Questões de Concurso
Sobre ergonomia na engenharia de produção em engenharia de produção
Foram encontradas 59 questões
Empresas que desenvolvem produtos estão investindo cada vez mais em ergonomia e design, pois esses fatores têm se transformado em vantagens competitivas duradouras em todo o mundo. No passado os projetistas desenvolviam produtos para públicos específicos. Hoje em dia trabalha-se com a premissa do mercado mundial e da ampla variação das características dos usuários (IIDA, 2019).
IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. São
Paulo: Blucher, 2019.
Esse conceito está associado ao design de produtos
universais. Qual alternativa melhor descreve um
produto universal?
I. O diagnóstico procura descobrir as causas que provocam o problema descrito na demanda. Referese aos diversos fatores, relacionados ao trabalho e à empresa, que influem na atividade de trabalho.
II. Análise da demanda é a descrição de um problema ou uma situação problemática, que justifique a necessidade de uma ação ergonômica. A análise da demanda procura entender a natureza e a dimensão dos problemas apresentados.
III. As recomendações referem-se às providências que deverão ser tomadas para resolver o problema diagnosticado. Essas recomendações devem ser claramente especificadas, descrevendo-se todas as etapas necessárias para resolver o problema.
IV. Análise da tarefa é um conjunto de objetivos prescritos, que os trabalhadores devem cumprir. Ela corresponde a um planejamento do trabalho e pode estar contida em documentos formais, como a descrição de cargos. A AET analisa as discrepâncias entre aquilo que é prescrito e o que é executado, realmente.
V. Análise da atividade refere-se ao comportamento do trabalhador, na realização de uma tarefa, ou seja, a maneira como o trabalhador procede para alcançar os objetivos que lhe foram atribuídos.
Assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com a Ergonomics Society (www.ergonomics.org.uk):
“Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento, ambiente e particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas que surgem desse relacionamento”.
Nesse contexto, os ergonomistas trabalham em
distintos domínios, abordando certas características
específicas do sistema, tais como: Ergonomia Física,
Ergonomia Cognitiva e Ergonomia Organizacional. No
que diz respeito à Ergonomia Cognitiva, ela ocupa-se:
A figura acima ilustra as áreas de alcance de um trabalhador sentado diante de uma mesa de trabalho. Com relação às áreas assinaladas, tem-se que
( ) concepção do trabalho, horários e a jornada de trabalho ( ) repetitividade, cargas e layout do posto de trabalho ( ) percepção, memória e resposta motoras
Assinale a opção que mostra, segundo a ordem apresentada, a relação correta.
Analise as afirmativas abaixo sobre as técnicas utilizadas na abordagem comportamental do projeto do trabalho:
1. O alargamento do trabalho consiste em alocar um número maior de responsabilidades para os operadores. 2. O enriquecimento do trabalho consiste em reduzir a quantidade de tarefas a serem exercidas pelos operadores, porém aumentando a sua responsabilidade. 3. O empowerement consiste em oferecer maior autonomia aos operadores para realizarem o seu trabalho e inclusive autoridade para realizar mudanças no trabalho em si.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Nas décadas de 1980 e 1990, foram desenvolvidos alguns modelos normativos para gestão de SST, mas sempre restritos a países ou setores de atividades específicos.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. O primeiro modelo normativo difundido no Brasil foi a BS 8800:1996, um guia de diretrizes que orientava a estrutura dos sistemas (“o que fazer”), mas não era aplicável para efeito de certificação. 2. A BS 8800 deixou de ser implantada pelas organizações a partir da edição da OHSAS 18001 (e respectiva norma de apoio 18002) que, na qualidade de especificação (“como fazer”), permitia, de forma mais objetiva e uniforme, uma avaliação de conformidade pelos organismos certificadores. 3. Por iniciativa de diversos organismos certificadores e de entidades nacionais de normalização, foi desenvolvida e publicada a OHSAS 18001:1999 (OHSAS – Occupational Health and Safety Assessment Series), que adotou a mesma estrutura da ISO 14001:1996, o que facilitou seu entendimento para os já familiarizados com o sistema de gestão ambiental. 4. Atualmente, a tendência quanto à implantação de sistemas de gestão em diversos tipos de organizações empresariais é a “unificação” das diferentes áreas de gerenciamento em sistemas de gestão integrados. O Sistema Integrado de Gestão (SGI) permite integrar os processos de qualidade com os de saúde e segurança, gestão ambiental e responsabilidade social. 5. Cada país mantém uma estrutura legal para reconhecer e validar as avaliações de conformidade dos sistemas de gestão. A certificação de um sistema de gestão ocorre através de um organismo de Certificação (OC). A acreditação das OCs garante o reconhecimento e a confiabilidade do certificado. No Brasil, a acreditação dos organismos certificadores é realizada pelo Inmetro. Entretanto, ainda não existe entidade responsável pela acreditação de OCs para a avaliação da OHSAS 18001.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. O risco ergonômico é aquele que pode causar uma lesão ao longo do tempo, isto é, em razão de fatores cumulativos. 2. As lesões agudas são iniciadas por esforços manuais que são frequentes e prolongados. 3. As lesões cumulativas referem-se à aplicação de uma força que excede a tolerância da estrutura do ser humano durante a aplicação de uma força casual. 4. Nas lesões cumulativas, a aplicação da força afeta os tendões e músculos e grupos de tendões podem atritarem-se uns contra os outros. 5. A fadiga muscular pode diminuir a tolerância à tensão e causar microtraumas nos músculos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A ergonomia estuda os diversos fatores que influem no desempenho do sistema produtivo e procura reduzir as consequências nocivas sobre o trabalhador. 2. A ergonomia procura reduzir a fadiga, estresse, erros e acidentes, proporcionando saúde, segurança e satisfação aos trabalhadores durante a sua interação com o sistema produtivo. 3. A maior eficiência do sistema produtivo é uma consequência da aplicação dos princípios e métodos da ergonomia. 4. A satisfação é o resultado do atendimento das necessidades e expectativas do trabalhador, produzindo uma sensação de bem-estar e conforto. Os trabalhadores satisfeitos tendem a adotar comportamentos mais seguros e são mais produtivos que aqueles insatisfeitos. 5. Na produção industrial, há casos em que se consegue aumentar a eficiência sem comprometer a segurança e a qualidade, mas isso exige investimentos em tecnologia, organização do trabalho e treinamento dos trabalhadores, a fim de eliminar fatores de risco.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. É uma metodologia utilizada pela ergonomia para atingir seus objetivos; 2. Foi desenvolvida na França; 3. Tem como uma das etapas a análise da demanda que trata da definição do problema a ser estudado; 4. Tem como uma das etapas a avaliação da qualidade dos produtos fabricados; 5. Não contempla o diagnóstico e recomendações.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas abaixo sobre aspectos abordados pela ergonomia:
1. Os aspectos antropométricos estão relacionados com o tamanho, a forma e outras habilidades físicas das pessoas. 2. Os aspectos neurológicos estão relacionados com as capacidades sensoriais das pessoas durante a realização do trabalho. 3. O empowerment está relacionado com o número de tarefas que é alocado no trabalho.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Descrição das características dos postos de trabalho. 2. Avaliação da organização do trabalho. 3. Relatório estatístico. 4. Relatórios de avaliação. 5. Registro e análise. 6. Recomendações ergonômicas. 7. Orçamento da análise.
Assinale a alternativa que indica os tópicos que não estão inclusos na referida NR-17.