Questões de Concurso
Sobre dendrometria em engenharia florestal
Foram encontradas 181 questões
Os endemismos podem ser classificados de diversas formas. Seguem algumas classificações:
I. Quanto à sua origem, os indivíduos podem ser classificados como autóctones ou alóctones. Os organismos endêmicos autóctones são aqueles cuja diferenciação ocorreu no local onde vivem no presente, enquanto os alóctones são aqueles que se diferenciaram num local diferente de onde ocorrem hoje;
II. Relictos taxonômicos ou biogeográficos são tipos de endemismo alóctone. Os relictos taxonômicos são os únicos sobreviventes de grupos taxonômicos anteriormente diversos, enquanto os relictos biogeográficos são os descendentes estritamente endêmicos de um grupo que era amplamente distribuído no passado;
III. Quanto à idade, espécies endêmicas podem ser classificadas como paleoendêmicas, no caso de espécies bastante disseminadas em épocas remotas persistirem numa área restrita, ou neoendêmicas, no caso de espécies formadas recentemente.
É correto afirmar sobre o endemismo apenas o que se diz em:
( ) A dendrometria é a medição das partes superiores, inferiores e a composição das árvores.
( ) A técnica de corte raso em manejo florestal consiste em cortar todas as árvores de uma área de uma só vez.
( ) A técnica de inventário florestal consiste em realizar um censo e planejar o corte e transporte de madeira.
( ) Técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento aplicadas à engenharia florestal pode ser usada para identificar diferentes tipos de cobertura do solo.
( ) A Área de Preservação Permanente (APP) é uma área protegida e coberta por vegetação nativa, com a função de preservar os recursos hídricos e a biodiversidade, e garantir a estabilidade geológica.
Assinale a alternativa correta:
A medida da altura das árvores leva em consideração a distância do observador a árvore no plano horizontal. Normalmente, assume-se que a distância no plano seja igual a medida no campo. Em terrenos com inclinação menor que:
Considerando as noções gerais da teoria e da prática em engenharia florestal, julgue o item.
Na avaliação da volumetria de madeira em uma
área florestada no bioma Cerrado, um engenheiro
florestal utilizou o método do fator de forma cilíndrica
para estimar o volume de uma determinada espécie
de árvore. Para isso, mediu o diâmetro da árvore a
1,30 metros do solo (DAP) e sua altura total, já que
o método do fator de forma considera a conicidade
das árvores e estabelece a relação entre o volume de
madeira e o volume cilíndrico.
I - O diâmetro desempenha um papel crucial na avaliação volumétrica, análise de biomassa e estudo de crescimento, sendo uma das variáveis mais significativas nesses contextos.
II - A mensuração do diâmetro de uma árvore é sempre fundamentada na suposição de que, em cada ponto de medição, o valor obtido representa uma aproximação do diâmetro de um círculo.
III - Em nações que adotam o sistema métrico, a medição do diâmetro de árvores em pé é realizada a uma altura de 1,50 metros acima do solo.
Marque a alternativa correta:

Com base na imagem, assinale a afirmativa correta.

Com bases na medição de dois diâmetros, assinale a alternativa correta. (Considere: d1 = 22 cm; d2 = 20 cm; CAP = 66,01 cm.)
A variável altura é uma característica importante de uma árvore ou do próprio povoamento florestal, sendo de suma importância no cálculo do volume e dos incrementos. De acordo com a finalidade da medição ou estimativa, diferentes alturas podem ser consideradas. Quando a medida se refere à distância vertical entre o terreno (base da árvore) até a base da copa, tem-se a altura
Assinale a alternativa correta que apresenta o volume de uma tora de angelim (Dinizia excelsa Ducke) cujo comprimento é de 4 metros e circunferência média é de 90cm: