Questões de Concurso Sobre engenharia clínica em engenharia biomédica

Foram encontradas 28 questões

Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2024 - EBSERH - Grupo Engenheiro Clínico |
Q3250212 Engenharia Biomédica
No documento “Procedimentos Operacionais Padrão de Manutenção Preventiva, Calibração, Qualificação e Teste de Segurança Elétrica em Equipamentos de Saúde para os Hospitais da Rede Ebserh”, há uma classificação para as partes aplicadas, que são aquelas que entram em contato com os pacientes durante a utilização dos equipamentos.
Uma das categorias se aplica à situação em que, se uma tensão não prevista for aplicada ao paciente, não fluirá pelo paciente corrente maior do que a corrente de fuga através do paciente.

Essa categoria é do tipo 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2024 - EBSERH - Grupo Engenheiro Clínico |
Q3250211 Engenharia Biomédica
Com relação às intervenções técnicas nos equipamentos médicos hospitalares, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A calibração e o teste de segurança elétrica devem ser realizados em intervalos de tempo não superior a 1 ano, salvo quando houver métodos que justifiquem a aplicação de prazos maiores.
( ) Caso haja necessidade de ajuste nos equipamentos médicos hospitalares, estes devem passar obrigatoriamente por nova calibração, para verificar se o ajuste foi efetivo.
( ) De forma a manter a uniformidade dos procedimentos, a verificação e testes de segurança devem ser feitos pelo mesmo profissional que realizou a intervenção técnica.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2024 - EBSERH - Grupo Engenheiro Clínico |
Q3250210 Engenharia Biomédica
A construção do caderno de processos e práticas de engenharia clínica da Ebserh foi um projeto que contemplou uma série de etapas, desde sua concepção inicial até a implantação nos Hospitais Universitários Federais.
Entre essas etapas, a que foi denominada de "escalar" teve por objetivo
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2024 - EBSERH - Grupo Engenheiro Clínico |
Q3250209 Engenharia Biomédica
Uma das tecnologias de controle de pacientes e equipamentos nos hospitais é por meio de RFID.
Nesse tipo de controle, o rastreamento e a localização são feitos com o uso de
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2024 - EBSERH - Grupo Engenheiro Clínico |
Q3250203 Engenharia Biomédica
Na fabricação de produtos médicos e produtos para diagnóstico de uso in vitro, a compilação de documentos contendo especificações, instruções e procedimentos para a obtenção de um produto acabado, bem como para a sua instalação, assistência técnica e manutenção, é conhecida como
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Engenheiro Clínico |
Q2347033 Engenharia Biomédica
O valor médio de uma função variável e periódica, considerando o intervalo de tempo equivalente ao período T, é um valor constante cuja área, para o mesmo intervalo de tempo T, tem o mesmo valor da área do sinal periódico. Há três tipos de sinais baseados na função senoidal: normal, retificado em meia onda e retificado em onda completa.

Imagem associada para resolução da questão


Figura 1: Formas de ondas.

Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2177159 Engenharia Biomédica
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adota definições aplicáveis à tecnovigilância dos produtos para a saúde na fase de pós-comercialização, com vistas a recomendar a adoção de medidas que garantam a proteção e a promoção da saúde da população. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 associando as nomenclaturas adotadas para cada uma das definições previstas na RDC nº 67/2009:
Coluna 1 1. Evento adverso. 2. Queixa técnica. 3. Risco. 4. Ação de campo. 5. Alerta.
( ) Comunicação escrita direcionada aos profissionais de saúde, pacientes, usuários, setor regulado e à comunidade em geral, cujo objetivo é informar a respeito do risco de ocorrência de evento adverso relacionado ao uso de produto para a saúde.
( ) Qualquer notificação de suspeita de alteração/irregularidade de um produto/empresa relacionada a aspectos técnicos ou legais, e que poderá ou não causar danos à saúde individual e coletiva.
( ) Combinação da probabilidade de ocorrência de dano e da gravidade deste dano.
( ) Realizada pelo fabricante ou detentor de registro de produto para a saúde, com objetivo de reduzir o risco de ocorrência de evento adverso relacionado ao uso de produto para saúde já comercializado.
( ) Qualquer efeito não desejado, em humanos, decorrente do uso de produtos sob vigilância sanitária.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2177155 Engenharia Biomédica
Em uma ação multidisciplinar com participação da Engenharia Clinica do hospital, para o planejamento de uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para público adulto, foi elaborado um termo de referência para aquisição de alguns equipamentos necessários, com as devidas justificativas. O dimensionamento baseou-se na evidencia disponível, a RDC nº 07/2010. De acordo com os requisitos mínimos da RDC para a quantidade de equipamentos necessários, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Quatro bombas de infusão por leito, com reserva operacional de um equipamento para cada três leitos.
( ) Equipamento para ressuscitação manual do tipo balão autoinflável, com reservatório e máscara facial: 1(um) por leito, com reserva operacional de 1 (um) para cada 2 (dois) leitos.
( ) Capnógrafo: 1 (um) para cada 20 (vinte) leitos.
( ) Equipamento para aferição de glicemia capilar, específico para uso hospitalar: 1 (um) glicosímetro.
( ) Gerador de marca-passo cardíaco temporário: 1 (um) equipamento para cada 20 (vinte) leitos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2177144 Engenharia Biomédica
Observadas as boas práticas para o processamento dos produtos para saúde e de acordo com os requisitos previstos na RDC nº 15/2012, em relação ao que os Centros de Material e Esterilização (CME) dos serviços públicos e privados de saúde, civis e militares, e as empresas processadoras envolvidas no processamento de produtos para a saúde classificados como Classe II (CME II) têm como dever, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Dispor, minimamente, de ambientes sujo e limpo, diferentemente do que se aplica ao CME Classe I, para o qual se exige apenas os setores limpos.
( ) Realizar o monitoramento e registro, com periodicidade semestral, da qualidade da água, incluindo a mensuração da dureza da água, ph, íons cloreto, cobre, ferro, manganês e a carga microbiana nos pontos de enxágue da área de limpeza.
( ) Ter o sistema de climatização atendendo, além do disposto nas normatizações pertinentes, a manutenção da temperatura e garantia da vazão, conforme previsto na RDC nº 15/2012. Adicionalmente, devem manter um diferencial de pressão (mínima de 2,5 Pa) negativo entre a área de limpeza e os ambientes adjacentes e um diferencial de pressão positivo entre a sala de preparo e esterilização e os ambientes adjacentes.
( ) Utilizar opcionalmente lavadora ultrassônica com conector para canulados e tecnologia de fluxo intermitente, na fase automatizada da limpeza de produtos para saúde de conformações complexas, cujo lúmen tenha diâmetro interno inferior a cinco milímetros.
( ) Dispor de uma área exclusiva, dimensionada de acordo com o volume de trabalho desenvolvido, para recepção, conferência e devolução de instrumental cirúrgico e produtos consignados recebidos para processamento. Essa área deve estar estruturada com uma bancada com dimensões que permitam a conferência dos materiais de forma a garantir a segurança do processo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2069379 Engenharia Biomédica
Sabendo que a massa molar do sódio é de 23 g/mol e do cloro de 35,5 g/mol, para o preparo de 250 litros uma solução 0,16 mol/L de cloreto de sódio, a massa necessária do sal (kg) será de:
Alternativas
Q2069374 Engenharia Biomédica
A imunização é uma ferramenta eficaz e segura para prevenir doenças infecciosas. Assinale a alternativa que mostra uma célula com capacidade de desenvolver memória imunológica no organismo humano. 
Alternativas
Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Engenheiro Clínico |
Q1638315 Engenharia Biomédica
Dispositivos de infusão são utilizados em pacientes hospitalizados em ambulatórios, centros cirúrgicos, entre outros locais. O sistema de infusão com controle de fluxo manual é o sistema de infusão mais simples utilizado. Uma das suas limitações é
Alternativas
Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Engenheiro Clínico |
Q1638314 Engenharia Biomédica
Cardioversores são equipamentos eletrônicos destinados a gerar e aplicar pulsos intensos e breves de corrente elétrica na musculatura cardíaca com o objetivo de reverter arritmias. Os pulsos desfibrilatórios de um cardioversor devem estar sincronizados com a seguinte onda do eletrocardiograma (ECG):
Alternativas
Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Engenheiro Clínico |
Q1638313 Engenharia Biomédica
Diálise é um procedimento que busca remover o excesso de líquidos e de substâncias acumuladas no organismo do paciente com insuficiência renal, provenientes do metabolismo. Um dos tratamentos dialíticos é a diálise peritoneal, sobre a qual é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Engenheiro Clínico |
Q1638312 Engenharia Biomédica
Uma interferência que pode ocorrer no sinal de eletrocardiografia (ECG) é conhecida como potenciais de pele, na qual é possível que a interface pele-gel-eletrodo possa acumular potenciais elétricos que interferirão no sinal de ECG.
Assinale a alternativa que pode ser utilizada para minimizar os efeitos dos potenciais de pele.
Alternativas
Q916682 Engenharia Biomédica
Uma perfeita adaptação entre o implante dental e o pilar protético é um requisito básico para o sucesso, a longo prazo, das reabilitações orais. Existe consenso sobre o fato de que deva ocorrer um perfeito vedamento entre o implante e o pilar, a fim de evitar saucerização, afrouxamento de parafuso e gap, assegurando que os tecidos periimplantares possam desempenhar normalmente suas funções. Essas características se referem às conexões do tipo
Alternativas
Q916681 Engenharia Biomédica
Os materiais que participam ativamente do processo de recuperação tecidual, atuando no tecido de forma específica, imitando o meio no qual encontram-se inseridos, com estimulação em nível celular, são considerados
Alternativas
Q916678 Engenharia Biomédica
O implante coclear é um aparelho implantado na orelha cirurgicamente e que é capaz de estimular diretamente o nervo auditivo, causando sensações sonoras. Nesse tipo de implante, a estimulação do nervo auditivo enviando sinais ao cérebro para a audição é realizada por
Alternativas
Q916677 Engenharia Biomédica
Na indústria metalúrgica, o processo Kroll é utilizado para obter titânio metálico. O minério é combinado com coque de petróleo e clorado, num reator de cama fluida a 100°C, obtendo-se um produto de aspecto esponjoso, impuro, contendo tetracloreto de titânio (TiCl4). Quando o TiCl4 gasoso, gerado nesse processo, é encaminhado para outro reator a uma temperatura de 800 a 850 °C, o titânio metálico é obtido. A redução do TiCl4, nesse reator, é realizada por
Alternativas
Q916674 Engenharia Biomédica
Na regeneração guiada dos tecidos, evita-se a migração epitelial para garantir o sucesso da neoformação óssea em áreas onde há defeitos ósseos. O dispositivo artificial utilizado para esse fim é
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: C
5: C
6: A
7: D
8: C
9: A
10: C
11: E
12: B
13: C
14: A
15: D
16: D
17: C
18: D
19: B
20: B