Questões de Concurso Comentadas sobre morfologia vegetal em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 121 questões

Ano: 2022 Banca: FACTO Órgão: IF-ES Prova: FACTO - 2022 - IF-ES - Engenheiro Agrônomo |
Q3074274 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Existem diversos métodos para a determinação da evapotranspiração potencial de referência (ETo), que é a evapotranspiração de determinada cultura quando existem condições ótimas de umidade e nutrientes no solo. Sobre esses métodos, indique a alternativa INCORRETA
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FACTO Órgão: IF-ES Prova: FACTO - 2022 - IF-ES - Engenheiro Agrônomo |
Q3074267 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No cultivo comercial da banana, entre as práticas culturais no manejo, tem-se a eliminação do coração. O coração da bananeira é uma estrutura que corresponde à(ao):
Alternativas
Q3052218 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As flores são ramificações alteradas que contêm os órgãos reprodutores das plantas. Sua presença é a principal característica das angiospermas, plantas com flores e frutos pertencentes ao grupo das cormófitas (que inclui a maioria das árvores, arbustos e ervas). Após a reprodução, a flor se transforma em um:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Engenheiro Agrônomo |
Q3022747 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No manejo de capineiras de Capim-elefante (Cenchrus purpureus), especialmente em regiões com alta precipitação ou irrigação, qual é o principal objetivo de se definir a altura de corte para maximizar a produção e a qualidade da forragem?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Engenheiro Agrônomo |
Q3022735 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O feijoeiro é uma planta dicotiledônea muito utilizada na alimentação do brasileiro. Os seus grãos secos são ricos em carboidratos e proteínas, sendo consumidos após cocção. Os estádios fenológicos dessa leguminosa vão de V0 a R9. Durante o seu desenvolvimento, as cultivares podem diferir quanto ao hábito de crescimento, interferindo no manejo da cultura. Sobre os hábitos de crescimento do feijoeiro, assinale a alternativa correta
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Engenheiro Agrônomo |
Q3022725 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O fotoperíodo é decisivo na bulbificação da cebola. Essa espécie bianual produz sementes no estado de Pernambuco graças à vernalização artificial dos bulbos mães para induzir a diferenciação das gemas florais. Sobre a vernalização, é correto afirmar que os bulbos:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Engenheiro Agrônomo |
Q3022724 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A melancia é uma espécie monoica, apresentando flores masculinas e femininas em uma mesma planta. A que se deve algumas cultivares produzirem frutos sem sementes?
Alternativas
Q3011000 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Ciclo do Nitrogênio é dos mais importantes ciclos de elementos químicos em toda a natureza, uma vez que é o responsável pela sustentação da vida na Terra. Como é um elemento estável, ele não reage com a maioria dos outros elementos, não sendo metabolizado naturalmente.

A respeito das etapas do Ciclo do Nitrogênio, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:  
Alternativas
Q2926524 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O desenvolvimento sustentável prevê, entre outras coisas, a racionalização no uso dos recursos naturais e a adoção de práticas que reduzam os efeitos negativos causados pela supressão das florestas. O uso de leguminosas arbóreas fixadoras de nitrogênio atmosférico, como a Gliricidia sepium, tem se mostrado bastante promissor para a construção de cercas com moirões vivos. Com relação às cercas de moirão vivo construídas a partir do plantio de G. sepium é possível afirmar que

Alternativas
Q2922934 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Dentre as afirmativas abaixo relacionadas, identifique a correta em relação ao que determina o Receituário Agronômico.

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNCAB Órgão: IDARON Prova: FUNCAB - 2009 - IDARON - Engenheiro Agrônomo |
Q2912262 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Doença é resultante da interação entre hospedeiro, agente causal e ambiente. Diversos critérios, baseados no hospedeiro ou no agente causal, têm sido usados para classificar doenças de plantas. No processo de uma doença, estão envolvidas alterações na fisiologia do hospedeiro. Com base neste aspecto, foi proposta uma classificação para as doenças de plantas baseada nos processos fisiológicos vitais da planta interferidos pelos patógenos. Os processos fisiológicos vitais de uma planta estão descritos nas alternativas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Q2721222 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O índice conhecido como Poder Relativo de Neutralização Total refere-se à qualidade e à eficiência do seguinte insumo agrícola:

Alternativas
Q2690937 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas seguintes:


I-_________ : realizada no viveiro, com a finalidade de se obter mudas com padrão ideal para plantio no meio urbano, utilizando-se tesoura de poda para o corte de ramos de até 15 mm de diâmetro.

lI- _____________ : realizada sistematicamente durante a fase de desenvolvimento da árvore com o objetivo de adequar a copa ao espaço disponível, eliminando-se ramos que dificultem a passagem de pedestres e veiculas.

IlI- ___________: consiste na eliminação de ramos necrosados, defeituosos, lascados, quebrados ou atacados por pragas, entre estas as ervas-de-passarinho.

IV- _________ : também conhecida como poda amamentai, visa transformar a copa em figuras geométricas ou representativas de animais ou símbolos, alterando a forma específica ou original.

Alternativas
Q2689896 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Na utilização de defensivos agrícolas, deve-se observar o seguinte:


I. Dar preferência a defensivos menos danosos à saúde humana e à biodiversidade, e menos persistentes no meio ambiente.

II. Usar defensivo agrícola de boa qualidade, na dose recomendada, e se realmente necessário, isto é, se o nível de dano causado pela praga justificar o uso de defensivo.

III. Tomar todas as precauções para evitar a exposição de pessoas, animais e ambiente.

IV. Tomar os devidos cuidados ao armazenar e manusear defensivos e ao devolver suas embalagens.


A quantidade de itens corretos é:

Alternativas
Q2689895 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Todo defensivo agrícola no Brasil exibe no rótulo sua classificação toxicológica (potencial de risco à saúde humana) e sua classificação ambiental (potencial de risco ao meio ambiente). O agrotóxico de classe III é:

Alternativas
Q2689888 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Sobre a importância das micorrizas no equilíbrio nutricional das plantas, assinale a opção FALSA.

Alternativas
Q2688012 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Observe os itens a seguir sobre o processo reprodutivo das plantas.


I. No caso das plantas mais desenvolvidas, a reprodução sexuada ocorrerá mais frequentemente. Esses tipos de plantas possuem seu próprio sistema de reprodução sexuada, sendo que alguns deles são bastante complexos.

II. Na reprodução sexuada uma única célula se divide para formar duas células idênticas (células filhas). Já na reprodução assexuada, duas células se unirão e cada uma fornecerá metade de seu DNA para formar uma nova célula.

III. As plantas que produzem flores são dependentes de insetos e alguns tipos de animais para sua reprodução, pois, com a ajuda destes seres, os polens são transportados de uma flor a outra, garantindo assim, sua reprodução através da polinização.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2688011 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O (a) ______________ é uma estrutura que possui a função de proteger, conservar e garantir o desenvolvimento das sementes das plantas.

Assinale a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima.

Alternativas
Q2634840 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Assinale CORRETAMENTE a assertiva de acordo com a classificação das plantas:


(1) Briófitas.

(2) Pteridófitas.

(3) Gimnospermas.

(4) Angiospermas.


( ) São plantas vasculares que possuem raízes, caule, folhas, sementes, flores e frutos. Não necessitam de água para a reprodução, e a fase dominante do seu ciclo de vida é o esporófito. Nesse grupo temos cerca de 90% de todas as espécies de plantas do planeta. Como representantes, podemos citar as orquídeas, a mangueira, o abacateiro e o ipê.

( ) São plantas vasculares que apresentam raízes, caule, folhas e sementes. As sementes são nuas, pois não possuem frutos envolvendo-as. Nessas plantas também não são encontradas flores, sendo a estrutura reprodutiva desse grupo chamada de estróbilo. Devido ao surgimento do tubo polínico, não necessitam de água para a reprodução. A fase dominante do seu ciclo de vida é o esporófito. Como representantes, podemos citar os pinheiros e as araucárias.

( ) São plantas avasculares e que não possuem caule, folhas ou raízes verdadeiras. A presença de flores, sementes e frutos também não é observada. Dependem da água para a reprodução. A fase dominante do seu ciclo de vida é o gametófito. São exemplos de briófitas: musgos, antóceros e hepáticas.

( ) São plantas vasculares que não produzem flores, sementes ou frutos. Possuem raízes, caule e folhas verdadeiras. Dependem da água para a reprodução. A fase dominante do seu ciclo de vida é o esporófito. Como exemplo, temos as samambaias e avencas.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Q2582767 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) têm ganhado importância e representatividade entre consumidores, para consumo in natura e/ou como temperos. São exemplos de PANCs: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: B
5: A
6: A
7: D
8: B
9: D
10: C
11: A
12: E
13: A
14: D
15: A
16: B
17: C
18: B
19: A
20: A