Questões de Concurso
Sobre recuperação de áreas degradadas em engenharia florestal
Foram encontradas 116 questões
I.A recuperação de áreas degradadas em ecossistemas complexos, como manguezais, deve priorizar a restauração da funcionalidade ecossistêmica sobre a recomposição exata da biodiversidade original, utilizando espécies-chave e engenheiras de ecossistemas para catalisar a regeneração natural.
PORQUE
II.A resiliência e capacidade adaptativa de um ecossistema restaurado são mais críticas para seu sucesso a longo prazo do que a fidelidade taxonômica à composição de espécies pré-distúrbio, especialmente em face das mudanças climáticas e pressões antropogênicas contínuas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Em certa casa de vegetação foram registrados a altura (cm) e o diâmetro (cm) de mudas destinadas ao reflorestamento. Qual dos atributos avaliados é o mais variável? As médias das amostragens estão representadas abaixo.
Altura (cm) |
Diâmetro (cm) |
10,3 |
5,2 |
13,2 |
3,1 |
14,3 |
2,6 |
16,0 |
6,2 |
11,2 |
2,1 |
No que diz respeito às técnicas de recuperação de aquíferos contaminados, leia as afirmações a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A técnica do Air Sparging é utilizada para remediação de compostos orgânicos voláteis dissolvidos na água subterrânea ou sorvidos em partículas de solo da zona saturada através de injeções controladas de ar.
( ) A técnica Pump and Treat refere-se ao processo físico de extração de águas contaminadas da zona insaturada e o seu tratamento acima do solo, ou seja, in-site.
( ) As barreiras reativas são estruturas permeáveis, preenchidas com material reativo e instaladas no subsolo, na direção do fluxo das águas subterrâneas contaminadas, com o objetivo de tratar os contaminantes dissolvidos quando são atravessadas por esses.
( ) Os métodos eletrocinéticos aceleram a remoção de contaminantes através da aplicação de um gradiente hidráulico na zona saturada do solo, sendo indicados para a remoção de compostos inorgânicos.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Sobre Áreas degradas e Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs) é correto afirmar:
I. Uma área degradada é aquela que, após ter sofrido um intenso distúrbio, perde sua integridade física, química ou biológica, ficando incapacitada de se regenerar naturalmente.
II. Degradação é o processo resultante de danos ao meio ambiente, pelos quais se perdem ou se reduzem algumas de suas propriedades, tais como a qualidade ou capacidade produtiva dos recursos ambientais; enquanto que recuperação é a reversão de uma condição degradada para uma condição não degradada, independentemente de seu estado original e de sua destinação futura, de forma a restabelecer as condições de equilíbrio e sustentabilidade anteriormente existentes em um ecossistema natural de forma a recompor a frequência das espécies encontradas originalmente no local.
III. Um PRAD engloba um conjunto de técnicas que mitigam o impacto ambiental provocado por atividades, os órgãos ambientais, normalmente solicitam-no como requisito de processos de licenciamento de atividades e/ou como compensação por danos causados ao meio ambiente.
IV. A recuperação de áreas degradadas é definida como a elaboração e execução, por uma equipe multidisciplinar, de um conjunto de ações que tem por finalidade promover o restabelecimento de condições de equilíbrio e sustentabilidade existentes anteriormente em um ecossistema, de modo a ter uma abordagem técnica através do conhecimento de vários responsáveis com diferentes especializações.
V. O PRAD deverá reunir informações, diagnósticos, levantamentos e estudos que permitam a avaliação da degradação ou alteração e a consequente definição de medidas adequadas à recuperação da área, em conformidade com as especificações dos Termos de Referência constantes nos anexos da Instrução Normativa do IBAMA nº 13 de abril de 2011.
Sobre o processo de recuperação de áreas degradadas, também chamado de “processo de recuperação ambiental”, assinale a alternativa correta.
O que é considerado um método eficaz para a recuperação de áreas degradadas?
A restauração florestal consiste na restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada, o mais próximo possível da sua condição original. Sendo assim, as técnicas de restauração florestal utilizadas na recuperação de áreas degradadas são
Essa Secretaria de Meio Ambiente começou esse projeto de reflorestamento de áreas degradadas com a(o)
I. Considera-se como área degradada uma área que, após o impacto, ainda mantém meios de regeneração biótica, ou seja, possui capacidade de regeneração natural.
II. Para o caso de plantio de mudas na recuperação de áreas degradadas, a definição do número de espécies nativas e indivíduos por hectare deve basear-se em pesquisas, informações técnicas e normas, respeitando as particularidades regionais e visando garantir alta diversidade e compatibilidade com a fitofisionomia local.
III. Todos os tratos culturais e intervenções que forem necessários durante o processo de recuperação das áreas degradadas ou alteradas deverão ser detalhados no Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) e no PRAD Simplificado.
IV. Ao final da execução do PRAD, deverá ser apresentado Relatório de Avaliação com indicativos que permitam aferir o grau e a efetividade da recuperação da área e contemplem a recuperação das funções e formas ecossistêmicas no contexto da bacia, da sub-bacia ou da microbacia em questão.
Quais estão corretas?
Qual das seguintes espécies é a mais adequada para esse propósito?
Em relação ao contexto da fiscalização e da conservação ambiental, julgue o item.
A anotação de responsabilidade técnica (ART) para
a elaboração do Plano de Recuperação de Áreas
Degradadas (PRAD) é exigida mesmo quando se trata
de pequenas propriedades ou posses rurais familiares,
pois é essencial o acompanhamento do projeto por
um profissional responsável.
Considerando a importância da Gestão Ambiental e da Legislação Ambiental para a efetiva conservação do meio ambiente, julgue o item.
Quando as matas ciliares são removidas ou
degradadas, ocorre um aumento no transporte de
nutrientes, como nitrogênio e fósforo, provenientes
de atividades agrícolas e urbanas, para os rios. Esse
influxo de nutrientes acarreta a diminuição das
populações de algas e plantas aquáticas que perdem
suas condições originais de reprodução.
De acordo com as diretrizes da avaliação de impactos ambientais e da recuperação de áreas degradadas, julgue o item.
Um dos principais impactos ambientais decorrentes
da retirada da cobertura vegetal nativa é a perda
da resiliência do ecossistema florestal, levando
a um cenário de degradação física e biológica. O
projeto de recuperação dessas áreas deverá levar
em consideração a intensidade da degradação e o
potencial para a restauração da vegetação nativa.