Questões de Concurso
Sobre manejo florestal sustentável em engenharia florestal
Foram encontradas 306 questões
No que se refere ao plantio e à semeadura de espécies florestais, julgue o próximo item.
Para o replantio de espécies florestais, deve-se vistoriar o plantio e marcar as áreas a serem replantadas, procedendo-se ao replantio quando as condições forem favoráveis.
Em relação ao monitoramento do crescimento de árvores e ao levantamento do potencial de madeira em florestas renováveis e nativas, julgue o item subsequente.
Para o monitoramento do crescimento de árvores em projetos de manejo florestal sustentável, é indicada a utilização de parcelas de monitoramento temporárias para maximizar a amostragem e reduzir os custos.
Com base na legislação ambiental, julgue o item a seguir.
O diâmetro mínimo de corte (DMC) para espécies ameaçadas de extinção amostradas no plano de manejo florestal sustentável é de 70 cm.
Com base na legislação ambiental, julgue o item a seguir.
Para fins de elaboração do plano de manejo florestal sustentável, na ausência de estudos sobre a estimativa de produtividade anual da floresta, deve-se adotar a estimativa de 0,86 m3 /ha/ano para o grupo de espécies comerciais.
Com base na legislação ambiental, julgue o item a seguir.
Para os planos de manejo florestal sustentável, é obrigatória a manutenção de, pelo menos, 10% do número de árvores por espécie na área de efetiva exploração, desde que respeitado o limite de cinco árvores por espécie a cada 200 ha.
No que diz respeito ao sequestro de carbono, julgue o item subsequente.
A quantidade de carbono fixada pela vegetação varia em função da composição florística, da densidade da população e das comunidades nos diversos estratos de formações vegetacionais que compõe a biomassa.
No que diz respeito ao sequestro de carbono, julgue o item subsequente.
A produção de massas vegetais, em um povoamento florestal, origina-se da assimilação do CO2, do índice de área foliar e do tipo de folha.
No que diz respeito ao sequestro de carbono, julgue o item subsequente.
No bioma caatinga, as atividades de reflorestamento e florestamento do programa de sequestro de carbono são limitadas à fase de estabilidade do crescimento das árvores.
I. O manejo sustentável de florestas nativas no Brasil visa à exploração econômica dos recursos florestais de forma a garantir que atividades produtivas, como extração de madeira, sejam realizadas de maneira a preservar a biodiversidade, os processos ecológicos e os serviços ambientais, como o ciclo da água e o armazenamento de carbono.
II. Um dos principais objetivos do manejo sustentável é maximizar a extração de madeira e outros produtos florestais, sem restrições sobre a regeneração natural das espécies, buscando sempre o aumento da produtividade e a redução dos custos operacionais no curto prazo.
III. A substituição da cobertura florestal nativa por espécies exóticas de rápido crescimento é considerada uma estratégia para otimizar a exploração de recursos, com vistas a atender a demanda do mercado de forma mais eficiente e com menor custo, sem prejuízos significativos para o ambiente.
IV. No manejo sustentável, a integração da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais com a exploração econômica é realizada por meio de técnicas que promovem a ciclagem de nutrientes, a regeneração das florestas e a preservação de ecossistemas essenciais, como as áreas de nascente e de proteção de solos.
V. O uso de técnicas intensivas de manejo que priorizam a redução de custos operacionais e a maximização da produção a qualquer custo, sem considerar as limitações ambientais e os impactos sociais, é uma prática recomendada para garantir a eficiência da exploração dos recursos florestais no Brasil.
Quais estão corretas?