Questões de Engenharia Florestal - Manejo florestal sustentável para Concurso
Foram encontradas 284 questões
Sobre o assunto, considere as afirmativas abaixo:
I. A sucessão ecológica primária ocorre em áreas onde o solo já estava previamente formado.
II. A sucessão ecológica secundária ocorre em áreas onde houve distúrbios, mas o solo e alguns organismos ainda estão presentes.
III. A diversidade de espécies em uma floresta tropical é geralmente maior do que em uma floresta boreal.
Quais estão corretas?
Acerca da Resolução nº 303, de 20 de Março de 2002, que estabelece parâmetros, definições e limites referentes às Áreas de Preservação Permanente, relacione os itens da 1º coluna com suas respectivas definições apresentadas na 2º coluna:
1. Nascente ou olho d'água
2. Vereda
3. Restinga
4. Tabuleiro ou chapada
( ) Paisagem de topografia plana, com declividade média inferior a dez por cento, aproximadamente seis graus e superfície superior a dez hectares, terminada de forma abrupta em escarpa, caracterizando-se a chapada por grandes superfícies a mais de seiscentos metros de altitude.
( ) Local onde aflora naturalmente, mesmo que de forma intermitente, a água subterrânea.
( ) Depósito arenoso paralelo a linha da costa, de forma geralmente alongada, produzido por processos de sedimentação, onde se encontram diferentes comunidades que recebem influência marinha, também consideradas comunidades edáficas por dependerem mais da natureza do substrato do que do clima. A cobertura vegetal nas restingas ocorrem mosaico, e encontra-se em praias, cordões arenosos, dunas e depressões, apresentando, de acordo com o estágio sucessional, estrato herbáceo, arbustivos e abóreo, este último mais interiorizado.
( ) Espaço brejoso ou encharcado, que contém nascentes ou cabeceiras de cursos d'água, onde há ocorrência de solos hidromórficos, caracterizado predominantemente por renques de buritis do brejo (Mauritia flexuosa) e outras formas de vegetação típica.
A sequência está correta em:
Após analise da vegetação em um inventário florestal realizado em uma determinada área, identificaram-se espécies madeireiras do bioma Amazônia ameaçadas de extinção, de acordo com a Instrução Normativa nº 6, de 23 de setembro de 2008.
Conforme a Instrução Normativa acima citada, são espécies ameaçadas:
Os fatores que afetam as características da produção de madeira em florestas naturais na Amazônia são muito semelhantes aos que determinaram os padrões dessa atividade na Mata Atlântica. Dentre os fatores que influenciam e condicionam a atividade madeireira na Amazônia, destacam-se:
I - a valorização dos produtos e serviços florestais, com valores significantes e elevados para a madeira em pé;
II - o uso dos recursos florestais como se estes fossem não renováveis, sem consideração ao potencial de regeneração natural após a colheita florestal;
III - o paradigma de desenvolvimento baseado na substituição das florestas por atividades agropecuárias.
Quanto às afirmativas acima,