Questões de Concurso Sobre subestação em engenharia elétrica

Foram encontradas 471 questões

Q3299984 Engenharia Elétrica
Considere as seguintes afirmativas em relação às ligações à terra em subestações:

I. O conector de proteção deve ter a bitola mínima de 25 mm².
II. As carcaças de transformadores de subestações devem ser conectadas à malha de terra.
III.De acordo com a NBR 14039/2021, a resistência de aterramento da malha da subestação deve ser da ordem de grandeza de 10 ohms, como forma de reduzir os gradientes de potencial no solo.

É (São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3299983 Engenharia Elétrica
Subestações de instalação interior são aquelas em que os equipamentos e aparelhos são instalados em dependências abrigadas das intempéries. Um desses tipos de instalação são as subestações de alvenaria divididas em compartimentos chamados postos. Esses postos são:
Alternativas
Q3299981 Engenharia Elétrica
Deseja-se medir a resistência de isolamento entre o enrolamento de alta tensão e o de baixa tensão de um transformador de distribuição, instalado em uma subestação usando um megômetro. Com relação às pontas de prova do megômetro deve-se fazer as seguintes ligações:
Alternativas
Q3281153 Engenharia Elétrica
As subestações desempenham um papel crucial no sistema elétrico, conectando os sistemas de transmissão e distribuição e operando com equipamentos de alta tensão projetados para garantir a segurança e a eficiência no fornecimento de energia. Considerando o funcionamento e os equipamentos utilizados em subestações, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3211223 Engenharia Elétrica

No que diz respeito a padrões de desempenho e requisitos para instalação da rede básica, julgue o item que se segue. 


Uma subestação de uso exclusivo de agente gerador conectado à rede básica com configuração disjuntor e meio requer uma área mínima maior que uma subestação com topologia de disjuntor simples a quatro chaves.

Alternativas
Q3189758 Engenharia Elétrica
A Figura 4 apresenta o diagrama unifilar de uma entrada de energia em média tensão, com ramal aéreo, em conjunto com uma subestação abrigada de energia.
Imagem associada para resolução da questão

 Em relação aos elementos do unifilar, avalie as proposições a seguir:

I - O elemento representado em “h”, conectado em paralelo ao sistema, é a chave fusível da concessionária.
II - Sequencialmente, da esquerda para a direita, o unifilar apresenta os cubículos de proteção, medição e de transformação.
III - Os elementos representados pelas letras “c”, “d” e “e” são transformadores de potencial (TP). Os TPs “c” e “d” são usados para medir tensão. O TP “e” é auxiliar, funcionando como uma alimentação auxiliar para as cargas essenciais na subestação.
IV - Os elementos representados pelas letras “a” e “b” são, respectivamente, o medidor de energia da concessionária e o relé de proteção da subestação.
V - Em “f” e “g” são apresentados transformadores de corrente (TCs). Ambos os TCs têm mesmas características mínimas exigidas, como classe de exatidão e fator limite de exatidão (relacionada a corrente de saturação).

A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:
Alternativas
Q3184412 Engenharia Elétrica
Subestações são instalações essenciais no sistema elétrico, desempenhando o papel de interligar diferentes níveis de tensão, possibilitar a distribuição de energia e garantir sua qualidade e segurança. Entre os equipamentos mais importantes de uma subestação estão os transformadores, os disjuntores, os seccionadores, os transformadores de corrente e tensão e os pararaios, cada um com funções específicas no controle, proteção e operação do sistema elétrico. A correta seleção, operação e manutenção desses equipamentos são fundamentais para evitar falhas e minimizar interrupções no fornecimento de energia elétrica, sendo um tema crítico em projetos e operações de sistemas de potência. Diante do exposto, relacione adequadamente os conceitos às respectivas definições ou funções.

1. Transformador de potência.
2. Disjuntor.
3. Para-raios.
4. Transformador de Corrente (TC).
5. Seccionador.

( ) Equipamento utilizado para proteger o sistema contra sobretensões causadas por descargas atmosféricas ou surtos transitórios.
( ) Dispositivo que realiza a interrupção de circuitos em situações de curto-circuito ou sobrecarga, preservando a segurança do sistema. ( ) Equipamento responsável por elevar ou rebaixar níveis de tensão, permitindo a transferência de energia entre diferentes barramentos.
( ) Componente utilizado para isolar, fisicamente, partes do sistema, sendo operado apenas em condições sem carga.
( ) Dispositivo que reduz a corrente elétrica para valores adequados ao monitoramento e proteção dos sistemas de potência.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3178490 Engenharia Elétrica
A Prefeitura Municipal de Tangará possui uma subestação transformadora abrigada com transformador trifásico de 300 KVA, tensão de operação 380/220 Volts e solicita a sua fiscalização para acompanhar a manutenção preventiva. A programação de desligamento junto à concessionária do sistema elétrico deve ser solicitada com antecedência, para que seja desligada as chaves fusíveis da rede de média tensão. São serviços que devem ser realizados na manutenção preventiva:

I. Limpeza do local, inspeção visual e revisão das conexões
II. Verificação do nível de óleo, verificação dos terminais de aterramento e termografia.
III. Reaperto das conexões, limpeza da cabine e relatório.
IV. Troca do transformador, termografia e relatório. 
V. Troca da chave seccionadora, termografia e relatório.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q3168850 Engenharia Elétrica

Julgue o item a seguir, que se refere aos procedimentos e equipamentos de segurança necessários para fazer uma intervenção de manutenção em uma instalação elétrica com carga instalada de 180 kW e que se encontra energizada.


As ferramentas e materiais necessários à manutenção devem ser guardados dentro da subestação para um acesso mais rápido em caso de necessidade.

Alternativas
Q3168840 Engenharia Elétrica
        Uma subestação transformadora, construída como parte integrante de uma edificação industrial, possui um transformador de potência trifásico que faz o abaixamento da tensão de 13,8 kV para 400 V, com a corrente fornecida a uma carga genérica igual a 100 A.

A partir dessas informações e considerando √3  = 1,7, julgue o item subsequente.


A subestação transformadora deve utilizar apenas disjuntores a vácuo ou a gás hexafluoreto de enxofre.

Alternativas
Q3163302 Engenharia Elétrica
Os sistemas de Proteção Automação e Controle - PAC das modernas subestações inteligentes de alta tensão, possuem arquitetura de comunicação cliente-servidor padrão IEC 61850, rede local - LAN, com barramentos de processo e de estação, capaz de integrar os equipamentos primários (TPs, TCs e disjuntores) do nível 0 de automação com os relés multifunção (Dispositivos Eletrônicos Inteligentes – IEDs de proteção) dos bays (nível 1 de automação), os IEDs de proteção (nível 1 de automação) e os IEDs de proteção com o sistema SCADA (Supervisory Control and Data Aquisition) (nível 2 de automação). A alternativa com a descrição dos protocolos de comunicação dos sistemas PAC padrão IEC 61850 é: 
Alternativas
Q3163301 Engenharia Elétrica
Os relés de sobrecorrente multifunção dos vãos de saída de alimentadores de subestações distribuidoras de energia estão especificados com as funções 50/51, 50N/51N, 51NS, 46 e 79. É correto afirmar que:
Alternativas
Q3163292 Engenharia Elétrica
Um Dispositivo Eletrônico Inteligente (IED) multifunção de um vão de entrada de linha de 69 kV de uma subestação está com a entrada analógica de tensão conectada ao secundário de três transformadores de potencial (TPs) e com a entrada analógica de corrente conectada ao secundário de três transformadores de corrente (TCs). Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3173887 Engenharia Elétrica
No Brasil o sistema de distribuição é composto pela rede elétrica e por um conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam em níveis, recebendo uma classificação. Na classificação de alta tensão segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) situa-se o intervalo entre ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas
Q3138418 Engenharia Elétrica
Em uma cidade, o sistema de distribuição de energia elétrica possui uma rede de distribuição primária operando a 13,8 kV, que alimenta uma subestação local. A partir desta subestação, a energia é rebaixada para 380/220 V para abastecimento residencial e comercial por meio de uma rede de distribuição secundária. Durante uma manutenção, foi identificado um problema que ocasionou uma elevação de tensão na rede secundária, afetando equipamentos residenciais. Considerando as características e funções dos sistemas de distribuição primária e secundária, identifique a alternativa que corretamente descreve a causa mais provável desse problema e a ação necessária para mitigá-lo:
Alternativas
Q3138389 Engenharia Elétrica
Uma concessionária de energia elétrica, responsável pelo fornecimento de energia em uma cidade com 50.000 habitantes, tem enfrentado problemas de continuidade no fornecimento devido a falhas frequentes em uma linha de distribuição de 13,8 kV que alimenta uma região residencial. Nos últimos 12 meses, foram registrados 20 desligamentos com um tempo médio de restauração de 3 horas cada. Com base nas normas de qualidade de serviço de continuidade do fornecimento, a concessionária planeja reduzir o índice de interrupções e melhorar o tempo de restauração. Considerando essa situação, assinale a alternativa que apresenta a ação mais apropriada para melhorar a qualidade do fornecimento de acordo com os indicadores de continuidade.
Alternativas
Q3110883 Engenharia Elétrica

A respeito de subestações elétricas, julgue o item a seguir.


A configuração barra simples seccionada permite a união, ou a separação, de dois conjuntos de circuitos, usando um disjuntor como dispositivo de interconexão entre os conjuntos.

Alternativas
Q3110882 Engenharia Elétrica

A respeito de subestações elétricas, julgue o item a seguir.


O conjunto retificador-carregador usado nos sistemas auxiliares de subestações para viabilizar a operação correta dos bancos de baterias incorpora um limitador de corrente durante o carregamento, com vistas a preservar a integridade do banco.

Alternativas
Q3106320 Engenharia Elétrica
A tabela a seguir apresenta um quadro de cargas de uma subestação de energia de um sistema de captação, adução e recalque para abastecimento de água.

Captura_de tela 2024-12-11 081644.png (448×155)

Nessas condições, considerando um fator de demanda unitário para a instalação, analise as afirmações a seguir:

I. Para o dimensionamento da subestação de entrada, um transformador trifásico com potência nominal 112,5 kVA atende a demanda da instalação;
II. De acordo com o quadro de cargas, o fator de potência da instalação é inferior a 0,92, exigindo o uso de banco de capacitores na entrada de energia;
III. Cada conjunto motor-bomba de 75 CV deve ser acionado por uma chave de partida do tipo soft-starter ou condicionado por inversor de frequência;

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: DATAPREV Prova: FGV - 2024 - DATAPREV - ATI - Engenharia |
Q3086041 Engenharia Elétrica
No diagrama unifilar de uma subestação abaixadora, representado a seguir, foram colocadas as seguintes legendas quanto aos equipamentos constituintes:

Q50.png (636×305)

I. P1 e P2 são protetores de sobretensão; II. D1 é um disjuntor de alta tensão a óleo; III. M1 e M2 são muflas.

Com relação às legendas, pode-se afirmar que
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: B
5: C
6: B
7: C
8: C
9: E
10: C
11: A
12: C
13: C
14: D
15: A
16: D
17: E
18: C
19: D
20: D