Questões de Concurso
Sobre máquina síncrona em engenharia elétrica
Foram encontradas 327 questões
I.O fator de potência do gerador síncrono pode ser controlado ajustando a corrente de excitação do rotor, permitindo operar em condições de carga indutiva ou capacitiva.
II.Em operação síncrona, o torque do gerador é determinado pela frequência da rede elétrica, e uma variação nessa frequência causa o deslizamento do rotor.
III.Um gerador síncrono que opera com um fator de potência unitário indica que a corrente e a tensão estão em fase, e não há troca de potência reativa com a rede.
IV.Máquinas síncronas operando em paralelo com a rede exigem que seus ângulos de fase estejam sincronizados com a rede, evitando correntes de circulação indesejadas entre os geradores.
V.A operação em regime subexcitado de um gerador síncrono causa aumento na demanda de corrente de excitação para manter o campo magnético estável, garantindo a operação em sincronismo com a rede.
Qual opção abaixo apresenta apenas as afirmações corretas?
Em um circuito magnético que tem um núcleo de material ferromagnético com entreferro, a força magnetomotriz desenvolvida no entreferro é maior que a desenvolvida ao longo do núcleo.
Em conversores chaveados, o diodo de roda livre, ou freewheeling, devidamente inserido, tem a função de evitar picos de tensão no circuito quando se tenta forçar uma súbita anulação de corrente em cargas que tenham componentes de natureza indutiva.
Nessa situação hipotética, a ferramenta de diagnóstico mais eficaz para detectar problemas internos em geradores e motores elétricos durante a inspeção inicial é o
As máquinas síncronas são muito utilizadas na geração de energia elétrica em sistemas de potência. A maior parte desses geradores de energia é projetada com armadura estacionária e campo girante.
A respeito dessa filosofia de projeto, analise as afirmativas a seguir.
I. A armadura estacionária apresenta uma relutância elevada ao fluxo. Isto ocorre devido à seção transversal de ferro maior.
II. A armadura estacionária facilita o seu enrolamento por ocasião de sua construção.
III. A armadura estacionária facilita o isolamento.
Assinale:
Em motores de corrente alternada, os motores síncronos têm sua rotação em função do número de polos do motor. Quanto a esse tema, assinale a alternativa que indica a rotação síncrona, em rpm, para um motor com 10 polos, considerando a frequência do sistema que fornece energia elétrica de 60 Hz.
Um gerador síncrono, com as bobinas de armadura ligadas em Y, de 18 kV, 60 Hz, está funcionando a vazio com tensões nominais nos seus terminais. A reatância subtransitória do eixo direto é 0,25 pu, a reatância de sequência negativa é 0,2 pu e a reatância de sequência zero é 0,09 pu.
Para um curto-circuito trifásico nos seus terminais, as correntes de sequência são:
Sobre os motores síncronos, analise as assertivas abaixo.
I. São motores de velocidade constante e proporcional com a frequência da rede. Os polos do rotor seguem o campo girante imposto ao estator pela rede de alimentação trifásica.
II. Podem ser de dois tipos.
III. São compostos de um enrolamento estatórico trifásico, que produz o que se designa de campo girante, e de um rotor bobinado que é excitado por uma tensão C. Esta tensão C de excitação gera um campo estacionário no rotor que, interagindo com o campo girante produzido pelo enrolamento estatórico, produz torque no eixo do motor com uma rotação igual ao próprio campo girante.
É correto o que se afirma em
Com certa frequência se requer que dois ou mais geradores síncronos operem conjuntamente para alimentar uma carga que exceda a saída nominal de um dos geradores. Este caso é geralmente o que acontece nas redes de energia elétrica de uma região ou país. A carga pode variar muito e a operação dos geradores em paralelo é necessária para produzir a quantidade de energia requerida pelas cargas. Para se colocar uma máquina síncrona em paralelo com um sistema de potência (barramento infinito), deve-se, dentre outras, a seguinte condição necessária:
A figura abaixo mostra uma instalação elétrica com algumas informações de cargas elétricas
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. A iluminação incandescente possui maior fator de potência.
2. O motor síncrono possui a maior potência aparente por ter fator de potência em avanço.
3. Os motores de indução possuem a maior potência ativa.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre a teoria de motores elétricos de corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC), encontre a alternativa CORRETA:
A maior parte da energia elétrica ao redor do mundo é gerada por meio de máquinas síncronas acionadas por meio de turbinas tanto hidráulicas, quanto a vapor ou por meios de mecanismos de combustão. No estudo da dinâmica de tais máquinas, assume-se que a mesma é conectada a um barramento infinito. Considerando-se os conhecimentos a respeito da dinâmica das máquinas síncronas, analise as seguintes afirmações.
I- Um barramento infinito é aquele cujas características não mudam com relação à potência suprida ou consumida de qualquer dispositivo conectado a ele.
II- Apesar de um barramento infinito não poder nunca ser disponível na prática, suas características são aproximadas se a capacidade de potência do sistema, no ponto em que a máquina é conectada é muito maior do que os valores nominais da máquina.
III- As máquinas síncronas sofrem considerável influência na sua velocidade de operação quando submetidas a degraus de carga, mesmo que dentro de valores nominais.
É CORRETO o que se afirma em:
Os geradores síncronos são amplamente utilizados nas plantas de geração de energia elétrica. A respeito do funcionamento desse tipo de máquina, assinale a alternativa correta.
I. O motor síncrono, partindo por meio de uma alimentação alternada variável, opera de forma assíncrona no início do procedimento.
II. Para manter a velocidade constante de um motor síncrono, é necessário variar a corrente de excitação.
III. O fluxo resultante no air gap é decorrente dos fluxos das correntes do rotor e do estator.
É correto somente o que se apresenta em: