Questões de Concurso
Sobre manejo florestal sustentável em engenharia florestal
Foram encontradas 296 questões
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para a prática correta do manejo florestal, deve-se considerar a capacidade que a floresta possui para repor as quantidades de produtos retirados.
ASSIM
II. A retirada de produtos não deve ser maior que a capacidade de produção ou crescimento da floresta.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
O inventário em ocasiões sucessivas, também denominado Inventário Florestal Contínuo, é realizado com o objetivo de analisar as mudanças ocorridas na floresta durante certo período de tempo. Esse tipo de inventário se torna uma importante ferramenta em planos de manejo florestal, uma vez que:
Existem Portarias e Instruções Normativas no país que tratam da elaboração de planos de manejo florestal para os diferentes biomas, incluindo uma descrição das atividades a serem desempenhadas para esse fim. Assim, o inventário florestal é um elemento obrigatório para todo e qualquer tipo de plano de manejo. No entanto, independente da legislação, o inventário florestal para essa finalidade deverá conter, no mínimo, quais dos seguintes itens:
I. O manejo sustentável de florestas nativas no Brasil visa à exploração econômica dos recursos florestais de forma a garantir que atividades produtivas, como extração de madeira, sejam realizadas de maneira a preservar a biodiversidade, os processos ecológicos e os serviços ambientais, como o ciclo da água e o armazenamento de carbono.
II. Um dos principais objetivos do manejo sustentável é maximizar a extração de madeira e outros produtos florestais, sem restrições sobre a regeneração natural das espécies, buscando sempre o aumento da produtividade e a redução dos custos operacionais no curto prazo.
III. A substituição da cobertura florestal nativa por espécies exóticas de rápido crescimento é considerada uma estratégia para otimizar a exploração de recursos, com vistas a atender a demanda do mercado de forma mais eficiente e com menor custo, sem prejuízos significativos para o ambiente.
IV. No manejo sustentável, a integração da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais com a exploração econômica é realizada por meio de técnicas que promovem a ciclagem de nutrientes, a regeneração das florestas e a preservação de ecossistemas essenciais, como as áreas de nascente e de proteção de solos.
V. O uso de técnicas intensivas de manejo que priorizam a redução de custos operacionais e a maximização da produção a qualquer custo, sem considerar as limitações ambientais e os impactos sociais, é uma prática recomendada para garantir a eficiência da exploração dos recursos florestais no Brasil.
Quais estão corretas?
Sobre o assunto, considere as afirmativas abaixo:
I. A sucessão ecológica primária ocorre em áreas onde o solo já estava previamente formado.
II. A sucessão ecológica secundária ocorre em áreas onde houve distúrbios, mas o solo e alguns organismos ainda estão presentes.
III. A diversidade de espécies em uma floresta tropical é geralmente maior do que em uma floresta boreal.
Quais estão corretas?
Acerca da Resolução nº 303, de 20 de Março de 2002, que estabelece parâmetros, definições e limites referentes às Áreas de Preservação Permanente, relacione os itens da 1º coluna com suas respectivas definições apresentadas na 2º coluna:
1. Nascente ou olho d'água
2. Vereda
3. Restinga
4. Tabuleiro ou chapada
( ) Paisagem de topografia plana, com declividade média inferior a dez por cento, aproximadamente seis graus e superfície superior a dez hectares, terminada de forma abrupta em escarpa, caracterizando-se a chapada por grandes superfícies a mais de seiscentos metros de altitude.
( ) Local onde aflora naturalmente, mesmo que de forma intermitente, a água subterrânea.
( ) Depósito arenoso paralelo a linha da costa, de forma geralmente alongada, produzido por processos de sedimentação, onde se encontram diferentes comunidades que recebem influência marinha, também consideradas comunidades edáficas por dependerem mais da natureza do substrato do que do clima. A cobertura vegetal nas restingas ocorrem mosaico, e encontra-se em praias, cordões arenosos, dunas e depressões, apresentando, de acordo com o estágio sucessional, estrato herbáceo, arbustivos e abóreo, este último mais interiorizado.
( ) Espaço brejoso ou encharcado, que contém nascentes ou cabeceiras de cursos d'água, onde há ocorrência de solos hidromórficos, caracterizado predominantemente por renques de buritis do brejo (Mauritia flexuosa) e outras formas de vegetação típica.
A sequência está correta em:
Após analise da vegetação em um inventário florestal realizado em uma determinada área, identificaram-se espécies madeireiras do bioma Amazônia ameaçadas de extinção, de acordo com a Instrução Normativa nº 6, de 23 de setembro de 2008.
Conforme a Instrução Normativa acima citada, são espécies ameaçadas:
Os fatores que afetam as características da produção de madeira em florestas naturais na Amazônia são muito semelhantes aos que determinaram os padrões dessa atividade na Mata Atlântica. Dentre os fatores que influenciam e condicionam a atividade madeireira na Amazônia, destacam-se:
I - a valorização dos produtos e serviços florestais, com valores significantes e elevados para a madeira em pé;
II - o uso dos recursos florestais como se estes fossem não renováveis, sem consideração ao potencial de regeneração natural após a colheita florestal;
III - o paradigma de desenvolvimento baseado na substituição das florestas por atividades agropecuárias.
Quanto às afirmativas acima,
“A propagação vegetativa de espécies florestais por mergulhia é um método pelo qual um ramo da planta é posto para enraizar quando ainda faz parte da mesma, dela não sendo apartado antes de se completar o seu enraizamento. Um tipo de mergulhia do qual se faz o enterramento de uma porção grande de um ramo no solo, deixando a extremidade superior emergente posicionada verticalmente com o auxílio de um tutor e que a parte do ramo enterrada irá enraizar em mais de um ponto, permitindo obter mais de uma muda, podendo estas, serem destacadas da planta de origem. Podese obter diversas novas plantas de uma única planta.” O tipo de mergulhia descrita anteriormente, é:
Em relação ao Manejo de Florestas de Grande Porte, assinale a questão INCORRETA.
A Instrução Normativa no 5 (11/12/2006), sobre os procedimentos técnicos para elaboração, apresentação, execução e avaliação técnica de Planos de Manejo Florestal Sustentável − PMFSs nas florestas primitivas e suas formas de sucessão na Amazônia Legal, dispõe que