Questões de Concurso
Comentadas sobre estruturas em engenharia civil
Foram encontradas 1.096 questões
As chapas são construídas com aço carbono com tensão de escoamento de 250MPa e tensão última de 400MPa e solicitadas por uma carga de utilização variável de 100kN.
Desse modo, considerando o estado limite de ruptura da seção com furos e o escoamento das chapas, a menor espessura admissível para essas chapas é de, aproximadamente,
Sabendo que as duas barras possuem seção quadrada de lado 1cm e considerando que os módulos de elasticidade do aço e do cobre valem, respectivamente, 200GPa e 100GPa, a tensão normal atuante na barra de cobre vale
Esta terça, conforme ilustrada, submetida a um momento fletor em um eixo não condizente com os eixos de simetria xx e yy da peça, necessita, como principal cálculo, a verificação à:
De topo, por caldeamento, para diâmetro não menor do que mm.
De topo, com eletrodo, para diâmetro não menor do que mm.
As lacunas I e II são, correta e respectivamente, preenchidas por:
Para que o momento fletor da extremidade da esquerda seja 100 kN.m maior em valores absolutos que o da outra extremidade, a posição de cada uma das rótulas em relação à extremidade da esquerda será, respectivamente, de:
A seguir é apresentada uma composição de serviço (adaptada do SINAPI) de uma estrutura de madeira provisória para suporte de uma caixa d’água elevada de polietileno de 1000 litros para um canteiro de obras.
Sobre a composição apresentada, é correto afirmar que:
Os esforços normais nas barras EF e BC da treliça representada na figura são, respectivamente:
Dada a figura abaixo, pode-se afirmar que o momento fletor máximo na viga é de:
(Figura Retirada Do Livro, página 68 - Figura 1.34d SORIANO, H. L.; LIMA, S. de S. Análise de estruturas: método das forças e método dos deslocamentos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2006.)
Marque a sequência correta e respectiva dos graus de indeterminação estática de cada pórtico plano.
Obs.: o valor negativo da flecha indica deslocamento para baixo e valor positivo indica deslocamento para cima.
FIGURA RETIRADA DO LIVRO, Página 133 - Figura 3.21 BEER, F. P.; JOHNSTON JR., E. R. e DeWOLF J. T.; “Resistência dos Materiais”, Editora McGraw-Hill, São Paulo, 4 a edição, 2006, (ou edições anteriores: 2a edição 1982, 3a edição 1996).
Considerando as duas formas diferentes de rupturas que ocorreram nos dois corpos de prova, é correto afirmar:
(Adaptação Da Figura Retirada Do Livro #HIBBELER, R. C. – Mecânica para Engenharia – Estática Pearson Prentice Hall, 10ª Ed. 2005 .)
( ) A barra DF tem esforço nulo, assim como a barra HC.
( ) A barra GC está tracionada.
( ) As barras AB e BC têm esforços normais diferentes.
( ) A barra FC tem esforço nulo e a barra BH está comprimida.
Assinale a sequência correta.
A tabela a seguir contém os dados referentes ao consumo de materiais e mão de obra por metro quadrado do painel de vedação, incluídas as perdas. Considere os encargos sociais trabalhistas/ indenizatórios (totais) de 100% e o BDI de 30%.
Assinale o valor total em reais para dois metros quadrados do painel de vedação elevado.
Marque o valor correto, em MPa, da resistência característica à compressão estimada (fck,est) e a respectiva avaliação de aceitação ou rejeição do lote do concreto.
O caminho crítico dessa rede tem duração, em unidades de tempo, de:
(Fontes: Revista Adnorma e https://solucao.eng.br/ensaios-em-concretos.html)
Esses testes são utilizados para avaliar as resistências do concreto a