Questões de Concurso Sobre funções de equipamentos biomédicos em engenharia biomédica

Foram encontradas 23 questões

Ano: 2024 Banca: SELECON Órgão: SAD-MS Prova: SELECON - 2024 - SAD-MS - Engenheiro Clínico |
Q2480624 Engenharia Biomédica
Em uma unidade de tratamento intensivo (UTI), constatou-se a necessidade de maior precisão na administração contínua de drogas cardiovasculares em um paciente. O equipamento biomédico mais indicado para esta situação é o/a:
Alternativas
Q2177149 Engenharia Biomédica
A RDC nº 751/2022 dispõe sobre a classificação de risco para fins de registro dos dispositivos médicos, os quais estão enquadrados segundo o risco intrínseco que representam à saúde do usuário, paciente, operador ou terceiros envolvidos, em quatro classes:
• Classe I: baixo risco. • Classe II: médio risco. • Classe III: alto risco. • Classe IV: máximo risco.
Considerando as classes de risco, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os dispositivos médicos enquadrados nas classes de risco I e II são sujeitos a registro, conforme a referida RDC.
( ) Os equipamentos, instrumentos e aparelhos destinados a propósitos como diagnóstico, prevenção, monitoramento, tratamento de uma doença ou para suporte ou manutenção da vida, dentre outras aplicações, são também denominados dispositivos médicos.
( ) Equipamentos especificamente destinados à limpeza, desinfecção ou esterilização de dispositivos médicos não são considerados dispositivos médicos.
( ) O software que comanda um dispositivo ou influencia o seu uso é classificado na mesma classe de risco desse dispositivo.
( ) Os dispositivos SaMD (Software as a Medical Device) são produtos ou aplicações que desempenham seus propósitos sem dependerem de um hardware de dispositivo médico, ou seja, são independentes de outros dispositivos e devem ser classificados quanto ao risco independentemente.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q1937552 Engenharia Biomédica
As termo-resistências e os termístores são componentes de dois terminais projetados para exibir uma variação do valor nominal de sua resistência em função da temperatura. A distinção entre termo-resistência e termístor está associada ao tipo de material utilizado na sua construção. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o material que cada um se utiliza.
Alternativas
Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Engenheiro Clínico |
Q1638305 Engenharia Biomédica
Os sinais analógicos provenientes de transdutores de grandezas fisiológicas devem ser filtrados antes de serem amostrados com o intuito de utilizar as informações em um ambiente digital. Que tipo de filtragem é essa?
Alternativas
Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Engenheiro Clínico |
Q1638304 Engenharia Biomédica
Um filtro passa-baixas com frequência de corte de 200 Hz apresenta um ganho de –60 dB em sua faixa de rejeição. Supondo-se que, na entrada desse filtro, seja aplicado um sinal de 400 Hz e 100 mV de amplitude, qual será a amplitude do sinal de saída do filtro?
Alternativas
Q1632717 Engenharia Biomédica
O prazo durante o qual um equipamento biomédico tem capacidade de gerar benefício para a entidade e seus usuários é conhecido como:
Alternativas
Q1632713 Engenharia Biomédica
A respeito dos desfibriladores e cardioversores, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1632712 Engenharia Biomédica
Sobre as características eletroeletrônicas dos dispositivos elétricos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q916690 Engenharia Biomédica
Os bisturis elétricos são equipamentos portáteis que geram e aplicam tensões elétricas de alta frequência e alta potência. Produzem aquecimento local instantâneo e controlado para realizar cortes e estancar sangramentos (hemostasia). São usados como complemento ou alternativa aos bisturis convencionais durante procedimentos cirúrgicos. Sobre as características dos bisturis elétricos, analise as afirmativas abaixo.
I Não permitem fazer o corte e a coagulação (hemostasia) simultaneamente . II Permitem acesso mais fácil a determinados locais cirúrgicos (nos casos de endocirurgias e laparoscopias). III Minimizam o risco de disseminação de células doentes porque as destroem através do calor. IV São ineficientes em estancar hemorragias (efeito hemostático), não sendo indicados em intervenções em órgãos muito vascularizados.
As afirmativas que dizem respeito efetivamente a características dos bisturis elétricos são
Alternativas
Q916687 Engenharia Biomédica
Na medicina moderna, as formas de obtenção de imagens sofreram muitos avanços. Atualmente, a habilidade de obter imagens sobre diversas partes do corpo humano possui muitas aplicações clínicas. Ao longo dos anos, diferentes métodos de obtenção de imagens foram desenvolvidos, cada um com suas vantagens e desvantagens. Os equipamentos que usam raios-x como método para aquisição de imagem são:
Alternativas
Q916685 Engenharia Biomédica
O equipamento de eletrocardiografia é responsável por registrar as variações na atividade elétrica do coração. Nesse equipamento, dependendo do número de eletrodos, é possível observar diferentes derivações que auxiliam no diagnóstico de problemas cardíacos. Muitas vezes, no eletrocardiógrafo, surgem interferências de sinal, causando artefatos no traço produzido. Cada uma dessas interferências possui um traço característico diretamente relacionado a sua causa. Nesse contexto, observe a imagem abaixo obtida em um eletrocardiograma. A causa da interferência evidenciada na imagem é
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q916676 Engenharia Biomédica
A desfibrilação é a aplicação de uma corrente elétrica em um paciente, por meio de um desfibrilador, um equipamento eletrônico cuja função é reverter um quadro de fibrilação auricular ou ventricular. A reversão ou cardioversão se dá mediante a aplicação de descargas elétricas no paciente, graduadas de acordo com a necessidade. Os choques elétricos em geral são aplicados diretamente ou por meio de eletrodos colocados na parede torácica. A energia solicitada ao desfibrilador é medida em Joules. Ao se aplicar em um paciente a energia máxima recomendada que é de 360 Joules, a descarga será de
Alternativas
Q871413 Engenharia Biomédica

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.


XII - Lavadora ultrassônica: Equipamento automatizado de limpeza que utiliza___________________, em que ondas de energia acústica propagadas em solução aquosa rompem os elos que fixam a partícula de sujidade à superfície do produto (RDC N° 15 de 15 de Março de 2012).

Alternativas
Q871409 Engenharia Biomédica
Qual dos equipamentos a seguir pode ser utilizado em alternativa ao fotômetro de chama para determinação direta de K e Na?
Alternativas
Q871401 Engenharia Biomédica
Após a substituição do tubo peristáltico de um analisador de bioquímica semiautomático, qual é o próximo passo?
Alternativas
Q819199 Engenharia Biomédica
Tendo em vista o gerenciamento de risco em equipamentos biomédicos, quais são alguns dos fatores que podem vir a contribuir para a ocorrência de um evento adverso?
Alternativas
Q780500 Engenharia Biomédica
Em um insuflador de CO2 que possui sensor de fluído, qual é a função desse dispositivo?
Alternativas
Q780495 Engenharia Biomédica
Em uma autoclave qual é a função do purgador?
Alternativas
Q780491 Engenharia Biomédica
Segundo a ANVISA, RDC N° 15 de 15 de Março de 2012, é obrigatória a realização de teste Bowie & Dick em autoclaves assistidas por bomba de vácuo, no primeiro ciclo do dia. Qual é a função desse teste?
Alternativas
Q440872 Engenharia Biomédica
Em relação a equipamentos médico-hospitalares de centros cirúrgicos, julgue o item que se segue.

Monitor de linfonodo sentinela, equipamento portátil constituído de uma sonda de cintilação utilizada durante o ato cirúrgico, é considerado de alto risco por envolver tecnologia radioativa.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: B
5: D
6: A
7: B
8: B
9: A
10: A
11: C
12: A
13: B
14: E
15: B
16: A
17: D
18: B
19: B
20: E