Questões de Concurso Sobre instalações, instrumentação e medição em engenharia biomédica

Foram encontradas 32 questões

Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2013 - EBSERH - Engenheiro Clínico |
Q2888965 Engenharia Biomédica

O manual de reparos de um equipamento médico apresenta diversos procedimentos para a substituição ou reparo de seus circuitos (placas). Uma das seções apresenta o exposto na figura abaixo. Trata da tela de um osciloscópio com um sinal analógico (senoidal). Com base nos dados apresentados pode-se dizer que o sinal apresentado tem um comportamento em corrente contínua no valor aproximado de:

Imagem associada para resolução da questão


Alternativas
Q2494582 Engenharia Biomédica
Os filtros HEPA (High Effi ciency Particulate Arrestance) muito usuais em hospitais, centro cirúrgicos, laboratórios e indústrias farmacêuticas, têm uma eficiência comprovada de: 
Alternativas
Q2455744 Engenharia Biomédica
Os banheiros instalados nos estabelecimentos assistenciais de saúde são objeto de condições e instalações específicas. Nos locais de serviços de saúde que comportem internações de pacientes, ______ com no mínimo um dos sanitários em apartamentos deve ser acessível. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Engenheiro Clínico |
Q2347050 Engenharia Biomédica
Considerando a figura 1 como o circuito e a Curva característica do diodo na figura 2 e, VF = 0,6 V, assinale a alternativa incorreta.

Imagem associada para resolução da questão


Figura 1. Circuito com diodo
Figura 2. Curva característica
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Engenheiro Clínico |
Q2347043 Engenharia Biomédica
A resolução RDC n° 665/2022 define “Compilação de documentos contendo especificações, instruções e procedimentos para obtenção de um produto acabado, bem como para a sua instalação, assistência técnica e manutenção” como:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Engenheiro Clínico |
Q2347040 Engenharia Biomédica
RDC Nº 579, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2021 define os requisitos para importação, comercialização e doação de dispositivos médicos usados ou recondicionados destinados ao uso no Brasil. Relacione as definições a suas respectivas nomenclaturas:

Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Engenheiro Clínico |
Q2347038 Engenharia Biomédica
Num hospital, para adquirir um novo equipamento, é necessário avaliar alguns fatores além do custo inicial. Esse cálculo realizado para a aquisição de um sistema, produto ou ativo no hospital é o Custo Total de Propriedade. Esse estudo de cálculo para realizar uma compra inclui, também, os custos diretos e indiretos. Sobre esses custos, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2177155 Engenharia Biomédica
Em uma ação multidisciplinar com participação da Engenharia Clinica do hospital, para o planejamento de uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para público adulto, foi elaborado um termo de referência para aquisição de alguns equipamentos necessários, com as devidas justificativas. O dimensionamento baseou-se na evidencia disponível, a RDC nº 07/2010. De acordo com os requisitos mínimos da RDC para a quantidade de equipamentos necessários, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Quatro bombas de infusão por leito, com reserva operacional de um equipamento para cada três leitos.
( ) Equipamento para ressuscitação manual do tipo balão autoinflável, com reservatório e máscara facial: 1(um) por leito, com reserva operacional de 1 (um) para cada 2 (dois) leitos.
( ) Capnógrafo: 1 (um) para cada 20 (vinte) leitos.
( ) Equipamento para aferição de glicemia capilar, específico para uso hospitalar: 1 (um) glicosímetro.
( ) Gerador de marca-passo cardíaco temporário: 1 (um) equipamento para cada 20 (vinte) leitos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2177152 Engenharia Biomédica
O Plano de Gerenciamento de equipamentos deve atender às necessidades do serviço de saúde. O Plano deve manter documentados, por meio de procedimentos escritos, aprovados e disponíveis aos envolvidos, as atividades específicas. Conforme previsto na ABNT NBR 15943:2011, são requisitos específicos todos aqueles desde o planejamento e seleção do equipamento para saúde, até o respectivo descarte final. A etapa de recebimento, verificação e aceitação do equipamento no serviço de saúde é considerada pela norma um requisito específico do plano de gerenciamento. Segundo a norma, o serviço de saúde somente deve receber o equipamento acompanhado de, EXCETO: 
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IADES Órgão: UFTM
Q1207718 Engenharia Biomédica
No que se refere aos princípios tecnológicos, é correto afirmar que não faz parte daqueles utilizados em um laboratório clínico como princípio de separação ou como método espectral a  
Alternativas
Q916693 Engenharia Biomédica
Durante um treinamento operacional de bombas de infusão, ministrado pelo engenheiro biomédico a uma equipe assistencial da UTI, um técnico de enfermagem questiona: qual é a ação que provoca o movimento mecânico responsável pelo deslocamento do líquido no interior do tubo? Em resposta, o engenheiro dirá que a ação é
Alternativas
Q916691 Engenharia Biomédica
A equipe da engenharia biomédica recebeu um chamado técnico, vindo do pronto socorro, para verificar o mau funcionamento do monitor multiparâmetros que apresentava interferências na leitura do SpO2 (saturação do oxigênio no sangue). Chegando ao local, a equipe verificou que a paciente recém admitida ainda estava usando brincos, colar, esmaltes nas unhas, pulseiras e sapatos. Após avaliar o equipamento, o técnico da engenharia clinica (EC) informou à enfermeira de plantão que o equipamento estava em ordem, e a interferência na leitura do SpO2 certamente se devia a
Alternativas
Q916688 Engenharia Biomédica
Plano de Gerenciamento de Equipamentos de Saúde é um conjunto de ações relacionadas ao planejamento, seleção, aquisição, inventário, registro histórico, instalação, recebimento, armazenamento, conservação, distribuição, utilização, intervenção técnica, queixas técnicas e descarte dos equipamentos de saúde submetidos ao plano de gerenciamento, de modo a garantir sua rastreabilidade, qualidade, eficácia, segurança e desempenho. A respeito da gestão de equipamentos médico-hospitalares, em especial, do plano de reposição desses equipamentos, analise as afirmativas abaixo.
I A reposição de um equipamento médico-hospitalar é determinada pela quantidade de manutenções que esse equipamento recebe durante sua vida operacional: quando é atingida uma quantidade pré-definida, o equipamento deve ser substituído. II A implementação de ferramentas de gestão de equipamentos médicos nos hospitais promove a segurança, a qualidade e a eficácia dos procedimentos médicos. A ausência de um planejamento correto, comum em inúmeros EAS, pode implicar em sobrevida de equipamentos antieconômicos, obsoletos e prejudiciais à saúde. III A concepção de um plano de reposição de equipamentos terá mérito quando não houver a participação de profissionais com formação técnica e de gestão, de modo que o plano pode ser elaborado tanto por engenheiros biomédicos como por médicos. Contudo, na prática, o fator econômico poderá ser o predominante ou o único. IV A engenharia clínica tem a competência de criar um programa de gerenciamento e supervisão para o serviço de manutenção, estabelecendo normas e padrões na instituição que preservem o uso seguro e eficiente do equipamento médico-hospitalar e de infra-estrutura, por parte de profissionais e usuários.
Em relação ao plano de gerenciamento de equipamentos que deverá ser levado em consideração pelo engenheiro biomédico, estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q916686 Engenharia Biomédica
Um hospital de grande porte irá inaugurar uma UTI geral de 10 leitos e necessita adquirir os equipamentos médico-hospitalares. Para tanto, contará com a contribuição da equipe de engenharia biomédica para definir quais serão os equipamentos a serem adquiridos e suas respectivas quantidades. Sabendo-se que a equipe da engenharia biomédica obedecerá ao que determina a RDC nº 7, de 24 de fevereiro de 2010, para definir a aquisição dos equipamentos, os engenheiros biomédicos deverão sugerir, minimamente, a aquisição de:
Alternativas
Q916685 Engenharia Biomédica
O equipamento de eletrocardiografia é responsável por registrar as variações na atividade elétrica do coração. Nesse equipamento, dependendo do número de eletrodos, é possível observar diferentes derivações que auxiliam no diagnóstico de problemas cardíacos. Muitas vezes, no eletrocardiógrafo, surgem interferências de sinal, causando artefatos no traço produzido. Cada uma dessas interferências possui um traço característico diretamente relacionado a sua causa. Nesse contexto, observe a imagem abaixo obtida em um eletrocardiograma. A causa da interferência evidenciada na imagem é
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q916676 Engenharia Biomédica
A desfibrilação é a aplicação de uma corrente elétrica em um paciente, por meio de um desfibrilador, um equipamento eletrônico cuja função é reverter um quadro de fibrilação auricular ou ventricular. A reversão ou cardioversão se dá mediante a aplicação de descargas elétricas no paciente, graduadas de acordo com a necessidade. Os choques elétricos em geral são aplicados diretamente ou por meio de eletrodos colocados na parede torácica. A energia solicitada ao desfibrilador é medida em Joules. Ao se aplicar em um paciente a energia máxima recomendada que é de 360 Joules, a descarga será de
Alternativas
Q916671 Engenharia Biomédica
As roscas dos implantes dentais são utilizadas com o intuito de maximizar o contato inicial, melhorar a estabilidade inicial, aumentar a área de superfície do implante dental e promover uma dissipação mais favorável do estresse. A forma da rosca que favorece uma maior superfície de contato sendo recomendada para o osso com baixa densidade é a
Alternativas
Q871408 Engenharia Biomédica
A Versão Brasileira do Documento de Referência EA-4/02 e o ISO GUM são amplamente utilizados em
Alternativas
Q871407 Engenharia Biomédica
Em um ventilador pulmonar, a porcentagem de O2 está regulada no mínimo. Qual é o percentual de O2 fornecido ao paciente?
Alternativas
Q871405 Engenharia Biomédica
Considerando que compete ao Inmetro, por meio da RBMLQ-I, conceder autorização para fins de reparo e manutenção de instrumentos de medição regulamentados, resolve [...] (Portaria N° 65 de 28 de Janeiro de 2015 Inmetro). Com base no excerto apresentado, o que significa a sigla RBMLQ-I?
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: C
5: C
6: A
7: B
8: C
9: B
10: D
11: D
12: B
13: C
14: C
15: C
16: A
17: B
18: C
19: D
20: E