Questões de Concurso
Sobre subestação em engenharia elétrica
Foram encontradas 471 questões
I. O conector de proteção deve ter a bitola mínima de 25 mm².
II. As carcaças de transformadores de subestações devem ser conectadas à malha de terra.
III.De acordo com a NBR 14039/2021, a resistência de aterramento da malha da subestação deve ser da ordem de grandeza de 10 ohms, como forma de reduzir os gradientes de potencial no solo.
É (São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)
No que diz respeito a padrões de desempenho e requisitos para instalação da rede básica, julgue o item que se segue.
Uma subestação de uso exclusivo de agente gerador conectado à rede básica com configuração disjuntor e meio requer uma área mínima maior que uma subestação com topologia de disjuntor simples a quatro chaves.

Em relação aos elementos do unifilar, avalie as proposições a seguir:
I - O elemento representado em “h”, conectado em paralelo ao sistema, é a chave fusível da concessionária.
II - Sequencialmente, da esquerda para a direita, o unifilar apresenta os cubículos de proteção, medição e de transformação.
III - Os elementos representados pelas letras “c”, “d” e “e” são transformadores de potencial (TP). Os TPs “c” e “d” são usados para medir tensão. O TP “e” é auxiliar, funcionando como uma alimentação auxiliar para as cargas essenciais na subestação.
IV - Os elementos representados pelas letras “a” e “b” são, respectivamente, o medidor de energia da concessionária e o relé de proteção da subestação.
V - Em “f” e “g” são apresentados transformadores de corrente (TCs). Ambos os TCs têm mesmas características mínimas exigidas, como classe de exatidão e fator limite de exatidão (relacionada a corrente de saturação).
A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:
1. Transformador de potência.
2. Disjuntor.
3. Para-raios.
4. Transformador de Corrente (TC).
5. Seccionador.
( ) Equipamento utilizado para proteger o sistema contra sobretensões causadas por descargas atmosféricas ou surtos transitórios.
( ) Dispositivo que realiza a interrupção de circuitos em situações de curto-circuito ou sobrecarga, preservando a segurança do sistema. ( ) Equipamento responsável por elevar ou rebaixar níveis de tensão, permitindo a transferência de energia entre diferentes barramentos.
( ) Componente utilizado para isolar, fisicamente, partes do sistema, sendo operado apenas em condições sem carga.
( ) Dispositivo que reduz a corrente elétrica para valores adequados ao monitoramento e proteção dos sistemas de potência.
A sequência está correta em
I. Limpeza do local, inspeção visual e revisão das conexões
II. Verificação do nível de óleo, verificação dos terminais de aterramento e termografia.
III. Reaperto das conexões, limpeza da cabine e relatório.
IV. Troca do transformador, termografia e relatório.
V. Troca da chave seccionadora, termografia e relatório.
Quais estão corretos?
Julgue o item a seguir, que se refere aos procedimentos e equipamentos de segurança necessários para fazer uma intervenção de manutenção em uma instalação elétrica com carga instalada de 180 kW e que se encontra energizada.
As ferramentas e materiais necessários à manutenção devem ser guardados dentro da subestação para um acesso mais rápido em caso de necessidade.
A partir dessas informações e considerando √3 = 1,7, julgue o item subsequente.
A subestação transformadora deve utilizar apenas disjuntores a vácuo ou a gás hexafluoreto de enxofre.
A respeito de subestações elétricas, julgue o item a seguir.
A configuração barra simples seccionada permite a união, ou a separação, de dois conjuntos de circuitos, usando um disjuntor como dispositivo de interconexão entre os conjuntos.
A respeito de subestações elétricas, julgue o item a seguir.
O conjunto retificador-carregador usado nos sistemas auxiliares de subestações para viabilizar a operação correta dos bancos de baterias incorpora um limitador de corrente durante o carregamento, com vistas a preservar a integridade do banco.

Nessas condições, considerando um fator de demanda unitário para a instalação, analise as afirmações a seguir:
I. Para o dimensionamento da subestação de entrada, um transformador trifásico com potência nominal 112,5 kVA atende a demanda da instalação;
II. De acordo com o quadro de cargas, o fator de potência da instalação é inferior a 0,92, exigindo o uso de banco de capacitores na entrada de energia;
III. Cada conjunto motor-bomba de 75 CV deve ser acionado por uma chave de partida do tipo soft-starter ou condicionado por inversor de frequência;
É CORRETO o que se afirma em:

I. P1 e P2 são protetores de sobretensão; II. D1 é um disjuntor de alta tensão a óleo; III. M1 e M2 são muflas.
Com relação às legendas, pode-se afirmar que