Questões de Concurso Sobre análises de bacias sedimentares em engenharia de petróleo

Foram encontradas 25 questões

Q3219716 Engenharia de Petróleo
Técnicos de uma empresa de petróleo planejam realizar a perfuração de um poço de petróleo em um reservatório com alta pressão e alta temperatura (HPHT), e que tem regiões argilosas e plásticas em muitas camadas. Para tanto, foram testadas diferentes bases de fluidos de perfuração com a finalidade de se conhecer qual seria o mais apropriado, tecnicamente, para o caso em questão. Findos os testes, concluiu-se corretamente pela recomendação do uso de um fluido à base de 
Alternativas
Q3219715 Engenharia de Petróleo
Foi realizada a perfuração de um poço para extrair petróleo na região de Canto do Amaro/RN. Nessa operação, foi testado um novo fluido de perfuração, fabricado por um laboratório novo no mercado. Durante o processo de perfuração com o novo fluido, houve um colapso das paredes do reservatório e foi perdida uma das ferramentas de perfuração. Os engenheiros enviaram uma amostra do fluido para um laboratório com experiência em fluidos de perfuração. O resultado da análise realizada pelo laboratório indicou que o principal motivo para o colapso das paredes do reservatório foi relacionado ao fluido de perfuração que apresentou 
Alternativas
Q3219714 Engenharia de Petróleo
É de conhecimento geral que não é possível prever com exatidão onde existe petróleo e, sim, onde há as condições favoráveis para sua existência. Por isso, para encontrar novas jazidas de petróleo, é necessária uma análise das bacias sedimentares a fim de verificar os locais mais favoráveis à presença dessas jazidas e, para isso, podem ser utilizados métodos de prospecção de petróleo. Sobre esse tipo de investigação, analise as afirmativas abaixo.
I Para a análise inicial de uma bacia, podem ser utilizados os métodos geológicos, métodos potenciais e métodos sísmicos.
II É necessário realizar um estudo exploratório para conhecer os possíveis lugares com acumulação de hidrocarbonetos, por meio de consulta a mapas de superfícies, entre outros.
III Para a análise inicial de uma bacia, devem ser utilizados métodos de injeção de vapor, métodos de injeção de gás e métodos de injeção de água.
IV É necessária a perfuração de diferentes poços em diferentes locais no início da prospecção de petróleo.
Em relação à análise das bacias sedimentares, estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q3219713 Engenharia de Petróleo

O caso a seguir servirá de referência para responder à questão.


Sobre esse caso, atendendo a uma solicitação do geólogo, o engenheiro informou que o volume de sólidos do reservatório é
Alternativas
Q3219711 Engenharia de Petróleo
O reservatório Pirangi tem um fator de recuperação estimado em 12%. A equipe verificou algumas características do reservatório, tais como: porosidade de 20%, viscosidade do óleo de 2 cP (na condição de reservatório) e permeabilidade de 300 mD. Os engenheiros envolvidos desejam aumentar esse fator, com baixo custo, e estão projetando um método convencional de recuperação. Com base no exposto, analise os métodos apresentados abaixo.
I. Injeção de vapor.
II. Injeção de tensoativos.
III. Injeção de água.
IV. Injeção de gás não miscível.
Os métodos convencionais mais apropriados para esse projeto de recuperação estão presentes nos itens
Alternativas
Q3219710 Engenharia de Petróleo
O reservatório Tabatinga foi descoberto e colocado em produção em junho de 2018, avaliado com um volume original de óleo de 2.000.000 m³std e um fator de recuperação esperado de 20%. Em dezembro de 2021, a produção acumulada de óleo atingiu 100.000 m³std e, após analisar os dados, o engenheiro calculou a reserva nessa data para colocar no relatório anual da empresa. Nesse caso, o valor calculado da reserva de óleo foi de
Alternativas
Q2287052 Engenharia de Petróleo

Acerca das atividades de avaliação e mitigação de riscos relativos a gasodutos, julgue o item seguinte, com base na Norma ASME B31.8S. 


Ações de terceiros, como vandalismo, e eventos geológicos ou geotécnicos, a exemplo de deslizamento de solo, não são definidos como modo de falha (ameaças). 

Alternativas
Q1912863 Engenharia de Petróleo
Na prospecção de petróleo é importante a identificação da pressão das formações. A relação entre a pressão do fluido nas diferentes formações, inclusive reservatório, e a profundidade, pode ser utilizada para definição de interface entre fluidos ou para confirmar observações realizadas diretamente por perfilagem.
A pressão exercida pela coluna de rochas, que combina a pressão exercida pelos fluidos nos poros e a tensão entre os grãos da matriz da rocha, e que em condições normais é de, aproximadamente, 1 psi/ft, é denominada 
Alternativas
Q1912842 Engenharia de Petróleo
Considere um prospecto hipotético no pré-sal da Bacia de Santos, que foi identificado a partir da interpretação de dados sísmicos tridimensionais full azimute.
A partir da avaliação geológica desse prospecto foram estimados os seguintes fatores de chance:

• Geração – 90% • Reservatório – 70% • Migração – 90% • Trapa – 100% • Selo – 90%
Considerando que o principal risco geológico é o reservatório, a chance de sucesso de encontrar petróleo neste prospecto é de, aproximadamente,
Alternativas
Q1912841 Engenharia de Petróleo
Eventos anóxicos globais são intervalos de tempo no passado geológico quando porções dos oceanos se tornaram pobres em oxigênio (O2), favorecendo a deposição de intervalos de rochas ricas em matéria orgânica.
A respeito dos eventos anóxicos globais e os principais intervalos geradores das bacias sedimentares brasileiras, assinale a opção que relaciona corretamente o intervalo gerador com o respectivo evento anóxico global. 
Alternativas
Q1912839 Engenharia de Petróleo
As bacias da Margem Leste Brasileira são representadas pelas bacias de Pernambuco-Paraíba, Sergipe-Alagoas, Jacuípe, Camamu-Almada, Jequitinhonha, Cumuruxatiba, Mucuri, Espírito Santo, Campos, Santos e Pelotas. A respeito da evolução da Margem Leste Brasileira, analise as afirmativas a seguir.
I. São bacias de margem passiva formadas durante a ruptura do Paleocontinente Gondwana e a abertura do Atlântico Sul.
II. Todas as bacias da Margem Leste são caracterizadas pela expressiva presença de sal, halocinese, tectônica gravitacional e deposição de turbiditos.
III. É comum a presença de vulcanismo principalmente intrusivo e, às vezes, extrusivo no Cretáceo Superior e no Eoceno.
Está o que se afirma em
Alternativas
Q1912838 Engenharia de Petróleo
As rochas carbonáticas constituem importantes reservatórios de petróleo ao redor do mundo e, estima-se que mais da metade das reservas mundiais de petróleo estejam armazenadas em reservatórios carbonáticos.
A respeito das rochas carbonáticas, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1912837 Engenharia de Petróleo
A Estratigrafia de Sequências é amplamente empregada na análise de bacias e na exploração de petróleo e gás natural, tratando-se de ferramenta indispensável no estudo das bacias sedimentares com vistas à pesquisa de hidrocarbonetos.
Sobre a Estratigrafia de Sequências analise as afirmativas a seguir.
I. A Estratigrafia de Sequências preocupa-se com a subdivisão do preenchimento de uma bacia sedimentar em pacotes de rochas (sequências) geneticamente relacionadas limitados no topo por superfícies chave.
II. O preenchimento de uma bacia é controlado pelas variações do nível de base (espaço de acomodação) e pelo suprimento sedimentar ao longo do tempo.
III. As superfícies na Estratigrafia de Sequências registram mudanças espaço-temporais nos regimes deposicionais (mudanças no ambiente deposicional, suprimento sedimentar e/ou fluxo de energia no ambiente).
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1912836 Engenharia de Petróleo
As Bacias Paleozoicas representam importantes bacias produtoras de petróleo ao redor do mundo.
A respeito das principais bacias paleozoicas brasileiras, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2005 Banca: CESGRANRIO Órgão: Petrobras
Q1228589 Engenharia de Petróleo
Considere a descoberta de um campo de petróleo em terra com as seguintes características: 
• Pequena profundidade do reservatório; 
• Baixo volume de óleo recuperável; 
• Queda acentuada da pressão do reservatório com a produção; 
• Baixa razão de solubilidade; e 
• Óleo com alta viscosidade.
Sabendo-se que o campo descoberto está a uma distância de aproximadamente 50 quilômetros de outros campos cujos poços estão sendo produzidos por Gas-Lift Contínuo e Intermitente, os métodos mais adequados para a produção dos poços do novo campo são: 
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPU
Q1221978 Engenharia de Petróleo
Quanto às bacias sedimentares na Terra, julgue o item seguinte.

As bacias sedimentares das regiões costeiras do Brasil começaram a se formar quando o supercontinente Pangeia se fragmentou há cerca de 400 milhões de anos e, com isso, a placa Sul-Americana separou-se da placa Africana. 

Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPU
Q1221857 Engenharia de Petróleo
Quanto às bacias sedimentares na Terra, julgue o item seguinte.

As bacias sedimentares são regiões de considerável extensão (pelo menos 10.000 km²), onde a combinação de sedimentação e subsidência formou uma espessa acumulação de sedimentos e rochas sedimentares.
Alternativas
Q458026 Engenharia de Petróleo
Para que uma rocha possa constituir-se em um reservatório potencial de hidrocarbonetos, há exigências em termos de permoporosidade.

Nesse sentido, pode representar um reservatório adequado de hidrocarbonetos o(a)
Alternativas
Q431275 Engenharia de Petróleo
Diversos fatores numa bacia sedimentar são essenciais para a ocorrência de uma acumulação de petróleo. Dentre esses, há os tipos de rochas matrizes, sedimentares e capeadoras, bem como a presença de armadilhas.

As armadilhas se classificam em
Alternativas
Q292569 Engenharia de Petróleo
No Brasil, aproximadamente trinta bacias sedimentares são estudadas visando à exploração de petróleo. Acerca desse assunto, julgue o  item  que se segue. 

A sísmica é um método que utiliza o sismo ou o tremor provocado artificialmente para criar ondas elásticas que percorrem as camadas de rochas da bacia, possibilitando a confecção de seções sísmicas, representantes de tais camadas.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: A
5: A
6: A
7: E
8: B
9: E
10: B
11: B
12: C
13: E
14: C
15: A
16: E
17: C
18: A
19: D
20: C