Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) - Métodos de Controle de Pragas para Concurso
Foram encontradas 650 questões
Analise as afirmativas abaixo:
1. Organismos-praga são organismos que competem direta ou indiretamente com o homem por alimento, matéria-prima ou prejudicam a saúde e o bem-estar do homem e animais.
2. Do ponto de vista do manejo integrado de pragas (MIP), um organismo só é considerado praga quando causa danos econômicos.
3. O nível de dano econômico (ND) corresponde à densidade populacional do organismo- -praga na qual ele causa prejuízos de igual valor ao custo de seu controle.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Como exemplo de controle biológico utilizado na agricultura, cita-se a utilização do Baculovirus anticarsia para o controle da lagarta-da-soja Anticarsia gemmatalis.
2. As bactérias não esporulantes são adequadas para o controle biológico por apresentarem características patogênicas aos vertebrados, pois não são sensíveis à radiação ultravioleta nem às variações climáticas.
3. Os fungos entomopatogênicos não são considerados como opção para controle biológico, pois seus esporos não se aderem ao hospedeiro pelo tegumento (epiderme do inseto), como os demais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Fonte: Esteio Gestão Agropecuária, 2021.
De acordo com as características das plantas daninhas é CORRETO afirmar que:
I. Certas espécies podem demonstrar múltiplos modos de reprodução.
II. Desenvolvem sementes que resistem a uma variedade de condições climáticas.
III. Apresentam um crescimento inicial vigoroso.
IV. Geram uma quantidade considerável de sementes por indivíduo.
V. Apresentam um sistema radicular extensivo.
VI. Exibem uma alta competição por água, luz e nutrientes.
Estão CORRETAS:
O mamoeiro é uma planta tipicamente indicada para países de clima tropical vegetando bem em regiões de alta insolação com temperaturas variando entre 22 C a 26 C, desenvolvendo-se bem em solos textura média, ou seja, 15% a 35% de argila e mais de 15% de areia com pH na faixa de 5,5 a 6,7. Diante de sua importância na exportação ou no consumo por parte da população, permite que seja mais bem monitorada com relação a pragas e doenças. Da relação seguinte,
I. Ácaro Branco, Ácaro Rajado, e Ácaro Vermelho
II. Ácaro Rajado e Ácaro Vermelho
III. Ácaro Branco e Ácaro Vermelho
IV. Ácaro Branco e Cochonilhas
V. Ácaro Rajado e Cochonilhas
qual a opção que mais bem descreve as principais pragas que atacam a cultura do mamoeiro?
É importante conscientizar os citricultores sobre a tecnologia adequada, como mecanismo para produção de mudas de qualidade, levando-se em consideração a fitossanidade para protegê-la de pragas e doenças. Dadas as afirmativas seguintes,
I. O Pulgão preto – inseto devorador é encontrado nas folhas mais velhas da planta.
II. O ácaro responsável por causar danos elevados na folha da planta.
III. A Mosca dos frutos não causa nenhum dano para a planta.
IV. A Cochonilha constitui-se em uma das principais pragas dos citros por causar enfraquecimento às plantas.
V. Diaphororina-citri é atraída por brotações novas comuns nos pomares.
qual(is) representa(m) aquela(s) que o agente provoca a tristeza dos citros?
O manejo integrado de pragas e doenças na cultura do fumo tem sido uma estratégia utilizada como propósito de impedir ou diminuir a ação dos insetos, pragas ou doenças. Qual das opções abaixo não se enquadra como técnicas de controle?
O coqueiro (Cocus nucifera) é de origem asiática e foi introduzido no Brasil por volta de 1553. É uma planta de grande importância social nos trópicos por fornecer óleo, gordura, minerais e vitaminas essenciais e frutas secas. Dentre as principais pragas existentes na cultura do coco, qual o nome científico e forma de controle da Broca do Olho do coqueiro?
A utilização desenfreada de agrotóxicos na agricultura brasileira, além de causar sérios danos ambientais e custos adicionais de produção, gerou outro problema muito sério em muitas culturas, que é o aparecimento de resistência de pragas e doenças aos agrotóxicos. Qual estratégia abaixo relacionada contribui significativamente para o aparecimento da resistência em populações de pragas em sistemas agrícolas?
Estratégias de controle, alternativas ao controle químico, são cada vez mais pesquisadas e difundidas no meio rural, para o controle de populações de insetos pragas. Neste aspecto a utilização de fungos entomopatogênicos é uma estratégia de controle muito eficiente em diferentes agrosistemas. Assinale a afirmativa que associa corretamente o fungo entomopatogênico com o seu respectivo hospedeiro:
Analise a afirmativa a seguir.
Os agentes de Controle Biológico ou inimigos naturais são referidos como _______, parasitoides e ______. Os dois primeiros são denominados _______ e o terceiro é chamado de _______.
Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
Dentre vários fatores que causam perdas aos produtos armazenados, podemos citar as pragas como um dos principais fatores. Abaixo, encontram-se exemplos de pragas que atacam os produtos agrícolas armazenados, EXCETO:
De acordo com o quadro recentemente exposto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, o Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos agrotóxicos no mundo e o primeiro na América Latina. Uma alternativa para modificar essa situação é o controle biológico, estratégia que consiste no uso de um organismo que ataca outro que esteja causando danos econômicos à lavoura.
Esse organismo é conhecido como
I. Predador;
II. Parasita;
III. Patógeno.
- É correto afirmar que