Questões de Concurso
Sobre topografia em engenharia civil
Foram encontradas 1.248 questões
Considerando os conceitos básicos de topografia, assinale a alternativa correta.
Em um levantamento planimétrico, levantou-se o alinhamento 1-2, cujas coordenadas são:
X1 = 325,234 m; Y1 = 212,786 m.
X2 = 798,546 m; Y2 = 398,263 m.
Qual o azimute da direção 1-2?
Os desenhos topográficos são essenciais para o planejamento de obras e projetos, pois fornecem uma base visual e técnica para a análise do terreno. Além disso, eles ajudam na identificação de características geográficas e na avaliação de impactos ambientais. A utilização de software CAD (Desenho Assistido por Computador) tem revolucionado a criação de desenhos topográficos, permitindo uma manipulação mais eficiente dos dados e a produção de representações mais complexas e precisas. Em relação ao uso de software CAD para desenhos topográficos, analise as afirmativas a seguir.
I. A utilização de layers (camadas) em um software CAD permite organizar diferentes elementos do desenho, como curvas de nível, linhas de contorno e detalhes construtivos, facilitando a visualização e a edição do projeto.
II. A modelagem 3D em software CAD é irrelevante para a representação de terrenos, uma vez que todos os desenhos podem ser feitos apenas em duas dimensões sem perda de informação.
III. O software CAD possibilita a aplicação de escalas, permitindo que os desenhos topográficos sejam representados de forma precisa e adequada para análise e execução de obras.
IV. A impressão de desenhos em software CAD pode ser realizada em diferentes formatos e escalas, permitindo personalização e manutenção de detalhes importantes.
Está correto o que se afirma em
Azimute de uma direção é o ângulo formado entre a meridiana de origem que contém os polos, magnéticos ou geográficos, e a direção considerada. É medido a partir do Norte, no sentido horário e varia de 0° a 360°. Rumo é o menor ângulo formado pela meridiana que materializa o alinhamento Norte-Sul e a direção considerada. Varia de 0° a 90°, sendo contado do Norte ou do Sul por Leste e Oeste. Esse sistema expressa o ângulo em função do quadrante em que se encontra.
(VEIGA; ZANETTI; FAGGIO, 2012.)
Considerando os dados relacionados, assinale a alternativa que contém as transformações dos rumos em azimutes e vice-versa.
1. 40°20’ SE.
2. 35°10’ NW.
3. 25°25”.
4. 233°40’
De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA (2022), “no posicionamento por sensoriamento remoto, obtêm-se informações geométricas de elementos físicos, de forma indireta, com precisão e confiabilidade devidamente avaliadas, a partir de sensores em nível orbital ou aerotransportados e o posicionamento por GNSS pode ser realizado por diferentes métodos e procedimentos”. Considerando a norma técnica em vigência sobre o tema, relacione adequadamente as afirmativas a seguir.
1. Para os vértices cujas coordenadas foram determinadas por esse método, os valores de precisão posicional serão os valores de Root Mean Square (RMS) obtidos no processo de ortorretificação.
2. As coordenadas do vértice de interesse são determinadas a partir de um ou mais vértices de coordenadas conhecidas e pode-se usar as observáveis: fase da onda portadora, pseudodistância ou as duas em conjunto.
3. Baseia-se na transmissão instantânea de dados de correções dos sinais de satélites, do(s) receptor(es) instalado(s) no(s) vértice(s) de referência ao(s) receptor(es) que percorre(m) os vértices de interesse.
4. Nesse método o Ground Sample Distance (GSD) deverá ser compatível com a feição a ser identificada, devendo ser respeitada a precisão do tipo de limite a ser representado.
( ) Aerofotogrametria.
( ) RTK e DGPS.
( ) Posicionamento relativo.
( ) Sensores orbitais (satélites).
A sequência está correta em
De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA (2022), a codificação dos vértices de uma propriedade deve conter um “código inequívoco em cada vértice que se refere a um conjunto de caracteres alfanuméricos organizados de tal forma que não ocorra mais de um vértice, mesmo que em imóveis distintos, com o mesmo código”. Considerando a norma técnica em vigência sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Os quatro primeiros caracteres referem-se ao código do credenciado responsável pelo posicionamento do vértice.
II. O quinto caractere refere-se ao tipo do vértice.
III. Os caracteres seguintes referem-se a uma sequência de números inteiros, sendo incrementada à medida que o profissional efetue a definição de um novo vértice. Não deve haver repetição de número em vértices do mesmo tipo e do mesmo credenciado.
IV. A quantidade de dígitos na numeração não diferencia um vértice do outro.
V. Nas edições anteriores da norma técnica, os tipos de vértices poderiam ser do tipo O (vértices obtidos por paralelas), além dos tipos previstos atualmente (M, P e V) e a numeração destes era formada por apenas quatro dígitos (0000 a 9999), podendo ser utilizadas letras quando a quantidade de vértices extrapolasse a numeração máxima (A001 a ZZZ9). Não é permitida a implantação de vértices novos com essa codificação, e para os vértices já existentes deverá ser retificada.
Está correto o que se afirma apenas em
Considerando que a altimetria ou hipsometria tem por finalidade a medida da diferença de nível (distância vertical) entre dois ou mais pontos no terreno, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Superfície equipotencial que mais se aproxima do nível médio dos mares.
2. Distância medida na vertical entre um ponto da superfície física da Terra e a superfície de referência altimétrica.
3. Distância entre a superfície física e a superfície geoidal.
4. Distância entre a superfície física e a superfície elipsoidal.
5. Forma matemática tridimensional da terra, usada em cálculos geodésicos.
6. Diferença entre a superfície elipsoidal com a superfície geoidal.
( ) Altitude.
( ) Geoide.
( ) Altitude ortométrica.
( ) Elipsoide de revolução.
( ) Ondulação do geoide.
( ) Altitude geométrica.
A sequência está correta em
I. A destinação de área pública, em loteamento, não poderá ser inferior a trinta e cinco por cento do total da gleba, nem superior a cinquenta por cento, salvo acréscimo no limite máximo por proposta do loteador.
II. Caso o terreno tenha Área de Preservação Permanente (APP), ela pode ser computada no cálculo das áreas verdes e sistema de lazer obrigatório ao loteamento, desde que haja um plano de uso e manejo correto, aprovado pelos órgãos ambientais.
III. Nas áreas destinadas a praças e escolas podem ser implantados outros equipamentos públicos comunitários, ouvida a comunidade, desde que não acarretem ônus ao loteador e que sejam atendidos os requisitos estabelecidos em regulamentação específica.
IV.É de responsabilidade do poder público municipal a execução e arborização das vias e praças e a execução dos equipamentos públicos urbanos, de acordo com as normas técnicas dos órgãos competentes, além do fornecimento das placas de denominação de logradouros e das obras de demarcação de lotes e quadras constantes nos projetos aprovados.
V. Serão computados como área de destinação pública, vinte por cento destinados às vias públicas; dez por cento destinados à área institucional; e cinco por cento destinado a área verde e sistema de lazer. Caso o arruamento não atinja vinte por cento, deverá ser complementado nas áreas públicas restantes, totalizando trinta e cinco por cento.
Está correto o que se afirma apenas em
A estaca 0 possui altura 100,00 e sua altura será mantida no projeto. A estaca 80 possui altura 101,40 e será aterrada em 0,20 metros para atingir a altura de projeto. A ideia do projeto é realizar uma rampa vertical com declividade constante da estaca 0 até a estaca 80. Qual será a variação da altura (X) na estaca 40 para atingir a cota de projeto?
Com base nessas informações, assinale a alternativa que indica o ERRO de fechamento angular.
Qual será o volume de terra a ser movimentado, considerando que a largura da estrada é de 10 metros e a profundidade média de corte ou aterro é de 1 metro?
Em relação à sondagem com SPT e a especificações de serviços em obras rodoviárias, julgue os próximo item.
A sinalização vertical de uma via pode ser utilizada para reforçar a sinalização horizontal e é obrigatória nos casos em que ela tem o poder de regulamentação, como, por exemplo, nas faixas de proibição de ultrapassagem.