Questões de Concurso
Sobre dinâmica das paisagens florestais em engenharia florestal
Foram encontradas 121 questões
I. A densidade absoluta é o número de indivíduos de uma espécie por unidade de área.
II. A dominância relativa refere-se ao quanto uma espécie contribui para a cobertura total do dossel da floresta.
III. A frequência relativa é a proporção da área amostrada em que a espécie ocorre.
Quais estão corretas?
O terraceamento baseia-se no parcelamento das rampas, isto é , em dividir uma rampa comprida (mais sujeita à erosão) em várias rampas menores (menos sujeitas à erosão), por meio da construção de terraços. A decisão de quando se utilizar terraço em nível e quando utilizar terraço com gradiente deve considerar as vantagens e desvantagens que apresentam. Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir e assinale a informação correta quanto ao tipo de terraço.
A redução do desmatamento e da oferta de madeira de espécies nativas contribuiu para que o plantio de florestas em Rondônia se tornasse uma atividade primordial para o desenvolvimento sustentável do estado, cuja demanda por produtos madeireiros cresce anualmente. Analise as sentenças abaixo e marque a única correta.
A qualidade das mudas é um fator determinante para o sucesso do plantio, afetando diretamente a sobrevivência e o crescimento no campo. Quanto à qualidade das mudas de espécies florestais, assinale a alternativa incorreta.
O engenheiro florestal pode ter a avaliação da supressão de árvores em vias e espaço públicos urbanos (escolas, praças, parques, bosques e florestas urbanas) como parte de suas atividades profissionais em uma prefeitura. Assinale a alternativa correta quanto a esse procedimento de avaliação.
I. Permite quantificar a variação de índices associados à distribuição de elementos naturais pelo cenário urbano. II. É associado somente a elementos naturais (não-antrópicos) da paisagem. III. Pode ser aplicado também em análises de desflorestamento em áreas predominantemente florestais.
Está correto o que se afirma em
I. Amazônia Legal: os Estados do Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Mato Grosso e as regiões situadas ao norte do paralelo 13º S, dos Estados de Tocantins e Goiás, e ao oeste do meridiano de 44º W, do Estado do Maranhão. II. Área de Preservação Permanente – (APP): área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. III. Reserva Legal: área com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa. IV. Área rural consolidada: área de imóvel rural com ocupação antrópica preexistente a 22 de julho de 2005, com edificações, benfeitorias ou atividades agrossilvipastoris, admitida, neste último caso, a adoção do regime de pousio.
Estão corretas as afirmativas
I. Seu objetivo básico é o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas. II. São terras de posse e domínio privado. III. Segundo o SNUC, é uma área protegida de uso sustentável. IV. A visitação pública está condicionada ao plano de manejo da unidade. E
stão corretas as afirmativas
I. A definição do espaçamento dos plantios é afetada pela qualidade de sítio, pelo objetivo do plantio, pela espécie a ser plantada e pelo planejamento de extração, uma vez que a mecanização exige um espaçamento mínimo entre as linhas de plantio para deslocamento das máquinas e implementos. II. Os plantios feitos em espaçamentos menores atingem primeiro a idade de corte e geralmente exigem desbastes ou ciclos mais curtos de cortes, havendo o crescimento do número de árvores dominadas e mortas com o avanço da idade de povoamentos densos. III. O diâmetro e altura das árvores sofrem influência do espaçamento do plantio, com maior impacto observado na variável altura quando comparada ao diâmetro, uma vez que a variação de diâmetro depende mais das condições edáficas que do espaçamento.
Está correto o que se afirma em