Questões de Auditoria de Obras Públicas - Obras de Esgotamento Sanitário para Concurso

Foram encontradas 32 questões

Q2388580 Auditoria de Obras Públicas
Em pequenas comunidades rurais isoladas é usual adotar, para o tratamento inicial dos efluentes domésticos, uma fossa séptica prismática dimensionada segundo a NBR 7229/1993. Como, em geral, o efluente da fossa não atende aos padrões de lançamento final, é necessário um tratamento complementar dimensionado segundo a NBR 13.969/1997. Diversas são as possibilidades de lançamento final que podem estar disponíveis nessa comunidade rural.

Apresenta, respectivamente, uma forma de tratamento complementar e uma forma de destinação final possível para a fossa séptica:
Alternativas
Q1931769 Auditoria de Obras Públicas
Segundo a portaria IAP nº 256, de 16/09/2013, Art. 3°, §3º, para as Estações de Tratamento de Esgoto Sanitário (ETE´s) ficam estabelecidas as seguintes classes conforme o quadro abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

Analise a tabela acima e assinale alternativa correta. 
Alternativas
Q1925247 Auditoria de Obras Públicas
Analise as afirmações:
I- Esgoto doméstico corresponde ao despejo líquido resultante do uso da água para a higiene e necessidades fisiológicas humanas.
II- Esgoto industrial corresponde ao despejo líquido resultante dos processos industriais, respeitados os padrões de lançamento estabelecidos.
III- Contribuição fluvial parasitária corresponde a parcela de deflúvio superficial inevitavelmente absorvida pela rede coletora de esgoto sanitário.
Marque a alternativa correta sobre as afirmações anteriores: 
Alternativas
Q1912745 Auditoria de Obras Públicas
Considere as afirmativas relacionadas a Política Nacional de Saneamento Básico: Lei nº 11.445/2007. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( )O lixo originário de atividades comerciais, industriais e de serviços cuja responsabilidade pelo manejo não seja atribuída ao gerador pode, por decisão do poder público, ser considerado resíduo sólido urbano.
(     )Os recursos hídricos não integram os serviços públicos de saneamento básico.
(   )Constitui serviço público a ação de saneamento executada por meio de soluções individuais, desde que o usuário não dependa de terceiros para operar os serviços, bem como as ações e serviços de saneamento básico de responsabilidade privada, incluindo o manejo de resíduos de responsabilidade do gerador.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
Alternativas
Q1894786 Auditoria de Obras Públicas

Julgue o próximo item, relativos aos processos e graus de tratamento dos esgotos domésticos.


O processo de lodos ativados é aplicado na fase conhecida como tratamento preliminar, para a remoção dos sólidos grosseiros, principalmente. 

Alternativas
Q1881818 Auditoria de Obras Públicas
Em um aterro sanitário os instrumentos e procedimentos destinados a acompanhar o comportamento mecânico dos maciços, visando à avaliação das suas movimentações e condições gerais de estabilidade, denomina-se como:
Alternativas
Q1870094 Auditoria de Obras Públicas
Nos projetos de estações elevatórias de esgoto sanitário,
Alternativas
Q1804288 Auditoria de Obras Públicas
Na auditoria do projeto de um decantador retangular convencional de uma estação de tratamento de esgoto, verificou-se que a velocidade de sedimentação crítica vs, obtida de ensaios com cone de Imhoff, era 0,012 m/s.
Já havia sido definido pelo contratante que a velocidade de escoamento longitudinal Ve seria 0,05 m/s. O projeto arquitetônico, buscando uniformizar as fundações, definiu a altura do decantador em 3m e a largura em 6m. O terreno da ETE era suficiente para diversos arranjos de comprimento do reator.
Nesse caso, o menor comprimento do decantador projetado para obter uma remoção de 100% das partículas presentes na amostra do ensaio com cone deve ser de:
Alternativas
Q1804287 Auditoria de Obras Públicas
Uma fossa séptica possui um volume de 12,76m3 , dimensionado segundo a ABNT NBR 7229. Os parâmetros utilizados no dimensionamento foram: contribuição per capita de esgotos de 100 l / (hab.dia), o projetista usou um período de detenção dos esgotos “T” de 0,50 dias; uma taxa total de acumulação de lodo “K” de 97 dias; e uma contribuição de lodo fresco Lf de 1,0 l / (hab.dia).
Dessa forma, o projetista dimensionou essa fossa para atender a uma população de:
Alternativas
Q1689451 Auditoria de Obras Públicas
Nos projetos de redes coletoras enterradas de esgoto sanitário com tubos de PVC, funcionando sob pressão atmosférica, as câmaras dos poços de visita (PVs) devem possuir dimensão mínima em planta de
Alternativas
Q990050 Auditoria de Obras Públicas
A secagem natural do lodo proveniente de estações de tratamento de esgoto nem sempre ocorre, devido a fatores como quantidade elevada de lodo produzido e déficit de áreas. Nesses casos, a secagem do lodo é feita com equipamentos mecanizados. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Alternativas
Q771257 Auditoria de Obras Públicas

Com relação a topografia, operação e manutenção aplicadas ao esgotamento sanitário, julgue o item que se segue.


Nas ligações múltiplas, o sistema radial para ligação predial de esgotamento sanitário é utilizado caso a rede coletora esteja no leito carroçável; ao passo que o sistema ortogonal é indicado quando os Ts de ligação já tenham sido deixados em pontos predeterminados durante a execução da rede coletora.

Alternativas
Q766729 Auditoria de Obras Públicas
O aterro sanitário exige técnicas específicas, que incluem a seleção e o preparo da área, sua operação e monitoramento. Um aterro sanitário contém necessariamente, EXCETO:
Alternativas
Q741301 Auditoria de Obras Públicas

Em relação ao saneamento urbano e rural, julgue o item subsequente.

A privada higiênica do tipo fermentação é composta de uma única câmara, onde as excretas sofrem decomposição anaeróbia durante um período de tempo superior ao de sobrevivência de ovos de vermes, sendo essas condições biológicas adversas suficientes para eliminar bactérias patogênicas.

Alternativas
Q646652 Auditoria de Obras Públicas
Com base na legislação vigente, que estabelece diretrizes nacionais para a regulação, o planejamento e a prestação de serviços públicos de saneamento básico, julgue o próximo item.
Sempre que possível, a prestação de serviços públicos de saneamento básico será cobrada, com o propósito de assegurar a sustentabilidade econômico-financeira de tais serviços.
Alternativas
Q646651 Auditoria de Obras Públicas
Com base na legislação vigente, que estabelece diretrizes nacionais para a regulação, o planejamento e a prestação de serviços públicos de saneamento básico, julgue o próximo item.
De acordo com a legislação vigente, os titulares dos serviços públicos de saneamento básico não podem conceder a terceiros a prestação desses serviços.
Alternativas
Q622951 Auditoria de Obras Públicas
No que diz respeito ao saneamento básico urbano e rural, assinale a opção correta.
Alternativas
Q585679 Auditoria de Obras Públicas
Ainda com relação ao saneamento urbano e rural, assinale a opção correta.
Alternativas
Q585678 Auditoria de Obras Públicas
No que concerne ao saneamento urbano e rural, assinale a opção correta.
Alternativas
Q585674 Auditoria de Obras Públicas
Ainda a respeito de hidráulica e hidrologia aplicadas ao saneamento, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: E
6: C
7: C
8: C
9: B
10: C
11: D
12: E
13: E
14: E
15: C
16: E
17: B
18: C
19: A
20: D