Questões de Concurso
Sobre energia solar em engenharia elétrica
Foram encontradas 60 questões
No lado da geração, ou seja, das células fotovoltaicas, pode-se utilizar um conversor CC-CC do tipo buck-boost para se realizar a operação de MPPT, ou seja, de rastreio do ponto de máxima potência.
No lado da rede elétrica de distribuição, é utilizado um retificador de potência em configuração ponte.
I. A temperatura influencia o nível de tensão do módulo fotovoltaico, aumentando-a para temperaturas elevadas.
II. A corrente elétrica que o módulo fotovoltaico pode fornecer depende diretamente da intensidade da radiação solar que incide sobre as células, até o limite de sua especificação de placa; a partir desse ponto, a relação entre a radiação e corrente elétrica é inversamente proporcional.
III. As células fotovoltaicas feitas de silício possuem outros materiais na sua composição, a fim de se conseguir níveis mais elevados de corrente elétrica.
Está correto o que se afirma em :
Sabendo-se que a potência necessária ao atendimento de uma carga é de 100 W com tensão de 20 V, a quantidade mínima de placas necessárias é:
Para a conversão de radiação solar em energia, podem ser usados painéis fotovoltaicos, que transformam a energia solar em energia elétrica; e coletores solares, que transformam a radiação solar em energia térmica usada para o aquecimento de água.
Embora seja considerada eficiente, a energia heliotérmica, proveniente dos raios solares de maneira indireta, é indicada somente para lugares constantemente nublados e, para obtê-la, podem ser usados os seguintes mecanismos: calha parabólica, Fresnel, torre solar e disco parabólico.
Sabendo-se que a corrente nominal de cada célula é 5 A, a tensão de cada célula, em Volts, é, aproximadamente,
• Média mensal de consumo de energia: 400 kWh (no período de um ano, base: faturamento da concessionária de energia).
• Irradiação solar diária média mensal: 4,00 kWh/m² (obtida a partir de geolocalização e software especializado).
• Potência nominal do painel: 500 W.
• Rendimento geral do sistema: 100% (sistema sem perdas).
Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa correta.
Com relação aos sistemas fotovoltaicos, dois tipos de módulos vêm sendo disponibilizados mais comumente no mercado, são os módulos monofaciais e bifaciais. Assinale a alternativa que apresenta as características desses módulos.
Em uma análise de eficiência energética em um sistema industrial, qual dos seguintes aspectos é um componente fundamental para identificar oportunidades de economia de energia e propor sistemas mais eficientes?
Em sistemas de geração de energia solar, são comumente empregados conversores CC-CC do tipo boost para
elevar a tensão entregue pelo painel solar.
Considerando-se que a fonte VDC representa a tensão entregue pelo painel solar e que RL
é a carga alimentada
pela energia gerada pelo sistema, o circuito do conversor
boost está representado no seguinte diagrama esquemático:
1) O termo “energia solar” refere-se a qualquer processo que utiliza a luz solar para produzir energia. “Energia solar fotovoltaica” é um tipo específico de energia solar obtida por um processo que envolve a conversão da radiação solar em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico (ação das células fotovoltaicas presentes nos painéis solares).
2) Além das usinas solares fotovoltaicas (grandes centrais que produzem energia em larga escala), também é possível aplicar a tecnologia fotovoltaica próxima ao local de consumo na chamada Geração Distribuída (on grid) ou mesmo em locais isolados e sem ligação com concessionárias de energia (off grid).
3) Nos sistemas conectados à rede (on grid), as células da placa fotovoltaica transformam a energia solar em energia elétrica. Após ser gerada, a energia elétrica passa pelo inversor, responsável por proteger a rede e converter a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), na tensão e frequência da rede.
4) A eficiência das células fotovoltaicas chega a um valor próximo de 80% em células de altíssimo rendimento, enquanto nas células comerciais a eficiência gira em torno de 40% a 50% de aproveitamento da radiação solar.
Estão corretas, apenas:
A figura acima apresenta parte de um sistema de geração fotovoltaico, no qual são apresentados o arranjo fotovoltaico, o banco de baterias e um subsistema hachurado.
A função do subsistema hachurado é converter a potência elétrica gerada pelo arranjo fotovoltaico, entregando-a de acordo com as especificações de projeto para que seja armazenado pelo banco de baterias.
De acordo com a finalidade apresentada, o subsistema hachurado é o(a):
No que se refere aos fundamentos quanto à matriz energética brasileira, julgue o seguinte item.
As fontes de energia renovável representam a maior parcela
de contribuição na oferta interna de energia do Brasil.
Fonte: Jornal da USP, ago/2021.
O Brasil destaca-se mundialmente pela participação das fontes renováveis na matriz energética, principalmente hidráulica e biomassa, além de um grande potencial para diversas outras fontes de energia limpa. A seguir, tem-se afirmativas sobre a participação das fontes renováveis na matriz energética do Brasil.
I. O país possui ainda muito potencial à ser explorado na geração de energia elétrica por fonte solar.
II. A matriz elétrica brasileira, do ponto de vista ambiental, é uma das mais limpas do mundo.
III. O potencial eólico explorado do país concentra-se principalmente na região Sudeste, ficando a região Nordeste em segundo lugar.
IV. Cerca de 85% da energia elétrica produzida no Brasil é de matriz hidrelétrica.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
I. As usinas termelétricas produzem energia por meio da queima de combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural. As principais vantagens das termelétricas são que elas podem ser construídas próximas às regiões de consumo, sua construção é mais rápida do que das hidrelétricas e são mais independentes das condições do clima para manter uma geração contínua.
II. Dentre as principais vantagens das usinas eólicas, podem ser citados o uso de energia limpa e inesgotável, a geração de renda nas localidades de sua instalação, além da garantia da constância de geração durante o ano todo, já que a escolha dos locais de instalação é bem criteriosa.
III. A participação da fotovoltaica na matriz elétrica vem se tornando cada vez mais relevante, tanto devido a grandes usinas sendo instaladas pelo país, quanto por conta da predominância por usinas fotovoltaicas na micro e minigeração distribuída. Como vantagens desse tipo de usina, pode-se citar a baixa necessidade de manutenção, a não emissão de poluentes e a disponibilidade de sol na maior parte do país. Como maiores desvantagens, podem ser citadas a dependência climática e a natural falta de geração à noite, a qual aliada à baixa capacidade de armazenamento de energia em grandes quantidades, torna-se uma fonte extremamente intermitente.
verifica-se que está/ão correta/s