Questões de Concurso
Sobre estabilidade em engenharia elétrica
Foram encontradas 30 questões
I. Na região de enfraquecimento de campo, a relação V/f possui valor constante com a variação da frequência.
PORQUE
II. Na região de operação para frequências abaixo da nominal do motor, a tensão de alimentação é menor que a tensão nominal com o intuito de evitar o aumento da corrente drenada pelo motor.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
O módulo da corrente de falta, em função da corrente de sequência positiva, é:
I. Fenômeno de cintilação luminosa constatada por meio de impressão visual resultante de variações do fluxo luminoso de lâmpadas, principalmente as do tipo incandescentes, cuja causa, entre outras, pode ser a de cargas com ciclo variável, gerando uma modulação na amplitude da tensão da rede na faixa entre 0 e 30 Hz, à qual o olho humano é sensível.
II. Aumento da tensão da rede acima do limite normal definido pelas normas técnicas, com duração que não ultrapasse 2 segundos.
Trata-se, respectivamente, de
I. Possui três terminais normalmente simbolizados por A, K e G, conduz num único sentido e o disparo ocorre por pulso de tensão positiva no terminal G. II. Possui dois terminais, opera bidirecionalmente gerando pulsos positivos e negativos, sendo disparado por tensão. III. Possui três terminais normalmente simbolizados por MT1, MT2 e G, conduz nos dois sentidos e o disparo ocorre por pulso de tensão positiva ou negativa no terminal G.
A relação correta entre as afirmações e o tipo de dispositivo é:
O afundamento de tensão interfere no funcionamento dos equipamentos e pode provocar diversas situações, dentre elas:
I. Atuação indevida de relés de subtensão.
II. Desligamento de lâmpadas de descarga.
III. Redução da potência nos motores.
IV. Abertura das bobinas de contatores e relés auxiliares.
Estão corretas as afirmativas:
A necessidade de se conhecer as raízes de polinômios de elevada ordem é uma das desvantagens do critério de estabilidade de Routh-Hurwitz para se determinar as situações em que um sistema pode se tornar instável.
A figura acima ilustra o diagrama unifilar representando um sistema elétrico de potência que opera em regime permanente. Os dados das grandezas envolvidas e dos parâmetros de determinada base de potência e de tensão são informados em pu. Os parâmetros do transformador são sua resistência RT, reatância XT e tap t. Os dados da linha referem-se aos componentes de sua impedância série (resistência RL e reatância indutiva XL). A carga absorve tanto potência ativa, igual a 1,0 pu, quanto potência reativa, igual a 0,2 pu. Resolveu-se o problema de fluxo de carga, sendo obtidas as magnitudes de tensão genéricas V2 e V3 e as fases θ2 e θ3 nas barras 2 e 3, respectivamente.
Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
Suponha que, no cálculo do fluxo de carga para a obtenção das tensões nas barras 2 e 3, a carga tenha sido representada por corrente constante. Caso seja acrescentada uma linha em paralelo entre as barras 2 e 3, similar à linha que já existe no sistema, então as tensões nos terminais das linhas em paralelo poderão ser corretamente calculadas resolvendo-se um único sistema linear de equações.