Questões de Concurso
Sobre pedologia em engenharia agronômica (agronomia)
Foram encontradas 549 questões
Coluna 1
1. Degradação física.
2. Degradação química.
3. Degradação biológica.
4. Degradação pela mineração.
Coluna 2
( ) É caracterizada por processos como erosão, desertificação e compactação.
( ) A perda gradativa da matéria orgânica do solo é o principal exemplo desse tipo de degradação.
( ) O aumento da atividade de íons hidrogênio e de íons de alumínio são indicadores fundamentais desse tipo de degradação.
( ) Esse tipo de degradação tem a pirita como um exemplo de contaminante, quando exposta ao ambiente.
( ) A redução na produtividade das culturas relacionada à compactação do solo é um reflexo desse tipo de degradação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O tipo de amostrador de solo depende do tipo de solo, grau de compactação e teor de umidade.
II. Em sistema de plantio direto, não é recomendada a utilização de trado de rosca ou trado holandês.
III. Em áreas com preparo convencional de solo (aração, gradagem etc.), qualquer tipo de amostrador é passível de uso.
IV. A pá de corte é o amostrador mais versátil de todos. Entretanto, é o que demanda maior tempo de coleta, o que limita seu uso para amostragens de grandes áreas.
Quais estão corretas?
Ela mostra a análise química de um perfil de solo. Sabe-se que outras determinações, comuns nas análises de solos, como capacidade de troca de cátions (CTC), saturação por bases, saturação por alumínio, entre outras, são obtidas a partir dos dados do complexo de troca. Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir.
1) O pH desse solo é ácido e precisa de correção de acidez para ser cultivado.
2) A CTC desse solo é abaixo de 8,0 cmolc/kg em todo o perfil.
3) Esse perfil de solo é distrófico e álico (saturação por alumínio maior ou igual a 50%) em todo o perfil.
4) Pelas propriedades químicas, essa análise pode ser de um Luvissolo.
Está(ão) correta(s), apenas:
I. Os solos tropicais são mais profundos e mais quentes. Possuem mais alumínio que sílica e apresentam uma capacidade de troca catiônica – CTC- menor que os solos formados em clima temperado.
II. Nos solos tropicais, a decomposição da matéria orgânica é mais rápida e as plantas absorvem mais água em comparação aos solos de clima temperado.
III. Nas regiões de solos tropicais, encontram-se os seguintes solos: Lateríticos, Saprolíticos e Transportados
IV. Grande parte das peculiaridades dos solos tropicais é atribuída às condições climáticas vigentes nas áreas em que eles se situam ou na ocasião de sua evolução. Alguns solos tropicais ocorrem, atualmente, em áreas de clima não tipicamente tropicais, estando, portanto, em fase de transformação para se adaptar às novas condições climáticas
Estão CORRETA(S):
Sobre o Latossolos, é CORRETO afirmar que:
I. São formados pelo processo denominado latolização que consiste basicamente na remoção da sílica e das bases do perfil (Ca2+, Mg2+, K+ etc), após transformação dos minerais primários constituintes.
II. São definidas sete diferentes classes de latossolo, diferenciadas com base na combinação de características com teor de Fe2O3, cor do solo e relação Ki (SiO2/Al2O3).
III. São solos minerais, não-hidromórficos, profundos (normalmente superiores a 2 m), horizontes B muito espesso (> 50 cm) com sequência de horizontes A, B e C pouco diferenciados; as cores variam de vermelhas muito escuras a amareladas, geralmente escuras no A, vivas no B e mais claras no C. A sílica (SiO2) e as bases trocáveis (em particular Ca, Mg e K) são removidas do sistema, levando ao enriquecimento com óxidos de ferro e de alumínio que são agentes agregantes, dando à massa do solo aspecto maciço poroso; apresentam estrutura granular muito pequena; são macios quando secos e altamente friáveis quando úmidos.
IV. Apresentam teor de silte inferior a 20% e argila variando entre 15% e 80%. São solos com alta permeabilidade à água, podendo ser trabalhados em grande amplitude de umidade.
Estão CORRETAS:
I. Trata-se de um processo lento que demora centenas ou até milhares de anos para completar-se, dependendo quase que totalmente de fatores externos, como o clima, a água e até os ventos.
II. Operacionaliza-se a partir da transformação das rochas, que, por isso, são chamadas de “rochas mães”, uma vez que as suas características definirão também as características químicas e minerais dos solos delas provenientes.
III. O principal processo responsável pela formação dos solos é o intemperismo.
IV. Depois dessa desagregação ou decomposição das rochas em partículas, que são chamadas de sedimentos, temos a atividade realizada pelos organismos vivos, que operam processos de ordem físico-química, como o crescimento de líquens que liberam substâncias que dão novos tipos de composição orgânica.
Estão CORRETA(S):
Sabe-se que a matéria orgânica é indispensável para a manutenção da micro e mesovida do solo. Sobre a matéria orgânica é INCORRETO afirmar que:
O balanço hídrico é um sistema contábil de monitoramento da água do solo e resulta da aplicação do princípio de conservação de massa para a água num volume de solo vegetado. Considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O balanço hídrico normal ou climatológico é freqüentemente apresentado na escala mensal e para um “ano médio”, de maneira cíclica. Constitui-se em importante ferramenta para o planejamento agrícola, caracterização climática de uma região, servindo de subsídio para a determinação da melhor época e tipo de manejo da exploração agrícola.
II. O balanço hídrico normal ou climatológico permite acompanhar a disponibilidade de água no solo no momento de seu cálculo, podendo ser a escala de tempo compatível com as tomadas de decisões, ou seja, diária, semanal, decendial ou mensal.
III. Além do balanço hídrico do solo também é possível realizar um balanço hídrico para a planta, elaborando a contabilidade entre os ganhos e perdas de água. A variação do armazenamento é conseqüência da defasagem temporal entre a absorção de água e a perda na fase de vapor pela planta, que conduz ao desenvolvimento de déficits hídricos internos à curto e a longo prazo.
Sobre o sistema de plantio direto, é CORRETO afirmar.
Numere a coluna B pela coluna A, observando suas funções dos micronutrientes.
COLUNA A
I. Boro.
II. Cobre.
III. Molibdênio.
IV. Manganês.
V. Zinco.
COLUNA B
( ) Componente e ativador de enzimas, metabolismo de carboidratos e proteínas, de fosfatos e também na formação de auxinas, RNA e ribossomas.
( ) Processos de oxirredução, fotossíntese, metabolismo de ácidos orgânicos.
( ) Fixação do N2 atmosférico e ativação enzimática, principalmente com as enzimas nitrogenases e redução do nitrato.
( ) Metabolismo de carboidratos e transporte de açúcares através das membranas; síntese de ácidos nucleicos (DNA e RNA) e de fitohormônios; formação de paredes celulares; divisão celular.
( ) Enzimas participam de muitos processos fisiológicos como fotossíntese, respiração, distribuição de carboidratos, redução e fixação de nitrogênio, metabolismo de proteínas e da parede celular.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre os processos de formação do solo, é correto afirmar que:
Em Santa Catarina, os solos da ordem Latossolo têm grande expressão geográfica e são intensamente utilizados na agricultura.
Sobre esse tema, a alternativa correta é:
Os termos Chernossolo e Luvissolo identificam tipos de solos, em nível de ordem, do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.
Com relação às principais diferenças entre solos dessas ordens, assinale a alternativa correta
É correto afirmar que o Pinus elliottii variedade elliotti:
A Associação dos Moradores do Condomínio do Sol Vermelho, entidade civil representativa dos adquirentes dos lotes, deseja requerer regularmente o parcelamento do solo da área privada, sem que haja estudos de impacto ambiental na área. O parcelador Alberto não deseja a regularização.
Nessa situação hipotética, o parcelamento