanitário requer vigilância sistemática e efetiva. As principais práticas relacionadas ao manejo de doenças nos citrus são: seleção de combinações varietais, material de propagação sadio, mudas sadias, seleção de boas áreas para plantio, rotação de culturas, praticas conservacionistas do solo e das águas, preparo e adubação do solo (preferencialmente orgânica e mineral), quebra-ventos, cuidados, remediação e prevenção durante o cultivo, manejo de plantas concorrentes, medidas fitossanitárias, dentre outros. Diante de uma situação em que tais medidas não são observadas, há tendência para a ocorrência do chamado cancro cítrico, causada pela bactéria
Os métodos de controle de pragas devem ser selecionados com base em parâmetros técnicos (eficácia), econômicos, ecotoxicológiscos (preservem o ambiente e saúde humana) e sociológicos (adaptáveis ao usuário). Sobre os principais métodos usados no controle de pragas, preencha:
( 1 ) Métodos culturais.
( 2 ) Controle biológico.
( 3 ) Controle por comportamento.
( 4 ) Controle mecânico.
( 5 ) Controle físico.
( ) Uso de técnicas que possibilitem a eliminação direta das pragas.
( ) Emprego de práticas agrícolas normalmente utilizadas no cultivo das plantas objetivando o controle de pragas.
( ) Ação de inimigos naturais na manutenção da densidade das pragas em nível inferior àquele que ocorreria na ausência desses inimigos naturais.
( ) Consiste no uso de métodos como fogo, drenagem, inundação, temperatura e radiação eletromagnética no controle de pragas.
( ) Consiste no uso de processos (hormônios, feromônios, atraentes, repelentes e macho estéril) que modifiquem o comportamento da praga de tal forma a reduzir sua população e danos.
A sequência CORRETA é:
Uma planta é considerada daninha ou invasora quando se estabelece em uma área onde sua permanência não é desejável, como nas pastagens e lavouras, já que elas absorvem os nutrientes do solo que seriam destinados à cultura ou forrageira implantada nesta área. De acordo com as características das plantas daninhas é CORRETO afirmar que:
I. Algumas espécies apresentam mais de um tipo de reprodução.
II. Crescem e produzem sementes que são resistentes às diversas condições climáticas.
III. Tem crescimento inicial rápido. IV. Produzem grande número de sementes por planta.
V. Possuem sistema radicular abundante.
VI. Possuem grande competitividade por água, luz e nutrientes.
Estão CORRETAS:
Defensivos agrícolas são produtos utilizados no controle de doenças e pragas nocivas ao homem, plantações e criações de animais. Esses compostos podem ter origem biológica, física ou química. Os defensivos agrícolas toxicológico são classificados em, EXCETO:
As moscas-das-frutas são insetos-pragas que causam perdas significativas na produtividade de diversas frutíferas no Brasil. São, ainda, consideradas pragas de importância quarentenária, causando restrições para a exportação de frutos frescos para diferentes países. Dentre as espécies de moscas-das-frutas presentes no Brasil, as que apresentam restrições quarentenárias para outros países são do gênero