Questões de Concurso
Sobre inventário florestal em engenharia florestal
Foram encontradas 144 questões
No setor florestal, a avaliação dos recursos existentes se dá por meio da medição ou estimação de atributos das árvores e da floresta, utilizando-se métodos e instrumentos apropriados. Acerca de dendrometria e inventário florestal, julgue o item que se segue.
O inventário florestal é um dos itens indispensáveis do plano
de manejo, pois as estimativas nele contidas fornecem
parâmetros para estabelecer o nível de manejo na floresta e
as medidas para a manutenção da produção sustentável.
No setor florestal, a avaliação dos recursos existentes se dá por meio da medição ou estimação de atributos das árvores e da floresta, utilizando-se métodos e instrumentos apropriados. Acerca de dendrometria e inventário florestal, julgue o item que se segue.
No inventário florestal, a expressão da altura da árvore em
função do seu diâmetro à altura do peito, por meio de
modelos de regressão, pode aumentar a precisão das
estimativas das alturas.
No setor florestal, a avaliação dos recursos existentes se dá por meio da medição ou estimação de atributos das árvores e da floresta, utilizando-se métodos e instrumentos apropriados. Acerca de dendrometria e inventário florestal, julgue o item que se segue.
A distribuição e a alocação de uma amostra estratificada
sobre uma área a ser inventariada somente serão eficientes se
a área for homogênea.
Analisando o intervalo de confiança gerado pelo inventário florestal para volume total de uma área plantada com Eucalyptus grandis podemos afirmar:
Por ocasião da realização do inventário florestal, é correto afirmar:
“Descrição qualitativa e quantitativa de um povoamento florestal natural ou plantado (reflorestamento).” A afirmativa trata-se de:
( ) O plano de corte transversal radial é perpendicular aos anéis de crescimento.
( ) O plano de corte longitudinal radial é perpendicular aos raios ou tangencial aos anéis de crescimento.
( ) O plano de corte longitudinal tangencial é perpendicular aos raios ou tangencial aos anéis de crescimento.
( ) O plano de corte transversal é perpendicular ao eixo da árvore.
Assinale a sequência correta.
( ) As árvores podem assumir as mais diferentes formas, desde aquela perfeitamente assimilável a uma figura geométrica até formas totalmente irregulares.
( ) O uso de métodos de cubagem rigorosa não consiste na divisão do fuste das árvores em “n” seções ou toretes.
( ) O fuste principal de espécies de folhosas pode assumir troncos semelhantes ao neiloide, paraboloide, cone ou até mesmo cilindro.
( ) O método de cubagem rigorosa por Smalian consiste na medição do diâmetro no centro do torete e do seu comprimento apenas.
Assinale a sequência correta.
Uma das variáveis de interesse nos levantamentos de unidades amostrais, no inventário florestal, é a altura das árvores dominantes. Segundo o conceito de Assmann, muito utilizado no meio florestal, considerando uma unidade amostral (parcela) de 400 metros quadrados, quantas árvores dominantes deve-se medir?
"Em uma das técnicas de amostragem, uma delas é recomendada para inventários florestais de extensas áreas, cuja variável de interesse apresente razoável heterogeneidade. A sistematização das subunidades amostrais, dentro das unidades primárias, oferece grande vantagem de instalação, localização e medição, uma vez que o tamanho e a disposição das subunidades são previamente fixadas. Um exemplo de como a estrutura da unidade amostral pode ser é alocá-la em formato de cruz com quatro subunidades cada, com 1/4 de hectare, ou seja, medindo 10 m x 250 m". Qual técnica de amostragem se refere à afirmativa?
Qual das alternativas abaixo apresenta somente variáveis de interesse coletadas em levantamentos das unidades amostrais em inventário florestal?
Em um dos procedimentos realizados em inventários florestais, utiliza-se o emprego de parcelas que são remedidas ao longo do tempo. Esse delineamento é eficiente para estimar mudanças havidas na população no período entre inventários, sendo diminuída a eficiência quando a finalidade é estimar as existências presentes em cada ocasião. Essas caraterísticas são típicas de qual procedimento de inventário florestal?
Inventários florestais são utilizados em vários tipos de levantamentos para fins de reconhecimento, diagnósticos e avaliações no campo florestal. Sobre as técnicas e conceitos que envolvem os inventários florestais, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A técnica da estratificação faz-se necessária sempre que existam vários tipos florestais dentro de uma mesma área. Os estratos são extensões de florestas com características similares.
( ) A cubagem rigorosa é a forma mais apropriada para quantificar o volume do fuste de uma árvore. Por essa técnica, secciona-se o fuste em várias partes menores, mensurando-as individualmente. Após calcular o volume dessas partes individualmente, somam-se esses volumes para obter o volume total do fuste.
( ) Para se calcular o fator de empilhamento (fe) deve-se proceder a derrubada e o seccionamento de algumas árvores na floresta ou na unidade amostral, realizar a cubagem rigorosa destas árvores, empilhá-las e realizar a medição do sólido geométrico formado pela pilha de madeira.
( ) A amostragem simples, quando comparada a amostra sistemática, apresenta algumas vantagens, dentre as quais: a seleção das unidades amostrais; na amostragem simples, é mais fácil e mais rápida; sendo a organização, a supervisão e a checagem de algumas unidades da amostra operacionalmente mais fáceis, bem como o tamanho da população não precisa, necessariamente, ser conhecida.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Referente à identificação de espécies florestais nativas, assinale a alternativa que descreve corretamente a descrição de família, nome científico e nome comum de determinada espécie.
O Inventário Florestal Nacional do Estado de Sergipe (IFN/SE) enfatizou as áreas de mananciais que servem para abastecimento humano e, também, a região do Alto Sertão (tanto para conhecer o grau de degradação como para antever ações de combate à desertificação). Dentre as principais constatações verifica-se que o “estado apresenta hoje pouca cobertura florestal total (13%). Isso se reflete em uma desigual distribuição territorial das florestas no estado, onde a maioria dos municípios (75%) apresenta baixa cobertura florestal (inferior a 10%)”. No âmbito do IFN/SE, o principal processo de amostragem no inventário florestal realizado, ocorre
Os processos de amostragem dizem respeito ao tratamento estatístico dado à população alvo sobre o conjunto da amostra. Assinale a alternativa que se refere ao método descrito abaixo:
Consiste em dividir uma população em subpopulações de mesmo tipo florestal. Esse método é recomendado para florestas heterogêneas, pois aumenta a precisão do inventário. Essa amostragem é uma boa opção para áreas extensas e, em alguns casos, só é possível definir os tipos florestais com levantamentos aerofotogramétricos.
Para a elaboração de inventários florestais é necessário compreender e aplicar técnicas de amostragem de acordo com os objetivos do levantamento.
Numere a Coluna 2, identificando os conceitos referentes às técnicas de amostragem elencadas na Coluna 1.
Coluna 1 Técnicas de amostragem
1. Irrestrita ou inteiramente casualizada
2. Restrita ou estratificada
3. Seletiva
4. Conglomerados
Coluna 2 Conceitos
( ) É aquela em que a localização das unidades de amostra – no escritório, através de mapas, ou no campo – é estabelecida arbitrariamente.
( ) É aquela em que todas as unidades de amostragem têm igual probabilidade de serem sorteadas.
( ) Consiste em estratificar uma determinada área florestal (população) em subpopulações homogêneas (estratos), com base na interpretação de fotografias aéreas ou outros sensores e a partir daí proceder como anteriormente.
( ) Na maioria dos casos, consiste em estabelecer aleatoriamente grandes unidades primárias num primeiro estágio e, dentro destas, pequenas subunidades secundárias, dispostas sistematicamente em número de quatro, opostas duas a duas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.