Questões de Concurso Sobre engenharia de áudio e telecomunicações em engenharia eletrônica

Foram encontradas 376 questões

Q3129034 Engenharia Eletrônica
A voz humana possui excursões de frequência de valores muito baixos a até 20 Khz. Em um canal telefônico fixo ou celular, a voz ou sons captados pelo microfone passam por um filtro passa baixa com frequência de corte de 3,4 Khz. Para que um canal permita então a transmissão de voz digitalizada a uma taxa de 8 bits por amostra, a fim de evitar o efeito de aliasing é correto afirmar que:
Alternativas
Q3129026 Engenharia Eletrônica
Em uma análise de sistemas de comunicação, o engenheiro precisa escolher entre diferentes faixas de frequência para uma aplicação específica. Sabendo que a frequência de operação afeta a propagação e a penetração do sinal, assinale a alternativa que apresenta a relação entre frequência e propagação em diferentes ambientes.
Alternativas
Q3021227 Engenharia Eletrônica
Em redes industriais que utilizam o protocolo MODBUS-RTU, o meio físico especificado assume que a comunicação é feita por meio de par diferencial. Isto é, são utilizados dois fios de dados, onde a informação transmitida e recebida por ambos os fios é a mesma, mas com o nível de sinal elétrico invertido entre eles. Das alternativas abaixo, qual é considerada uma vantagem proporcionada pelo uso de transmissão por par diferencial? 
Alternativas
Q2562983 Engenharia Eletrônica
Julgue o seguinte item, a respeito das técnicas de modulação empregadas na transmissão de sinais de rádio. 

A modulação FM é mais imune a ruídos e ocupa uma banda passante significativamente menor que a modulação AM.
Alternativas
Q2515767 Engenharia Eletrônica
A tecnologia LoRa (do inglês, Long Range) é uma tecnologia de radiofrequência recente, que oferece recursos atraentes para aplicações IoT, como redes de sensores.
Ao se comparar com o Wi-Fi e o Bluetooth, que são outras duas tecnologias bastante usadas em redes sem fio, pode-se citar como uma das poucas desvantagens da tecnologia LoRa o seguinte aspecto:
Alternativas
Q2456701 Engenharia Eletrônica
Com relação à sincronização de sistemas de comunicações baseados em PDH (Plesiochronous Digital Hierarchy), analise as afirmações a seguir.

I. Os relógios de cada nó da rede devem ser sincronizados com relógios mestres nível Stratum 2.

II. A sincronização é realizada a partir de palavras de sincronismo enviadas no mesmo canal dos dados.

III. A precisão da taxa de dados de um enlace do tipo E1, de acordo com a ITU-T G.703, é de ±102,4bits/s.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2429448 Engenharia Eletrônica

No projeto de infraestrutura de sistemas de telefonia, a interpretação da representação das normas técnicas e os parâmetros de dimensionamento precisam ser compreendidos pelo engenheiro eletricista. No recorte da dependência de uma edificação, representada em Autocad®, afirmações foram ditas em relação ao layout apresentado na figura.


Imagem associada para resolução da questão


Diante dessas afirmações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2429447 Engenharia Eletrônica

No projeto de infraestrutura de telecomunicações para edificações hospitalares, questões referentes a compatibilidade eletromagnética devem ser observadas. Os equipamentos eletromédicos devem ser afastados de Fontes de Radiofrequência (RF) para evitar eventuais avarias em medições de parâmetros vitais, como a oximetria de pulso. Considerando que os parâmetros de referência são calculados com base na tabela 1.


Tabela 1 — Parâmetros de referência para instalações de equipamentos eletromédicos


Frequência (MHz)

Equação base de cálculo

80-800

d=E123P

800-2500

d=E112P

Acima de 2.500

d=E16P

d: distância do transmissor ao equipamento eletromédico;

P: potência máxima do transmissor, declarada na saída dos seus terminais em W;

E1: Nível de conformidade do equipamento em V/m;


Suponha que na sala de triagem da emergência de um hospital seja instalado um oxímetro de pulso digital, cuja imunidade declarada em seu manual seja de 3 V/m. As fontes de RF com as características técnicas que estarão na sala estão listadas na tabela 2.


Tabela 2 — Fontes de radiofrequência e características técnicas


Fonte de RF

Frequência (MHz)

Potência máxima declarada(mW)

Smartphone com sinal 4G

750

90

Smartphone com sinal 5 G

4.200

22,5

Roteador wi-fi 5G

5.000

22,5


Os equipamentos estão em visada direta em relação ao oxímetro, como pode ser observado na figura.


Imagem associada para resolução da questão


Em relação a esse cenário, as distâncias estão

Alternativas
Q2364416 Engenharia Eletrônica
Julgue o item que se segue, em relação a projeto de sistemas e circuitos integrados com dispositivos de baixo consumo e alta eficiência energética e a aplicações em sistemas puramente digitais ou com sinais mistos.


As abordagens de design para circuitos analógicos diferem significativamente das utilizadas em circuitos digitais, principalmente no que diz respeito à gestão de ruídos e variações de sinal; além disso, a integração de componentes analógicos em designs de modo misto requer considerações adicionais para assegurar a compatibilidade e o desempenho efetivo do circuito integrado como um todo. 
Alternativas
Q2252799 Engenharia Eletrônica

Em um sistema de som, os ruídos podem ser causados

I por plugs oxidados ou com mau contato.

II pela rede elétrica.

III por equipamentos e cabos de baixa qualidade e instalação precária do sistema.

IV por aterramento inadequado.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Q2252004 Engenharia Eletrônica
O valor aproximado da freqüência de oscilação é
Alternativas
Q2251989 Engenharia Eletrônica
Considere as seguintes informações:

É um tipo de fibra óptica cujo núcleo é muito fino, da ordem de alguns micrometros, de modo que através dele os raios de luz se deslocam em um único caminho, ou seja, em apenas um modo. Essa técnica anula a dispersão modal e obtém-se uma largura de faixa superior de menor atenuação. Por outro lado, as dimensões reduzidas dificultam o interfaceamento com as fontes emissoras que, por isso, precisam ser de alta qualidade, elevando o custo desse sistema. Esse tipo de fibra é utilizado basicamente em comunicações de média e longa distâncias e em enlaces intercontinentais em que há uma elevada transmissão de dados.

Trata-se de uma fibra óptica do tipo
Alternativas
Q2251988 Engenharia Eletrônica
O sistema de modulação que executa fundamentalmente as funções de amostragem, quantização e codificação é denominado
Alternativas
Q2223757 Engenharia Eletrônica
Um instrumento de medição pode ser um sistema mecânico, eletromecânico ou eletrônico que integra um ou mais sensores e/ou um ou mais transdutores a dispositivos com funções específicas de processamento de determinada variável. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os instrumentos de medição às suas respectivas funções.
Coluna 1 1. Voltímetro. 2. Wattímetro. 3. Amperímetro. 4. Ohmímetro.
5. Osciloscópio.
Coluna 2 ( ) Medir corrente elétrica.
( ) Além de medir grandezas elétricas, ainda mostra a forma do sinal da grandeza.
( ) Medir tensão elétrica.
( ) Medir potência elétrica.
( ) Medir a resistência de um determinado elemento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2171766 Engenharia Eletrônica
A Figura 4 abaixo apresenta o espectro de frequência de ondas eletromagnéticas. Qual o número de canais de TV que, ocupando 6 MHz de banda, seria possível transmitir em uma fibra óptica ocupando 1% do comprimento de onda de 1625 nm?
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2144010 Engenharia Eletrônica
Sobre os equipamentos e/ou sistemas de radiofrequência é correto afirmar:
Alternativas
Q2042961 Engenharia Eletrônica
91_- 97.png (367×460) 
Bernard Sklar. Digital communications – fundamentals and
applications. Nova Jersey: Prentice Hall, 1988, p. 300 (com adaptações)

   Para evitar que sua comunicação fosse interceptada de forma não-autorizada durante uma operação realizada contra o narcotráfico na fronteira do Brasil com a Colômbia, 21 agentes da Polícia Federal utilizaram um sistema por espalhamento espectral DS-CDMA, em que cada policial utilizava um equipamento transmissor com portadora de freqüência igual a 2,0 GHz modulada por sinal digital. Nesse sistema, o sinal de voz de cada agente policial federal era digitalizado à taxa de 14,0 kbps e espalhado por seqüência direta pseudo-aleatória de máximo comprimento e de taxa igual a 2,8 Mcps. O sinal espalhado era em seguida injetado em um codificador de canal (m, n), de taxa de codificação n/mO sinal resultante desse processo modulava em seguida uma portadora BPSK com fator de rolloff igual a 0,25. A probabilidade de erro de bit — Pb —em função da razão entre a energia de bit e a densidade espectral de potência da interferência gerada pelos sinais que compartilhavam o canal CDMA — Eb/NO [dB] —, para a técnica BPSK, está [dB] N0 Eb ilustrada na figura acima, para diferentes técnicas de codificação de canal. O sinal modulado, em freqüência intermediária de 27 MHz, era convertido em freqüência, amplificado, filtrado e injetado no sistema radiante do aparelho transmissor de cada agente.
Com relação a essa situação hipotética e considerando desprezíveis o ruído térmico na recepção do sinal espalhado de cada agente e outros tipos de degradação do canal não mencionados acima, sabendo que o sistema operava com probabilidade de erro de bit inferior ou igual a 10-6 e que os 21 agentes da Polícia Federal podiam operar simultaneamente seus aparelhos transmissores, julgue o item. 
Para que o sistema operasse corretamente, a função de autocorrelação de cada seqüência pseudo-aleatória utilizada deve ser periódica e, por conseqüência, a sua densidade espectral de potência é discreta na freqüência.
Alternativas
Q2042957 Engenharia Eletrônica
91_- 97.png (367×460) 
Bernard Sklar. Digital communications – fundamentals and
applications. Nova Jersey: Prentice Hall, 1988, p. 300 (com adaptações)

   Para evitar que sua comunicação fosse interceptada de forma não-autorizada durante uma operação realizada contra o narcotráfico na fronteira do Brasil com a Colômbia, 21 agentes da Polícia Federal utilizaram um sistema por espalhamento espectral DS-CDMA, em que cada policial utilizava um equipamento transmissor com portadora de freqüência igual a 2,0 GHz modulada por sinal digital. Nesse sistema, o sinal de voz de cada agente policial federal era digitalizado à taxa de 14,0 kbps e espalhado por seqüência direta pseudo-aleatória de máximo comprimento e de taxa igual a 2,8 Mcps. O sinal espalhado era em seguida injetado em um codificador de canal (m, n), de taxa de codificação n/mO sinal resultante desse processo modulava em seguida uma portadora BPSK com fator de rolloff igual a 0,25. A probabilidade de erro de bit — Pb —em função da razão entre a energia de bit e a densidade espectral de potência da interferência gerada pelos sinais que compartilhavam o canal CDMA — Eb/NO [dB] —, para a técnica BPSK, está [dB] N0 Eb ilustrada na figura acima, para diferentes técnicas de codificação de canal. O sinal modulado, em freqüência intermediária de 27 MHz, era convertido em freqüência, amplificado, filtrado e injetado no sistema radiante do aparelho transmissor de cada agente.
Com relação a essa situação hipotética e considerando desprezíveis o ruído térmico na recepção do sinal espalhado de cada agente e outros tipos de degradação do canal não mencionados acima, sabendo que o sistema operava com probabilidade de erro de bit inferior ou igual a 10-6 e que os 21 agentes da Polícia Federal podiam operar simultaneamente seus aparelhos transmissores, julgue o item. 
Aplicando-se as técnicas de codificação indicadas na figura, conclui-se que, para Eb/NO > 8 dB, quanto maior a banda freqüências ocupada pelo sinal de voz digitalizado e codificado na saída do codificador de canal, menor será a probabilidade de erro de bit.
Alternativas
Q2042951 Engenharia Eletrônica
Acerca de características de um sistema de radar usado para determinar a velocidade de veículos, e considerando que ele opere na freqüência de 9 GHz, julgue os itens a seguir.
A freqüência do sinal transmitido pelo referido radar está contida na faixa denominada banda L, uma subfaixa de EHF (extremely high frequency). A banda L contém freqüências superiores à banda C e inferiores à banda K, que são usadas, respectivamente, em sistemas de satélites VSAT (very small aperture terminal) e DBS (direct broadcast satellite).
Alternativas
Q2042949 Engenharia Eletrônica

Considerando que, em um sistema de instrumentação, um sinal x(t) seja adquirido à taxa de amostragem de 1 kHz, com resolução de 16 bits, julgue os itens que se seguem.


Para que não ocorra aliasing, a componente de maior freqüência com amplitude não-desprezível do sinal de entrada deve ter uma freqüência de, no máximo, 2 kHz

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: E
5: E
6: E
7: D
8: B
9: C
10: D
11: C
12: E
13: E
14: D
15: D
16: E
17: C
18: E
19: E
20: E