Questões de Concurso
Sobre tecnologia de sementes florestais em engenharia florestal
Foram encontradas 107 questões
MARINI, P. M.; MORAES, C. L.; MARINI, N.; MORAES, D. M.; AMARANTE, L. Alterações fisiológicas e bioquímicas em sementes de arroz submetidas ao estresse térmico. Revista Ciência Agronômica, v.43, n.4, p.722-730, 2012.
“A dormência de sementes é um processo caracterizado pelo atraso da germinação, quando as sementes mesmo em condições favoráveis (umidade, temperatura, luz e oxigênio) não germinam.”
FOWLER, A.J.P.; BIANCHETTI, A. Dormência em sementes florestais. Colombo: Embrapa Florestas, 27p. (Embrapa Florestas. Documentos, 40), 2011.
As sementes viáveis de algumas espécies não germinam, mesmo sob condições favoráveis. Neste caso, a semente é dormente porque os tecidos que a envolvem exercem um impedimento que não pode ser superado, sendo conhecido como dormência tegumentar ou exógena. Marque a alternativa que contenha apenas processos para a superação de dormência tegumentar.
O objetivo do teste é
I. amostragem; II. recebimento e protocolo das amostras; III. preparação da amostra de trabalho; IV. análise de pureza; V. peso de mil sementes; VI. Ddeterminação do grau de umidade; VII. teste de germinação; VIII. arquivo da contra-amostra; IX. emissão de boletins; X. emissão de resultados; XI. limpeza de materiais, equipamentos e instalações.
Estão CORRETOS
Para serem classificadas como normais, as plântulas devem estar de acordo com uma das seguintes categorias:
I. A dormência é um mecanismo adotado para as sementes se manterem viáveis até a chegada do período adequado para a germinação.
II. Existem sementes de natureza intermediária que possuem pouca resistência a baixas temperaturas, porém certa tolerância à dessecação, apresentando comportamento intermediário entre as sementes ortodoxas e recalcitrantes.
III. A capacidade de absorção de umidade pelas sementes varia de acordo com a composição química, a natureza e a espessura do tegumento.
IV. Sementes ortodoxas são consideradas sementes de vida curta e dificilmente podem ser armazenadas por períodos maiores que 3 meses.
Assinale a alternativa correta.
I. A propagação vegetativa é estratégia usual e recomendada para produção de mudas de espécies que apresentam restrição à propagação sexuada, assim como aquelas que serão utilizadas na recuperação de áreas, onde se deseja alta variabilidade genética. II. A enxertia é a técnica de propagação vegetativa mais empregada na obtenção de mudas florestais clonais, dada a sua aplicabilidade técnica, operacional e custo de produção competitivo em relação às demais técnicas de propagação assexuada. III. A propagação vegetativa tem como consequência a reprodução do genótipo do indivíduo de onde foram retirados os propágulos, normalmente mantendo a fidelidade genética, destacando-se neste processo a propriedade da totipotência celular que permite a produção de uma planta completa.
Está correto o que se afirma em