Questões de Concurso Sobre geotécnica em engenharia civil

Foram encontradas 306 questões

Q3181070 Engenharia Civil
A erosão é um processo natural que desgasta o solo e pode causar problemas como deslizamentos e perda de áreas férteis. O conserveiro precisa conhecer as causas da erosão e as práticas que ajudam a proteger o solo.

Sobre a contribuição para evitar a erosão do solo, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3167372 Engenharia Civil

Julgue o item subsecutivo, que se refere aos projetos e à execução de barragens e hidrelétricas.  


Em uma barragem de enrocamento com face de concreto, a zona formada pelo enrocamento em rocha não tem a função de impermeabilização, mas, sim, de compor parte do maciço para formar o conjunto estável da seção transversal zoneada da barragem. 

Alternativas
Q3163274 Engenharia Civil
O conceito de fator de segurança encontra-se na base dos cálculos da estabilidade dos taludes, sejam eles finitos ou infinitos. Tem como base o critério de ruptura de Coulumb, representando um resultado prático e objetivo na avaliação do movimento potencial de uma massa de solo ou de rocha. Deseja-se calcular o fator de segurança de um talude infinito, a partir de uma determinada profundidade e condições de sua geometria. A partir dos dados a seguir apresentados, calcule o fator de segurança procurado.
Dados:
Solo: Areno argiloso;
γ – peso específico do solo (kN/m3);
c – coesão do solo (kN/m2);
ϕ – ângulo de atrito interno (o);
z – profundidade da provável superfície de deslizamento (m);
i – ângulo da superfície provável de deslizamento (o);

Valores:
γ = 19,00;
c = 5,00;
ϕ = 32,5o ;
z = 6,00;
i = 30,0o ;
sen i = 0,50;
cos i = 0,86;
tg ϕ = 0,63;
FS = 2,00;

Fórmulas:
FS = [c + (γ*z*cos2 i*tg ϕ)]/(γ*Z*cosi*seni);
Alternativas
Q3163273 Engenharia Civil
Para garantir a estabilidade de muros de arrimo e outros tipos de contenção, faz-se necessário analisar e calcular a resistência desses elementos, solicitados pelo empuxo de terra. Um dos fatores a analisar se refere à resistência ao tombamento. A partir do projeto de um muro de arrimo em concreto armado por flexão, deseja-se saber se o mesmo oferece segurança e estabilidade ao esforço de tombamento. Suponha que o elemento contará com dispositivo de drenagem, não sendo necessário o cálculo de sua estabilidade ao empuxo hidráulico. A partir dos dados a seguir apresentados, calcule o fator de segurança do muro, ao tombamento. Na sequência, marque a alternativa correta. 
Dados:
Solo: Argilo siltoso;
γ – peso específico do solo (kN/m3);
γ’ – peso específico do solo saturado (kN/m3);
ϕ – ângulo de atrito interno do solo (o);
Muro tem seção retangular;
b – largura da sapata do muro (m);
bU – distância entre a extremidade da sapata e o paramento do muro;
b0 – largura do paramento do muro (m);
bS – largura do setor interno da sapata (m);
H – altura do paramento do muro (m);
h – altura da sapata do muro (m);
Ka – coeficiente de empuxo ativo;
KP – coeficiente de empuxo passivo;
γb – peso específico do concreto armado (kN/m3);
Ma – momento de tombamento (kN.m);
MP – momento devido ao empuxo passivo (kN.m);
Mb – momento devido ao peso próprio do muro (kN.m);
Ms – momento devido à parcela de solo sobre a sapata (kN.m);
F – fator de segurança;

Valores:
γ = 18,00;
γ’ = 8,00;
γb = 25,00;
ϕ = 27,5o;
Ka = 0,60;
kP = 1,65;
bU = 1,20;
b0 = 0,50;
bS = 1,80;
b = 3,50;
H = 4,00;
h = 0,40;

Fórmulas:
Ea = [Ka*(γ*H2 )/2];
EP = [KP*(γ*h2 )/2];
Ma = (Ea*H/3);
MP = (EP*h/3);
Mb (paramento) = (γb*b0/2);
Mb (sapata) = (γb*b/2);
Ms = [γ*(bS/2+b0+bu)];
b = bU + b0 + bs ;
Resistência ao tombamento:
F = (MP + ΣMb + Ms)/Ma > 2,00.

Alternativas
Q3163264 Engenharia Civil
Deseja-se saber a segurança de um muro de arrimo em relação ao esforço de deslizamento de sua fundação sobre um solo coesivo, que apresenta um valor de coesão não drenada. O muro será construído em concreto ciclópico, sendo que, por ser um muro de gravidade, parte da contribuição do esforço normal provém de seu peso. A partir dos dados a seguir, verifique a segurança do elemento construtivo em relação ao deslizamento e marque a alternativa correta.

Dados:

Solo: tipo coesivo silto-argiloso;
γc – peso específico do concreto ciclópico (kN/m3);
γs – peso específico do solo (kN/m3);
ϕ – ângulo de atrito interno (o);
Ka – coeficiente de empuxo ativo (Rankine);
KP – coeficiente de empuxo passivo (Rankine);
CU – coesão não drenada (kN/m);
b – comprimento unitário do muro (m);
h – altura do maciço do aterro (m);
h’ – altura do lado passivo da contenção(m);
T0 – esforço de atrito na base do muro (kN/m2);
ν – coeficiente de segurança ao deslizamento;
A – área da seção do muro (m2);

Valores:

γc = 23,00;
γS = 19,00;
ϕ = 30o ;
Ka = 0,33;
KP = 3,00;
CU = 20,00;
b = 1,00;
h = 10,00;
h’ = 2,50;
ν = 1,50;
A = 20,00.

Fórmulas:
Empuxo Ativo:
Ea = Ka*[γS*(h2 /2)];

Empuxo Passivo:
EP = KP*[γS*(h’2 /2)];

Peso unitário do muro:
PM = A*γC;

Força de atrito – resistência ao deslizamento:
T0 = (CU*b)+(0,6*PM);

Segurança ao deslizamento:
ν = (T0+EP)/Ea > 1,50.
Alternativas
Q3163259 Engenharia Civil
Chama-se compactação o processo mecânico, pelo qual, por aplicação de peso ou apiloamento, procura-se aumentar a densidade aparente de um solo lançado em um aterro. Os aterros compactados apresentam maior resistência e estabilidade, visto que, quanto maior for a energia empregada para compactar um solo, tanto maior será a densidade atingida. Sobre as premissas básicas aplicadas em um processo de compactação, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q3163258 Engenharia Civil
O limite de Liquidez é o teor de umidade de um solo, no qual ele tende a se comportar como um líquido viscoso. Foi definido por Atterberg, baseando-se no fato de que, quando um material é fluido, toma a forma do recipiente que o contém. É um ensaio de caracterização dos solos, normatizado pela NBR 6459. Arthur Casagrande padronizou esse ensaio, mecanizando o primeiro processo de Atterberg. Consiste em um aparelho provido de um recipiente em concha, de cobre, ligado a um suporte com manivela, a qual faz cair a cápsula sobre uma base padronizada de ebonite. Com um gabarito, corta-se uma ranhura na massa de solo colocada na concha. Girando-se a manivela, o excêntrico fará com que o recipiente se eleve a uma altura constante de 1,00 cm, caindo em seguida e se chocando com a base. O esforço do choque da concha na base, corresponde a um esforço de cisalhamento que leva o solo lateral à ranhura e a mover-se, fechando-a. O teor de umidade nesse estado corresponde ao LL ou limite de liquidez. Sobre o ensaio descrito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3160411 Engenharia Civil
Considere os seguintes índices físicos de um solo: volume de sólidos = 60 cm³, volume de vazios = 40 cm³ e massa específica dos sólidos = 2,65 g/cm³. Com base nesses dados, a porosidade desse solo é de:
Alternativas
Q3156280 Engenharia Civil
Em uma análise de estabilidade de taludes para um aterro sanitário, verificou-se que o fator de segurança era menor que 1,2, principalmente devido a condições de saturação do solo. Qual metodologia deve ser aplicada para recalcular a estabilidade considerando fluxos de percolação?
Alternativas
Q3135808 Engenharia Civil
Assinale V, para as alternativas verdadeiras, e F, para as alternativas falsas, relacionadas aos aspectos geotécnicos no planejamento e no projeto em arquitetura e urbanismo:

(__)A análise geotécnica é fundamental para determinar a capacidade de carga do solo, o que influencia diretamente na escolha da fundação das edificações.
(__)A investigação geotécnica não é necessária em áreas urbanas densamente construídas, pois o solo já foi previamente testado e suas características são conhecidas.
(__)O conhecimento dos aspectos geotécnicos, como a presença de lençóis freáticos, é essencial para evitar problemas de umidade e erosão nas construções.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo: 
Alternativas
Q3135629 Engenharia Civil
Em engenharia civil e geotécnica, compreender e controlar a porosidade é essencial para garantir o desempenho e a segurança de estruturas e fundações, principalmente em solos que necessitam de estabilização ou compactação adequada. Entende-se por porosidade:
Alternativas
Q3135628 Engenharia Civil
A compactação dos solos é essencial para garantir a estabilidade e a durabilidade de fundações, pavimentações e outras estruturas construídas sobre o solo compactado. Sobre compactação dos solos pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3085470 Engenharia Civil
Durante a execução de aterros, após acrescentar água, deve-se homogeneizar o solo até que atinja a umidade ótima e finalmente promover a compactação adequada.
Caso se adicione água em excesso, podem ocorrer deformações denominadas de
Alternativas
Q3079544 Engenharia Civil
Considerando as técnicas construtivas e etapas existentes para concepção e execução de uma obra de engenharia civil, qual das etapas a seguir é um dos principais ensaios para a definição das características de resistência do solo a ser trabalhado:
Alternativas
Q3063673 Engenharia Civil
Na natureza, ocorre o fenômeno de rios efêmeros, que se manifestam apenas em condições específicas, com a elevação do nível do lençol freático. As figuras abaixo apresentam o perfil geotécnico de uma região, em diferentes épocas do ano, sendo possível observar esse fenômeno. O perfil 01 representa o período de seca e o perfil 02 o período mais chuvoso.

Imagem associada para resolução da questão



A partir da análise das tensões atuantes no ponto A dos perfis geotécnicos, adotando o peso específico da água igual a 10 kN/m3 , julgue as seguintes afirmativas:

I. Para o perfil 01, a tensão efetiva vertical no ponto A é igual à soma das tensões verticais causadas pelas duas camadas de solo, resultando em 125,1 kPa.

II. Para o perfil 02, a tensão total vertical no ponto A é igual a 140,1 kPa.

III. A tensão efetiva vertical no ponto A é maior no perfil 02, em comparação ao perfil 01.

IV. Para o perfil 02, a pressão neutra (por opressão) no ponto A é igual a 80 kPa.

São corretas as afirmativas 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Engenheiro/Área: Civil |
Q3025403 Engenharia Civil

O resultado do ensaio granulométrico de um material arenoso é mostrado na planilha a seguir.


Q50.png (225×192)


O módulo de finura do material é igual a 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Engenheiro/Área: Civil |
Q3025402 Engenharia Civil
Para um material arenoso foram determinados os índices de vazios:
Máximo = 0,85; Mínimo = 0,40; Estado natural = 0,60.
O índice de compacidade relativa para esse material é igual a 
Alternativas
Q3022753 Engenharia Civil
O resultado das sondagens realizadas nos solos para estudo geotécnico é apresentado em desenhos que contêm o perfil individual de cada sondagem e/ou seções do subsolo. Esses desenhos deverão estar na escala vertical de:
Alternativas
Q2917976 Engenharia Civil

O emprego de geotêxteis nas obras de engenharia tem sido frequente. Uma gama de produtos está disponível no mercado, com características e funções bastante diferenciadas. Com relação à terminologia utilizada para caracterizar esses produtos e suas características principais, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2541065 Engenharia Civil
Para dimensionamento de fundações profundas, quanto a capacidade de carga vertical de estacas, tem-se o método semi empírico de Aoki Veloso, este método leva em consideração como parâmetro de cálculo o tipo da estaca, o perímetro da estaca, o tipo do solo (se arenoso, argiloso, siltoso, etc), e: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: A
5: C
6: D
7: A
8: A
9: A
10: D
11: C
12: B
13: B
14: D
15: D
16: C
17: B
18: C
19: B
20: B