Questões de Concurso Sobre inventário florestal em engenharia florestal

Foram encontradas 159 questões

Q3314809 Engenharia Florestal

Em relação ao uso de inteligência artificial para a automação de operações florestais, julgue o próximo item. 


Os sistemas de visão computacional baseados em técnicas de redes neurais convolucionais podem ser empregados para identificar e classificar árvores em tempo real, permitindo o monitoramento da saúde da floresta. 

Alternativas
Q3290448 Engenharia Florestal

Em relação ao monitoramento do crescimento de árvores e ao levantamento do potencial de madeira em florestas renováveis e nativas, julgue o item subsequente. 


Para o levantamento do potencial madeireiro de florestas nativas, recomenda-se a utilização de intensidade amostral na proporção de 1 ha de parcela para cada 250 ha de área manejada, até o limite de 50 ha amostrados. 

Alternativas
Q3290447 Engenharia Florestal

Em relação ao monitoramento do crescimento de árvores e ao levantamento do potencial de madeira em florestas renováveis e nativas, julgue o item subsequente. 


Suponha que, durante a realização de inventário florestal contínuo (IFC) em determinada floresta, tenham-se observado, para a espécie Couratari tauari, volume no IFC 1 igual a 2,0 m3 e volume no IFC 2 igual a 2,0 m3 . Suponha, ainda, que se tenha verificado que não houve ingresso de indivíduos dessa espécie no período e que a mortalidade observada tenha sido de 1,0 m3 . Nesse caso, os crescimentos bruto e líquido dessa espécie foram, respectivamente, de 1,0 m3 e 0,0 m3

Alternativas
Q3290446 Engenharia Florestal

Com relação à cubagem volumétrica de árvores, julgue o item a seguir.  


Uma tora de 5 m de comprimento com diâmetro de 80 cm apresenta volume de madeira esquadrejada de 1,60 m3

Alternativas
Q3290445 Engenharia Florestal

Com relação à cubagem volumétrica de árvores, julgue o item a seguir.  


Ao se realizar o procedimento de cubagem pelo método de Huber, em que V = (π × D2 )/4, para uma tora de 2 m de comprimento e 2 m de diâmetro, o volume será superior a 12 m3

Alternativas
Q3290436 Engenharia Florestal

No que se refere a identificação de espécies, monitoramento do crescimento de árvores e levantamento do potencial de madeira em florestas renováveis e nativas, julgue o item a seguir. 


Para a identificação dos diâmetros de máxima produção de volume, deve-se verificar quando a espécie apresenta seu incremento em diâmetro máximo, sem necessidade de estimar o crescimento em volume ou desenvolver curvas de produção de madeira. 

Alternativas
Q3290435 Engenharia Florestal

No que se refere a identificação de espécies, monitoramento do crescimento de árvores e levantamento do potencial de madeira em florestas renováveis e nativas, julgue o item a seguir. 


As estatísticas brasileiras sobre florestas plantadas derivam de informações organizadas pelo Serviço Florestal Brasileiro, coletadas por meio do Sistema Nacional de Informações Florestais. 

Alternativas
Q3225841 Engenharia Florestal

No que diz respeito ao sequestro de carbono, julgue o item subsequente.


A quantificação de carbono segue protocolos que envolvem o censo ou o inventário cem por cento, a composição de equações alométricas com base nos dados da composição florística, o mapeamento da vegetação e a extrapolação da amostragem para a tipologia vegetacional.

Alternativas
Q3315103 Engenharia Florestal
A distância ao longo do eixo da árvore, e entre a altura do toco e a última porção utilizável do tronco é chamada de:
Alternativas
Q3191065 Engenharia Florestal
Os avanços na metodologia de inventário florestal estão mudando a forma como cuidamos dos nossos recursos naturais. À medida que essas técnicas evoluem, fica claro o quanto é importante encontrar um equilíbrio entre o crescimento econômico e a proteção do meio ambiente.
Qual das alternativas a seguir não está correta sobre o método de Prodan? 
Alternativas
Q3141531 Engenharia Florestal
Ao calcular a área basal (m².ha-1) de uma floresta, em área de reflorestamento, utilizando o método de Pontos Quadrantes, quais árvores são efetivamente mensuradas em cada unidade amostral?
Alternativas
Q3141529 Engenharia Florestal
Qual a diferença (vantagem) em se usar parcelas circulares ao invés de parcelas quadradas em um inventário florestal de um reflorestamento no Cerrado? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3141520 Engenharia Florestal
O inventário florestal compõe o manejo florestal, podendo ser amostral ou por censo populacional. Indique a alternativa correta a respeito de um inventário florestal.
Alternativas
Q3135947 Engenharia Florestal
Os inventários florestais são procedimentos para obter informações sobre quantidades e qualidades de recursos florestais e de muitas características das áreas sobre as quais as árvores estão crescendo (Senar, 2021). Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao que são "parcelas temporárias" em um inventário florestal. 
Alternativas
Q3135942 Engenharia Florestal
O Inventário Florestal trata dos métodos para se obter informações a respeito da cobertura vegetal e exprime características qualitativas e quantitativas de espécies distribuídas em florestas (SENAR, 2023). É CORRETO afirmar que o principal fator que determina o tamanho da amostra em um inventário florestal, é:
Alternativas
Q3135937 Engenharia Florestal
Nos levantamentos florestais, para se conhecer a situação dos povoamentos, a parcela é a unidade de amostragem. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à principal vantagem da amostragem sistemática em levantamentos florestais.
Alternativas
Q3014197 Engenharia Florestal
Em relação ao inventário florestal, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2792296 Engenharia Florestal
Sobre a diferenciação entre cerne e alburno na madeira, é correto afirmar:
Alternativas
Q2792295 Engenharia Florestal
Sobre os planos de corte convencionais para estudos anatômicos da madeira, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O plano de corte transversal radial é perpendicular aos anéis de crescimento.
( ) O plano de corte longitudinal radial é perpendicular aos raios ou tangencial aos anéis de crescimento.
( ) O plano de corte longitudinal tangencial é perpendicular aos raios ou tangencial aos anéis de crescimento.
( ) O plano de corte transversal é perpendicular ao eixo da árvore.

Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Q2792291 Engenharia Florestal
Os inventários florestais consistem na utilização de processos amostrais para obtenção de informações quantitativas e qualitativas dos produtos de uma floresta. Dessa forma, o processo amostral recomendado quando a variável de interesse possui elevada variabilidade com possibilidade de compartimentalização é denominado
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: C
5: E
6: E
7: C
8: E
9: D
10: E
11: E
12: B
13: E
14: A
15: A
16: D
17: B
18: C
19: B
20: D