Questões de Concurso
Sobre planejamento e gerenciamento de obras em engenharia civil
Foram encontradas 1.824 questões
O método PERT (Program Evaluation and Review Technique) é usado para estimar o tempo necessário para concluir cada atividade do projeto, inclusive a incerteza nos prazos.
Na programação de obras, a alocação de recursos deve ser feita apenas após a definição completa do cronograma de atividades.
O cronograma financeiro deve ser ajustado somente após a conclusão de cada fase do projeto, para refletir os gastos reais.
O uso de técnicas de valor agregado (EVA) é eficaz para medir o desempenho do projeto em termos de custo e cronograma.
A respeito do cronograma PERT/CPM, julgue o seguinte item.
A técnica do caminho crítico (CPM) identifica as atividades que possuem folga, o que permite lidar com atrasos sem impactar a data final do projeto.
O controle de qualidade durante a execução da obra é uma responsabilidade exclusiva do engenheiro de obras e da equipe de controle da qualidade.
As medições de obra prescindem de documentos comprobatórios, desde que haja um acordo verbal entre as partes envolvidas.
No que se refere à programação de obras de engenharia civil, julgue o item subsecutivo.
A utilização de diagramas de Gantt é uma prática comum e eficaz na programação de obras, permitindo a visualização clara das atividades ao longo do tempo.
No caso de um projeto de obra contratado pela administração pública, seu recebimento definitivo não exime o projetista por todos os possíveis danos causados comprovadamente por falha de projeto.
O projeto completo de uma edificação corresponde à totalidade das representações gráficas de ordem arquitetônica e urbanística, tais como plantas, cortes, elevações, fachadas e detalhes.
Para a determinação dos custos dos serviços necessários a um empreendimento, é preciso conhecer, para cada um deles, sua composição analítica, que é a descrição detalhada dos insumos necessários para sua realização e que envolve os coeficientes de consumo de materiais, de produtividade da mão de obra e de consumo horário dos equipamentos utilizados na sua execução.
Julgue o seguinte item, a respeito do sistema BIM.
Na sua segunda fase de implementação, o sistema BIM deve ser utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, devendo abranger, inclusive, o gerenciamento e a manutenção do empreendimento após a sua construção.
Julgue o seguinte item, a respeito do sistema BIM.
Na primeira fase de implementação do BIM, tornou-se obrigatória a utilização do sistema para o desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia referentes às disciplinas de estruturas, instalações hidráulicas, elétricas e de aquecimento, ventilação e ar-condicionado.
Julgue o seguinte item, a respeito do sistema BIM.
A atualização do modelo e de suas informações como construído (as built) deverá ser realizada na segunda fase de implementação do sistema BIM, para obras cujos projetos de arquitetura e engenharia tenham sido realizados ou executados com a aplicação do BIM.
Julgue o seguinte item, a respeito do sistema BIM.
Desde a primeira fase de implementação do sistema BIM, a sua utilização passou a ser obrigatória na execução direta ou indireta de projetos de arquitetura e engenharia, abrangendo a orçamentação, o planejamento e o controle da execução de obras.
Acerca de planejamento e programação de obras, julgue o item a seguir.
No método PERT-CPM, o caminho crítico é aquele que contempla as atividades que demandarão o maior desembolso financeiro, não podendo haver folgas nos recursos monetários previstos para as respectivas etapas.No método PERT-CPM, o caminho crítico é aquele que contempla as atividades que demandarão o maior desembolso financeiro, não podendo haver folgas nos recursos monetários previstos para as respectivas etapas.
I. Os custos diretos incluem materiais, mão de obra e equipamentos diretamente aplicados na execução da obra, enquanto os custos indiretos abrangem despesas administrativas, impostos e outros encargos não vinculados diretamente à produção.
II. O Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) é um percentual aplicado ao custo direto da obra e inclui, entre outros, despesas com seguros, impostos, riscos e lucro da empresa.
III. O uso de tabelas de referência como as do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) é obrigatório em obras públicas para definição de preços unitários dos serviços e materiais.
IV. A curva ABC é uma ferramenta utilizada para identificar os itens de maior impacto no custo total da obra, priorizando o controle sobre aqueles que representam um menor percentual do custo.
Quais estão corretas?