Questões de Concurso Sobre tecnologia de sementes florestais em engenharia florestal

Foram encontradas 107 questões

Q3141970 Engenharia Florestal
“Frente a necessidade urgente da reposição da vegetação nativa ou recuperação de áreas desmatadas, a compreensão da biologia reprodutiva (modo como as espécies se reproduzem na natureza) das essências nativas (espécies da flora brasileira) se tornou de fundamental importância, para que esta recomposição florestal possa ser feita de forma racional. Dentre os vários fatores a serem estudados, existe um em especial que atinge diretamente a produção de mudas, que é o processo de dormência das sementes.”

MARINI, P. M.; MORAES, C. L.; MARINI, N.; MORAES, D. M.; AMARANTE, L. Alterações fisiológicas e bioquímicas em sementes de arroz submetidas ao estresse térmico. Revista Ciência Agronômica, v.43, n.4, p.722-730, 2012.

“A dormência de sementes é um processo caracterizado pelo atraso da germinação, quando as sementes mesmo em condições favoráveis (umidade, temperatura, luz e oxigênio) não germinam.”

FOWLER, A.J.P.; BIANCHETTI, A. Dormência em sementes florestais. Colombo: Embrapa Florestas, 27p. (Embrapa Florestas. Documentos, 40), 2011.

As sementes viáveis de algumas espécies não germinam, mesmo sob condições favoráveis. Neste caso, a semente é dormente porque os tecidos que a envolvem exercem um impedimento que não pode ser superado, sendo conhecido como dormência tegumentar ou exógena. Marque a alternativa que contenha apenas processos para a superação de dormência tegumentar.
Alternativas
Q3137347 Engenharia Florestal
Qual é a principal função do processo de escarificação das sementes florestais?
Alternativas
Q2792308 Engenharia Florestal
Sobre a influência da temperatura na germinação de sementes, é correto afirmar:
Alternativas
Q2471629 Engenharia Florestal
Avalie as afirmativas a respeito dos cuidados na coleta de sementes florestais e marque a INCORRETA:
Alternativas
Q2213794 Engenharia Florestal
As sementes de Hevea brasiliensis, Theobroma cacao, Carapa sp., Virola surinamensis, Inga uruguensis, Araucaria angustifólia e Euterpe edulis requerem alto grau de umidade para seu acondicionamento, sendo consideradas sementes 
Alternativas
Q2213793 Engenharia Florestal
O teste de tetrazólio é um teste bioquímico que pode ser usado quando as sementes necessitam ser semeadas logo após a colheita, quando apresentam dormência, ou para resolver problemas encontrados no teste de germinação como, por exemplo, presença de um grande número de plântulas anormais.
O objetivo do teste é
Alternativas
Q2213792 Engenharia Florestal
O cotidiano dos serviços, relacionados à análise de sementes em um laboratório contempla uma rotina estabelecida por meio das seguintes principais atividades:
I. amostragem; II. recebimento e protocolo das amostras; III. preparação da amostra de trabalho; IV. análise de pureza; V. peso de mil sementes; VI. Ddeterminação do grau de umidade; VII. teste de germinação; VIII. arquivo da contra-amostra; IX. emissão de boletins; X. emissão de resultados; XI. limpeza de materiais, equipamentos e instalações.
Estão CORRETOS
Alternativas
Q2213791 Engenharia Florestal
Sementes dormentes são 
Alternativas
Q2213790 Engenharia Florestal
Germinação de sementes em teste de laboratório é a emergência e desenvolvimento das estruturas essenciais do embrião, demonstrando sua aptidão para produzir uma planta normal sob condições favoráveis de campo. Nesse teste são consideradas plântulas normais aquelas que mostram potencial para continuar seu desenvolvimento e dar origem a plantas normais, quando desenvolvidas sob condições favoráveis.
Para serem classificadas como normais, as plântulas devem estar de acordo com uma das seguintes categorias: 
Alternativas
Q2102714 Engenharia Florestal
Sobre a dormência de sementes e armazenamento de sementes, analise as afirmativas a seguir.
I. A dormência é um mecanismo adotado para as sementes se manterem viáveis até a chegada do período adequado para a germinação.
II. Existem sementes de natureza intermediária que possuem pouca resistência a baixas temperaturas, porém certa tolerância à dessecação, apresentando comportamento intermediário entre as sementes ortodoxas e recalcitrantes.
III. A capacidade de absorção de umidade pelas sementes varia de acordo com a composição química, a natureza e a espessura do tegumento.
IV. Sementes ortodoxas são consideradas sementes de vida curta e dificilmente podem ser armazenadas por períodos maiores que 3 meses.
Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2102713 Engenharia Florestal
Sobre a conservação de sementes armazenadas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2102701 Engenharia Florestal
Para a seleção de árvores matrizes nativas para a colheita de sementes, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2102699 Engenharia Florestal
Sobre a dormência em sementes florestais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2057139 Engenharia Florestal
Depois de colhidas as sementes florestais devem ser armazenadas adequadamente, a fim de reduzir ao mínimo o processo de deterioração. Entre as sementes que podem ser armazenadas com um baixo teor de umidade e temperatura, mantendo sua viabilidade por um maior período de tempo, pode-se citar a espécie (nome popular):
Alternativas
Q2021985 Engenharia Florestal
A superação de dormência tegumentar em sementes de espécies lenhosas nativas utiliza:
Alternativas
Q2021984 Engenharia Florestal
Na produção de mudas de espécies lenhosas da flora nativa, o insumo semente deve: 
Alternativas
Q2020454 Engenharia Florestal
Há um determinado processo em que, segundo Kerbauy(2004), os elétrons são transferidos para complexos proteicosque possuem potencial de óxido-redução cada vez mais baixos.Associado a essa transferência de elétrons, há um fluxo de+prótons (H⁺) da matriz para o espaço entre as membranas damitocôndria. Ao final, cada par de elétrons é doado para um+oxigênio (½O₂) junto com dois prótons (H⁺), formando moléculas 2de água. Esse processo é chamado:
Alternativas
Q2020453 Engenharia Florestal
“São apêndices muito finos, semelhantes a cabelos, que se exteriorizam através da parede celular e se originam de uma estrutura granular denominada de corpo basal, localizada imediatamente abaixo da membrana citoplasmática, no citoplasma.” (Avila-Campos, s/d). Esse é o conceito de: 
Alternativas
Q2020452 Engenharia Florestal
Durante a formação do gameta, ocorrem inúmeras trocas de segmentos entre cromossomos homólogos (um paterno e outro materno), resultando em células haploides únicas, devido à sua variabilidade genética. Esse processo é denominado:
Alternativas
Q2019343 Engenharia Florestal
A produção de mudas florestais, em qualidade e quantidade, é uma das fases mais importantes para o estabelecimento de povoamentos florestais, sendo a escolha da técnica de produção dessas mudas um fator fundamental. A produção de mudas de espécies arbóreas tem sido obtida pela propagação sexuada, realizada via sementes, e de forma assexuada, pela propagação vegetativa das plantas, tanto para espécies nativas quanto exóticas. A definição de uma técnica em detrimento da outra leva em consideração vários aspectos, dentre os quais podem ser listados a espécie a ser trabalhada, finalidade das mudas e os recursos disponíveis. Com relação às formas de propagação de espécies florestais, analise os itens a seguir:


I. A propagação vegetativa é estratégia usual e recomendada para produção de mudas de espécies que apresentam restrição à propagação sexuada, assim como aquelas que serão utilizadas na recuperação de áreas, onde se deseja alta variabilidade genética. II. A enxertia é a técnica de propagação vegetativa mais empregada na obtenção de mudas florestais clonais, dada a sua aplicabilidade técnica, operacional e custo de produção competitivo em relação às demais técnicas de propagação assexuada. III. A propagação vegetativa tem como consequência a reprodução do genótipo do indivíduo de onde foram retirados os propágulos, normalmente mantendo a fidelidade genética, destacando-se neste processo a propriedade da totipotência celular que permite a produção de uma planta completa.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: C
5: B
6: A
7: A
8: A
9: B
10: B
11: C
12: C
13: C
14: A
15: D
16: A
17: C
18: A
19: C
20: E