Questões de Concurso
Sobre hidrologia em engenharia agronômica (agronomia)
Foram encontradas 238 questões
Julgue o item que se segue, relacionado ao reúso da água na agricultura irrigada.
Uma das semelhanças entre as águas residuais e as águas comumente utilizadas na irrigação consiste na concentração elevada de matéria orgânica, gorduras e detergentes.
Julgue o item que se segue, relacionado ao reúso da água na agricultura irrigada.
São variáveis a serem consideradas na análise da qualidade química da água de irrigação: a condutividade elétrica da água; a razão de adsorção de sódio; e as concentrações de boro e de bicarbonato.
Julgue o item que se segue, relacionado ao reúso da água na agricultura irrigada.
O reúso de águas residuárias é uma alternativa segura e econômica para a irrigação porque, para tal finalidade, é desnecessário qualquer tratamento da água residual.
Julgue o item que se segue, relacionado ao reúso da água na agricultura irrigada.
A condutividade elétrica da água é um indicador de sólidos totais dissolvidos nela presentes.
I. O uso do sistema plantio direto reduz a perda de água do solo por evapotranspiração.
II. Quanto maior a taxa de crescimento de uma planta, maior é sua evaporação de água.
III. Na medida em que uma planta cresce e se desenvolve em uma lavoura, há a redução da perda de água do solo por evaporação e um aumento da evapotranspiração do sistema solo-planta-atmosfera.
IV. Um dos principais benefícios de se manter o solo coberto na maior parte do ano é a redução da perda de água por evaporação direta.
Quais estão corretas?
Referente ao BHC, analise as assertivas abaixo:
I. Há duas formas de apresentação gráfica dos resultados: a completa e a simplificada. No primeiro caso, plota-se a precipitação, a evapotranspiração potencial e a evapotranspiração real, enquanto no segundo caso, plota-se os excessos e as deficiências.
II. Dentre as aplicações do BHC, está a classificação de regiões em apta, marginal ou inapta em função das exigências hídricas de um determinado cultivo.
III. É utilizada como ferramenta para indicação de qual época do ano é menos sujeita a restrições hídricas para uma determinada cultura.
IV. Pode ser realizado em diferentes escalas de tempo.
Quais estão corretas?
I. A determinação do BHC para os diferentes cultivos tem como prerrogativa o fato de que a planta nem sempre cobre totalmente a superfície do solo e apresenta IAF variável com o estádio fenológico.
II. A obtenção da evapotranspiração da cultura leva em conta a determinação do coeficiente de cultura (Kc), ou seja, ETc = Kc x ETP.
III. A obtenção do coeficiente de cultura é uma função do IAF.
IV. O quociente entre a evapotranspiração real da cultura (ETr) e a evapotranspiração da cultura (ETc) permite inferir se há ou não déficit hídrico.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Evaporação. 2. Transpiração. 3. Evapotranspiração. 4. Evapotranspiração potencial. 5. Evapotranspiração real.
Coluna 2
( ) Trata-se da água evapotranspirada nas mesmas condições de ETP, porém com ou sem restrição hídrica.
( ) Processo simultâneo de transferência de água para a atmosfera por evaporação da água do solo, superfícies livres de água e água retida pelas plantas e pela transpiração das plantas.
( ) Quantidade de água que seria utilizada por uma extensa superfície vegetada com grama, com altura entre 8 e 15 cm, em crescimento ativo, cobrindo totalmente a superfície do solo, com área foliar constante, ampla área de bordadura e sem restrição hídrica de água no solo.
( ) Processo biofísico pelo qual a água que se fez presente no metabolismo da planta é transferida para a atmosfera na forma de vapor.
( ) Processo físico de mudança de fase da água ocorrendo da fase líquida para a fase gasosa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Tem por objetivo identificar um ou mais períodos em que a evaporação é menor do que a transpiração, gerando déficit hídrico no solo.
( ) É um método que permite quantificar as entradas e saídas de água de um volume de controle.
( ) Precipitação, irrigação, deposição de orvalho e ascensão capilar são algumas das entradas de água, enquanto evapotranspiração, escoamento superficial, escoamento e drenagem profunda são algumas das saídas de água consideradas.
( ) O Balanço Hídrico Climatológico (BHC) tem o objetivo de determinar a variação no armazenamento de água no solo numa condição em que a ascensão capilar pode ser considerada desprezível e sem a aplicação de irrigação.
( ) Um dos principais aspectos para observação de balanços hídricos positivos é ter os volumes de precipitação pluviométricas anuais acima de 1.900 mm.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para o manejo hidroagrícola de uma bacia hidrográfica, com terreno levemente ondulado,
utilizam-se 4 postos pluviométricos que estão dentro dos limites da bacia (postos “A”, “B”, “C”
e “D”) e mais 2 postos que estão fora de seus limites (postos “E” e “F”). As áreas de influência
de cada posto pluviométrico estão indicadas na tabela abaixo.
Os valores da altura da chuva média na bacia usando o método da média aritmética e o método
dos polígonos de Thiessen são, RESPECTIVAMENTE:
I. Admite que a bacia é grande para que essa condição aconteça, pois a duração é inversamente proporcional à intensidade.
II. Considera a duração da precipitação intensa de projetos igual ao tempo de concentração.
III. Adota um coeficiente único de perdas, estimado com base nas características da bacia.
IV. Não avalia o volume de cheia e a distribuição temporal das vazões.
Com relação aos princípios básicos desta metodologia, está CORRETO afirmar que:
As características físicas de uma bacia hidrográfica são importantes para se transferir dados de uma bacia monitorada para uma outra qualitativamente semelhante, onde faltam dados ou não é possível a instalação de postos hidrométricos (fluviométricos e pluviométricos). Os índices que relacionam o perímetro da bacia e o perímetro de um círculo de mesma área que a bacia (Kc) e a razão entre a largura média da bacia () e o comprimento do eixo da bacia (L) (da foz ao ponto mais longínquo da área (Kf), estão relacionados a qual característica física:
É a evapotranspiração de uma extensa superfície vegetada com vegetação rasteira (normalmente gramado), em crescimento ativo, cobrindo totalmente o solo, sem restrição hídrica e com ampla área de bordadura para evitar a advecção de calor sensível (H) de áreas adjacentes. Nesse caso a ET depende apenas das variáveis meteorológicas. Trata-se, portanto, de uma variável meteorológica que expressa o potencial de evapotranspiração para as condições meteorológicas vigentes. Estamos falando de Evapotranspiração
O conhecimento das exigências da quantidade de oxigênio dissolvido, da temperatura e do pH da água são fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento de peixes cultivados. Acerca disso, analise as afirmativas abaixo.
I. Os peixes são pecilotérmicos, o que significa que a temperatura de seu corpo varia em função da temperatura da água;
II. a solubilidade do oxigênio em água ideal para viveiros com peixes tropicais não deve exceder 2,0 mg/L;
III. valores de pH da água de cultivo inferiores a 6,5 retardam o crescimento dos peixes por causa do aumento de substâncias tóxicas dissolvidas.
- É correto afirmar que
A seleção do método de irrigação tem a finalidade de estabelecer a viabilidade técnica e econômica, maximizando a eficiência e minimizando os custos de investimento e operação e, ao mesmo tempo, mantendo condições favoráveis ao desenvolvimento das culturas.
Sobre os critérios mais utilizados, assinale a alternativa INCORRETA.
Muitos fatores influenciam a disponibilidade de água em mananciais ou bacias hidrográficas.
Assinale a alternativa que NÃO afeta esta disponibilidade.