Questões de Concurso
Sobre geologia em engenharia de petróleo em engenharia de petróleo
Foram encontradas 50 questões
Com relação às instalações de produção de petróleo, analise as afirmativas abaixo.
I - Os compressores ou unidades de compressão são utilizados em plataformas que produzem o gás natural.
II - A principal instalação de processo de uma plataforma de produção de óleo e gás é o condensador.
III - A vantagem dos navios-plataformas em relação a plataformas semi-submersíveis é a capacidade de navegar entre dois ou mais poços de petróleo.
É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)
O método de elevação natural ou surgência dos poços de petróleo corre normalmente no início da vida das jazidas. Após alguns anos de produção, a pressão dos reservatórios declina, e métodos artificiais de elevação são necessários. Dos métodos de elevação artificiais mais comuns, utilizados na indústria de petróleo, aquele que mantém livre a seção da coluna de produção do poço é o bombeio
Qual das técnicas, listadas a seguir, é utilizada para a prevenção da integridade estrutural de dutos submarinos em operação para detecção de mossas ou pontos de corrosão interna?
A seqüência percorrida pelo petróleo produzido em campos marítimos, entre o reservatório e a refinaria é
O processamento primário a que são submetidos o petróleo e o gás natural, provenientes dos reservatórios produtores de um campo, ocorre nas estações terrestres ou nas unidades marítimas de produção. Independente da ordem em que são realizadas, fazem parte das atividades de E&P (Downstream) as seguintes operações, para o fluxo do petróleo:
Existe no mundo uma quantidade consideravelmente grande de óleo e gás, cuja tecnologia de produção disponível requer altos custos, inviabilizando a sua produção comercial, classificados como Reservas de Exploração não Convencionais. É volume que NÃO faz parte desta classificação de reservas não convencionais o
Analise os estágios evolutivos descritos a seguir.
I - Diagênese – caracteriza-se por ocorrências de atividade bacteriana, a uma dada temperatura apropriada, onde existe a formação do querogênio.
II - Catagênese – caracteriza-se por ocorrência de temperaturas mais altas que a diagênese, onde o querogênio se transforma em hidrocarbonetos líquidos e gasosos.
III - Metagênese – caracteriza-se por ocorrências de temperaturas mais altas que a catagênese, onde há a transformação dos hidrocarbonetos líquidos em óleo pesado e gás.
IV- Metamorfismo – caracteriza-se por temperaturas mais altas que a metagênese, onde há a transformação dos hidrocarbonetos em xisto, gás carbônico e hidrogênio.
Para que ocorra a geração do petróleo e gás natural é necessário que seja delineado um processo natural com os estágios
Durante a fase de prospecção de petróleo e gás natural são usados métodos sísmicos de reflexão que utilizam ondas que têm diferentes velocidades de propagação nos meios, em função das diversas constituições mineralógicas das rochas que compõem o subsolo. Uma seqüência de tipos de rochas e substâncias, disposta na ordem da menor para a maior velocidade de propagação da onda sísmica, é:
( ) Das muitas teorias sobre o surgimento do petróleo, a mais aceita é que a formação se deu a partir da decomposição de matéria orgânica causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. Esses seres teriam se acumulado no fundo dos mares e lagos e, com o passar de milhões de anos, o peso dos sedimentos sobre eles depositados teria promovido compactação e aquecimento, levando às transformações que deram origem ao petróleo.
( ) A rocha onde o petróleo se forma é chamada de rocha geradora. Dela, ele migra para cima até ficar aprisionado em lagos subterrâneos ou preenchendo grandes cavidades nas rochas, de onde é extraído.
( ) Como o petróleo tende sempre a migrar para cima, atravessando as rochas que o recobrem através de fraturas ou espaços entre os grãos, acabará chegando à superfície da Terra se não encontrar no caminho uma rocha impermeável que o detenha. Se a encontra, forma-se a jazida. Não sendo barrado em sua migração, o petróleo chega à superfície, onde começa a perder seus componentes voláteis, transformando-se em asfalto natural.
As afirmativas são, respectivamente,
No que diz respeito à biodeterioração e à acidulação biogênica em reservatórios de petróleo, verifica-se que
No que se refere ao Sistema de Informação Geográfica, ou GIS (Geographic Information System), julgue o item a seguir.
Um GIS é projetado para integrar, armazenar, manipular e
analisar informações georreferenciadas.
No que se refere ao Sistema de Informação Geográfica, ou GIS (Geographic Information System), julgue o item a seguir.
Uma função importante de um GIS é gerenciar, analisar e
visualizar dados geográficos.
No que se refere ao Sistema de Informação Geográfica, ou GIS (Geographic Information System), julgue o item a seguir.
O GIS é uma linguagem de programação utilizada para criar
sites interativos.
Acerca das atividades de avaliação e mitigação de riscos relativos a gasodutos, julgue o item seguinte, com base na Norma ASME B31.8S.
Ações de terceiros, como vandalismo, e eventos geológicos
ou geotécnicos, a exemplo de deslizamento de solo, não são
definidos como modo de falha (ameaças).
Julgue o próximo item, relativo a processos corrosivos, instrumentação para o monitoramento de encostas e sistema de informações georeferenciadas (GIS).
O strain-gage mede qualquer movimento lateral que possa
indicar instabilidade do solo ou ameaças à integridade do
gasoduto, sendo especialmente útil em áreas propensas a
deslizamentos de terra.
Julgue o próximo item, relativo a processos corrosivos, instrumentação para o monitoramento de encostas e sistema de informações georeferenciadas (GIS).
A geocodificação e o georreferenciamento permitem que
endereços ou outros dados não geográficos sejam associados
a coordenadas geográficas, tornando-os adequados para
análises espaciais.
Julgue o próximo item, relativo a processos corrosivos, instrumentação para o monitoramento de encostas e sistema de informações georeferenciadas (GIS).
Os processos erosivos costumam iniciar-se com a lixiviação,
que é responsável pela retirada da cobertura superficial dos
solos e pela formação de pequenas rugosidades externas,
denominadas sulcos, os quais podem aumentar e se
transformar em ravinas quando expostos à ação dos agentes
exógenos.