Questões de Concurso Sobre métodos de controle de pragas em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 694 questões

Q3300949 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O manejo integrado de pragas (MIP) usa táticas de controle, isoladamente ou associadas harmoniosamente, em uma estratégia baseada em análises de custo/benefício, que levam em conta o interesse e/ou o impacto sobre os produtores, a sociedade e o ambiente.
KOGAN, M. Integrated Pest Management: Historical perspectives and contemporary developments. Annual Review of Entomology, v. 43, p.243. 1998.

Sobre o manejo integrado de pragas, analise as afirmativas a seguir.

I. Dano Econômico é a quantidade máxima de injúria que justifica a aplicação de determinada tática de manejo.
II. Nível de Dano Econômico (ND ou NDE) é a menor densidade populacional do organismo nocivo que causa dano econômico.
III. Nível de Ação ou Controle (NA ou NC) é a menor densidade populacional do organismo nocivo, na qual táticas de manejo necessitam ser tomadas para impedir que o NDE seja alcançado.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3300948 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A escolha do método de controle das diversas espécies de plantas daninhas deve levar em conta as condições locais para uso de mão de obra e de equipamentos, sem se esquecer dos aspectos ambientais e econômicos.
As possibilidades de controle de plantas daninhas incluem os métodos preventivo, cultural, mecânico, biológico e químico.
Sobre os métodos de controle, analise as afirmativas a seguir.

I. A rotação de culturas é um método de controle cultural.
II. O controle mecânico utiliza métodos, como arranque manual, capina manual e a queima.
III. O controle biológico consiste no uso de inimigos naturais capazes de aumentar a população das plantas daninhas e, consequentemente, estimular a sua mortalidade natural.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3273903 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre o controle de plantas daninhas, analise as assertivas a seguir:

I. O controle preventivo tem por base o estabelecimento de práticas para prevenir a introdução, estabelecimento e/ou disseminação de determinadas espécies em área ainda sem elas.
II. O uso de rotação de culturas, variação de espaçamento de semeadura e uso de cobertura verde são práticas culturais de controle de invasoras.
III. O uso da prática da monda vem aumentando nas últimas décadas como forma de controle de espécies resistentes a diferentes princípios ativos.
IV. A alelopatia pode ser considerada uma forma de controle biológico de plantas daninhas em nível de campo.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3241875 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Uma estratégia de manejo integrado de pragas (MIP) que visa minimizar a dependência de pesticidas e promover a sustentabilidade na agricultura é
Alternativas
Q3230642 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A respeito das práticas ecológicas de manejo de pragas e doenças, julgue o item seguinte. 


O manejo integrado de pragas prioriza métodos ecológicos, não permitindo, dessa forma, o uso de pesticidas químicos, visto que o emprego de alternativas naturais é eficiente para manter a infestação de pragas sob controle. 

Alternativas
Q3226290 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item a seguir, relativo à agroecologia, à conversão de um ecossistema natural em um agroecossistema e ao controle de pragas em agroecossistemas.


No controle de pragas em agroecossistemas, o nível de dano econômico (NDE) refere-se à menor densidade populacional de determinada espécie capaz de causar perdas econômicas significativas ao agricultor. 

Alternativas
Q3226251 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A respeito das práticas ecológicas de manejo de pragas e doenças, julgue o item seguinte.


O uso de fungos entomopatogênicos, como o Metarhizium-anisopliae, é uma alternativa eficaz no controle de insetos-pragas, tal como é o caso da broca da bananeira (Cosmopolites sordidus), recorrente em campos de banana em todo o Brasil.

Alternativas
Q3226248 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A respeito das práticas ecológicas de manejo de pragas e doenças, julgue o item seguinte.


A rotação de culturas é um método sustentável de manejo de solo, porém, não tem influência no controle de pragas e doenças.

Alternativas
Q3226247 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A respeito das práticas ecológicas de manejo de pragas e doenças, julgue o item seguinte.


No controle sustentável de pragas, o uso de armadilhas adesivas é um método eficiente de monitoramento, além de permitir o controle de insetos voadores em lavouras. 

Alternativas
Q3226246 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A respeito das práticas ecológicas de manejo de pragas e doenças, julgue o item seguinte.


Em campos agrícolas, o manejo ideal promove a sustentabilidade do campo de forma integral, levando em consideração os aspectos social, econômico e ambiental. Todos os fatores são importantes, vista a sinergia de alguns aspectos, como no caso da resistência de plantas a pragas e doenças, que também é influenciada pelo equilíbrio nutricional das plantas.

Alternativas
Q3219697 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente ao controle químico de plantas daninhas, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Herbicidas inibidores da síntese de carotenoides são absorvidos principalmente pelas raízes das plantas.
( ) O ingrediente ativo clomazone tem baixíssima mobilidade em solos de textura média e argilosa, e moderada em solos de textura arenosa.
( ) Compostos químicos à base de triazinas, ureias, nitrila e uracilas atuam como inibidores do fotossistema 2, havendo necessidade de umidade no solo para que eles atuem com maior eficiência.
( ) O ingrediente ativo fomesafen, muito utilizado no Brasil como pré-emergente para a cultura do milho e outras gramíneas, tem sua ação potencializada quando em mistura com óleo mineral ou vegetal, por retardar a degradação da molécula uma vez aplicada.
( ) Herbicidas que atuam sobre o fotossistema 1 devem ser posicionados no manejo pré-semeadura em áreas com sistema plantio direto. Podem ainda ser aplicados em pós-emergência, mas nesse caso a aplicação precisa ser em jato dirigido.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3219694 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente ao modo de ação de alguns inseticidas, analise as assertivas a seguir:

I. Inseticidas organofosforados e carbamatos têm sua atuação sobre os receptores de acetilcolina, gerando hiperexcitabilidade do SNC, tremores e convulsões.
II. Neonicotinoides atuam como inibidores da acetilcolinesterase, causando hiperexcitabilidade do SNC, tremores e convulsões.
III. Ciclodienos e fenilpirazóis atuam nos receptores do GABA. IV. Piretroides têm atuação na transmissão axônica, modulando os canais de sódio, com efeito de knockdown e perda da capacidade de locomoção.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3219692 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O uso de controle biológico de insetos-praga tem crescido nos últimos anos, ampliando o arcabouço de ferramentas para manejo de pragas em campo. Uma dessas ferramentas é o uso de parasitoides. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de parasitoides ao  seu respectivo modo de agir.

Coluna 1

1. Primário. 2. Ectoparasitoide. 3. Endoparasitoide. 4. Idiobionte. 5. Coinobionte. 

Coluna 2 
( ) Permite que o hospedeiro cresça após o parasitismo.   ( ) Desenvolve-se dentro do corpo do hospedeiro.   ( ) Desenvolve-se sobre hospedeiros não parasitados.  ( ) Mata seu hospedeiro antes da emergência e se desenvolvem em hospedeiros mortos ou parasitados. ( ) Desenvolve-se fora do corpo do hospedeiro.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3219691 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O controle químico de pragas, doenças e plantas daninhas em nível e escala de campo é feito com mecanização específica a fim de otimizar os custos operacionais e a eficiência deles, bem como reduzir a contaminação ambiental. Referente ao destino das moléculas no ambiente, analise as assertivas a seguir:

I. As características dos coloides orgânicos e minerais no solo influem na capacidade de adsorção das moléculas, podendo ter efeito de reduzir a ação da molécula, mas também de atenuação e degradação dela no ambiente. 
II. A variação do pH do solo é uma importante ferramenta na atenuação de moléculas no ambiente, pois interfere na adsorção de herbicidas ionizáveis e na disponibilidade dos compostos às perdas por lixiviação.
III. Quanto menor o teor de argila e maior o teor de areia de um solo para um mesmo percentual de matéria orgânica, mais rapidamente os compostos químicos são mitigados no solo, pois aumenta a sua percolação para camadas mais profundas. 
IV. Uma das formas de redução no controle do alvo desejado tem sido a deriva vertical e horizontal. Ela também atua como uma importante forma de contaminação ambiental e humana.

Quais estão corretas?  
Alternativas
Q3219688 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente ao controle químico de pragas em lavouras comerciais de grãos, analise as assertivas a seguir:

I. O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é um processo de decisão que permite ao agricultor gerenciar as populações de insetos na lavoura de forma harmônica, intervindo com controle somente quando necessário.

II. O conhecimento e entendimento do significado prático sobre nível de dano econômico é importante para preservar os inimigos naturais nas áreas, reduzindo perdas e mantendo o equilíbrio das populações.

III. Por monitoramento no MIP, entende-se a amostragem sistemática, utilizando armadilhas ou a contagem direta do número de insetos nas áreas-alvo.  

IV. As principais pragas com potencial de danos nas culturas da soja e milho no período de pré-emergência e emergência das culturas têm sido os corós e as lagartas.  


Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3219683 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Independentemente do tipo de cultura ou sistema de cultivo, as pragas, doenças e plantas daninhas estão presentes em diferentes graus, podendo, em muitos casos, levar a perdas econômicas de significativa monta. Referente ao controle químico de pragas, doenças e plantas daninhas, analise as assertivas a seguir: 

I. Quanto maior a severidade do ataque de uma praga ou doença, ou maior o tamanho da planta daninha a ser controlada, mais difícil é o controle pleno delas e maior é a extensão dos danos.
II. A ação de herbicidas em uma planta segue o princípio do suprimento de “algo”, ou seja, se há a supressão de uma enzima no processo, a síntese na etapa seguinte é interrompida. Isso vale para moléculas sintéticas e não sintéticas.
III. Em doenças de plantas, o aparecimento dos sintomas tem por premissa a triangulação entre a presença do agente causal, da planta e das condições do ambiente para o seu desenvolvimento.
IV. A eficiência de um controle químico passa pela identificação correta do alvo biológico, o entendimento do seu hábito de desenvolvimento, a identificação da molécula correta a ser posicionada e a deposição dela sobre o alvo biológico.

Quais estão corretas?  

Alternativas
Q3219682 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A cultura da soja tem uma grande expressão em nível de Brasil. Devido a sua importância estratégica dentro do agronegócio, danos cometidos por pragas e doenças foliares afetam diretamente a produção e a renda dos produtores. Sendo assim, assinale a alternativa que indica as principais pragas e doenças da cultura. 
Alternativas
Q3210634 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa correta em relação ao controle de pragas em plantas, especialmente no que diz respeito à extinção de formigueiros.
Alternativas
Q3208864 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O controle de insetos-praga nas lavouras é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantações. Esses insetos podem causar danos severos às culturas, resultando em perdas econômicas consideráveis e na queda da qualidade dos produtos agrícolas. Um manejo eficaz das pragas também contribui para a preservação do equilíbrio ecológico, evitando a resistência a pesticidas e minimizando os impactos ambientais. Uma das técnicas de controle de insetos, especialmente contra pragas como a mosca-das-frutas, envolve a esterilização de indivíduos, tornando-os incapazes de produzir descendentes, sem alterar seu comportamento de acasalamento. A principal técnica utilizada na esterilização é a radiação ionizante (raios X ou gama), que danifica o DNA dos espermatozoides. Além disso, há abordagens como modificações genéticas ou o uso de agentes químicos. Quando esses indivíduos infecundos são liberados no ambiente e acasalam com fêmeas selvagens, os ovos não se desenvolvem, levando à redução gradual da população.

Qual o nome da técnica de controle de insetos-praga a que o texto se refere? 
Alternativas
Q3208845 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A supressão ou estabilização de populações de plantas daninhas por meio do controle biológico baseia-se na utilização de determinados organismos que dependem dessas plantas para sua sobrevivência.
Quais são os grupos de organismos mais estudados e utilizados como agentes de biocontrole?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: B
5: E
6: C
7: C
8: E
9: C
10: C
11: A
12: A
13: D
14: D
15: E
16: E
17: B
18: E
19: A
20: A