Questões de Concurso
Sobre orçamento no planejamento e controle de obras na engenharia civil em engenharia civil
Foram encontradas 2.340 questões
A análise da curva ABC de serviços é uma boa prática para se verificarem a qualidade e o grau de precisão do orçamento de uma obra, uma vez que permite determinar os itens de maior impacto nos custos do projeto.
A composição de custo unitário de um serviço de engenharia abrange a descrição, as quantidades, a produtividade e os custos unitários dos materiais, mão de obra e equipamentos necessários à execução de uma unidade de medida.
A etapa de conferência documental no fluxograma de pagamentos de faturas é desnecessária se a fatura for emitida por um fornecedor de confiança.
As medições de obra são essenciais para garantir que os pagamentos sejam feitos de acordo com o progresso físico efetivo da construção.
O orçamento sintético tem como objetivo determinar com precisão o custo total de um projeto de construção civil, abordando cada elemento do projeto de forma minuciosa e detalhada para assegurar uma estimativa financeira exata e confiável.
A utilização de sistemas automatizados no fluxograma de pagamentos de faturas pode reduzir erros humanos e aumentar a eficiência do processo.
Os índices auxiliam na elaboração, na análise e na avaliação de orçamentos públicos.
As séries mensais de custos e índices de custos do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) referem-se ao valor do metro quadrado de uma construção no canteiro de obras, excetuando-se as despesas com projetos em geral, entre outras.
O BDI (benefício e despesas indiretas) é um serviço de engenharia que tem suas quantidades multiplicadas por valores predeterminados de uma tabela oficial de custos de engenharia.
Na elaboração do orçamento de uma obra, os valores considerados encargos sociais são um percentual que incide no custo direto global referente à administração central, lucro e imposto de renda.
Para a determinação dos custos dos serviços necessários a um empreendimento, é preciso conhecer, para cada um deles, sua composição analítica, que é a descrição detalhada dos insumos necessários para sua realização e que envolve os coeficientes de consumo de materiais, de produtividade da mão de obra e de consumo horário dos equipamentos utilizados na sua execução.
Pelo método da quantificação de custo, é possível, na avaliação de um imóvel, identificar o seu custo ou de suas partes por meio de orçamentos sintéticos ou analíticos, a partir das quantidades de serviços e respectivos custos diretos e indiretos.
Acerca de planejamento e programação de obras, julgue o item a seguir.
Os encargos sociais são parte integrante do orçamento de uma obra, sendo calculados a partir da consideração de despesas com obrigações trabalhistas, como INSS e FGTS, e despesas referentes à remuneração de tempo não trabalhado, como férias, 13.º salário, licenças e abonos.
I. Os custos diretos incluem materiais, mão de obra e equipamentos diretamente aplicados na execução da obra, enquanto os custos indiretos abrangem despesas administrativas, impostos e outros encargos não vinculados diretamente à produção.
II. O Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) é um percentual aplicado ao custo direto da obra e inclui, entre outros, despesas com seguros, impostos, riscos e lucro da empresa.
III. O uso de tabelas de referência como as do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) é obrigatório em obras públicas para definição de preços unitários dos serviços e materiais.
IV. A curva ABC é uma ferramenta utilizada para identificar os itens de maior impacto no custo total da obra, priorizando o controle sobre aqueles que representam um menor percentual do custo.
Quais estão corretas?
I. Custos indiretos referem-se aos gastos associados à execução dos serviços da obra, como mão de obra, materiais e equipamentos.
II. Os custos diretos, por outro lado, estão relacionados, por exemplo, com a administração da obra e transporte de materiais.
III. Na composição de custos diretos, deve-se considerar os encargos obrigatórios que incidem sobre os trabalhadores e determinados pela legislação trabalhista específica.
Baseado em Tisaka (2006), está CORRETO o que se dispõe:
Para a construção de uma edificação foi estimado o seguinte cronograma físico-financeiro:
Com base no cronograma e considerando que o valor venal do imóvel é R$ 1.671.000,00, a alternativa em que constam, respectivamente, o percentual financeiro que será desembolsado ao final do oitavo mês de obra; o percentual financeiro correspondente à execução dos serviços preliminares, fundações, estruturas e alvenaria; e o BDI (Benefício de Despesas Indiretas) aplicado à obra são respectivamente, iguais: