Questões de Concurso
Sobre climatologia na engenharia hidráulica em engenharia hidráulica
Foram encontradas 16 questões
I pela interceptação vegetal.
II pela depressão do solo.
III pelo retardo da resposta da bacia, resultante do tempo de deslocamento da água.
Assinale a opção correta.
I As precipitações máximas e mínimas podem ser estimadas pelo método de Gumbel.
II O método das isozonas pode ser usado em áreas que não apresentam histórico de dados de precipitação.
III O modelo de Bell considera o tempo de retorno entre 2 anos e 100 anos.
Assinale a opção correta.
I Radiossonda é um instrumento que, acoplado ao balão meteorológico, faz medidas diárias de pressão, temperatura e umidade relativa na atmosfera.
II O anemógrafo registra, durante o dia, a altura da base de nuvens acima do nível do solo.
III O heliógrafo deve ficar dentro do abrigo de instrumento, protegido da radiação solar.
Assinale a opção correta.
A chuva ácida e a destruição da camada de ozônio são exemplos de problemas globais decorrentes da poluição atmosférica.
Considere que o responsável pelo monitoramento de um pluviômetro de difícil acesso esteja impossibilitado de ir ao local de coleta com a frequência apropriada. Nessa situação, além de prever um volume maior para o recipiente, o responsável deverá colocar uma camada de óleo dentro do aparelho para impedir a evaporação das precipitações coletadas.
Os dados do pluviógrafo são registrados em uma fita de papel em modelo apropriado, simultaneamente, à quantidade e à duração da precipitação
O pluviômetro é um equipamento utilizado para coletar e registrar, continuamente no tempo, a intensidade das chuvas. Nele, exprime-se a quantidade de chuva pela altura de água caída e acumulada sobre uma superfície plana e impermeável.
Os hidrogramas unitários sintéticos e os métodos de reconstituição de hidrogramas em função de dados climáticos e parâmetros físicos das bacias hidrográficas são exemplos característicos da classificação estocástica.
Reservatórios sem controle de operação, por não disporem de comportas no vertedor ou na descarga de fundo, não possibilitam o controle de vazão, razão por que não são utilizados no controle de enchentes.
Modificações como o aprofundamento do canal de um rio ou o aumento da sua seção transversal são medidas do tipo não estrutural, de baixo custo, adotadas para reduzir o risco de enchentes.
Diques ou polders são obras de controle de inundação no leito do rio que permitem proteção localizada para uma região ribeirinha. Porém, deve-se evitar diques de grandes alturas, pois, para uma enchente maior do que a de projeto, existe sempre o risco de rompimento.