Questões de Concurso
Sobre silvicultura em engenharia florestal
Foram encontradas 181 questões
A Amazônia compreende um dos maiores e mais diversificados biomas do planeta, contendo uma rica biodiversidade de fauna e flora com alto grau de endemismo. Em uma área de quase 4 mil km², ela integra oito estados brasileiros e 125 unidades de conservação federal.
Internet: <https://www.icmbio.gov.br> (com adaptações).
Acerca dos contextos natural, histórico, econômico, político e socioambiental da Amazônia, julgue o item a seguir.
A alta biodiversidade vegetal, associada à densidade
latifoliada de maior floresta tropical do mundo, faz da
Amazônia pulmão do mundo. Essa classificação é justificada
cientificamente pela larga produção de oxigênio da formação
florestada no processo de fotossíntese.
Para a produção de mudas de boa qualidade, a tomada de decisão em relação aos tratamentos silviculturais torna-se de primordial importância no planejamento e condução de viveiros. Assim podemos enumerar quanto à frequência destes tratamentos:
A eficiência de uma serraria que trabalhando com uma equipe de 6 pessoas consegue desdobrar 360 toras de 0,1116m³ por hora é:
Sobre as técnicas de condução de uma floresta, é INCORRETA a afirmativa.
Assinale a alternativa correta.
Leia atentamente as afirmativas abaixo e responda.
I. A rotação silvicultural, técnica ou física, tem como característica principal definir a rotação com base na máxima produção em volume.
II. O critério do máximo incremento médio anual (IMA) indica o momento de se efetuar desbaste na população florestal se esta for a opção gerencial.
III. Em relação ao incremento corrente anual (ICA) pode-se afirmar que enquanto este é maior que o incremento médio anual (IMA), o IMA estará diminuindo. Já quando o ICA é menor que o IMA, então este último está aumentando. Em virtude destes fatos, quando o IMA atinge seu valor máximo ele apresenta o mesmo valor do incremento corrente anual (ICA).
Num povoado florestal, os diâmetros à altura do peito (DAP) das espécies estudadas, apresentam distribuição normal com média 20cm e desvio padrão 3,0cm. Qual a porcentagem de árvores com diâmetro superior a 23cm? Dados (z=0,34).
A poda de galhos em espécies florestais visa a obter madeira de melhor qualidade por eliminar a presença de grandes nós, remanescentes dos galhos que não foram removidos em época oportuna. A esse respeito, é correto afirmar:
Ao optar pelo chamado plantio de inverno, preparo de solo e plantio realizado na estação mais fria e seca, o engenheiro florestal deverá estar ciente de que
Os sistemas de talhadia consistem na reprodução vegetativa das florestas por meio da condução de brotações das árvores cortadas. Sobre a talhadia, é correto afirmar:
Sistemas silviculturais são um conjunto de intervenções do homem na floresta e contribuem com o aumento da sua produtividade e a própria implantação do manejo florestal sustentado. Sobre o tema, é correto afirmar:
A escolha de espécies florestais para plantio em uma nova região baseia-se na análise de uma série de fatores, sendo essencial para o sucesso da implantação florestal. Durante esse processo, o engenheiro florestal deverá
Considerando as principais características dos sistemas de desbastes em silvicultura, marque V para as alternativas verdadeiras e F para falsas:
( ) Delimitação das unidades de extração.
( ) Corte de lianas, seis meses antes do aproveitamento.
( ) Corte e envenenamento das árvores que competem diretamente com árvores de colheita futura (ACT).
( ) Marcação de árvores com DAP entre 100 a 200cm (8/ha).
( ) Marcação para o aproveitamento de árvores defeituosas e apropriadas para o aclaramento.
( ) Marcação de árvores não desejáveis para o corte em forma de libertação.
( ) Aproveitamento.
( ) Anelamento de todos os fustes com valor comercial e eliminação de trepadeiras, árvores indesejáveis e palmeiras.
( ) Libertação de árvores de futura colheita.
A sequência está correta em:
“Sistemas silviculturais que manejam o povoamento florestal em pé e pretendem homogeneizar a composição florística drasticamente por meio da eliminação de espécies indesejáveis (refinamento), para melhorar a produção no futuro.” (Louman et al., 2001) A afirmativa trata-se de:
Marque a alternativa que define corretamente a uma parte da floresta, que se distingue evidentemente do resto da floresta, por causa da sua particular estrutura e composição das espécies arbóreas:
Marque a alternativa que contenha a definição mais adequada para “silvicultura”:
( ) Regulação microclimática: Ocorre por consequência do crescimento da área foliar das árvores e da transpiração dos vegetais.
( ) Controle da claridade e reflexão da luz: A incidência direta da luz solar ou reflexo dela por espelhos e vidro pode tornar incômoda a caminhada pelas ruas, entretanto a copa das árvores pode atenuar esse efeito.
( ) Regulação do consumo de energia: Dependendo da espécie e da área foliar, as árvores, ao crescerem e aumentarem a projeção de copa, induzem a regulação das variáveis microclimáticas.
( ) Estímulo ao consumo de bens e serviços: Ruas arborizadas e com paisagismo associado nos canteiros se tornam mais atraentes, confortáveis e seguras ao tráfego em áreas comerciais, o que aumenta a circulação de pessoas.
Assinale a sequência correta.
Umas das técnicas utilizadas em manejo florestal é cortar um povoamento equiâneo e não realizar a reforma da área (novo plantio), usando da capacidade de algumas espécies florestais de regenerar (emissão de brotações). A utilização desse sistema justifica-se por proporcionar menores custos na produção madeireira, dispensa preparo de solo e aquisição de mudas. A recomendação para a utilização dessa técnica é a escolha de espécies com boa capacidade de rebrotar, áreas com baixa mortalidade, material genético de qualidade e espaçamento adequado. Esse regime de manejo descrito é o de:
Sistema silvicultural é uma sequência de amostragens e tratamentos silviculturais com vista a obter uma floresta com uma proporção de árvores de espécies comercias desejáveis e cada vez mais vigorosas. Sobre os sistemas silviculturais e suas práticas, assinale a alternativa incorreta.