Questões de Concurso
Sobre nbr 14039 em engenharia elétrica
Foram encontradas 42 questões
Qual a Norma Brasileira (NBR) que serve com regulamentação básica para projetos elétricos residenciais?
As instalações elétricas de rede de distribuição alimentadas em média tensão devem ser projetadas e executadas levando em consideração os requisitos técnicos determinados por normas da ABNT e pelas normas da concessionária de energia local.
Qual norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas determina os requisitos técnicos sobre instalações elétricas de média tensão (1 a 36,2 kV)?
Dadas as afirmativas sobre a norma ABNT: NBR 14039,
I. No caso de emprego de cores para identificação dos condutores de fase em corrente alternada, é obrigatório o uso de vermelho, branco e marrom para as fases A, Be C, respectivamente.
Il. A documentação mínima que deve constar em um projeto elétrico é composta por: plantas, esquemas (unifilares e outros que se façam necessários), detalhes de montagem (quando necessário), memorial descritivo e especificação dos componentes.
III. Uma instalação pode ter várias tensões nominais, uma para cada parte. As tensões nominais de instalações que são regidas por essa norma são as seguintes: 3 kV; 4,16 kV; 6 kV; 13,8 kV; 23,1 kV e 34,5 kV.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A norma ABNT: NBR 14039 define as diretrizes e as regras sobre o projeto e a execução das instalações elétricas de média tensão, de modo a garantir a segurança e a continuidade do serviço. A respeito dos esquemas de aterramento, dadas as afirmativas,
l. O esquema ITR se caracteriza por ter o condutor neutro, os condutores de proteção das massas da subestação e da instalação ligados a um único eletrodo de aterramento.
Il. O que diferencia os esquemas TTN e TTS é a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção. No esquema TTN, os condutores de neutro e de proteção da subestação são ligados a eletrodos de aterramento distintos.
III. Além de não possuir qualquer ponto da alimentação diretamente aterrado, o esquema ITN se caracteriza por ter o condutor neutro e o de proteção das massas da subestação ligados a diferentes eletrodos de aterramento. Nesse esquema, a corrente resultante de uma única falta da fase-massa não deve ter intensidade suficiente para provocar o surgimento de tensões de contato perigosas.
verifica-se que está(ão) correta(s)
De acordo com a norma ABNT: NBR 14039, dadas as afirmativas quanto às instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV,
I. Essa norma não se aplica às instalações elétricas de concessionários de serviços de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, no exercício de suas funções em serviço de utilidade pública.
Il. Essa norma aplica-se às instalações novas, às reformas em instalações existentes e às instalações de caráter permanente ou temporário.
III. A proteção contra choques elétricos deve ser prevista pela aplicação das medidas especificadas em proteção contra contatos diretos e indiretos.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Assinale a alternativa que indica corretamente as tensões de alimentação cobertas pela NBR14039.
1) Uma instalação pode ter várias tensões nominais, uma para cada parte. As tensões nominais das instalações regidas por essa norma são as seguintes: 3 kV, 4,16 kV, 6 kV, 13,8 kV, 23,1 kV e 34,5 kV.
2) No caso de emprego de cores para identificação dos condutores de fase em corrente alternada, devem ser utilizadas as cores vermelha, branca e marrom para as fases A, B e C, respectivamente.
3) As posições de “fechado” e “aberto” dos equipamentos de manobra de contatos não visíveis devem ser indicadas por meio de letras (I e O) e cores (vermelho e verde), devendo ser adotada a convenção I–vermelho para contatos fechados e O– verde para contatos abertos.
4) A documentação mínima que deve constar em um projeto elétrico é composta por: plantas, esquemas (unifilares e outros que se façam necessários), detalhes de montagem (quando necessário), memorial descritivo e especificação dos componentes.
Estão corretas:
Nesse sentido, em relação à NBR 14.039, dadas as afirmativas,
I. Nos circuitos em média tensão, há esquemas de aterramento diferentes dos com baixa tensão. Os esquemas TTN e TTS se caracterizam por terem um ponto da alimentação diretamente aterrado, estando às massas da instalação ligadas a eletrodos de aterramento distintos dos eletrodos de aterramento da subestação. O que diferencia os esquemas TTN e TTS é a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção da subestação. Enquanto no TTN esses condutores são ligados a um único eletrodo, no TTS esses condutores são ligados a eletrodos distintos.
II. A documentação mínima que deve constar em um projeto elétrico de uma instalação de média tensão é descrita por: plantas, esquemas (unifilares e outros que se façam necessários), detalhes de montagem (quando necessário) e memorial descritivo.
III. No caso de emprego de cores para identificação dos condutores de fase em corrente alternada, é obrigatório o uso de vermelho, branco e marrom para as fases A, B e C, respectivamente. Já em corrente contínua, é obrigatório o uso de vermelho, preto e branco para o polo positivo, polo negativo e condutor médio, respectivamente.
verifica-se que está/ão correta/s
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de esquema de aterramento da figura apresentada, de acordo com a NBR 14039.
Relacione corretamente as normas de serviços de eletricidade.
Coluna 1 Norma
1. NBR14039
2. NBR5419
3. NBR5410
Coluna 2 Descrição
( ) Instalações elétricas de baixa tensão
( ) Proteção contra descargas atmosféricas
( ) Projeto e execução de instalações de média tensão
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as seguintes afirmativas com base na Norma ABNT NBR 14039:2005 - Instalações elétricas de média tensão.
I As linhas elétricas de diferentes tensões nominais não devem ser colocadas nas mesmas canaletas ou poços, a menos que sejam tomadas precauções adequadas para evitar que, em caso de falta, os circuitos de menores tensões nominais sejam submetidos a sobretensões.
II As linhas elétricas não devem utilizar dutos de exaustão de fumaça ou de ventilação.
III As linhas elétricas não devem ser colocadas paralelamente abaixo de canalizações que possam gerar condensações (tais como tubulações de água, de vapor, de gás, etc.), a menos que sejam tomadas precauções para proteger as linhas elétricas dos efeitos dessas condensações.
IV As linhas elétricas não devem, em hipótese alguma, utilizar as mesmas canaletas ou poços que as canalizações não elétricas.
Das afirmativas acima, apenas: