Questões de Concurso Sobre silvicultura em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 114 questões

Q3061128 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um silvicultor procurou assistência técnica para obter informações sobre o manejo de uma floresta de eucalipto, na qual deseja produzir toras de madeira, e relatou que a floresta apresenta certa desuniformidade; porém, se localiza em área de fácil acesso. São práticas de manejo que devem ser recomendadas para esse silvicultor:
Alternativas
Q3019245 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A silvicultura é dividida em duas partes, que são: 
Alternativas
Ano: 2007 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: ADEAL Prova: COPEVE-UFAL - 2007 - ADEAL - Contador |
Q2946855 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considerando as seguintes atividades rurais,


I. a venda de sêmen de reprodutor e produção de embriões em geral, alevinos e girinos em propriedade rural, independentemente de sua destinação.

II. o cultivo de florestas que se destinem ao corte para o consumo.

III. o cultivo de florestas que se destinem ao corte para a industrialização.

IV. o cultivo de florestas que se destinem ao corte para a comercialização.

V. extração e exploração vegetal e animal.


verifica-se que

Alternativas
Q2931370 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A Agroecologia integra e articula conhecimentos de diferentes ciências, inclusive o saber popular, permitindo o desenho de novas estratégias para o desenvolvimento rural e de estilos de agriculturas sustentáveis, numa abordagem transdisciplinar e holística. Nessa perspectiva, todas as alternativas a seguir referem-se à agroecologia, exceto:

Alternativas
Q2761629 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Os tratos silviculturais são as práticas necessárias para favorecer o adequado desenvolvimento das árvores e o máximo rendimento de madeira, principalmente em sistemas de plantio que visam à produção de madeira para serraria. Neste contexto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2761624 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O Brasil é um dos maiores produtores de floresta do mundo com uma área de aproximadamente 7 milhões de hectares, sendo que o estado de Minas Gerais lidera em área plantada, contando 1,49 milhão de hectares, seguido por São Paulo, com 1,18 milhão, Paraná, 817 mil, Bahia 616 mil e Santa Catarina com 645 mil hectares. Juntos, estes estados abrangem 72% da superfície nacional de florestas plantadas. Essas florestas são compostas principalmente de Pinus e Eucalipto e exercem importantes funções, exceto:

Alternativas
Q2761615 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Um estudante de agronomia encontrou algumas anotações na mesa de seu professor:

Árvore perenifólia, de aspecto original e contrastante com as demais árvores do Sul do Brasil, com 10 a 35 m de altura e 50 a 120 cm de DAP, atingindo excepcionalmente 50m de altura e 250 cm ou mais de DAP, na idade adulta. O tronco é reto. Fuste de aproximadamente 20 m, com copa alta, estratificada e múltipla, caliciforme ou em forma de taça, nas árvores mais velhas e cônica nas mais jovens. Casca externa de cor marrom-arroxeada, persistente, áspera, rugosa, desprendendo-se em lâmina na parte superior do fuste. Sementes têm origem nas brácteas do amentilho feminino, desenvolvendo-se a partir de óvulos nus, geralmente com tegumento duro e endosperma abundante. Elas são carnosas, conhecidas como pinhões, tendo 3 a 8 cm de comprimento, por 1 a 2,5 cm de largura e peso médio de 8,7g, obovada-oblonga, com ápice terminando com um espinho achatado, e curvo para a base.


Essas anotações referem-se à árvore:

Alternativas
Q2761612 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Sucessão ecológica pode ser definida como um processo ordenado de mudanças no ecossistema, resultante da modificação do ambiente físico pela comunidade biológica, culminando em um tipo de ecossistema persistente – o clímax. Considerando este conceito, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Q2736496 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Em uma área de 70 hectares foi plantado um povoamento de Eucalipto cuja idade atual é de 7 anos e uma produção total com volume de 14.700 m³. Quando esse mesmo povoamento tinha 6 anos de idade, a sua produção total era um volume de 14.000 m³. A respeito desse povoamento é correto afirmar que o:

Alternativas
Q2736486 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A cubagem rigorosa baseia-se na medição sucessiva de diâmetros ao longo do fuste com seções de comprimentos iguais ou não para obtenção do volume real da árvore. Os métodos de cubagem rigorosa podem ser divididos em:

Alternativas
Q2690937 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas seguintes:


I-_________ : realizada no viveiro, com a finalidade de se obter mudas com padrão ideal para plantio no meio urbano, utilizando-se tesoura de poda para o corte de ramos de até 15 mm de diâmetro.

lI- _____________ : realizada sistematicamente durante a fase de desenvolvimento da árvore com o objetivo de adequar a copa ao espaço disponível, eliminando-se ramos que dificultem a passagem de pedestres e veiculas.

IlI- ___________: consiste na eliminação de ramos necrosados, defeituosos, lascados, quebrados ou atacados por pragas, entre estas as ervas-de-passarinho.

IV- _________ : também conhecida como poda amamentai, visa transformar a copa em figuras geométricas ou representativas de animais ou símbolos, alterando a forma específica ou original.

Alternativas
Q2582242 Engenharia Agronômica (Agronomia)

“São os sistemas de exploração integradas de culturas agrícolas e espécies florestais.”


O texto acima refere-se à:

Alternativas
Q2580894 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Os sistemas silvipastoris são abordagens inovadoras e sustentáveis para a gestão de terras agrícolas, especialmente em áreas tropicais, devido aos seus inúmeros benefícios ambientais, sociais e econômicos. Dentre os benefícios proporcionados por esse sistema, destaca-se

Alternativas
Q2558112 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente.


O método mais comum de colheita de algodão em larga escala é a colheita mecanizada, onde máquinas especializadas, chamadas colheitadeiras de algodão, colhem os capulhos das plantas de forma eficiente e rápida. A colheita manual é menos comum devido ao alto custo de mão de obra e à necessidade de produtividade.

Alternativas
Q2503894 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Para o cultivo de eucalipto, algumas operações preparatórias do plantio das mudas podem ser antecipadas, aproveitando dias ensolarados, condições de solo mais secas e disponibilidade de mão de obra. Tais operações são:
I. Demarcação das linhas de plantio e das covas. II. Sulcagem das linhas de plantio. III. Controle de formigas. IV. Adubação de cobertura.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2471754 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Marque, dentre as alternativas abaixo, os principais objetivos do produtor rural ao plantar espécies florestais em solos de baixa fertilidade e elevada acidez: 
Alternativas
Q2466482 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Julgue o item que se segue, em relação aos sistemas silviculturais. 

Os sistemas silvipastoris proporcionam inúmeros benefícios, muitos dos quais estão ligados aos serviços ecossistêmicos, que incluem a restauração e reabilitação ecológica, a conservação do meio ambiente e até mesmo serviços de provisão que resultam em melhorias na lucratividade.
Alternativas
Q2466481 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item que se segue, em relação aos sistemas silviculturais.  


As árvores são irrelevantes na recuperação das funções ecológicas de ecossistemas degradados ou perturbados visto que elas impedem o restabelecimento de boa parte das relações entre plantas e animais.

Alternativas
Q2466480 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item que se segue, em relação aos sistemas silviculturais.  


Os sistemas agroflorestais desempenham um papel significativo como opção de produção, equilibrando a disponibilidade de produtos agrícolas e florestais, ao mesmo tempo que fornecem serviços ambientais.

Alternativas
Q2466479 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca das técnicas comumente usadas na silvicultura, julgue o item a seguir.


O preparo do solo é uma técnica comumente usada na silvicultura para melhorar a qualidade do solo e promover o crescimento saudável das árvores.

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: A
5: B
6: D
7: B
8: C
9: B
10: D
11: A
12: C
13: A
14: C
15: D
16: B
17: C
18: E
19: C
20: C