Questões de Concurso
Sobre modulação pwm em engenharia eletrônica
Foram encontradas 22 questões
• Tensão terminal: Vt = 240 V.
• Resistência do enrolamento de armadura: Ra = 0,15 Ω.
• Resistência do enrolamento de campo shunt: Rf = 120 Ω.
• Corrente de carga: IL = 50 A.
• Queda de tensão devido ao efeito da reação do campo: Vreac = 6 V.
Considerando que as perdas mecânicas e magnéticas somam 600 W, o rendimento da máquina (%), tendo em vista que ela está operando em regime permanente, é de, aproximadamente:
Entre os tipos de modulação digital, incluem-se a ASK (Amplitude Shift-Keying), a FSK (Frequency Shift-Keying), a PSK (Phase Shift-Keying), as per pulse (PAM, PFM, PPM e PWM), a QAM e a OFDM; dessas, a mais usada no Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) é a PSK.


“A portadora é uma onda cosenoidal. Normalmente, a onda portadora possui uma frequência muito maior do que qualquer um dos componentes de frequência contidos no sinal modulante. O processo de modulação é então caracterizado por uma translação em frequência em que o espectro de frequências da mensagem é deslocado para uma nova e maior banda de frequências.”
A modulação é um dos recursos utilizados para tornar a comunicação à distância mais eficiente e se baseia na modificação contínua (modulação) de um sinal periódico de maior frequência, conforme a seguinte função:
x(t) = A(t) sen[W(t).t + P(t)]
A modulação realizada por meio do termo W(t) é conhecida como
A constelação apresentada na figura abaixo representa uma modulação 8-PSK (phase shift keying) com mapeamento de Gray.

A ordem do harmônico de tensão de mais baixa frequência, depois da fundamental, é
O inversor é em ponte completa a IGBTs, os dois pares de chaves (IGBTs) são chaveados simultaneamente e de forma complementar, e a tensão do barramento de corrente contínua é igual a VCC.
Então, para esse modo de operação, a forma de onda de dois períodos (2T) da tensão de saída, medida entre os polos “fase" e “neutro" da tomada de saída do equipamento, é
V S(t) = 12 - 5e-2t cos( 10t) [volt]
Essa tensão V S(t) é aplicada sobre uma carga resistiva de 4 Ω.
O valor da tensão, em V, no instante t = 0, e o valor da potência, em W, dissipada na carga em regime permanente, respectivamente, são:
Esse conversor apresenta quatro chaves controláveis (TA+, TA- , TB+ e TB- ) e seus respectivos diodos em antiparalelo (DA+, DA- , DB+ e DB- ). Adicionalmente, o conversor é alimentado por uma tensão CC constante Vd , e vo é a tensão de saída. Nessas condições, o índice de modulação de frequência (mf ) e o índice de modulação de amplitude (ma ) desse conversor são, respectivamente,

Considere um conversor em ponte ideal, conforme a figura acima. É correto afirmar que