Questões de Concurso Sobre avaliação e perícias em engenharia florestal

Foram encontradas 28 questões

Q2792305 Engenharia Florestal
Sobre práticas necessárias ao coletar e preparar amostras de solos florestais para análises em laboratório, é correto afirmar:
Alternativas
Q2762986 Engenharia Florestal

"Em uma das técnicas de amostragem, uma delas é recomendada para inventários florestais de extensas áreas, cuja variável de interesse apresente razoável heterogeneidade. A sistematização das subunidades amostrais, dentro das unidades primárias, oferece grande vantagem de instalação, localização e medição, uma vez que o tamanho e a disposição das subunidades são previamente fixadas. Um exemplo de como a estrutura da unidade amostral pode ser é alocá-la em formato de cruz com quatro subunidades cada, com 1/4 de hectare, ou seja, medindo 10 m x 250 m". Qual técnica de amostragem se refere à afirmativa?

Alternativas
Q2688311 Engenharia Florestal

Método de amostragem que tem o critério probabilístico de seleção dos indivíduos na unidade amostral com proporcionalidade ao diâmetro para o cálculo da área basal e o número de árvores por hectare, e proporcionalidade à altura das árvores, para se obter o volume e número de árvores por hectare. Sua abordagem é feita em linhas dentro da floresta e não em pontos sobre a qual enumeram-se todas as árvores do seu lado esquerdo que se qualificam para amostragem. A amostragem é realizada em duas etapas. Esse é conhecido como método

Alternativas
Q2488208 Engenharia Florestal
O nome científico de uma das principais pragas da seringueira, caracterizada na forma de mariposa na fase adulta que mede, em média, 90 mm de envergadura, apresenta coloração cinza com faixas pretas no abdome, que vão até o dorso, asas anteriores e posteriores avermelhadas, com uma faixa castanho-escura que bordeja a margem apical, os machos possuem um abdome menos volumoso e uma faixa longitudinal paralela à margem posterior, é: 
Alternativas
Q2488206 Engenharia Florestal
Na árvore em pé tem como medidas o DAP (Diâmetro à Altura do Peito) de 67 cm e altura do fuste de 18 m. O volume cilíndrico e o volume comercial dessa árvore, sabendo que o fator de forma é 0,7, são, respectivamente:
Alternativas
Q2472717 Engenharia Florestal

A respeito de fiscalização ambiental e considerando, no que for pertinente, as disposições da Lei estadual n.º 7.058/2002, julgue o item subsecutivo.


A penalidade de embargo será aplicada em decorrência da constatação de atividade que esteja sendo executada em desacordo com os dispositivos legais e regulamentares. 

Alternativas
Q2363252 Engenharia Florestal
Com base nos conhecimentos sobre zoneamento, assinale a assertiva que não está de acordo com o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). 
Alternativas
Q2212953 Engenharia Florestal
Analisando documentos técnicos sobre a situação da ocupação vegetal das encostas acidentadas de um município, para subsidiar um laudo sobre um deslizamento de terra ocorrido, e considerando o Código Florestal, um técnico poderia afirmar que
Alternativas
Q2101015 Engenharia Florestal
Alguns procedimentos devem ser adotados para a coleta de amostras representativas em função do tipo de acondicionamento do resíduo. Para a amostragem em lagoa de resíduos recomenda-se um tipo de amostrador para a coleta. NÃO é recomendável para os resíduos (líquidos ou lodos) em lagoas: 
Alternativas
Q2080571 Engenharia Florestal
O diâmetro à altura do peito (DAP) é o elemento mais importante medido em uma árvore, pois fornece a base para muitos outros cálculos.
Com base no Sistema Internacional de Unidades (SI), no Brasil, o DAP é medido a: 
Alternativas
Q1696440 Engenharia Florestal

Sobre a avaliação de árvores de risco na arborização urbana, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O vento exerce uma força de compressão na madeira a sotavento, e uma força de tensão a barlavento. Por isso, frequentemente, uma árvore que adquiriu estrutura para suportar ventos predominantes, quando atingida por ventos de direção contrária, mesmo menos intensos, tende a cair.

( ) As coníferas suportam mais o estresse do ambiente urbano que as folhosas, devido ao hábito de crescimento, pois espalham mais os galhos e possuem características anatômicas diferentes, que lhes conferem maior resistência mecânica para se sustentar.

( ) Em geral, os pontos mais frágeis nas folhosas são a base do tronco e as raízes, as quais não se expandem muito; nas coníferas, são a base dos galhos e os galhos, os quais tendem a ser tão grandes quanto o tronco.

( ) As árvores são estruturas otimizadas, as partes maiores e mais fortes são as mais velhas, como a base do tronco, ponto em que a carga estática é maior. Ao longo do tronco, até o topo, as cargas diminuem porque a área diminui.

( ) O alburno contribui mais que o cerne para a estabilidade e o suporte mecânico da árvore, fato este explicado pela tensão de crescimento observada nas árvores, ocorrendo compressão para o interior a partir do câmbio secundário e tração para o exterior, razão pela qual os danos na parte externa do tronco são mais expressivos.


Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Q1696428 Engenharia Florestal
No dia 11 de fevereiro de 2019, em função dos fortes ventos, 11 ocorrências relacionadas a quedas de árvores e galhos foram registradas na região sul de Curitiba. Considerando que o odômetro de um anemômetro totalizador registrava 5741 no início e 6443 no final do evento, e que a tempestade teve início às 15h35min e término às 17h15min, qual é o valor que mais se aproxima da velocidade do vento (em km/h), sabendo que a leitura do equipamento é em centenas de metros?
Alternativas
Q1112042 Engenharia Florestal
Para efeito de avaliação prática no campo, as voçorocas podem ser classificas quanto à profundidade e extensão da bacia de contribuição.
A respeito da profundidade da voçoroca, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q971764 Engenharia Florestal
Você é contratado(a) para planejar uma estrada florestal primária (estradas ligadas entre o centro consumidor e a área de produção, devendo apresentar trafegabilidade durante todo o ano). Em linha reta, essa estrada, representada pelos pontos A e B, em um mapa com escala de 1:700.000, possui 40 km. A partir desses dados, o tamanho que a linha A-B possui no mapa é de:
Alternativas
Q913844 Engenharia Florestal
“Nas perícias realizadas em florestas de coníferas, uma das mais importantes características de um povoamento florestal a ser determinada é sem dúvida a sua idade, pois, por meio dela o perito pode avaliar os incrementos em termos de volume, diâmetro, ou altura de uma dada espécie em um determinado local além de identificar datas de ocorrências de problemas.”
Para determinar a idade das árvores podemos recorrer a alguns métodos existentes.
Assinale a alternativa que contém o método que atende esse preceito com maior precisão.
Alternativas
Q913831 Engenharia Florestal
Uma área objeto de perícia florestal necessita da confecção de um mapa temático. O mapa deverá ser impresso em uma folha de papel que tem, como dimensões da área útil de impressão, largura de 30 cm e altura de 40 cm.
Considerando-se que uma estrada E é uma linha reta de 20 km no terreno, e deverá ser representada em toda a sua extensão ao longo da diagonal da área útil de impressão, assinale a alternativa que contém a maior escala que poderá ser utilizada.
Alternativas
Q536602 Engenharia Florestal

Os problemas e as soluções de questões como a conservação e uso da biodiversidade e dos recursos naturais, o controle do desmatamento e a demarcação de terras indígenas passam por uma política florestal que envolve não somente a União, os estados e os municípios, mas também as organizações da sociedade civil, os movimentos sociais, as fundações e empresas nacionais e transnacionais. Acerca da política florestal, julgue o item seguinte.


A gestão florestal, entendida como a responsabilidade por normalizar, autorizar e fiscalizar a exploração florestal e o desmatamento, ainda é muito centralizada no governo federal e a tendência é de uma participação cada vez menor dos estados e municípios.

Alternativas
Q197971 Engenharia Florestal
Nos modelos de produção de densidade variável, feitos para realizar a prognose, qual é a variável de densidade que apresenta melhor desempenho?

Alternativas
Q63704 Engenharia Florestal
Uma fazenda localizada na região Sudeste, cultivada com
eucalipto, foi desapropriada para fins de reforma agrária. Houve
denúncia ao Ministério Público da União de que o valor pago foi
muito acima do valor de mercado. O Ministério Público designou
um engenheiro florestal para avaliar a propriedade e entregar
um laudo de avaliação técnico para instruir o inquérito aberto.


Durante a vistoria o perito deve, prioritariamente:

I. fotografar os estritos limites da propriedade.

II. verificar se o imóvel está de acordo com a planta do levantamento topográfico e com o respectivo registro.

III. qualificar e dimensionar as culturas existentes no imóvel.

IV. definir as classes de capacidade de uso do solo.

V. qualificar e dimensionar as benfeitorias existentes no imóvel.

É correto o que se afirma APENAS em:
Alternativas
Q63703 Engenharia Florestal
Uma fazenda localizada na região Sudeste, cultivada com
eucalipto, foi desapropriada para fins de reforma agrária. Houve
denúncia ao Ministério Público da União de que o valor pago foi
muito acima do valor de mercado. O Ministério Público designou
um engenheiro florestal para avaliar a propriedade e entregar
um laudo de avaliação técnico para instruir o inquérito aberto.


Constituem informações e/ou documentos importantes a serem obtidos antes da vistoria ao imóvel:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: E
5: A
6: E
7: C
8: C
9: B
10: B
11: D
12: B
13: C
14: C
15: D
16: A
17: E
18: A
19: D
20: A