Questões de Concurso Sobre recuperação de áreas degradadas em engenharia florestal

Foram encontradas 140 questões

Q3303956 Engenharia Florestal
A hidrossemeadura é uma técnica de bioengenharia de solo que consiste no jateamento de uma mistura de água e sementes de diversas espécies vegetais e outros componentes, com função de aderir a semente à superfície na qual foi aplicada. A respeito dessa descrição, em que locais a hidrossemeadura pode ser implantada?
Alternativas
Q3290443 Engenharia Florestal

Com relação à cubagem volumétrica de árvores, julgue o item a seguir.  


Considere que uma pilha de resíduos apresente as seguintes dimensões: 4 m de largura, 2 m de altura e 5 m de comprimento. Nesse caso, sabendo-se que 1/3 do volume da pilha é composto por espaço vazio, o fator para conversão de volume empilhado para madeira sólida é de 0,66.

Alternativas
Q3225838 Engenharia Florestal

No que diz respeito ao sequestro de carbono, julgue o item subsequente.


No bioma caatinga, as atividades de reflorestamento e florestamento do programa de sequestro de carbono são limitadas à fase de estabilidade do crescimento das árvores. 

Alternativas
Q3225837 Engenharia Florestal

No que diz respeito ao sequestro de carbono, julgue o item subsequente.


Embora os sistemas agroflorestais sejam altamente benéficos para a recuperação de áreas degradadas, sua implementação em regiões suscetíveis à desertificação é contraindicada devido à baixa disponibilidade de água, que gera excessiva competição entre as espécies arbóreas e cultivos agrícolas.

Alternativas
Q3225836 Engenharia Florestal

Em relação à degradação por desertificação no semiárido, julgue o item a seguir. 


Os tratamentos lineares com revestimento de pneus, cerca de faxina, ramos de faxina e postes de madeira são exemplos de obras lineares de controle de erosão em encostas e taludes.

Alternativas
Q3225835 Engenharia Florestal

Em relação à degradação por desertificação no semiárido, julgue o item a seguir. 


Valas de infiltração e terraço florestal são tratamentos aplicados para aumentar a infiltração de água no solo com o objetivo de acumular o máximo do fluxo hídrico de uma área, diminuir a quantidade e a velocidade da correnteza superficial, aumentar a infiltração da água no solo, reter os sedimentos removidos pelas precipitações e fluxos hídricos e acumular a água das chuvas para pequena irrigação.

Alternativas
Q3225833 Engenharia Florestal

Em relação à degradação por desertificação no semiárido, julgue o item a seguir. 


A desertificação, definida como a degradação da terra nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resulta de fatores que incluem as variações climáticas e as atividades humanas, desconsideradas as interações entre esses fatores.

Alternativas
Q3225832 Engenharia Florestal

Em relação à degradação por desertificação no semiárido, julgue o item a seguir. 


Entre os tratamentos de regulação de fluxos hídricos em voçorocas e encostas estão as represas, que podem ser construídas com postes de madeira, estruturas de pedra, pneus usados e muros e diques construídos de sacos com solo. 

Alternativas
Q3225806 Engenharia Florestal
        No estudo de modelagem de vulnerabilidade à desertificação de determinada região semiárida do Nordeste brasileiro, foram utilizadas as seguintes variáveis, que serão analisadas por meio da lógica booleana ou da lógica fuzzy: índices de vegetação derivados de imagens de satélite, tipos predominantes de solos e uso da terra.

Tendo em vista essas informações, julgue o item a seguir, no que se refere à modelagem ambiental.


Neossolos litólicos e quartzarênicos possuem susceptibilidade à desertificação menor que latossolos.

Alternativas
Q3177498 Engenharia Florestal
Qual a principal função dos viveiros florestais na restauração de ecossistemas?
Alternativas
Q3177497 Engenharia Florestal
O que caracteriza a produção de mudas florestais de espécies nativas?
Alternativas
Q3177488 Engenharia Florestal
Como a recuperação de áreas degradadas pode ser realizada em áreas florestais?
Alternativas
Q3177481 Engenharia Florestal
Qual é a principal contribuição dos viveiros florestais para a restauração de ecossistemas? 
Alternativas
Q3177475 Engenharia Florestal
O que caracteriza a prática de reflorestamento em áreas degradadas?
Alternativas
Q3177459 Engenharia Florestal
Qual é o principal fator limitante para a regeneração natural em florestas tropicais devido ao desmatamento?
Alternativas
Q3137354 Engenharia Florestal
É uma técnica de recuperação ambiental frequentemente indicada para áreas degradadas: 
Alternativas
Q3137352 Engenharia Florestal
Em relação aos projetos de restauração ecológica com florestas nativas em áreas degradadas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O principal objetivo de um projeto de implantação de florestas nativas em áreas degradadas é a recuperação ecológica com foco na regeneração de funções ambientais, como a biodiversidade, o ciclo hidrológico e a estabilização do solo.
( ) Projetos de implantação de florestas nativas podem incluir a produção econômica de madeira e outros produtos florestais, visando o uso sustentável dos recursos naturais, especialmente em áreas degradadas que não são APPs.
( ) O objetivo de implantação de florestas nativas em áreas degradadas é exclusivamente ecológico, ou seja, sem a possibilidade de exploração econômica de suas árvores, já que o foco é apenas a recuperação ambiental.
( ) A utilização de espécies nativas de alto valor comercial em áreas degradadas com elevada densidade pode ser uma estratégia para maximizar a rentabilidade econômica do projeto, e é incompatível com o objetivo de restauração ecológica.
( ) Estabelecer monoculturas de espécies nativas de rápido crescimento pode ser uma prática inicial útil para a recuperação de áreas degradadas, mas pode comprometer a biodiversidade e a sustentabilidade do ecossistema a longo prazo.

A ordem correta de preenchimento de parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3137350 Engenharia Florestal
Em projetos de reflorestamento voltados à proteção do solo, a escolha das espécies a serem plantadas deve considerar uma série de características que garantam a eficácia do manejo, especialmente em áreas suscetíveis à erosão e degradação. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O rápido crescimento e a tolerância à seca são características importantes para a adaptação de espécies em áreas áridas, mas não são as mais eficazes para a proteção do solo, pois não garantem uma cobertura adequada do solo a longo prazo.
( ) Espécies de alto valor comercial e rendimento de madeira são frequentemente escolhidas para exploração econômica em projetos de reflorestamento, mas sua utilização não é indicada quando o principal objetivo é proteger o solo contra a erosão, já que a proteção ao solo exige um sistema radicular bem desenvolvido e uma copa densa.
( ) O sistema radicular profundo e uma copa densa, características que auxiliam na redução da erosão, são as mais indicadas para projetos de reflorestamento que visam à proteção do solo, pois o sistema radicular ajuda a fixar o solo, enquanto a copa densa protege a superfície contra a ação das chuvas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3137349 Engenharia Florestal
Qual método é mais adequado para evitar a erosão em áreas degradadas durante o processo de recuperação?
Alternativas
Q3191070 Engenharia Florestal
Assinale a alternativa que corretamente completa a frase a seguir.

"A _______________ refere-se ao processo de instalação lenta e gradual de organismos em um determinado local, podendo ocorrer em áreas anteriormente desabitadas ou em locais que já foram ecossistemas."
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: E
5: C
6: C
7: E
8: C
9: E
10: D
11: B
12: A
13: B
14: A
15: D
16: E
17: B
18: D
19: A
20: A