Questões de Concurso
Sobre avaliação e perícias em engenharia florestal
Foram encontradas 28 questões
"Em uma das técnicas de amostragem, uma delas é recomendada para inventários florestais de extensas áreas, cuja variável de interesse apresente razoável heterogeneidade. A sistematização das subunidades amostrais, dentro das unidades primárias, oferece grande vantagem de instalação, localização e medição, uma vez que o tamanho e a disposição das subunidades são previamente fixadas. Um exemplo de como a estrutura da unidade amostral pode ser é alocá-la em formato de cruz com quatro subunidades cada, com 1/4 de hectare, ou seja, medindo 10 m x 250 m". Qual técnica de amostragem se refere à afirmativa?
Método de amostragem que tem o critério probabilístico de seleção dos indivíduos na unidade amostral com proporcionalidade ao diâmetro para o cálculo da área basal e o número de árvores por hectare, e proporcionalidade à altura das árvores, para se obter o volume e número de árvores por hectare. Sua abordagem é feita em linhas dentro da floresta e não em pontos sobre a qual enumeram-se todas as árvores do seu lado esquerdo que se qualificam para amostragem. A amostragem é realizada em duas etapas. Esse é conhecido como método
A respeito de fiscalização ambiental e considerando, no que for pertinente, as disposições da Lei estadual n.º 7.058/2002, julgue o item subsecutivo.
A penalidade de embargo será aplicada em decorrência da constatação de atividade que esteja sendo executada em desacordo com os dispositivos legais e regulamentares.
Com base no Sistema Internacional de Unidades (SI), no Brasil, o DAP é medido a:
Sobre a avaliação de árvores de risco na arborização urbana, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O vento exerce uma força de compressão na madeira a sotavento, e uma força de tensão a barlavento. Por isso, frequentemente, uma árvore que adquiriu estrutura para suportar ventos predominantes, quando atingida por ventos de direção contrária, mesmo menos intensos, tende a cair.
( ) As coníferas suportam mais o estresse do ambiente urbano que as folhosas, devido ao hábito de crescimento, pois espalham mais os galhos e possuem características anatômicas diferentes, que lhes conferem maior resistência mecânica para se sustentar.
( ) Em geral, os pontos mais frágeis nas folhosas são a base do tronco e as raízes, as quais não se expandem muito; nas coníferas, são a base dos galhos e os galhos, os quais tendem a ser tão grandes quanto o tronco.
( ) As árvores são estruturas otimizadas, as partes maiores e mais fortes são as mais velhas, como a base do tronco, ponto em que a carga estática é maior. Ao longo do tronco, até o topo, as cargas diminuem porque a área diminui.
( ) O alburno contribui mais que o cerne para a estabilidade e o suporte mecânico da árvore, fato este explicado pela tensão de crescimento observada nas árvores, ocorrendo compressão para o interior a partir do câmbio secundário e tração para o exterior, razão pela qual os danos na parte externa do tronco são mais expressivos.
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A respeito da profundidade da voçoroca, assinale a alternativa CORRETA.
Para determinar a idade das árvores podemos recorrer a alguns métodos existentes.
Assinale a alternativa que contém o método que atende esse preceito com maior precisão.
Considerando-se que uma estrada E é uma linha reta de 20 km no terreno, e deverá ser representada em toda a sua extensão ao longo da diagonal da área útil de impressão, assinale a alternativa que contém a maior escala que poderá ser utilizada.
Os problemas e as soluções de questões como a conservação e uso da biodiversidade e dos recursos naturais, o controle do desmatamento e a demarcação de terras indígenas passam por uma política florestal que envolve não somente a União, os estados e os municípios, mas também as organizações da sociedade civil, os movimentos sociais, as fundações e empresas nacionais e transnacionais. Acerca da política florestal, julgue o item seguinte.
A gestão florestal, entendida como a responsabilidade por normalizar,
autorizar e fiscalizar a exploração florestal e o desmatamento, ainda
é muito centralizada no governo federal e a tendência é de uma
participação cada vez menor dos estados e municípios.
eucalipto, foi desapropriada para fins de reforma agrária. Houve
denúncia ao Ministério Público da União de que o valor pago foi
muito acima do valor de mercado. O Ministério Público designou
um engenheiro florestal para avaliar a propriedade e entregar
um laudo de avaliação técnico para instruir o inquérito aberto.
I. fotografar os estritos limites da propriedade.
II. verificar se o imóvel está de acordo com a planta do levantamento topográfico e com o respectivo registro.
III. qualificar e dimensionar as culturas existentes no imóvel.
IV. definir as classes de capacidade de uso do solo.
V. qualificar e dimensionar as benfeitorias existentes no imóvel.
É correto o que se afirma APENAS em:
eucalipto, foi desapropriada para fins de reforma agrária. Houve
denúncia ao Ministério Público da União de que o valor pago foi
muito acima do valor de mercado. O Ministério Público designou
um engenheiro florestal para avaliar a propriedade e entregar
um laudo de avaliação técnico para instruir o inquérito aberto.