Questões de Concurso
Sobre máquinas elétricas em engenharia elétrica
Foram encontradas 2.625 questões
( ) Um transformador trifásico pode ser substituído por três transformadores monofásicos.
( ) Se o primário de um transformador estiver ligado em delta, o secundário deverá, obrigatoriamente, estar ligado em estrela.
( ) Um transformador não ideal, apresenta perdas por histerese magnética e não apresenta perdas nos enrolamentos.
( ) Em um transformador abaixador, a corrente no secundário será maior que a corrente no primário.
A sequência correta de marcação de cima para baixo é:
Com base nas melhores práticas para ajuste da zona neutra, analise as alternativas abaixo e identifique a ação mais apropriada para solucionar o problema:
-Perdas no cobre no rotor: 2 kW -Perdas no núcleo: 1 kW -Perdas mecânicas: 500 W -Perdas adicionais: 300 W
Determine a potência útil entregue pelo motor em cavalos-vapor (cv) e assinale a alternativa correta.
Dados: 1 cv = 746 W
I.O fator de potência do gerador síncrono pode ser controlado ajustando a corrente de excitação do rotor, permitindo operar em condições de carga indutiva ou capacitiva.
II.Em operação síncrona, o torque do gerador é determinado pela frequência da rede elétrica, e uma variação nessa frequência causa o deslizamento do rotor.
III.Um gerador síncrono que opera com um fator de potência unitário indica que a corrente e a tensão estão em fase, e não há troca de potência reativa com a rede.
IV.Máquinas síncronas operando em paralelo com a rede exigem que seus ângulos de fase estejam sincronizados com a rede, evitando correntes de circulação indesejadas entre os geradores.
V.A operação em regime subexcitado de um gerador síncrono causa aumento na demanda de corrente de excitação para manter o campo magnético estável, garantindo a operação em sincronismo com a rede.
Qual opção abaixo apresenta apenas as afirmações corretas?
Analise a figura a seguir:
Qual é a tensão V2 do autotransformador?
A refrigeração ONAF de transformadores de potência permite aumentar o valor da corrente usada como ajuste do relé de sobrecorrente, se comparado com a refrigeração ONAN.
Transformadores de corrente para medição são projetados para saturar mais rápido que os de proteção, pois não precisam reconhecer curtos-circuitos.
Relés de corrente diferencial para motores de indução precisam da coordenação com os ajustes de proteção de outros motores, para não serem sensibilizados por correntes de partida.
A corrente térmica nominal dos transformadores de corrente representa a máxima sobrecarga que o equipamento poderia suportar no seu lado secundário por até um segundo, sem tratar-se de um curto-circuito.
Em relação à operação de transformadores de potência, julgue o seguinte item.
O rendimento de um transformador de potência ao longo do tempo é independente do fator de carga da instalação atendida.
Em relação à operação de transformadores de potência, julgue o seguinte item.
O fluxo de dispersão, devido ao isolamento imperfeito, não deve ser considerado no cálculo da eficiência do transformador.
A respeito de máquinas de estado e de microcomputadores, julgue o item subsequente.
Em uma máquina de Moore, a saída depende do estado atual e das entradas; em uma máquina de Mealy, a saída depende apenas do estado atual.
O sobredimensionamento do alternador pode ajudar a limitar a queda de tensão causada pelo acionamento de motores elétricos, dentro de uma faixa adequada.
Existe o risco de haver desligamento do grupo moto-gerador caso os motores elétricos atendidos sejam acionados pelo método da partida direta.
Em rotação e em regime permanente, o fluxo magnético girante no entreferro do motor de indução trifásico induz, no rotor, uma tensão cuja frequência de deslizamento tem valor ligeiramente maior que a frequência de alimentação do estator.
A indutância de uma bobina aumenta à medida que diminui sua relutância magnética.
Em um circuito magnético que tem um núcleo de material ferromagnético com entreferro, a força magnetomotriz desenvolvida no entreferro é maior que a desenvolvida ao longo do núcleo.
O diodo de potência do tipo Schottky possui uma junção semicondutor-metal e apresenta tempo de recuperação reversa inferior ao de um diodo de potência convencional de junção semicondutor-semicondutor.