Questões de Engenharia de Petróleo - Análises de Bacias Sedimentares para Concurso
Foram encontradas 19 questões
Acerca das atividades de avaliação e mitigação de riscos relativos a gasodutos, julgue o item seguinte, com base na Norma ASME B31.8S.
Ações de terceiros, como vandalismo, e eventos geológicos
ou geotécnicos, a exemplo de deslizamento de solo, não são
definidos como modo de falha (ameaças).
A pressão exercida pela coluna de rochas, que combina a pressão exercida pelos fluidos nos poros e a tensão entre os grãos da matriz da rocha, e que em condições normais é de, aproximadamente, 1 psi/ft, é denominada
A partir da avaliação geológica desse prospecto foram estimados os seguintes fatores de chance:
• Geração – 90% • Reservatório – 70% • Migração – 90% • Trapa – 100% • Selo – 90%
Considerando que o principal risco geológico é o reservatório, a chance de sucesso de encontrar petróleo neste prospecto é de, aproximadamente,
A respeito dos eventos anóxicos globais e os principais intervalos geradores das bacias sedimentares brasileiras, assinale a opção que relaciona corretamente o intervalo gerador com o respectivo evento anóxico global.
I. São bacias de margem passiva formadas durante a ruptura do Paleocontinente Gondwana e a abertura do Atlântico Sul.
II. Todas as bacias da Margem Leste são caracterizadas pela expressiva presença de sal, halocinese, tectônica gravitacional e deposição de turbiditos.
III. É comum a presença de vulcanismo principalmente intrusivo e, às vezes, extrusivo no Cretáceo Superior e no Eoceno.
Está o que se afirma em
A respeito das rochas carbonáticas, assinale a afirmativa correta.
Sobre a Estratigrafia de Sequências analise as afirmativas a seguir.
I. A Estratigrafia de Sequências preocupa-se com a subdivisão do preenchimento de uma bacia sedimentar em pacotes de rochas (sequências) geneticamente relacionadas limitados no topo por superfícies chave.
II. O preenchimento de uma bacia é controlado pelas variações do nível de base (espaço de acomodação) e pelo suprimento sedimentar ao longo do tempo.
III. As superfícies na Estratigrafia de Sequências registram mudanças espaço-temporais nos regimes deposicionais (mudanças no ambiente deposicional, suprimento sedimentar e/ou fluxo de energia no ambiente).
Está correto o que se afirma em
A respeito das principais bacias paleozoicas brasileiras, assinale a afirmativa correta.
• Pequena profundidade do reservatório;
• Baixo volume de óleo recuperável;
• Queda acentuada da pressão do reservatório com a produção;
• Baixa razão de solubilidade; e
• Óleo com alta viscosidade.
Sabendo-se que o campo descoberto está a uma distância de aproximadamente 50 quilômetros de outros campos cujos poços estão sendo produzidos por Gas-Lift Contínuo e Intermitente, os métodos mais adequados para a produção dos poços do novo campo são:
As bacias sedimentares das regiões costeiras do Brasil começaram a se formar quando o supercontinente Pangeia se fragmentou há cerca de 400 milhões de anos e, com isso, a placa Sul-Americana separou-se da placa Africana.
As bacias sedimentares são regiões de considerável extensão (pelo menos 10.000 km²), onde a combinação de sedimentação e subsidência formou uma espessa acumulação de sedimentos e rochas sedimentares.
Nesse sentido, pode representar um reservatório adequado de hidrocarbonetos o(a)
As armadilhas se classificam em
A sísmica é um método que utiliza o sismo ou o tremor provocado artificialmente para criar ondas elásticas que percorrem as camadas de rochas da bacia, possibilitando a confecção de seções sísmicas, representantes de tais camadas.
A área da geologia que estuda a maturação da matéria orgânica e a origem do petróleo é da competência do engenheiro químico.
Os sedimentos acumulados nas bacias sedimentares transformam-se em rochas, tais como arenitos e calcários, que podem ser reservatórios de petróleo, enquanto os sais ou os evaporitos são rochas selantes que não deixam o óleo escapar da trapa.
O processo que vai da descoberta à extração de petróleo depende de diversos profissionais, tais como: geofísico, geólogo, engenheiro de perfuração, auxiliado pelo químico de fluidos de perfuração. Uma vez descoberto o campo, geólogos, geofísicos e engenheiros de reservatórios trabalham em equipe, gerenciando o campo como se fosse uma empresa menor dentro da companhia petroleira.
A paleontologia focaliza somente na datação das rochas a partir dos fósseis, enquanto a sedimentologia estuda os ambientes deposicionais.