Questões de Concurso Sobre saneamento geral em engenharia civil

Foram encontradas 1.497 questões

Ano: 2025 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2025 - UFU-MG - Engenheiro/Civil |
Q3158264 Engenharia Civil
No sistema convencional de tratamento de esgoto de lodos ativados em ETEs, a alternativa correta da sequência das etapas do processo de tratamento é
Alternativas
Q3156272 Engenharia Civil
Em estações de tratamento de esgoto (ETE) que utilizam reatores UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), qual é o maior desafio técnico associado ao manejo do lodo e como ele deve ser solucionado, considerando a Resolução CONAMA nº 375/2006?
Alternativas
Q3156264 Engenharia Civil
Em sistemas de tratamento de água, a etapa de coagulação-floculação é fundamental para remover partículas em suspensão. Considerando as diretrizes estabelecidas pela ABNT NBR 12216:2020 e pela Portaria GM/MS nº 888/2021, qual combinação de parâmetros deve ser continuamente monitorada para garantir a eficiência do processo?
Alternativas
Q3142035 Engenharia Civil
A Política Nacional de Resíduos Sólidos promoveu uma séria de alterações na legislação acerca da disposição dos resíduos sólidos municiais. Leia atentamente o trecho de uma matéria vinculada ao Senado Notícias, em 02/08/2024.

A partir desta sexta-feira, 2 de agosto, o Brasil não deveria mais ter lixões. É o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) ao estabelecer prazos para o cumprimento da norma, de acordo com o tamanho dos municípios. Em 2024, ano que marca o limite de tempo para as prefeituras realizarem as adaptações necessárias, o país ainda mantém esses depósitos de lixo a céu aberto, sem qualquer tipo de controle ambiental, sanitário ou de segurança. Levantamento do Sistema Nacional de Informações em Saneamento, do Ministério das Cidades, mostra que 1,5 mil lixões continuavam funcionando em 2022, ano de coleta dos dados.
Uma das alternativas mais utilizadas e recomendadas quanto à disposição dos resíduos sólidos urbanos trata-se da sua disposição em aterros sanitários. O engenheiro civil responsável pela construção e operação de um aterro sanitário para disposição dos resíduos sólidos urbanos deve seguir ações corretas. Assinale a afirmativa que evidencia essas ações.
Alternativas
Q3137420 Engenharia Civil
Loteamento é a subdivisão do imóvel em lotes destinados à edificação, com a abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes. Sobre loteamentos, analise as afirmativas a seguir.

I. A destinação de área pública, em loteamento, não poderá ser inferior a trinta e cinco por cento do total da gleba, nem superior a cinquenta por cento, salvo acréscimo no limite máximo por proposta do loteador.

II. Caso o terreno tenha Área de Preservação Permanente (APP), ela pode ser computada no cálculo das áreas verdes e sistema de lazer obrigatório ao loteamento, desde que haja um plano de uso e manejo correto, aprovado pelos órgãos ambientais.

III. Nas áreas destinadas a praças e escolas podem ser implantados outros equipamentos públicos comunitários, ouvida a comunidade, desde que não acarretem ônus ao loteador e que sejam atendidos os requisitos estabelecidos em regulamentação específica.

IV.É de responsabilidade do poder público municipal a execução e arborização das vias e praças e a execução dos equipamentos públicos urbanos, de acordo com as normas técnicas dos órgãos competentes, além do fornecimento das placas de denominação de logradouros e das obras de demarcação de lotes e quadras constantes nos projetos aprovados.

V. Serão computados como área de destinação pública, vinte por cento destinados às vias públicas; dez por cento destinados à área institucional; e cinco por cento destinado a área verde e sistema de lazer. Caso o arruamento não atinja vinte por cento, deverá ser complementado nas áreas públicas restantes, totalizando trinta e cinco por cento.


Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3105399 Engenharia Civil

Acerca do tratamento de resíduos da construção civil, julgue o próximo item.


Resíduos da construção civil poderão ser dispostos, provisoriamente, em aterros de resíduos sólidos urbanos ou em áreas de bota-fora, desde que haja autorização por parte do órgão municipal competente.

Alternativas
Q3100073 Engenharia Civil
Durante o projeto e a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a escolha do tipo de cimento é fundamental para garantir a durabilidade e a resistência das estruturas em ambientes agressivos, como a presença de água e produtos químicos. Considerando as características e requisitos das obras de saneamento, qual dos tipos de cimento Portland abaixo é o mais indicado para estruturas de concreto em uma ETE?
Alternativas
Q3100065 Engenharia Civil
De acordo com a cartilha educativa “Esgotamento Sanitário” do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Viçosa/MG, qual das alternativas NÃO apresenta uma forma de contribuição da população para o tratamento de esgoto?
Alternativas
Q3099560 Engenharia Civil
A técnica a ser adotada para a coleta de uma amostra envolve inúmeras variáveis como a matriz a ser amostrada, o tipo de amostragem e dos ensaios a serem executados. No entanto, alguns cuidados com os procedimentos são comuns a praticamente todos os procedimentos de coleta. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Verificar a limpeza dos frascos e dos materiais e equipamentos.
( ) Empregar os preservantes corretos para cada tipo de ensaio.
( ) Cuidar para não tocar com a mão partes internas dos frascos, tampas e batoques para não comprometer as análises.

A ordem correta de preenchimento de parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3099558 Engenharia Civil
De acordo com a Portaria GM/MS nº 888/2021, para garantir a qualidade da água distribuída à população, tanto as ETA tipo SAA quanto as SAC devem seguir padrões microbiológicos e físico-químicos de potabilidade bem definidos. Quanto aos padrões definidos pelo Ministério da Saúde, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3099555 Engenharia Civil
A captação é um processo fundamental para o ofertar uma água de qualidade e minimizar os processos em uma estação de tratamento de água. O manancial faz parte do conjunto de elementos da etapa de captação e possui requisitos mínimos descritos em normas e legislações específicas como a ABNT NBR 12216:1992. Com base em seus conhecimentos acerca do assunto, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Águas do tipo A  precisam somente de correção do pH.
( ) Águas do tipo B necessitam, além de desinfecção e correção do pH, passar pelo processo de decantação e filtração.
( ) Águas tipo C necessitam passar por processo de coagulação, seguida ou não de decantação, filtração em filtros rápidos, desinfecção e correção de pH.

A ordem correta de preenchimento de parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3099552 Engenharia Civil
A Norma Técnica ABNT NBR 12216:1992, que apresenta o Projeto de Estação de Tratamento de Água para Abastecimento Público, estabelece uma série de condições para o projeto da ETA. Entre todas as diretrizes, também estão descritos os critérios para o uso de produtos químicos. Com base nas informações descritas na Norma para uso de produtos químicos, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3096748 Engenharia Civil
Qual a função das caixas de inspeção em um sistema de esgoto sanitário?
Alternativas
Q3096747 Engenharia Civil
Qual a função da coluna de ventilação na rede de esgoto?
Alternativas
Q3096746 Engenharia Civil
Ao realizar a instalação de um tubo de esgoto, que tipo de junta é mais comum utilizar? 
Alternativas
Q3096745 Engenharia Civil
Em uma instalação de rede de esgoto, qual é a inclinação mínima recomendada pela Norma Brasileira (NBR) 8160 para tubos com diâmetro nominal igual ou inferior a 75 mm? 
Alternativas
Q3096741 Engenharia Civil
Em uma rede de esgoto, qual é o principal fator a considerar para garantir o fluxo adequado?
Alternativas
Q3093815 Engenharia Civil
Um engenheiro precisa projetar um sistema de esgoto em um edifício. Qual é a principal função do fecho hídrico nas instalações de esgoto?
Alternativas
Q3093308 Engenharia Civil
Com relação à preservação da higiene e à utilização dos logradouros públicos, deve-se
Alternativas
Q3090312 Engenharia Civil
As instalações em saneamento são fundamentais para garantir a saúde pública e a preservação ambiental. Elas envolvem um conjunto de sistemas e infraestruturas responsáveis pelo abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, além do manejo adequado de resíduos sólidos e águas pluviais. A correta implementação desses sistemas é crucial para evitar a contaminação de recursos hídricos, controlar a disseminação de doenças e melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas e rurais. As instalações de saneamento precisam seguir normas técnicas rigorosas, que garantam a eficiência dos sistemas e a segurança dos usuários. Isso inclui o uso de materiais adequados para tubulações, bombas e reservatórios, além de um planejamento integrado que leve em conta o crescimento populacional e as demandas futuras. A manutenção periódica e a fiscalização eficiente são igualmente importantes para prevenir falhas e assegurar o bom funcionamento das redes de saneamento.

Com relação às instalações em saneamento, julgue o próximo item:


As caixas de inspeção são instaladas nas redes de esgoto para permitir o acesso às tubulações para limpeza e manutenção. 

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: C
5: A
6: E
7: D
8: E
9: A
10: C
11: D
12: A
13: D
14: D
15: C
16: B
17: B
18: C
19: D
20: C