Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) - Tecnologia e Produção de Sementes Agrícolas para Concurso
Foram encontradas 217 questões
As técnicas de cultura in vitro são cada vez mais comuns na produção de mudas de espécies utilizadas para florestamentos e reflorestamentos e na agricultura de um modo geral. Para realizar com eficiência a cultura in vitro é preciso conhecer a importância que alguns reguladores do crescimento desempenham dentro da planta. Em relação aos reguladores do crescimento vegetais utilizados nos meios de cultura para a produção de mudas a partir da cultura in vitro, podemos afirmar:
Na secagem de grãos, em silo completamente cheio, a altura da camada de grãos não pode ser superior a 5,30 m para que:
Nas mesmas condições, a secagem da soja se dá mais rápida que a secagem do milho e muito mais rápida do que a do arroz, em função:
A organização da produção de sementes do Brasil teve o seu primeiro marco legal em 1965. De lá para cá alterações foram realizadas, quando surgiu um fato novo que obrigou uma revisão em todo o sistema de sementes no país: Lei de Proteção de Cultivares. Essa Lei extingue a classe de semente fiscalizada, onde não existia um controle das gerações e passa a reconhecer, dentro do sistema de certificação, novas classes de sementes. Identifique abaixo a seqüência correta desta nova classificação de sementes.
Durante o armazenamento, as sementes podem sofrer a ação danosa de vários fatores externos, acarretando graves prejuízos à sua qualidade. Dentre esses fatores, dois grupos de fungos, denominados fungos de armazenamento, destacam-se por provocarem redução da germinação, descoloração do tegumento, alterações bioquímicas, produção de toxinas e redução do peso da semente. Esses fungos são espécies dos gêneros:
Nos processos tecnológicos de sementes, a dormência determinada pelos envoltórios tem influência direta sobre os seguintes eventos em relação ao embrião:
A propagação de espécies florestais pela via seminal requer conhecimentos sobre características morfológicas e fisiológicas das sementes, bem como da forma de dispersão das sementes de cada espécie. Sobre propagação de espécies florestais por sementes, marque a alternativa CORRETA.
O cultivo em ambiente protegido é um sistema de produção agrícola em expansão no Brasil, tendo inicialmente grande aplicação na produção de mudas e, depois, sendo adotado na produção de espécies como hortaliças e frutíferas. Em relação às desvantagens do cultivo protegido, analise as afirmativas a seguir.
I. Custo de implantação alto.
II. Aumenta o ciclo da planta.
III. Dificulta a rotação de áreas de cultivo.
IV. Indicado apenas para regiões de altas altitudes.
V. Não recomendado para regiões de altas latitudes.
São desvantagens do cultivo protegido o que se afirma em:
A respeito do teste de tetrazólio, é CORRETO afirmar que:
Os agricultores familiares e suas entidades representativas são considerados os verdadeiros responsáveis pela manutenção e conservação das sementes de cultivares crioulas. Sobre as sementes crioulas é CORRETO afirmar:
O condicionamento osmótico de sementes (seed priming) tem sido utilizado, principalmente em espécies que apresentam sementes pequenas, como hortaliças e flores. O tratamento baseia-se na hidratação das sementes em solução osmótica, sob condições controladas, seguida da secagem das mesmas até o grau de umidade inicial. São os principais objetivos desta técnica:
O conhecimento da biologia floral e das particularidades da polinização influencia na escolha do método de melhoramento aplicável à espécie e nas técnicas de produção de sementes. Neste sentido, marque a opção que contém o mecanismo que favorece a alogamia e a autogamia, respectivamente:
Em se tratando das condições ideais de armazenamento, as sementes ortodoxas são aquelas que podem ser armazenadas a baixas temperaturas, por longos períodos de tempo, uma vez que são submetidas a processo de secagem, após o que apresentam teores de umidade abaixo de:
A apomixia é a produção de sementes e propágulos vegetativos por meios assexuais. As principais características da apomixia são:
I. a reprodução assexual é substituída pela sexual.
II. ocorre em partes da planta normalmente relacionadas com o processo sexual (flor).
III. ocorre com núcleo reprodutivo.
É verdadeiro o que se afirma em:
A multiplicação via sementes de espécies cultivadas é fundamental para a agricultura. Contudo, diversas espécies cultivadas apresentam sementes que, mesmo sendo viáveis, podem não germinar. Isso traz uma série de implicações práticas, por exemplo, dificuldade de assegurar uma determinada densidade de plantio em campo ou estabelecimento de plântulas em viveiros. Existem dois fenômenos que podem explicar o porquê de algumas sementes, mesmo viáveis, não germinarem: a dormência e a quiescência. Com relação a esses dois fenômenos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Quiescência é um estado de repouso que, estando viável a semente, é facilmente superável com o fornecimento de condições ambientais necessárias.
( ) A dormência primária se instala na fase de maturação da semente, sendo um fenômeno geneticamente programado para surgir, ou seja, é uma característica de determinada espécie.
( ) A dormência secundária pode ocorrer durante ou após a maturação, sendo induzida por algum fator ambiental.
( ) Os três principais mecanismos da dormência de sementes são: controle de entrada de água no interior da semente, controle do desenvolvimento do eixo embrionário e controle do equilíbrio de substâncias promotoras e inibidoras do crescimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.