Questões de Concurso
Sobre perícia em engenharia civil
Foram encontradas 244 questões
Julgue o próximo item no que se refere aos sistemas de irrigação e drenagem:
O sistema de irrigação por gotejamento é eficiente em termos de economia de água, pois aplica a água diretamente nas raízes das plantas, minimizando a evaporação.
Ao fazer vistoria na rota acessível de uma edificação de acesso público em fase final de construção, o arquiteto constatou 5 desníveis entre pisos que não podiam ser evitados. Eles apresentaram as seguintes alturas em milímetros: 4, 10, 5, 15 e 25.
Considerando-se o prescrito na norma da ABNT que versa
sobre acessibilidade à edificação, mobiliário, espaços e
equipamentos urbanos, dispensa(m) tratamento especial
APENAS o(s) desnível(is) com a(s) seguinte(s) altura(s):
Julgue o item subsequente.
A Engenharia Legal exige um conhecimento profundo e
abrangente das leis, normas e regulamentos técnicos
pertinentes ao campo de atuação, além de uma sólida
compreensão dos princípios jurídicos. Os engenheiros
legais são altamente qualificados para realizar perícias
criminais, utilizando suas habilidades técnicas para
analisar e interpretar evidências, bem como para
transformar esses conhecimentos técnicos em uma
linguagem clara e compreensível para advogados e
membros do Poder Judiciário. Essa capacitação envolve
não apenas a tradução de conceitos técnicos complexos,
mas também a aplicação rigorosa de normas legais e
regulamentares para garantir a precisão e a integridade
das perícias realizadas.
I. Na realização de vistoria deve-se caracterizar, classificar e quantificar a extensão de todos os danos observados; as próprias dimensões dos danos definem a natureza das avarias, qualquer que seja a nomenclatura (fissura, trinca, rachadura, brecha, fenda etc.).
II. A caracterização do terreno compreende a localização e identificação do bairro, logradouro, número, acessos e elementos de cadastro legais e fiscais, além de equipamentos urbanos, serviços e melhoramentos públicos da região.
III. Documentos adicionais podem ser anexados, sempre que a natureza da perícia assim exigir, tais como: gráficos de avarias progressivas; resultados de sondagens do terreno; gráficos de recalques; cópia de escritura; dentre outros.
IV. A caracterização das benfeitorias compreende: construções: descrição, compreendendo classificação; características da construção, com ênfase para fundações, estrutura, vedações, cobertura e acabamentos; quantificação, abrangendo número de pavimentos e/ou dependências, dimensões, áreas, idade real e/ou aparente e estado geral de conservação; instalações, equipamentos e tratamentos: instalações mecânicas, eletromecânicas e eletrônicas de ar-condicionado; elétricas e hidráulicas, de gás; de lixo; equipamentos de comunicação interna e externa de sonorização, tratamento acústico; dentre outros.
V. A caracterização do imóvel compreende perímetro, relevo, forma geométrica, características de solo e subsolo, dimensões, área e confrontantes.
Está correto o que se afirma em
O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas responderá pelos prejuízos que causar à parte e ficará inabilitado para atuar em outras perícias no prazo de:
No capítulo referente a Avaliação e Perícia de Engenharia do livro Orçamento na construção civil: consultoria, projeto e execução – TISAKA, Maçahico – Pini (2006), o autor menciona que esta é uma área muito sensível onde o resultado de seus serviços envolvem, muitas vezes, questões judiciais delicadas, assumindo, os profissionais pela realização dos trabalhos, responsabilidade civil e criminal na eventualidade de erros cometidos.
Com isso, de acordo com o livro, o IBAPE-SP estabelece critérios rígidos em forma de regulamento para a fixação de honorários em função dos seguintes fatores, EXCETO:
Julgue o item a seguir, que versam sobre perícias de engenharia na construção civil.
Para obter informações relacionadas às condições de
resistência e ruptura de componentes de uma estrutura de
concreto armado, o responsável pela elaboração do laudo
pericial pode optar pela realização de ensaios destrutivos em
testemunhos retirados da estrutura.
Em casos especiais em que as condições não permitam a elaboração de laudo pericial, admite-se a apresentação de trabalho sumário, com uma informação preliminar sem maiores detalhamentos.
I. A NBR 13752/1996 define perícia como sendo a atividade que envolve apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos.
II. A identificação do objeto da perícia deve ser realizada a partir dos elementos de cadastro físico, da vistoria ou do arbitramento.
III. A responsabilidade pela realização de perícia de engenharia é exclusiva competência dos profissionais legalmente habilitados pelos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA.
IV. Na apresentação do laudo de vistoria deve constar a identificação do profissional contratado, do proprietário do bem periciado, o relato e a data da vistoria, sem necessidade de apresentar o diagnóstico da situação encontrada, de acordo com a NBR 13752/1996.
V. O grau de detalhamento das atividades a serem desenvolvidas e do laudo a ser emitido é função da finalidade a que se destina a perícia, devendo o trabalho ser assegurado pela inclusão de um número adequado de fotografias por cada bem periciado, com exceção dos casos onde ocorrer impossibilidade técnica.
Marque a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Assinale a opção que indica uma falha relativa ao telhado desse edifício.