Questões de Concurso Sobre morfologia e física do solo em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 504 questões

Q3135073 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Para preparar o solo para o cultivo de árvores frutíferas, deve-se considerar alguns fatores, como o tipo de solo, a drenagem, a topografia e o pH (INCAPER, 2021). Sobre o preparo do solo para o cultivo de árvores frutíferas, é CORRETO afirmar que se deve:
Alternativas
Q3125220 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A textura, que constitui a fase mineral sólida do solo, mede, em porcentagem, as proporções de argila, silte e areia, e tem sido utilizada como sinônimo de granulometria. Um solo de textura arenosa apresenta, dentre outras, a seguinte característica:
Alternativas
Q3125219 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A mineralogia do solo é, dentre vários aspectos, quem mais influência em grande parte dos fenômenos físicos e químicos que ocorrem no solo. Assim como os óxidos de ferro, os óxidos de alumínio têm influência bastante notável sobre o comportamento do solo, principalmente no que se refere à adsorção de íons. O principal hidróxido de alumínio presente na maioria dos solos das regiões tropicais é a: 
Alternativas
Q3120020 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A conservação do solo é fundamental para a produção agrícola sustentável. 


Assim, qual das práticas é mais eficiente para conservar o solo em áreas cultivadas com pastagens?

Alternativas
Q3095597 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 referente aos tipos de degradação do solo e da água.

Coluna 1
1. Degradação física.
2. Degradação química.
3. Degradação biológica.
4. Degradação pela mineração.

Coluna 2
( ) É caracterizada por processos como erosão, desertificação e compactação.
( ) A perda gradativa da matéria orgânica do solo é o principal exemplo desse tipo de degradação.
( ) O aumento da atividade de íons hidrogênio e de íons de alumínio são indicadores fundamentais desse tipo de degradação.
( ) Esse tipo de degradação tem a pirita como um exemplo de contaminante, quando exposta ao ambiente.
( ) A redução na produtividade das culturas relacionada à compactação do solo é um reflexo desse tipo de degradação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3095594 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O aumento no grau de compactação dos solos agrícolas tem atuado como agente de degradação da estrutura do solo. Referente ao processo de compactação do solo, analise as assertivas a seguir:

I. Quanto maior o conteúdo de água no solo, menor é sua capacidade de suporte de carga.
II. Solos arenosos, em relação a argilosos, são mais facilmente compactáveis, devido à maior porosidade dos primeiros.
III. Quanto maior o peso de uma máquina, maior será a compactação aplicada ao solo.
IV. Quanto maior o teor de matéria orgânica no solo, mais poroso é o solo e menor é sua compactação adicional pelo tráfego de máquinas e animais.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3035458 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em uma propriedade familiar, o uso de máquinas agrícolas tem sido adotado para aumentar a eficiência e reduzir a necessidade de mão de obra. Entretanto, o agricultor percebeu que o solo em certas áreas da propriedade estava sofrendo compactação excessiva. Para evitar a compactação do solo, o agricultor deve: 
Alternativas
Q3035457 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em áreas com alta precipitação, a falta de um sistema de drenagem adequado pode levar ao encharcamento do solo, prejudicando o crescimento das plantas e favorecendo o aparecimento de doenças. Qual das opções a seguir representa uma solução eficiente para esse problema?
Alternativas
Q3035456 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em uma pequena propriedade rural voltada à agricultura familiar, um agricultor observou que a produtividade de sua plantação vinha diminuindo nos últimos anos. Após uma análise, constatou-se que o solo estava compactado, o que dificultava a penetração da água e o crescimento das raízes. Qual prática é recomendada para melhorar essa situação?
Alternativas
Q3034809 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O solo representa a principal fonte para a produção de alimentos na Terra, no entanto, o acelerado processo erosivo decorrente de inúmeros fatores, vem ocasionando perdas significativas deste recurso natural.
BERTOL, I. et al. Manejo e Conservação do Solo e da Água. Viçosa. SBCS. 2019.

A partir dos conhecimentos de manejo e conservação do solo, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3034808 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A substituição iônica isomórfica é responsável pela criação de cargas negativas no solo.
Sobre isso, é correto afirmar que 
Alternativas
Q3034807 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Nas ciências naturais, a morfologia é definida como a identificação, análise e descrição padronizada da parte externa e interna de organismos e objetivos. Depois que o solo foi definido como um corpo natural dinâmico e integrado na paisagem, composto de horizontes, os estudos de morfologia dos solos começaram a se desenvolver. Desta forma, a morfologia do solo estuda a descrição da aparência do mesmo, em seu ambiente natural, segundo algumas características.
LEPSCH, I.F. Formação e Conservação dos Solos. São Paulo. Oficina de Textos. 2009.

Considerando as características morfológicas do solo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3022802 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre as práticas conservacionistas para conservação do solo, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Engenheiro Agrônomo |
Q3022709 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O solo é um componente da paisagem, formado por horizontes e/ou camadas, constituído por material mineral e/ou orgânico, minerais primários e/ou secundários, que apresenta porosidade, onde circula ar e/ou água, nutrientes são disponibilizados ou não, criando, assim, um ambiente onde se desenvolvem as espécies vegetais. Portanto, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3019285 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O crescimento e desenvolvimento dos vegetais são direta e indiretamente afetados por diversos atributos de solo, de planta, de sistemas de manejo e de clima. Muitos desses fatores podem ser controlados ou alterados, exceto os fatores climáticos (precipitação pluvial, temperatura do ar, etc.). Dessa forma, a produção e produtividade das culturas são dependentes de variáveis relacionadas com fatores climáticos, com fatores inerentes à própria planta e atributos do substrato onde ela cresce. Sobre os fatores de solo que afetam o crescimento e desenvolvimento das plantas, analise as afirmações a seguir:

I. Dentre os fatores de natureza física, a textura e a estrutura do solo podem influir acentuadamente no crescimento das plantas, pois estão intimamente relacionados a características ou propriedades do solo, tais como: densidade, porosidade, taxa de infiltração de água, erodibilidade, dentre outras, que podem tanto estimular como inibir o crescimento das plantas.
II. A densidade do solo está intimamente relacionada com o crescimento e desenvolvimento das plantas, pois, em geral, quanto maior a densidade (para solos de mesma textura), menores serão os impactos na compactação do solo, o que provocará um aumento no espaço poroso do solo, favorecendo o crescimento das plantas. O aumento da densidade do solo reduz a difusão de O2 nos poros do solo, afetando a respiração das raízes. Em geral, concentrações de O2 na atmosfera do solo (porosidade mínima de aeração) inferiores a 5 % afetam severamente o crescimento das raízes.
III. A alteração na densidade do solo reflete diretamente na expansão do sistema radicular das plantas, uma vez que a modificação da estrutura do solo influi no arranjo poroso, no volume de água disponível e no teor de O2 do solo; como consequência, interfere na resistência do solo à penetração das raízes. Esta é altamente dependente da umidade, assim, em solos com alta umidade, a água encontra-se retida com maior tensão nos poros. Dessa forma, solos com maior umidade apresentam maior resistência à deformação ou à penetração de raízes que solos com menor umidade.
IV. A umidade do solo é fundamental para a produção vegetal, uma vez que o excesso ou a falta afeta, de maneira decisiva, o crescimento das plantas, pois interfere no suprimento (transporte) dos nutrientes até a superfície das raízes. A absorção de água e nutrientes é decorrente da ação conjunta de três mecanismos: interceptação radicular (crescimento da raiz proporcionando o contato com o elemento); fluxo de massa (o elemento é carregado de um local de maior potencial total de água para um de menor potencial total de água próximo da raiz); e difusão (o nutriente entra em contato com a raiz ao passar de uma região de maior concentração para uma de menor concentração próxima da raiz).

Está(ão) CORRETA(S):
Alternativas
Q3011009 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os elementos que constituem o solo, são:

I. Matéria Mineral II. Matéria Orgânica. III. Água. IV. Ar. V. Organismos Vivos (Biota Do Solo)

Estão CORRETA(S): 
Alternativas
Q3010999 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Correção do Solo é uma técnica que visa aumentar a fertilidade do solo, através da aplicação de corretivos ao solo para o desenvolvimento saudável das plantas.

Sobre a Correção do Solo, assinale (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS:

( ) O principal objetivo da aplicação é a correção da acidez do solo e, consequentemente, disponibilização de nutrientes e precipitação do alumínio trocável do solo.

( ) Por meio dos resultados de pH, alumínio trocável, cálcio e magnésio, capacidade de troca de cátions e saturação por bases são confeccionados mapas para orientar a aplicação racional de corretivos ao solo.

( ) São exemplos de corretivos e fertilizantes: calcário, cal virgem agrícola ou cal extinta, calcário calcinado, escória básica de siderurgia, carbonato de cálcio (calcários marinhos), óxidos.

( ) São considerados fertilizantes nitrogenados: amônia, ureia, nitrato de amônio, nitrato de amônio e cálcio, sulfato de amônio, nitrato de cálcio, nitrato duplo de sódio e potássio, nitrato de potássio, fosfato monoamônio (MAP), fosfato diamônio (DAP).

( ) São considerados fertilizantes de enxofre cloreto de potássio, sulfato de potássio, sulfato duplo de potássio e magnésio e nitrato de potássio.


A sequência CORRETA, é:  
Alternativas
Q2949615 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O conhecimento da infiltrabilidade do solo é útil para seu manejo e conservação, para estudos de hidrologia e de irrigação. Este parâmetro é um importante indicador da estruturação do solo. Considere as afirmativas abaixo quanto à correção das informações sobre a infiltrabilidade:


I. É importante remover a vegetação da superfície durante os procedimentos de preparo para a determinação da infiltrabilidade do solo.

II. O método dos cilindros concêntricos impõe a utilização de dois anéis para permitir a estimativa da infiltrabilidade vertical no cilindro interno.

III. Equações empíricas de dois termos, como a de Horton, pressupõem que a infiltração inicia com uma taxa f0 e decresce exponencialmente com o tempo, até o momento em que a umidade do solo atinge um grau elevado (próximo da saturação), quando então a taxa de infiltração converge para um valor constante fc.

Alternativas
Q2949614 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considere as curvas de retenção de água no solo apresentadas na figura abaixo, referentes a amostras retiradas a 20 cm de profundidade.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale qual das afirmativas apresentadas a seguir contém interpretação correta sobre as curvas apresentadas:

Alternativas
Q2947506 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Um dos ensaios utilizados para a determinação das características/propriedades dos solos é o proctor normal que tem a função de determinar:

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: C
5: C
6: B
7: B
8: C
9: D
10: A
11: D
12: B
13: B
14: A
15: A
16: E
17: C
18: D
19: C
20: A