Questões de Concurso
Sobre cobertura em engenharia civil
Foram encontradas 274 questões
De acordo com a NBR NBR 10844/1989, qual deve ser a declividade mínima das superfícies horizontais de laje, visando garantir o escoamento adequado até os pontos de drenagem?
A Figura 1 – representa um telhado com cobertura em telhas cerâmicas do tipo francesa.
Figura 1 - Telhado com cobertura em telhas cerâmicas do tipo francesa
Assinale a alternativa em que se apresenta a definição de cada número representado na Figura.
Assinale a alternativa que preenche, CORRETAMENTE, a lacuna do texto:
A cobertura de um telhado é formada por superfícies planas inclinadas que permitem um perfeito escoamento das águas e por linhas que servem de separação entre essas superfícies. Existe uma aresta inclinada, delimitada pelo encontro entre essas duas águas, que por sua formação é um divisor de águas, esta aresta possui o nome de:
Considere a figura, que representa a vista inferior de um telhado.
Assinale a alternativa que apresenta os elementos estruturais substituídos pelos cabos.
Nos projetos de telhado, as arestas inclinadas delimitadas pelo encontro entre duas águas, que formam ângulos reentrantes, constituindo captadores de águas pluviais, denominam-se
A cobertura deve, EXCETO:
A estrutura das cobertas de telhados tem como funções principais a sustentação e fixação das telhas e a transmissão dos esforços solicitantes para os elementos estruturais, para garantir a estabilidade da coberta. A estrutura da coberta pode ser dividida em:
O tipo de calha encontrado como no desenho abaixo entre dois panos de um telhado recebe o nome de:
Um determinado prédio tem projeção quadrada, e a laje de cobertura é plana e em nível com área de 100m². Caso o telhado a ser executado tenha somente água com 60 graus de declividade, qual a área total de telhas, sabendo que o beiral tem projeção horizontal de um metro em todos os lados?
Constitui elemento da vedação vertical, EXCETO:
Em uma cobertura, o oitão é
Peça de madeira disposta verticalmente, constituindo pilarete apoiado na laje de cobertura, sobre o qual se apóiam as vigas principais ou as terças é a definição de:
João começou a trabalhar em uma obra, e a primeira tarefa que o gestor dele passou foi organizar os projetos por tipos. Um deles é projeto de coberturas, que especifica:
A figura a seguir representa um telhado de duas águas e suas dimensões.
Figura: Telhado de duas águas e suas dimensões em m (metros).
Para o cálculo de drenagem da vazão de água da chuva que cai sobre o telhado, a Norma Técnica da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) “NBR 10844/1989 – Instalações prediais de águas pluviais” prescreve uma área de contribuição correspondente a cada uma das duas superfícies inclinadas, apresentadas na figura. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor desta área.
A planta de cobertura é uma representação da projeção superior da edificação em um plano horizontal. O desenho da planta de cobertura é uma composição de traços que delimitam o encontro dos diversos elementos que compõem o telhado. A esse respeito, observe na figura abaixo o elemento de número 02.
Figura: planta de cobertura
Sobre esse elemento, assinale a alternativa correta.
“Ponto do telhado é a altura da cumeeira, ou seja, é o ponto mais alto do telhado.”. Com base nisso, assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE o ponto do telhado de um vão de 8 metros, com inclinação de 30%, sendo que a cumeeira está no centro do vão:
Com base nas definições dos componentes de uma cobertura, assinale a alternativa INCORRETA.
O projeto de cobertura de uma edificação apresenta os elementos que têm a função de assegurar estanqueidade às águas pluviais e salubridade.
-
Assinale a alternativa que corresponde corretamente à aresta horizontal delimitada pelo encontro entre duas águas, geralmente localizada na parte mais alta do telhado.
Acerca das técnicas recomendadas para a execução de alvenarias e telhados, julgue o item a seguir.
Por meio da utilização de domos, é possível introduzir
aclaramento e ventilação naturais, através da cobertura de
uma edificação.