Questões de Auditoria de Obras Públicas - Destino Final de Resíduos Sólidos para Concurso

Foram encontradas 90 questões

Q2477783 Auditoria de Obras Públicas
Assinale entre as alternativas abaixo a que apresenta um tipo de lixo que deve ser destinado à incineração.
Alternativas
Q2160680 Auditoria de Obras Públicas
A necessidade da gestão e manejo corretos dos resíduos da construção civil, de forma a tornar viáveis destinos mais nobres para os resíduos gerados nesta atividade, resultou no estabelecimento da Resolução nº 307/2002, pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). O item 6 da NBR 15113 – Resíduos sólidos da construção civil e resíduos inertes –Aterros –Diretrizes para projeto, implantação e operação, dispõe sobre as condições gerais para projeto. Diante do exposto, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2132897 Auditoria de Obras Públicas
Os resíduos de construção e demolição (RCD) têm capacidade de degradar o ambiente em razão de interagirem com diversos aspectos ambientais, como o meio físico, o biota, o meio antrópico, a saúde e o bem-estar. A má gestão pode causar, dentre outros fatores, a proliferação de vetores, acidentes de trabalho, obstrução de drenagens, contaminação do solo e da água subterrânea e inviabilização de reciclagem de materiais. A efetividade da gestão dessa modalidade de resíduo depende de fatores que estão relacionados aos indicadores de sustentabilidade: (I) geração de RCD; (II) desempenho econômico; (III) desempenho ambiental e (IV) desempenho social. Nesse contexto, assinale a alternativa que contém exemplos de indicadores em cada um dos eixos citados, respectivamente.
Alternativas
Q2107410 Auditoria de Obras Públicas
A respeito do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, analise as assertivas a seguir:
I. A elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é responsabilidade exclusiva da União, dos Estados e dos Municípios. II. O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é parte integrante do processo de licenciamento ambiental do empreendimento ou atividade pelo órgão competente do Sisnama. III. Para a elaboração, implementação, operacionalização e monitoramento de todas as etapas do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, nelas incluído o controle da disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, será designado responsável técnico devidamente habilitado.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2107405 Auditoria de Obras Públicas
De acordo com a Resolução CONAMA nº 307/2002, os resíduos da construção civil deverão ser classificados em Classe A, Classe B, Classe C e Classe D. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo: 
1. Classe A: são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados. 2. Classe B: são os resíduos recicláveis para outras destinações. 3. Classe B: são resíduos como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e gesso. 4. Classe C: são os resíduos perigosos oriundos do processo de construção ou aqueles contaminados ou prejudiciais à saúde oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros, bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde. 5. Classe D: são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Q2101055 Auditoria de Obras Públicas
O aterro de resíduos da construção civil e de resíduos inertes é a área onde são empregadas técnicas de disposição de resíduos da construção civil classe A, conforme classificação da Resolução CONAMA nº 307, e resíduos inertes no solo, visando à reservação de materiais segregados, de forma a possibilitar o uso futuro dos materiais e/ou futura utilização da área, conforme princípios de engenharia para confiná-los ao menor volume possível, sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente. Em relação à proteção das águas subterrâneas e superficiais, segundo a NBR 15113:2004 – Resíduos sólidos da construção civil e resíduos inertes – Aterros – Diretrizes para projeto, implantação e operação, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2074084 Auditoria de Obras Públicas
Lixo gerado, na construção civil, chamados de entulhos, os resíduos biológicos, químicos ou rejeitos radioativos, provenientes de equipamentos usados no serviço de saúde e o lixo industrial formado por resíduos corrosivos, inflamáveis, tóxicos etc.
O texto, acima, se refere a: 
Alternativas
Q2057607 Auditoria de Obras Públicas
Resíduos sólidos oriundos das atividades de construção civil, reformas e demolições de edificações exigem, para o seu correto manejo, uma classificação de seus componentes, porque deverão exigir soluções diferenciadas, para se preservar o meio ambiente. Três dessas classes de resíduos, integrantes da classificação definida pela Resolução CONAMA 307, incluem, cada uma, os seguintes itens:
• Peças de amianto, desintegradas em processos de demolição. • Cacos de telhas cerâmicas, e • Embalagens plásticas como sacos plásticos e plásticos bolha.
Essas classes são, respectivamente:
Alternativas
Q2057213 Auditoria de Obras Públicas
Para os efeitos da normativa de Resíduos sólidos , os resíduos são classificados como descrito nas alternativas abaixo, EXCETO:
Alternativas
Q2038310 Auditoria de Obras Públicas
Sobre as diretrizes para operação, a área de transbordo e triagem de resíduos da construção civil e resíduos volumosos (ATT) deve 
Alternativas
Q2038309 Auditoria de Obras Públicas
Os resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos e outros, ou aqueles contaminados oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros, são resíduos da classe 
Alternativas
Q2036579 Auditoria de Obras Públicas
Compostagem é uma técnica que reproduz e facilita o processo biológico natural de transformação da matéria orgânica por micro-organismos. O processo geral de compostagem pode ser dividido em três fases. A fase mesofílica, apresenta, dentre outras, a seguinte característica: 
Alternativas
Q2036577 Auditoria de Obras Públicas
O texto da Política Nacional de Resíduos Sólidos classifica os tipos de resíduos de acordo com a origem e a periculosidade. A Norma NBR-10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), classifica os resíduos em Classes, sendo que, os resíduos que não se decompõem ao serem dispostos no solo, são classificados como:
Alternativas
Q2030342 Auditoria de Obras Públicas
O aterro sanitário de resíduos sólidos urbanos é uma técnica de disposição de tais resíduos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais.
Com relação a esse processo de disposição de resíduos sólidos urbanos, é incorreto afirmar:
Alternativas
Q2030330 Auditoria de Obras Públicas
Mais de 70% dos municípios brasileiros possuem menos de 20 mil habitantes. Como o gerenciamento dos resíduos sólidos é atribuição da administração pública local, tal fato reforça as preocupações com os problemas ambientais urbanos dessas localidades.
Com relação ao sistema de limpeza urbana desses municípios de menor população, é incorreto afirmar:
Alternativas
Q2018342 Auditoria de Obras Públicas

Para destinação final do lixo urbano, vários tipos de tratamentos podem ser executados. Sobre esses tratamentos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.


( ) A pirólise é uma reação de decomposição térmica que ocorre por meio da exposição do lixo a altas temperaturas em ambiente desprovido ou com uma pequena quantidade de oxigênio.

( ) Na incineração, o lixo é submetido a temperaturas elevadas (acima de 900ºC), em um ambiente rico em oxigênio, por um período determinado, resultando na redução de sua massa e volume e na sua transformação em material inerte.

( ) Ao final do processo de compostagem, o composto (adubo) orgânico possui estrutura compacta, odor forte, temperatura acima daquela do ambiente em que se encontra e pH significativamente abaixo de 7.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2018267 Auditoria de Obras Públicas
A implementação de Planos de Gerenciamento Integrado de Resíduos da Construção Civil – PGIRCC deve ser uma meta não apenas da administração pública municipal ou estadual, mas também de toda empresa que esteja comprometida com a qualidade do meio ambiente de sua comunidade. A alternativa que NÃO apresenta itens fundamentais para os Planos de Gerenciamento é:
Alternativas
Q1999024 Auditoria de Obras Públicas
Sabemos que os resíduos da construção civil são provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc., comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha. Baseado nisso, qual a resolução do CONAMA estabelece diretrizes para a gestão dos resíduos gerados pela construção civil: 
Alternativas
Q1990502 Auditoria de Obras Públicas
Os resíduos da construção civil para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam sua reciclagem são classificados, de acordo com a resolução CONAMA No 307/2002, como classe
Alternativas
Q1982662 Auditoria de Obras Públicas

Dadas as afirmativas quanto à coleta, tratamento e disposição de resíduos sólidos,


I. Os equipamentos de coleta classificam-se em veículo coletor e caçamba estacionária ou contêiner.

II. Os resíduos não perigosos (classe II) são classificados em : inertes (classe II A) e não inertes (classe II B).

III. Toxicidade é a propriedade potencial que o agente tóxico possui de provocar, em maior ou menor grau, um efeito adverso em consequência de sua interação com o organismo.

IV. Os resíduos sólidos podem ser classificados conforme a origem: orgânico (exemplo: cascas de frutas) e inorgânico (exemplo: vidro).


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: D
5: A
6: A
7: A
8: C
9: B
10: D
11: D
12: B
13: D
14: C
15: C
16: A
17: C
18: A
19: C
20: C