Questões de Concurso Sobre hidráulica na engenharia civil em engenharia civil

Foram encontradas 1.494 questões

Q3308395 Engenharia Civil

Julgue o próximo item, acerca de terraplenagem e drenagem. 


No dimensionamento de bueiros tubulares em rodovias, a capacidade hidráulica deve ser determinada com base na equação de Manning, desconsiderando-se a rugosidade dos bueiros.

Alternativas
Q3306963 Engenharia Civil

Tendo como referência inicial a figura precedente, julgue o item subsequente, relativo ao subsistema de abastecimento de água.  


Na figura apresentada, a estrutura indicada pelo número 1 corresponde à barragem de nível, obra executada em curso de água para elevar o nível do manancial a uma cota predeterminada. 

Alternativas
Q3301511 Engenharia Civil
Os sistemas urbanos de drenagem de águas pluviais são compostos por diferentes elementos. Relacione os elementos apresentados a seguir às suas respectivas definições.

 (1) Galerias
(2) Poços de visita
(3) Bocas de lobo

( ) Dispositivos destinados à condução da água que escoa na plataforma rodoviária para os coletores de drenagem, através de canalizações subterrâneas.
( ) Dispositivos de captação, localizados junto aos bordos dos acostamentos ou meios-fios da malha viária urbana que, através de ramais, transferem a as águas para outros elementos.
( ) Caixas intermediárias que se localizam ao longo da rede para permitir modificações de alinhamento, dimensões, declividade ou alterações de quedas.

 Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Alternativas
Q3301509 Engenharia Civil

A figura a seguir apresenta as tubulações ligadas à caixa d’água de uma edificação.



Imagem associada para resolução da questão


Adaptado de: www.escolaengenharia.com.br


Nessa figura, a tubulação horizontal indicada é denominada

Alternativas
Q3300649 Engenharia Civil
O consumo total de água para suprir uma edificação unifamiliar de 75m² com 6 habitantes, considerando que o consumo diário per capta é de 250 litros/dia e que o volume total de água reservado deve atender ao mínimo previsto pela ABNT NBR 5620/20 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção, é de
Alternativas
Q3292554 Engenharia Civil
Um muro de arrimo de 5 metros de altura foi projetado para suportar um solo argiloso saturado com empuxo ativo de 45 kN/m². Após uma chuva intensa, o engenheiro observa fissuras na estrutura. A análise revela que o sistema de drenagem posterior ao muro está obstruído. Assinale a alternativa que indica o fator estrutural que foi negligenciado no dimensionamento: 
Alternativas
Q3284352 Engenharia Civil
O dimensionamento do volume de um reservatório elevado para uma residência de luxo deve atender ao consumo diário dos moradores e fornecer uma reserva suficiente para situações emergenciais. Para uma residência unifamiliar de luxo com quatro suítes e expectativa de até 8 habitantes, considerando um consumo médio de 300 litros por pessoa por dia e uma reserva adicional de 50%, o volume mínimo do reservatório elevado deve ser
Alternativas
Q3277648 Engenharia Civil
A respeito do ensaio de estanqueidade em um sistema predial de água fria e água quente (SPAFAQ), assinalar a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas abaixo.

O ensaio de estanqueidade deve ser realizado de modo a submeter a seção da tubulação a uma pressão mínima de _______kPa ou ____ vezes a máxima pressão de trabalho, o que for _______.
Alternativas
Q3277647 Engenharia Civil
De acordo com os sistemas prediais de água fria e água quente, mais precisamente sobre as pressões mínima e máxima no sistema de distribuição, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Em qualquer ponto do sistema de distribuição, a pressão dinâmica da água não pode ser inferior a 5 kPa (0,5 mca), excetuados os trechos verticais de tomada d’água nas saídas de reservatórios elevados para os respectivos barriletes em sistemas indiretos.

( ) A pressão dinâmica nos pontos de utilização não pode superar 400 kPa (40 mca).

( ) A ocorrência de sobrepressões devidas a transientes hidráulicos deve ser considerada no dimensionamento das tubulações. Essas sobrepressões, em relação à pressão dinâmica prevista em projeto, são admitidas desde que não superem 250 kPa (25 mca).
Alternativas
Q3266896 Engenharia Civil
A figura a seguir apresenta um conjunto formado por duas bombas iguais.

Q39.png (312×176)

Sabe-se que, isoladamente, as bombas têm vazão de 40 l/s e altura manométrica de 40 m.

Assim, na condição indicada, o conjunto terá vazão e altura manométrica totais, respectivamente, de
Alternativas
Q3266895 Engenharia Civil
A água escoa em um canal com seção retangular, como mostrado na figura a seguir.

Q38.png (293×148)

Sabendo que a declividade desse canal vale 0,001 m/m e considerando a fórmula de Chézy com coeficiente de 45 m1/2/s, a velocidade de escoamento da água no canal é de
Alternativas
Q3265412 Engenharia Civil
Um pequeno canal possui uma vazão média de 2 m3/s, possuindo uma concentração de sedimentos na água de 20mg/l. Sabendo-se que esse canal desemboca em um rio, a descarga total de sedimentos que esse canal provoca no rio, em ton/dia, é de aproximadamente:
Alternativas
Q3265390 Engenharia Civil
Um canal de seção retangular possui 2,0 m de largura e vazão de 8 m³/s e, nele, forma-se um ressalto hidráulico. Sabendo que a profundidade a montante é de 0,8 m, a altura do ressalto é de:
Alternativas
Q3265389 Engenharia Civil
Um sistema de bombeamento é formado por duas bombas ligadas em série. Se cada bomba tem vazão de 45 l/s e altura manométrica de 40 m, o conjunto terá vazão e altura manométrica, respectivamente, de:
Alternativas
Q3265388 Engenharia Civil
Um engenheiro analisa o escoamento da água em canal retangular utilizando a fórmula de Chézy.

Imagem associada para resolução da questão

Nesse canal, mantidas todas as demais características, se a altura do escoamento for modificada de 1,0 m para 1,2 m, a razão entre a velocidade do escoamento na condição modificada e na condição original vale:
Alternativas
Q3265387 Engenharia Civil
A figura a seguir apresenta o trecho de uma tubulação que conduz água. No ponto A dessa tubulação, a pressão é de 2,3 kgf/cm2 e, no ponto B, a pressão é de 1,0 kgf/cm2. Além disso, a velocidade do fluido em B é o dobro da velocidade do fluido em A.
Imagem associada para resolução da questão

Desse modo, admitindo que o peso específico da água é de 1000 kgf/m3 e que a aceleração da gravidade vale 10 m/s2, a velocidade do fluido em B é de:
Alternativas
Q3260578 Engenharia Civil
Um município pretende ampliar sua rede de esgotamento sanitário doméstico. Considere-se que:
▪ o consumo médio de água per capita na cidade é de 150 litros por habitante por dia;
▪ aproximadamente 80% da água consumida retorna como esgoto doméstico somente;
▪ a primeira etapa do projeto prevê a inclusão de 3600 habitantes na nova rede em seu início.

Neste caso, a vazão diária média inicial de esgoto doméstico gerado pelos novos domicílios, em litros/segundo, será de:
Alternativas
Q3260567 Engenharia Civil
No pátio de uma Unidade de Saúde do Município, haverá a necessidade de implantação de uma canaleta recoberta com grelha. Considerando-se que ela tem seção transversal retangular em concreto simples não alisado, com altura de a(m), largura da base b(m) e altura de água prevista de w(m) dentro da canaleta, no seu dimensionamento, utilizando a equação da continuidade associada com a de Manning-Strikler:
Alternativas
Q3260562 Engenharia Civil
O escoamento de um líquido numa canalização só ocorre com certa perda de energia, perda essa designada por “perda de carga” (AZEVEDO NETTO e FERNÁNDEZ, 2017). Segundo esses autores, a referida perda se dá em consequência, principalmente, da:
Alternativas
Q3257537 Engenharia Civil

Acerca de medições e da emissão de fatura no acompanhamento da aplicação dos recursos em obras públicas e do controle tecnológico do concreto usinado e do aço para garantia da qualidade e da durabilidade das estruturas em uma obra, julgue o item a seguir.  


O controle tecnológico do concreto usinado pode incluir a verificação da consistência por meio do ensaio de abatimento do tronco de cone (slump test), além da moldagem de corpos de prova para ensaios de resistência à compressão, conforme as normas técnicas vigentes.

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: B
5: A
6: B
7: C
8: C
9: A
10: B
11: C
12: B
13: A
14: B
15: C
16: D
17: D
18: B
19: A
20: C