Questões de Concurso Sobre recuperação de áreas degradadas em engenharia florestal

Foram encontradas 124 questões

Q3141519 Engenharia Florestal
Estudos para o manejo florestal, reflorestamento e silvicultura, dentre outros, podem gerar um intervalo de confiança sobre a estimativa de alguma variável, como o número de plantas por hectare, por exemplo. Sobre o intervalo de confiança é correto afirmar que:
Alternativas
Q3141518 Engenharia Florestal
Ao ajustar uma equação por meio de regressão linear simples ou múltipla, em análises de dados ambientais, visando o manejo florestal ou estudos em reflorestamento, dentre outros, qual a melhor alternativa, dentre as indicadas abaixo, para decidir se a equação ajustada é uma boa preditora da variável dependente (variável resposta)?
Alternativas
Q3137354 Engenharia Florestal
É uma técnica de recuperação ambiental frequentemente indicada para áreas degradadas: 
Alternativas
Q3137352 Engenharia Florestal
Em relação aos projetos de restauração ecológica com florestas nativas em áreas degradadas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O principal objetivo de um projeto de implantação de florestas nativas em áreas degradadas é a recuperação ecológica com foco na regeneração de funções ambientais, como a biodiversidade, o ciclo hidrológico e a estabilização do solo.
( ) Projetos de implantação de florestas nativas podem incluir a produção econômica de madeira e outros produtos florestais, visando o uso sustentável dos recursos naturais, especialmente em áreas degradadas que não são APPs.
( ) O objetivo de implantação de florestas nativas em áreas degradadas é exclusivamente ecológico, ou seja, sem a possibilidade de exploração econômica de suas árvores, já que o foco é apenas a recuperação ambiental.
( ) A utilização de espécies nativas de alto valor comercial em áreas degradadas com elevada densidade pode ser uma estratégia para maximizar a rentabilidade econômica do projeto, e é incompatível com o objetivo de restauração ecológica.
( ) Estabelecer monoculturas de espécies nativas de rápido crescimento pode ser uma prática inicial útil para a recuperação de áreas degradadas, mas pode comprometer a biodiversidade e a sustentabilidade do ecossistema a longo prazo.

A ordem correta de preenchimento de parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3137350 Engenharia Florestal
Em projetos de reflorestamento voltados à proteção do solo, a escolha das espécies a serem plantadas deve considerar uma série de características que garantam a eficácia do manejo, especialmente em áreas suscetíveis à erosão e degradação. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O rápido crescimento e a tolerância à seca são características importantes para a adaptação de espécies em áreas áridas, mas não são as mais eficazes para a proteção do solo, pois não garantem uma cobertura adequada do solo a longo prazo.
( ) Espécies de alto valor comercial e rendimento de madeira são frequentemente escolhidas para exploração econômica em projetos de reflorestamento, mas sua utilização não é indicada quando o principal objetivo é proteger o solo contra a erosão, já que a proteção ao solo exige um sistema radicular bem desenvolvido e uma copa densa.
( ) O sistema radicular profundo e uma copa densa, características que auxiliam na redução da erosão, são as mais indicadas para projetos de reflorestamento que visam à proteção do solo, pois o sistema radicular ajuda a fixar o solo, enquanto a copa densa protege a superfície contra a ação das chuvas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3137349 Engenharia Florestal
Qual método é mais adequado para evitar a erosão em áreas degradadas durante o processo de recuperação?
Alternativas
Q3135941 Engenharia Florestal
Em área de reforma, a exploração mecanizada é a principal responsável pela degradação do solo e consequente perda de produtividade das florestas plantadas (EMBRAPA, 2020). Assinale a alternativa CORRETA que corresponde qual a função do "índice de cone" na avaliação da compactação do solo.
Alternativas
Q3135936 Engenharia Florestal
A fertilidade do solo ajuda a elevar a produtividade florestal. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à importância da ciclagem de nutrientes para a produtividade de um povoamento florestal.
Alternativas
Q3093247 Engenharia Florestal
Uma das grandes questões observadas atualmente é a degradação da terra indígena Yanomami no Norte do país. Essa área necessitará de um grande processo de restauração florestal para recuperar sua capacidade de regeneração da vegetação. O maior problema a ser enfrentado no processo de restauração ecológica do local pelo restaurador será a
Alternativas
Q3018420 Engenharia Florestal
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.A recuperação de áreas degradadas em ecossistemas complexos, como manguezais, deve priorizar a restauração da funcionalidade ecossistêmica sobre a recomposição exata da biodiversidade original, utilizando espécies-chave e engenheiras de ecossistemas para catalisar a regeneração natural.
PORQUE
II.A resiliência e capacidade adaptativa de um ecossistema restaurado são mais críticas para seu sucesso a longo prazo do que a fidelidade taxonômica à composição de espécies pré-distúrbio, especialmente em face das mudanças climáticas e pressões antropogênicas contínuas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Q3014198 Engenharia Florestal
Considerando as técnicas de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2886384 Engenharia Florestal

Em certa casa de vegetação foram registrados a altura (cm) e o diâmetro (cm) de mudas destinadas ao reflorestamento. Qual dos atributos avaliados é o mais variável? As médias das amostragens estão representadas abaixo.


Altura (cm)

Diâmetro (cm)

10,3

5,2

13,2

3,1

14,3

2,6

16,0

6,2

11,2

2,1


Alternativas
Q2861138 Engenharia Florestal
Um trecho de 2 km de um dos lados de um manancial, que possui a largura de 30 m, e duas de suas nascentes, tiveram sua vegetação totalmente suprimida. Considerando a necessidade de recuperação da área conforme exigência do Código Florestal, Lei Federal n. 12.651/2012, qual é a quantidade necessária de mudas para o replantio total da área degradada, considerando 6 m²/planta?
Alternativas
Q2814957 Engenharia Florestal

No que diz respeito às técnicas de recuperação de aquíferos contaminados, leia as afirmações a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A técnica do Air Sparging é utilizada para remediação de compostos orgânicos voláteis dissolvidos na água subterrânea ou sorvidos em partículas de solo da zona saturada através de injeções controladas de ar.

( ) A técnica Pump and Treat refere-se ao processo físico de extração de águas contaminadas da zona insaturada e o seu tratamento acima do solo, ou seja, in-site.

( ) As barreiras reativas são estruturas permeáveis, preenchidas com material reativo e instaladas no subsolo, na direção do fluxo das águas subterrâneas contaminadas, com o objetivo de tratar os contaminantes dissolvidos quando são atravessadas por esses.

( ) Os métodos eletrocinéticos aceleram a remoção de contaminantes através da aplicação de um gradiente hidráulico na zona saturada do solo, sendo indicados para a remoção de compostos inorgânicos.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Alternativas
Q2792306 Engenharia Florestal
A recuperação de áreas degradadas é crucial para restaurar ecossistemas e promover a sustentabilidade ambiental. Sobre os métodos de restauração de áreas degradadas, é correto afirmar:
Alternativas
Q2743639 Engenharia Florestal

Sobre Áreas degradas e Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs) é correto afirmar:

I. Uma área degradada é aquela que, após ter sofrido um intenso distúrbio, perde sua integridade física, química ou biológica, ficando incapacitada de se regenerar naturalmente.

II. Degradação é o processo resultante de danos ao meio ambiente, pelos quais se perdem ou se reduzem algumas de suas propriedades, tais como a qualidade ou capacidade produtiva dos recursos ambientais; enquanto que recuperação é a reversão de uma condição degradada para uma condição não degradada, independentemente de seu estado original e de sua destinação futura, de forma a restabelecer as condições de equilíbrio e sustentabilidade anteriormente existentes em um ecossistema natural de forma a recompor a frequência das espécies encontradas originalmente no local.

III. Um PRAD engloba um conjunto de técnicas que mitigam o impacto ambiental provocado por atividades, os órgãos ambientais, normalmente solicitam-no como requisito de processos de licenciamento de atividades e/ou como compensação por danos causados ao meio ambiente.

IV. A recuperação de áreas degradadas é definida como a elaboração e execução, por uma equipe multidisciplinar, de um conjunto de ações que tem por finalidade promover o restabelecimento de condições de equilíbrio e sustentabilidade existentes anteriormente em um ecossistema, de modo a ter uma abordagem técnica através do conhecimento de vários responsáveis com diferentes especializações.

V. O PRAD deverá reunir informações, diagnósticos, levantamentos e estudos que permitam a avaliação da degradação ou alteração e a consequente definição de medidas adequadas à recuperação da área, em conformidade com as especificações dos Termos de Referência constantes nos anexos da Instrução Normativa do IBAMA nº 13 de abril de 2011.

Alternativas
Q2586970 Engenharia Florestal

Sobre o processo de recuperação de áreas degradadas, também chamado de “processo de recuperação ambiental”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2586356 Engenharia Florestal

O que é considerado um método eficaz para a recuperação de áreas degradadas?

Alternativas
Q2580259 Engenharia Florestal

A restauração florestal consiste na restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada, o mais próximo possível da sua condição original. Sendo assim, as técnicas de restauração florestal utilizadas na recuperação de áreas degradadas são

Alternativas
Q2570908 Engenharia Florestal
Um projeto de reflorestamento de áreas degradadas da Secretaria de Meio Ambiente da cidade T visava à conservação da biodiversidade, a promoção de práticas agrícolas sustentáveis e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais, concentrando-se na recuperação de áreas que sofreram perda significativa de vegetação nativa.

Essa Secretaria de Meio Ambiente começou esse projeto de reflorestamento de áreas degradadas com a(o)  
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: B
5: D
6: A
7: B
8: C
9: B
10: A
11: C
12: A
13: A
14: D
15: A
16: D
17: B
18: D
19: D
20: C