Questões de Concurso Sobre incêndios florestais em engenharia florestal

Foram encontradas 86 questões

Q3177486 Engenharia Florestal
Qual é o impacto das queimadas na saúde dos ecossistemas florestais?
Alternativas
Q3191067 Engenharia Florestal
Em se tratando da elaboração de um plano operativo de prevenção e combate a incêndios florestais, a atividade de _________________ é fundamental para mitigar os riscos de propagação de incêndios nas áreas prioritárias. Essa prática inclui a construção de aceiros, desbaste de copas e retirada de material seco ou morto.
A alternativa que preenche corretamente a lacuna é: 
Alternativas
Q3117053 Engenharia Florestal
O incêndio florestal é o fogo não controlado em uma área florestal, considerado um dos principais agentes causadores de danos às florestas.

Fonte: Tetto, Alexandre; Batista, Antonio Carlos; Soares, Ronaldo Viana. Prevenção e combate aos incêndios florestais. Curitiba: SENAR - Pr., 2011.

Dentre os tipos de incêndios florestais existentes, observe a figura.
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Teixeira Neto, 2011 apud Tetto, Alexandre; Batista, Antonio Carlos; Soares, Ronaldo Viana. Prevenção e combate aos incêndios florestais. Curitiba: SENAR - Pr., 2011.

O tipo de incêndio florestal presente na figura refere-se ao:
Alternativas
Q3072817 Engenharia Florestal
No contexto das queimadas e dos cortes de árvores e pastagens, qual das alternativas representa uma causa direta do desmatamento ilegal e de seus impactos ambientais?
Alternativas
Q3072814 Engenharia Florestal
Em relação às queimadas e cortes de árvores e pastagens, qual das alternativas apresenta uma medida adequada para prevenir e combater esses problemas:
Alternativas
Q2612518 Engenharia Florestal

A Proteção Florestal é o ramo da silvicultura que objetiva proteger a floresta de seus inimigos, através do controle, prevenção e manejo de seus agentes. Os incêndios de um modo geral ocupam o primeiro lugar dentre os agentes destruidores da floresta. São considerados incêndios de copas os que queimam combustíveis acima de:

Alternativas
Q2537834 Engenharia Florestal
Uma das principais e mais seguras técnicas de prevenção de incêndios florestais é:
Alternativas
Q2488220 Engenharia Florestal
Em uma Unidade de Conservação, são atividades de prevenção de incêndios florestais, exceto
Alternativas
Q2428406 Engenharia Florestal

O grau de perigo de ocorrência de Incêndio florestal pode ser calculado por meio de fórmulas. A mais simples é a fórmula de Angstron, na qual o Indica de perigo de incêndios florestal é calculado levando em conta a umidade relativa do ar e a temperatura do ar medidas às 13h. Sobre o assunto, analise os Itens a seguir e assinale a alternativa correta.


I -Para umidade relativa do ar acima de 70%, não há perigo de incêndio.

lI-Para umidade relativa do ar entre 46 e 70%, há pouco perigo de incêndio.

III -Para umidade relativa do ar entre 26 e 45%, há perigo real de Incêndio.

IV-Para umidade relativa do ar abaixo 25%, há perigo extremo de incêndio.

Alternativas
Q2291826 Engenharia Florestal
A Lei n.o 12.651/2012, também conhecida como Novo Código Florestal, estabelece normas gerais a respeito da proteção da vegetação nativa, da exploração florestal, do suprimento de matéria‑prima florestal, do controle da origem dos produtos florestais, do controle e da prevenção dos incêndios florestais e da previsão de instrumentos econômicos e financeiros, para o alcance de seus objetivos. Considerando essa legislação e os assuntos correlatos, julgue o item.

O Código Florestal prevê o estabelecimento de uma Política Nacional de Manejo e Controle de Queimadas, Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, que incentiva o uso do fogo no meio rural.

Alternativas
Q2101007 Engenharia Florestal
Incêndio florestal é caracterizado como o processo no qual o fogo ocorre sem controle, e que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser provocado pelo homem, ou por causas naturais. Os incêndios florestais se comportam de acordo com o ambiente em que ocorrem, mas o número de fatores externos que influem no comportamento do fogo é tão grande que é impossível predizer com precisão o que sucederá quando se inicia um fogo; alguns incêndios não causam danos significativos, como os incêndios rasteiros que não conseguem provocar danos em árvores de grande porte, porém são extremamente prejudiciais às vegetações rasteiras e plantas jovens, principalmente para a sua regeneração. Sobre as causas antrópicas de origem humana, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Causas por negligência.
2. Causas estruturais.
3. Causas acidentais.
4. Causas intencionais.
( ) Origem em comportamentos e atitudes reativas aos condicionalismos ou em conflitos relacionados com o uso do solo como, por exemplo, incêndios originados por conflitos motivados pelas restrições dos parques nacionais e terras indígenas.
( ) Pretensão tanto da ação premeditada quanto da casual, com múltiplas motivações como a queima não autorizada, ilegal e descontrolada, ou pela ação de vandalismo, piromania, ou de conflitos.
( ) Acidentes com fontes de ignições:de viação; linha de trem; linhas elétricas; acidentes com máquinas agrícolas e florestais, tubos de escape, dentre outros.
( ) Ações de uso do fogo sem o desígnio de provocar um incêndio florestal como queimas de resíduos agrícolas e florestais; fogueiras para a confecção de alimentos ou para aquecer; fogueiras festivas (festas juninas); e, fumadores.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q2101003 Engenharia Florestal
Incêndios florestais ocorrem e são comuns de ocorrer em praticamente todo o tipo de vegetação. Na maior parte das situações, eles são causados por negligência ou associados a queimas descontroladas como prática agrícola. Os incêndios em vegetação representam uma parcela significativa das ocorrências atendidas por profissionais e pelo corpo de bombeiro. Esses incêndios liberam grandes quantidades de fumaça, mistura constituída por diversos elementos tóxicos. Os componentes da fumaça podem provocar desde pequenas irritações aos olhos e ao trato respiratório até problemas respiratórios mais graves a longo prazo. A queima da biomassa contribui largamente para a liberação de gases tóxicos e partículas poluentes, e como resultado dessa combustão são gerados materiais particulados, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre. Impedir totalmente que os incêndios ocorram é praticamente impossível; dessa forma, medidas e ações para evitar a ocorrência e a propagação dos incêndios são de vital importância no trabalho de combate aos incêndios, e a colaboração de todos é fundamental. São alternativas adequadas com relação aos incêndios florestais, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Meio Ambiente |
Q2077148 Engenharia Florestal

Os planos de combate a incêndios florestais devem seguir etapas que compreendem desde a detecção e comunicação do incêndio até a desmobilização da equipe de brigadistas de forma a promover total segurança da ação.

Especificamente, a etapa de rescaldo é a operação de

Alternativas
Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Meio Ambiente |
Q2077147 Engenharia Florestal

A taxa de propagação do fogo pode ser conceituada como a distância percorrida pelas chamas em determinado intervalo de tempo. O entendimento dos fatores que afeta a propagação do fogo é fundamental no controle e combate do incêndio, podendo ser relacionado ao material combustível, às condições meteorológicas e à topografia.


 Com base nesses fatores, avalie as afirmações a seguir.


I - A intensidade e a duração do incêndio são afetadas pelo spot fire.

II - A propagação e a velocidade da chama são influenciadas pelo crestamento.

III - A inflamabilidade da biomassa e a da necromassa são afetadas pela umidade.

IV - A ignição e a propagação do fogo são afetadas pelo arranjo do material combustível.

V - A velocidade e a direção de propagação do fogo são influenciadas pela declividade do terreno.


É correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q2396222 Engenharia Florestal

Durante e após um incêndio florestal, o efeito nocivo do fogo pode ser observado, com a degradação do meio ambiente em várias frentes: na atmosfera, com a emissão de gases do efeito estufa aumentando a poluição; nos corpos d’água, com assoreamento e interrupção do fluxo; no solo, afetando as propriedades físicas e químicas, tendo como consequência menor qualidade de vida das pessoas. Acerca desse tipo de incêndio, julgue os itens a seguir.


I Durante o incêndio, a temperatura na superfície do solo pode chegar a 500 oC, dependendo da quantidade, do tipo e da umidade do combustível.

II Uma forma de controlar o fogo e minimizar os seus efeitos nocivos é o uso de aceiro verde com plantas de baixa inflamabilidade.

III Durante o incêndio, considera-se que a temperatura capaz de causar a morte de células e tecidos é de 80 °C, por um tempo de 20 min a 30 min.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Q2396218 Engenharia Florestal

Os incêndios florestais, quando ocorrem nas faixas de segurança sob as linhas de transmissão de energia elétrica das interligações regionais, representam um sério risco para o sistema elétrico e podem levar a desligamentos forçados dessas linhas. Nesses casos, a depender da configuração e do ponto de operação em que o sistema elétrico se encontre, consequências sérias podem advir, como, por exemplo, o blecaute de regiões inteiras. Nessas situações, os desligamentos ocorrem devido a redução significativa do isolamento das linhas de transmissão por causa

Alternativas
Q1958782 Engenharia Florestal
Sobre incêndios florestais, é correto afirmar:
Alternativas
Q1884893 Engenharia Florestal
Incêndio florestal é o termo utilizado para definir um fogo incontrolado que se propaga livremente e consome os diversos tipos de material combustível existentes em uma floresta. Sobre o incêndio florestal, assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: IDAF-AC Prova: IBADE - 2020 - IDAF-AC - Engenheiro Florestal |
Q1179912 Engenharia Florestal
No incêndio florestal uma das fases do processo de combustão ocorre quando os gases liberados entram em combustão, produzindo chamas e altas temperaturas, que podem atingir 1.250°C. Nesse estágio do processo de combustão os gases estão queimando, mas o combustível, propriamente dito, ainda não está incandescente. Marque a alternativa que indica a fase descrita:
Alternativas
Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: IDAF-AC Prova: IBADE - 2020 - IDAF-AC - Engenheiro Florestal |
Q1179901 Engenharia Florestal
A ação de combate aos incêndios florestais leva em consideração as condições do fogo, terreno, material combustível, fatores meteorológicos, entre outros. Dentre os métodos utilizados marque a alternativa que indica o método indireto de combate:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: A
5: C
6: D
7: D
8: D
9: E
10: E
11: B
12: B
13: D
14: C
15: D
16: A
17: A
18: C
19: C
20: B