Questões de Concurso
Sobre máquinas agrícolas, motores e tratores em engenharia agronômica (agronomia)
Foram encontradas 417 questões
Julgue o item a seguir, a respeito do texto acima.
Uma técnica avançada de operação de tratores é o uso do "modo de navegação autônoma em terrenos inclinados", que permite que o trator ajuste automaticamente seu ângulo de inclinação e velocidade para otimizar o desempenho em diferentes tipos de solo. Essa técnica utiliza sensores de inclinação e sistemas de GPS integrados para garantir que o trator mantenha uma trajetória precisa sem a necessidade de intervenção manual. Estudos recentes indicam que essa tecnologia pode reduzir o desgaste das peças em até 30% e aumentar a eficiência do trabalho em terrenos acidentados.
Julgue o item a seguir, a respeito do texto acima.
Para garantir a máxima eficiência, todos os tratores modernos devem ser ajustados para operar em um intervalo específico de pressão de óleo, que varia de 30 a 40 psi. Além disso, é exigido que os tratores tenham uma calibração semestral do sistema de transmissão para manter o equilíbrio entre o torque e a potência. Para evitar problemas de desempenho, também é necessário ajustar regularmente a inclinação das rodas dianteiras em um ângulo de 5 graus.
Julgue o item a seguir, a respeito do texto acima.
A técnica de operação de tratores que maximiza a eficiência de combustível é conhecida como 'marcha baixa contínua'. Essa prática envolve manter o trator sempre na marcha baixa durante todo o período de operação, o que, segundo especialistas, reduz a carga do motor e melhora a economia de combustível. Além disso, a marcha baixa contínua ajuda a minimizar o desgaste dos pneus e das partes móveis do trator.
Analise a figura abaixo:
A figura ilustrada abaixo mostra a imagem de um(a):
Os tratores agrícolas são máquinas autopropelidas projetadas para transportar, tracionar e fornecer potência para equipamentos e implementos agrícolas. Aprimorar e aperfeiçoar o conhecimento sobre as máquinas que são usadas pelo produtor rural é importante pois melhora a qualidade das operações, evita quebras desnecessárias, possibilita aumento da produção e eleva a vida útil do equipamento, consequentemente, ocorre redução do custo operacional. Para executar a função de forma contínua, o motor necessita de sistemas que o mantenham em condições de funcionamento sem causar danos aos seus componentes. Marque a alternativa que apresenta apenas componentes do SISTEMA DE TRANSMISSÃO de um trator agrícola.
A capacidade operacional de máquinas agrícolas é a quantidade de trabalho (produção)
que um conjunto mecanizado (trator/animal + implemento) é capaz de executar por uma
unidade de tempo. O fator de campo (f), conforme quadro abaixo, diz respeito à porcentagem
do tempo total realmente utilizado em trabalho efetivo.
Considere uma operação de aração a uma velocidade de 6 km/h e largura de trabalho de 2,5
m, seguida de uma operação com grade niveladora a uma velocidade de 8 km/h e largura de
trabalho de 3,0 m. Nesse caso, a capacidade de campo efetiva da aração, a capacidade de
campo efetiva da gradagem e o número de dias para preparar 100 hectares (arar e gradear),
considerando um turno de 8 h/dia são, RESPECTIVAMENTE:
Na figura abaixo é apresentada a constituição de uma aiveca. As partes representadas pelos números 1, 2, 3, 4 e 5 são, RESPECTIVAMENTE:
Considere um pulverizador acoplado ao trator que opera nas seguintes condições:
Depósito do pulverizador: 600 litros de capacidade,
Características dos bicos: o pulverizador opera com 28 bicos a uma altura do solo de 50 cm.
Bicos na barra: os bicos estão espaçados na barra a uma distância de 50 cm.
Gastos durante a regulagem: o pulverizador gasta 14 litros para pulverizar uma área de 50
m de comprimento.
O defensivo agrícola a ser utilizado é recomendado na dosagem de 6,0 litros/ha.
Nessas condições, o volume total de líquido que será necessário para pulverizar um hectare e a quantidade de defensivo agrícola que deverá ser colocada para completar o depósito para a aplicação CORRETA são, RESPECTIVAMENTE:
I. Em aplicações aéreas com aeronaves agrícolas tripuladas, a classificação de alto volume, baixo volume e ultrabaixo volume leva em conta a taxa de aplicação maior do que 30 L/ha, entre 5 e 30 L/ha, e menor do que 5 L/ha. II. Uma ponta do tipo jato cônico que equipa barras de aplicação de aeronaves agrícolas tem como componentes um corpo, um filtro, um anel de vedação, um difusor, um disco e uma capa. III. Os princípios de calibração de uma aeronave agrícola incluem a determinação da velocidade de voo, a largura da faixa de aplicação efetiva operacional e a taxa de aplicação desejada. IV. Tratando-se de pontas de aplicação, aceita-se uma variação de 15% de vazão da ponta, para mais ou para menos, em relação à vazão nominal.
Quais estão corretas?
( ) Podem ser classificadas como tandem, ou “V”, e excêntricas, ou “X”. ( ) Quanto maior o ângulo aplicado entre as seções, maior o volume de solo mobilizado. ( ) O uso de discos recortados a lisos tem por objetivo aumentar a pressão de ação de corte aplicado na massa de solo. ( ) Para áreas com diagnóstico de compactação de solo positivado dentro de uma camada até 15 cm, esse implemento pode ser usado com significativo sucesso de resolução do problema. ( ) Operacionalmente, é possível transformar uma grade niveladora em uma grade aradora e vice-versa sem que haja qualquer necessidade de modificação estrutural.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Hopper, bomba, válvulas para controle de pressão, válvula de abastecimento rápido, monômetro, filtros e barra de aplicação são partes de uma aeronave agrícola tripulada. II. De uma forma geral, a bomba de pulverização em aeronaves agrícolas tripuladas é de acionamento eletro-hidráulico. III. A geração de gotas em aplicação aérea é feita por pontas hidráulicas e por atomizadores rotativos. Independentemente do tipo, todas operam com sistema antigotejo. IV. O uso de drones de aplicação tem como gargalos a falta de informação quanto à faixa de deposição e ao espectro de gotas.
Quais estão corretas?
I. Um óleo SAE 15W40 API SJ, usado para motores diesel, é mais viscoso do que um óleo 10W40 API CJ, utilizado para motores ciclo otto. II. Quanto menor a numeração impressa nas embalagens dos óleos de lubrificação de motores, menor é a viscosidade. III. Os óleos SAE 5-30 API SL e SAE 5W30 API SL são indicados para qualquer tipo de ambiente e exclusivamente para motores ciclo otto. IV. Na medida em que os motores vão passando por desgaste natural de uso, é possível substituir o óleo, aumentando a viscosidade do novo óleo. Essa ferramenta de manejo permite usar o motor por um período maior.
Quais estão corretas?