Questões de Engenharia Civil - Saneamento Geral para Concurso

Foram encontradas 1.309 questões

Q2545145 Engenharia Civil
Em relação às etapas de coleta, tratamento e lançamento de sistemas de esgotamento sanitário, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. As Estações de Tratamento de Efluente ou Esgoto (ETE) podem ser destinadas ao tratamento de esgotos domésticos gerados por uma cidade, efluentes gerados por uma indústria ou mesmo para mais indústrias. Entre as etapas, há uma parte que corresponde à remoção de impurezas através de mecanismos físicos, aplicados normalmente nos níveis preliminar e primário de tratamento. Esse tratamento preliminar consiste na remoção de sólidos maiores (corpos flutuantes, partículas discretas e sólidos sedimentares inorgânicos).
PORQUE
II. Para a remoção dessas impurezas, os equipamentos mais utilizados são grades, peneiras e desarenadores, que proporcionam uma filtração mecânica. Os sólidos devem ser removidos com a finalidade de proteger as unidades seguintes do tratamento, como bombas e tubulações, além da preservação dos corpos receptores.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2532502 Engenharia Civil
Com relação ao aproveitamento de água de chuva de coberturas para fins não potáveis, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) Os usos não potáveis em que as águas de chuva podem ser utilizadas são, por exemplo, descargas em bacias sanitárias e mictórios, irrigação para fins paisagísticos, lavagem de veículos e pisos.
( ) A disponibilidade teórica de água de chuva para captação depente da precipitação, da área de captação, do coeficiente de escoamento superficial da cobertura e da eficiência do sistema de tratamento (leva-se em conta o dispositivo de descarte de sólidos e o desvio do escoamento inicial, caso esse último seja utilizado).
( ) O sistema de distribuição de água de chuva deve ser independente, isto é, separado do sistema de água potável, para evitar a conexão cruzada entre os dois sistemas.

A sequência correta é
Alternativas
Q2532501 Engenharia Civil
Muitas residências e prédios são abastecidos por água de poços subterrâneos, e a Cloração é uma das técnicas mais usuais e conhecidas para purificar a água desses poços. Fonte: GOMES, H. P. Abastecimento de Água: 2a Ed. João Pessoa: LENHS/UFPB, 2021, 464 p.

Sobre o processo de Cloração, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir.

( ) É o processo de dosar um produto químico com cloro (por exemplo, hipoclorito de sódio, hipoclorito de cálcio, cloro orgânico, entre outros) à água de abastecimento humano com o objetivo de gerar o cloro residual livre.
( ) Serve especialmente para evitar a possibilidade de doenças causadas pela presença de bactérias, vírus, fungos, protozoários e tantos outros elementos que tornam a água imprópria para o consumo humano.
( ) A primeira medida a ser tomada antes de efetivamente fazer a cloração é proceder a análise laboratorial da água e, mediante o resultado, avaliar a dosagem de cloro a ser adicionado à água do poço, sendo recomendado um teor mínimo de 0,2 miligramas por litro (mg/L) e máximo de 5 mg/L de cloro residual livre.
( ) O excesso de cloro na água não causa problemas à saúde da população, afinal, ele é um elemento químico essencial para realização do tratamento da água para consumo humano.

A sequência correta é
Alternativas
Q2532499 Engenharia Civil
"A rede coletora de esgoto sanitário é o conjunto de tubulações constituída por ligações prediais, coletores de esgoto, coletores tronco e seus órgãos acessórios. Sua função é receber as contribuições dos domicílios, prédios e economias, promovendo o afastamento do esgoto sanitário coletado em direção aos grandes condutos de transporte (interceptores e emissários) para o local de tratamento e descarga final (corpo receptor)."
Fonte: NUVOLARI (ORG.) Esgoto Sanitário: coleta, transporte, tratamento e reúso agrícola. São Paulo. Editora Blucher, 2009.

Sobre as unidades do Sistema de Esgoto Sanitário é correto afirmar que
Alternativas
Q2532498 Engenharia Civil
Em um novo prédio, deverá ser implantado um tanque séptico para tratamento dos esgotos domésticos provenientes de um dos banheiros, que contará com 10 bacias sanitárias (unidades de contribuição).

Considere a equação.
V = 1000 + N*(C*Td+k*Lf)
Sendo
V = volume útil, em litros.
N = n° de pessoas ou unidades de contribuição.
C = contribuição de despejos, em litros/pessoa.dia ou litro/unidade.dia.
Td = tempo de detenção, em dias.
k = taxa de acumulação de lodo digerido em dias, equivalente ao tempo de acumulação de lodo fresco.
Lf = contribuição de lodo fresco, em litro/pessoa. dia ou litro/unidade.dia.
Fonte: ABNT NBR 7229:1993 – Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos.
Admita. C = 480 (litros/pessoa.dia ou litros/unidade.dia).
Td de acordo com a Tabela

1. Tabela 1 – Tempo de detenção dos despejos (Td).  Imagem associada para resolução da questão


k = 134, pois se admite intervalo de limpeza a cada três anos e a temperatura média no inverno inferior a 10°C.
Lf = 4,0 (litros/pessoa.dia ou litros/unidade.dia).

Qual deve ser o volume do Tanque Séptico?
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: E
5: B