Questões de Concurso
Comentadas sobre pedologia em engenharia agronômica (agronomia)
Foram encontradas 77 questões
Coluna 1
1. Degradação física.
2. Degradação química.
3. Degradação biológica.
4. Degradação pela mineração.
Coluna 2
( ) É caracterizada por processos como erosão, desertificação e compactação.
( ) A perda gradativa da matéria orgânica do solo é o principal exemplo desse tipo de degradação.
( ) O aumento da atividade de íons hidrogênio e de íons de alumínio são indicadores fundamentais desse tipo de degradação.
( ) Esse tipo de degradação tem a pirita como um exemplo de contaminante, quando exposta ao ambiente.
( ) A redução na produtividade das culturas relacionada à compactação do solo é um reflexo desse tipo de degradação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Trata-se de um processo lento que demora centenas ou até milhares de anos para completar-se, dependendo quase que totalmente de fatores externos, como o clima, a água e até os ventos.
II. Operacionaliza-se a partir da transformação das rochas, que, por isso, são chamadas de “rochas mães”, uma vez que as suas características definirão também as características químicas e minerais dos solos delas provenientes.
III. O principal processo responsável pela formação dos solos é o intemperismo.
IV. Depois dessa desagregação ou decomposição das rochas em partículas, que são chamadas de sedimentos, temos a atividade realizada pelos organismos vivos, que operam processos de ordem físico-química, como o crescimento de líquens que liberam substâncias que dão novos tipos de composição orgânica.
Estão CORRETA(S):
Sobre os processos de formação do solo, é correto afirmar que:
Em Santa Catarina, os solos da ordem Latossolo têm grande expressão geográfica e são intensamente utilizados na agricultura.
Sobre esse tema, a alternativa correta é:
Qual a ciência que trata da origem, morfologia, distribuição, mapeamento e classificação dos solos?
De acordo com os horizontes que compõem o perfil de um solo, estão os horizontes B, as características abaixo se referem, especificamente, a qual tipo horizonte B?
“É um horizonte mineral subsuperficial, cujos constituintes evidenciam avançado estágio de intemperização, explícito pela alteração completa dos minerais primários menos resistentes ao intemperismo e/ou minerais de argila 2:1, seguida de intensa dessilicificação, lixiviação de bases e concentração residual de sesquióxidos, argila do tipo 1:1 e minerais primários resistentes ao intemperismo. Em geral, é constituído por quantidades variáveis de óxidos de ferro e de alumínio, minerais de argila 1:1, quartzo e outros minerais mais resistentes ao intemperismo, podendo haver a predominância de quaisquer desses materiais.”
Segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, os argissolos são aqueles em que se encontra comumente o horizonte diagnóstico:
Solos que se apresentam muito evoluídos, em estágio avançado de intemperização, profundos, bem drenados, demonstrando inexpressividade no incremento de argila do horizonte A para o B são característicos da seguinte classe:
A acidez do solo constitui um dos problemas mais importantes para a agricultura de vastas regiões tropicais e subtropicais. No Brasil, áreas enormes, e muitas delas de importância agrícola elevada, são representadas por terrenos ácidos.
MELLO, F.A.F.; BRASIL SOBRINHO, M.O.C.; ARZOLLA, S.; SILVEIRA, R.I.; COBRA NETTO, A.; KIEHL, J.C. Fertilidade do solo. São Paulo: Nobel, 1983. 400 p.
Marque a opção que indica os tipos de acidez do solo:
A cobertura do solo com restos de cultura (cobertura morta) é uma das mais eficientes práticas de controle da erosão que consiste no uso de restos culturais ou de massa vegetal (palha ou outras partes do vegetal) sobre a superfície do solo, com a intenção de diminuir a influência dos elementos promotores dos processos erosivos e outros que provoquem o desgaste do solo.
BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. 8. ed. São Paulo: Icone, 2012. 355 p.
Analise as seguintes afirmativas sobre as vantagens da cobertura morta e em seguida marque a opção correta.
I. Protege o solo contra os tratos culturais;
II. Aumenta a resistência do solo aos processos erosivos;
III. Incorpora matéria orgânica no solo;
IV. Aumenta a temperatura do solo.
Estão corretas:
A fruticultura comumente é desenvolvida em áreas com declives acentuados, exigindo a adoção de cuidados especiais para a conservação do solo, principalmente no primeiro ciclo das culturas, quando o solo permanece descoberto durante grande parte do ano. Nesse caso faz-se necessário adotar medidas preventivas, são elas:
I-evitar que a água da chuva escorra com velocidade, provocando _____ e empobrecimento do solo;
II-_______ como o plantio em curvas de nível e uso de renques de vegetação;
IlI - feijão-de-porco, crotalária, leucena e outras leguminosas servem de ________;
IV-capim seco, casca de arroz, maravalha, serragem, bagaço de cana e outros servem de ______.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os trechos das medidas preventivas:
Um solo maduro, bem profundo, poroso e desenvolvido, tem alta capacidade de infiltração de água e grande potencial de produzir grãos, pastagens, frutas e madeira, além de abrigar florestas nativas, é características dos:
As técnicas de conservação do solo desempenham um papel crucial na agricultura sustentável, visando preservar a qualidade do solo e promover a produtividade das culturas. Assinale a alternativa que descreve corretamente o propósito do terraceamento e sua relação com a conservação do solo.
A desagregação do solo é causada pelo:
“É um processo físico da desagregação, transporte e deposição do solo(...)”
O texto refere-se à:
A fixação biológica de nitrogênio - FBN é um processo de associação simbiótica entre plantas e bactérias diazotróficas. Ela tem sido explorada, nos sistemas agrícolas e silviculturais, a partir do uso de inoculantes específicos contribuindo, também, para a saúde do solo. E, observa-se que, nos solos arenosos a FBN assume uma importância significativa, pois esses solos