Questões de Concurso
Sobre orçamento no planejamento e controle de obras na engenharia civil em engenharia civil
Foram encontradas 2.349 questões
I. O custo da mão de obra compreende 64% do valor do serviço.
II. Se o preço do metro de tubulação subir para R$ 20,00, então o material representará mais de 45% do valor do serviço.
III. Se as leis sociais reduzirem 50%, então o custo total para execução de 1 metro de rede de recalque predial também reduzirá 50%.
Assinale a alternativa correta:
Considerando o conhecimento necessário para o cálculo acurado do orçamento de uma obra utilizando a tabela Sinapi, qual das seguintes afirmativas melhor descreve a importância desta tabela no contexto da elaboração de orçamentos?
Considerando as disposições da Lei nº 14.133/2021, assinale a alternativa correta sobre as atribuições do fiscal de contrato na execução de obras públicas.
Uma grande construtora fechou um contrato para execução de uma obra de R$ 4.000.000,00 que deveria cumprir rigorosamente a data de entrega final da obra acordada entre as partes. O contrato previa que cada dia de atraso, a partir da data de entrega final da obra, acarretaria multa de 0,5% do valor contratual. Considerando o cronograma apresentado abaixo com os prazos previstos contratualmente e os real executado, pode-se concluir que a construtora teve que pagar uma multa por atraso de:
A análise da curva ABC de serviços é uma boa prática para se verificarem a qualidade e o grau de precisão do orçamento de uma obra, uma vez que permite determinar os itens de maior impacto nos custos do projeto.
A composição de custo unitário de um serviço de engenharia abrange a descrição, as quantidades, a produtividade e os custos unitários dos materiais, mão de obra e equipamentos necessários à execução de uma unidade de medida.
A etapa de conferência documental no fluxograma de pagamentos de faturas é desnecessária se a fatura for emitida por um fornecedor de confiança.
As medições de obra são essenciais para garantir que os pagamentos sejam feitos de acordo com o progresso físico efetivo da construção.
O orçamento sintético tem como objetivo determinar com precisão o custo total de um projeto de construção civil, abordando cada elemento do projeto de forma minuciosa e detalhada para assegurar uma estimativa financeira exata e confiável.
A utilização de sistemas automatizados no fluxograma de pagamentos de faturas pode reduzir erros humanos e aumentar a eficiência do processo.
Os índices auxiliam na elaboração, na análise e na avaliação de orçamentos públicos.
As séries mensais de custos e índices de custos do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) referem-se ao valor do metro quadrado de uma construção no canteiro de obras, excetuando-se as despesas com projetos em geral, entre outras.
O BDI (benefício e despesas indiretas) é um serviço de engenharia que tem suas quantidades multiplicadas por valores predeterminados de uma tabela oficial de custos de engenharia.
Na elaboração do orçamento de uma obra, os valores considerados encargos sociais são um percentual que incide no custo direto global referente à administração central, lucro e imposto de renda.
Para a determinação dos custos dos serviços necessários a um empreendimento, é preciso conhecer, para cada um deles, sua composição analítica, que é a descrição detalhada dos insumos necessários para sua realização e que envolve os coeficientes de consumo de materiais, de produtividade da mão de obra e de consumo horário dos equipamentos utilizados na sua execução.
Pelo método da quantificação de custo, é possível, na avaliação de um imóvel, identificar o seu custo ou de suas partes por meio de orçamentos sintéticos ou analíticos, a partir das quantidades de serviços e respectivos custos diretos e indiretos.