Questões de Concurso
Sobre análises de bacias sedimentares em engenharia de petróleo
Foram encontradas 25 questões
I Para a análise inicial de uma bacia, podem ser utilizados os métodos geológicos, métodos potenciais e métodos sísmicos.
II É necessário realizar um estudo exploratório para conhecer os possíveis lugares com acumulação de hidrocarbonetos, por meio de consulta a mapas de superfícies, entre outros.
III Para a análise inicial de uma bacia, devem ser utilizados métodos de injeção de vapor, métodos de injeção de gás e métodos de injeção de água.
IV É necessária a perfuração de diferentes poços em diferentes locais no início da prospecção de petróleo.
Em relação à análise das bacias sedimentares, estão corretas as afirmativas
O caso a seguir servirá de referência para responder à questão.
I. Injeção de vapor.
II. Injeção de tensoativos.
III. Injeção de água.
IV. Injeção de gás não miscível.
Os métodos convencionais mais apropriados para esse projeto de recuperação estão presentes nos itens
Acerca das atividades de avaliação e mitigação de riscos relativos a gasodutos, julgue o item seguinte, com base na Norma ASME B31.8S.
Ações de terceiros, como vandalismo, e eventos geológicos
ou geotécnicos, a exemplo de deslizamento de solo, não são
definidos como modo de falha (ameaças).
A pressão exercida pela coluna de rochas, que combina a pressão exercida pelos fluidos nos poros e a tensão entre os grãos da matriz da rocha, e que em condições normais é de, aproximadamente, 1 psi/ft, é denominada
A partir da avaliação geológica desse prospecto foram estimados os seguintes fatores de chance:
• Geração – 90% • Reservatório – 70% • Migração – 90% • Trapa – 100% • Selo – 90%
Considerando que o principal risco geológico é o reservatório, a chance de sucesso de encontrar petróleo neste prospecto é de, aproximadamente,
A respeito dos eventos anóxicos globais e os principais intervalos geradores das bacias sedimentares brasileiras, assinale a opção que relaciona corretamente o intervalo gerador com o respectivo evento anóxico global.
I. São bacias de margem passiva formadas durante a ruptura do Paleocontinente Gondwana e a abertura do Atlântico Sul.
II. Todas as bacias da Margem Leste são caracterizadas pela expressiva presença de sal, halocinese, tectônica gravitacional e deposição de turbiditos.
III. É comum a presença de vulcanismo principalmente intrusivo e, às vezes, extrusivo no Cretáceo Superior e no Eoceno.
Está o que se afirma em
A respeito das rochas carbonáticas, assinale a afirmativa correta.
Sobre a Estratigrafia de Sequências analise as afirmativas a seguir.
I. A Estratigrafia de Sequências preocupa-se com a subdivisão do preenchimento de uma bacia sedimentar em pacotes de rochas (sequências) geneticamente relacionadas limitados no topo por superfícies chave.
II. O preenchimento de uma bacia é controlado pelas variações do nível de base (espaço de acomodação) e pelo suprimento sedimentar ao longo do tempo.
III. As superfícies na Estratigrafia de Sequências registram mudanças espaço-temporais nos regimes deposicionais (mudanças no ambiente deposicional, suprimento sedimentar e/ou fluxo de energia no ambiente).
Está correto o que se afirma em
A respeito das principais bacias paleozoicas brasileiras, assinale a afirmativa correta.
Nesse sentido, pode representar um reservatório adequado de hidrocarbonetos o(a)
A sísmica é um método que utiliza o sismo ou o tremor provocado artificialmente para criar ondas elásticas que percorrem as camadas de rochas da bacia, possibilitando a confecção de seções sísmicas, representantes de tais camadas.
A área da geologia que estuda a maturação da matéria orgânica e a origem do petróleo é da competência do engenheiro químico.
Os sedimentos acumulados nas bacias sedimentares transformam-se em rochas, tais como arenitos e calcários, que podem ser reservatórios de petróleo, enquanto os sais ou os evaporitos são rochas selantes que não deixam o óleo escapar da trapa.
O processo que vai da descoberta à extração de petróleo depende de diversos profissionais, tais como: geofísico, geólogo, engenheiro de perfuração, auxiliado pelo químico de fluidos de perfuração. Uma vez descoberto o campo, geólogos, geofísicos e engenheiros de reservatórios trabalham em equipe, gerenciando o campo como se fosse uma empresa menor dentro da companhia petroleira.
A paleontologia focaliza somente na datação das rochas a partir dos fósseis, enquanto a sedimentologia estuda os ambientes deposicionais.