Questões de Concurso Sobre transmissão em engenharia elétrica

Foram encontradas 479 questões

Q3197629 Engenharia Elétrica
Uma linha de transmissão possui uma indutância constante em seus condutores. Considerando que a capacitância da linha é irrelevante e sua resistência é nula, para que a potência absorvida pela linha de transmissão seja reduzida, deve-se:
Alternativas
Q3173914 Engenharia Elétrica
Numa transmissão de sinais em redes de dados, é imperativo que se conheça algumas características técnicas. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. Quanto maior a frequência de um sinal elétrico num meio de par-trançado, menor é a atenuação sofrida pelo mesmo.
II. Num ambiente com fortes perturbações eletromagnéticas, provocadas por motores e máquinas de soldagem por eletrodos, é importante utilizar um cabo STP ao invés de um cabo UTP.
III. As tranças dos pares do cabo de rede são assim construídas para reduzir/eliminar a interferência do meio externo em que o cabo é lançado.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3173912 Engenharia Elétrica
Numa rede estruturada de dados, o projeto deve primar pelo que se chama de convergência de serviços, onde voz, dados e vídeo caminham na mesma estrutura física de cabeamento e encaminhamento. Num cabeamento estruturado em cobre, assim são conhecidos projetos deste tipo, a distância entre os dois pontos mais distantes em mídia com categoria 6 não deve ultrapassar os ______ metros, sob risco de causar problemas de comunicação. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas
Q3173889 Engenharia Elétrica
Na transmissão de energia elétrica por cabos metálicos ocorre o fenômeno conhecido por efeito pelicular. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. Provoca uma situação de atenção quando se usa cabos metálicos, pois na transmissão da energia a maior parte da corrente se concentra na superfície externa do condutor, resultando em uma menor densidade de corrente nas camadas internas.
II. No centro do condutor metálico, as correntes se movem em sentidos opostos e se anulam mutuamente, ao contrário ao que ocorre nas camadas mais externas, onde as correntes se somam, criando uma maior densidade de corrente na periferia do fio, e quanto menor a frequência da corrente, mais pronunciado é esse efeito pelicular.
III. O uso de múltiplos cabos trançados por fase é uma solução, pois isso ajuda redistribuir a corrente e diminuir a concentração na superfície externa dos condutores.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3163312 Engenharia Elétrica
Considere uma linha de transmissão trifásica, sem perdas, circuito simples, de 60 Hz, com 100 km de comprimento. No terminal da linha, está conectada uma carga de 20 MVA, com fator de potência 0,9 atrasado a uma tensão de 100kV.
Dados da linha:
L=2,5mH/km
C = 0,01 µF/km

O valor do SIL (Surge Impedance Loading) desta linha em MW é:
Alternativas
Q3163306 Engenharia Elétrica
Uma linha de transmissão trifásica é idealmente transposta, com as impedâncias próprias das fases iguais a Zp, e as impedâncias mútuas entre as fases todas iguais a Zm. Essas impedâncias já estão levando em consideração o efeito do solo. As impedâncias de sequência positiva e de sequência zero da linha são j1,5 ohms e j6,0 ohms, respectivamente. Calculando os valores, em ohms, das impedâncias Zp e Zm, encontra-se, respectivamente: 
Alternativas
Q3110897 Engenharia Elétrica

Com relação à técnica de modulação M-QAM, julgue o item a seguir.


Em sistemas que empregam a modulação M-QAM, é possível aumentar a taxa de transmissão da informação, medida em bps, e manter a largura de banda ocupada pelo sinal modulado, reduzindo-se o valor de M, ou seja, reduzindo-se a quantidade de bits por símbolo transmitido, desde que se garanta uma maior relação entre a potência do sinal e a potência de ruído e interferência, de forma que se atenda à lei de capacidade de canal de Shannon.

Alternativas
Q3036031 Engenharia Elétrica
Os modos de transmissão Transversal Elétrico (TE) e Transversal Magnético (TM) são modos distintos entre si e ambos se diferenciam do modo de Transmissão Eletromagnético (TEM), com impacto na caracterização de como a onda se propaga através do meio. A compreensão e escolha desses modos é importante para o projeto e análise de sistemas de comunicações modernos, especialmente aqueles que operam em altas frequências. Os modos TE e TM são de interesse quando as ondas se propagam pelos meios
Alternativas
Q2932528 Engenharia Elétrica

A descrição da propagação eletromagnética em termos de raios é baseada na chamada Teoria da Óptica Geométrica (TOG). Considerando somente meios homogêneos, assinale a alternativa correta relacionadas com a TOG.

Alternativas
Q2932522 Engenharia Elétrica

Considere um enlace óptico de 100 km, composto por um laser com 1 mW de saída, uma fibra óptica monomodo com perdas de 0,2 dB/km, e um fotodiodo com sensibilidade de 35 dBm. Assuma que as perdas por acoplamento entre a fonte para a fibra são de –2 dB, que as perdas devido às junções ao longo da fibra são de –1,5 dB, e que as perdas por acoplamento da fibra para o detetor são de –1,5 dB.

Assinale qual é a máxima distância que ainda poderia ser aumentada a esse enlace se mantivermos a mesma fonte, a fibra, as perdas nas junções, o detetor, e assumirmos 0 dB de margem.

Alternativas
Q2932519 Engenharia Elétrica

Assinale a alternativa correta considerando um enlace de comunicações ópticas operando em 1 550 nm, composto por uma fibra típica monomodo, também conhecida como SMF (single mode fiber), e componentes típicos na transmissão e na recepção, como: laser semicondutor (LS), LED, fotodiodo PIN (FDPIN) e fotodiodo de avalanche (FDA).

Alternativas
Q2932516 Engenharia Elétrica

Considere um guia óptico integrado reto com constante de atenuação α dada por 0,8 dB/cm. Expresse esta constante em Np/km.

Assuma log10 e = 0,4 e ln 10 = 2,3

Alternativas
Q2932514 Engenharia Elétrica

As curvas de dispersão modal de um guia dielétrico laminar (slab) simétrico sem perdas podem ser apresentadas por meio das curvas universais b versus V. Sobre isso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2932498 Engenharia Elétrica

Considere que em uma fibra óptica se propagam duas portadoras ópticas com frequências f1 e f2; interessa-nos extrair a informação contida na diferença dessas duas frequências. O dispositivo que deve ser utilizado na saída da fibra é um/uma

Alternativas
Q2932496 Engenharia Elétrica

Considere uma cavidade ressonante Fabry-Perot composta de dois espelhos no espaço livre, separados por uma distância de 100 micrômetros. Em qual das frequências a seguir essa cavidade é capaz de ressoar?

Alternativas
Q2932495 Engenharia Elétrica

Com relação ao contraste de índice de refração de dispositivos ópticos baseados em guias de onda ópticos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2932494 Engenharia Elétrica

Com relação aos métodos de cálculo dos modos de propagação em guias dielétricos de seção reta planar bi-dimensional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2932487 Engenharia Elétrica

Considerando dois guias laminares (slabs) quaisquer, paralelos, assinale que condições devem ser satisfeitas para que esse arranjo funcione como um acoplador óptico direcional.

Alternativas
Q2932482 Engenharia Elétrica

O fenômeno que garante o funcionamento dos acopladores ópticos direcionais é o de

Alternativas
Q2932474 Engenharia Elétrica

Nos sistemas de comunicações por fibra óptica, a distância dos enlaces sem repetidoras para transmissões em altas taxas é limitada principalmente pelo fenômeno de

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: B
5: C
6: B
7: E
8: C
9: E
10: D
11: E
12: D
13: B
14: D
15: E
16: B
17: A
18: C
19: E
20: A