Questões de Concurso
Comentadas sobre hidrologia na engenharia hidráulica em engenharia hidráulica
Foram encontradas 19 questões
Quanto à medição de vazão, às vazões máximas e ao conceito de tempo de retorno, julgue os itens seguintes.
Quanto à medição de vazão, às vazões máximas e ao conceito de tempo de retorno, julgue o item seguinte.
O corante traçador diluído na água para medição de vazão em rios não pode ser tóxico para a fauna e a vegetação ou corrosivo, e não pode reagir quimicamente com substâncias presentes no leito do rio.
Quanto à medição de vazão, às vazões máximas e ao conceito de tempo de retorno, julgue o item seguinte.
Considere que P represente a probabilidade de a vazão de um curso de água ultrapassar determinado valor em certo ano. Nesse caso, o tempo de retorno T pode ser corretamente expresso pela equação T = 1/P.
A propagação de enchentes em rios e canais, obtida por métodos hidráulicos, baseia-se nas equações diferenciais do movimento e da continuidade, desprezando as energias.
No que se refere aos processos de infiltração, escoamento superficial, escoamento subterrâneo, balanço hídrico e modelagem hidrológica chuva-vazão, julgue o item subsecutivo.
No escoamento superficial representado pelos modelos não
lineares, a variável independente vazão depende da área, da
profundidade do perfil do solo e da rugosidade superficial
deste.
A respeito de conceitos básicos de hidráulica e hidrologia, julgue o seguinte item.
A vazão é o volume de fluido que escoa através de
determinada seção durante certo tempo.
Uma região hidrográfica não engloba mais que uma bacia hidrográfica.
O gerenciamento conjunto da qualidade e da quantidade da água, a descentralização da gestão da bacia hidrográfica, a proteção do ciclo hidrológico e dos mananciais e a proteção do solo são alguns dos elementos fundamentais para o gerenciamento integrado dos recursos hídricos.
O processo reprodutivo das espécies reófilas não é alterado quando do represamento do curso d’água em que vivem.
Uma chaminé de uma indústria que emite poluentes na atmosfera pode ser classificada como fonte estacionária.
As informações obtidas nas estações hidrometeorológicas são fundamentais para o desenvolvimento de projetos em vários segmentos da economia, como agricultura, transporte aquaviário, geração de energia hidrelétrica, saneamento e aquicultura.
A Agência Nacional de Águas (ANA) é responsável pela coordenação das atividades desenvolvidas no âmbito da Rede Hidrometeorológica Nacional, em que se monitoram o nível e a vazão dos rios, a quantidade de sedimentos e a qualidade das águas.
Para se estabelecer o número de estações hidrométricas, devem ser consideradas a área de drenagem incremental de cada aproveitamento e a área inundada do reservatório.
Para a instalação de estações hidrométricas, as únicas características hidráulicas a serem consideradas são a natureza do leito e a vegetação
O estabelecimento de postos pluviométricos ou fluviométricos e a sua manutenção ininterrupta são condições necessárias para o estudo hidrológico, uma vez que se considera de suma relevância a fase da coleta de dados observados e medidos em campo.
A sucessão histórica de vazões ou precipitações, constatadas no passado, pouco ou nada interfere no estudo hidrológico futuro, pois elas não repetem os regimes de precipitação e escoamento dos rios ao longo dos tempos.
Para se determinar o grau de ramificação de uma bacia, deve-se avaliar a ordem da bacia. Considera-se rio de primeira ordem os cursos d’água que ainda não receberam afluentes.
A vazão máxima pode ser estimada com base no ajuste de uma distribuição estatística, na regionalização de vazões e na precipitação. A regionalização consiste em um conjunto de ferramentas que exploram ao máximo as informações existentes, visando a estimativa das variáveis hidrológicas em locais sem dados ou com dados insuficientes.
A vazão máxima adotada para o projeto de obras hidráulicas corresponde a um valor associado a um tempo de retorno e, por consequência, a um risco, o de que esse valor seja igualado ou superado.
Para determinar as declividades referentes aos cursos de água da rede de drenagem de uma bacia hidrográfica, deve-se utilizar o conceito de declividade equivalente caso seja necessário considerar todo o perfil acidentado naturalmente.